Recommended Posts

Publicado

Boas tardes!

Decidi criar este tópico para ir documentando, mais ou menos, o meu próximo projeto. A ideia é também ir recolhendo o máximo de feedback possível, principalmente nos primeiros tempos, até conseguir perceber como o aquário se vai comportar e chegar a um ponto de equilíbrio.

Esta montagem tem sido preparada com bastante calma — já ando nisto há mais de um ano. Desde a construção do móvel, escolha do material, hardscape, equipamento e até o próprio tema, tudo tem sido feito sem grande pressa.

O tema

A ideia é tentar reproduzir um pouco aquelas margens de pequenos riachos do sul do Brasil, mais concretamente do Paraná.

Queria tentar criar algo que parecesse uma margem de um curso de água, com areia, alguma corrente e muita vegetação do género wetland, onde a água se mistura com plantas anfíbias e restos de raízes/árvores que foram ficando ali com o tempo.

Outra coisa que gostava de tentar manter é que a flora e a fauna sejam, tanto quanto possível, espécies nativas do Paraná. Ainda estou a investigar algumas espécies e provavelmente a lista vai sofrer alterações.

Material

Aquário: 120 × 50 × 50 cm

Luz: 2 × Solar RGB

Filtro: Aquael Ultramax BT

• Aquecedor externo
  • Lily pipe em inox

CO₂: Sistema com reator externo JDAquatec

Substrato: ADA Aquasoil + areia

Hardscape: Elderly Stone + Iron Wood

large.IMG_1449.jpeg

O hardscape tambem ainda esta em fase de estudo. Não penso me atardar muito em pormenores pois sei que com o tempo, a flora acaba por esconder tanto detalhes como imperfeições.

large.IMG_1453.jpeg

large.IMG_1452.jpeg

Flora

(Ainda em estudo)

• Eleocharis (várias)
  • Echinodorus grandifolius / uruguayensis
  • Persicaria
  • Bacopa caroliniana / monnieri
  • Cabomba furcata / caroliniana
  • Hydrocotyle verticillata / leucocephala
  • Lilaeopsis
  • Potamogeton gayi
  • Riccardia chamedryfolia — exceção
  • Eriocaulon sp. "Feather Duster" — exceção

As duas últimas são, para já, as exceções à ideia de manter a flora dentro da região escolhida.

Fauna

(Também ainda por fechar)

• Apistogramma borellii
  • Corydoras paleatus / hastatus
  • Aphyocharax anisitsi

Ainda estou a ver quais serão as melhores combinações e se faz sentido manter todas estas espécies.

Duas coisas que me deixam especialmente curioso

Há pelo menos dois pontos nesta montagem que nunca experimentei:

1 — Água do Porto/Bonfim

Nunca fiz uma montagem utilizando esta água, por isso vai ser interessante perceber como se comporta e se vou ter de fazer algum tipo de ajuste.

2 — Reator externo de CO₂

Também vai ser a primeira vez que vou utilizar um reator externo. A ideia agrada-me bastante, mas vamos ver como corre na prática. 😅

De resto, é ir com calma e tentar não inventar demasiado durante as primeiras semanas. 😂

Vou tentar ir atualizando o tópico com fotos e a evolução da montagem, principalmente nesta fase inicial.

Críticas, sugestões e opiniões são mais que bem-vindas, especialmente relativamente à flora/fauna e à coerência do tema. Se estiver a fazer alguma escolha completamente descabida, estejam à vontade para dizer. 😅

• Obrigado(a) 1
Publicado:

Eh pá... em termos de escolhas não sei porque não domino muito estes aquários feitos com temas mais específicos, mas pelo que vejo dentro dos vidros, a coisa tem muito potencial. Os meus sinceros parabéns!!! 

Em relação ao equipamento, nem é preciso dizer nada... foste buscar o que de melhor há no mercado, portanto duvido que tenhas algum "problema" que pudesse surgir daí.

Se a água do Porto for a mesma da região do Porto (eu sou da Póvoa de Varzim), julgo que não terás grandes problemas. Mas se quiseres ter a certeza, e eu acho que numa montagem destas se justificava, podes equacionar a utilização de um sistema de RO.

Vai colocando mais dúvidas à medida que fores avançando. E mais fotografias! Vou tentar acompanhar o melhor que puder.

Publicado: (editado)

Muito bom. Tens aí potencial para um projeto maravilhoso...

Eu tentaria encontrar substitutos para essas duas plantas de "exceção": Parece-me que uma Eleocharis montevidensis poderia fazer um efeito muito semelhante à Eriocaulon sp. "Feather Duster". Ok, não é exatamente uma planta de roseta, mas a origem geográfica pode justificar a troca. Para a Riccardia Chamedryfolia talvez seja mais complicado, eu pessoalmente acho que até o Christmas Moss poderia ficar aí muito bem, mas não tem aquela textura invulgar, talvez se conseguires aceitar o Fissidens que não é exatamente Sul Americano, mas também ocorre por aí até ao topo Norte da Bacia Amazónica... De facto tenho lido que existem outros Fissidens mais ao Sul, mas creio que não são comercializados.

Gosto bastante dos peixes que escolheste, mas se fores para as C. hastatus, suponho tenhas de ter um cardume enorme para conseguires dar por elas, o que contudo poderá causar um efeito espantoso... Falta aí a equipa de limpeza, sobretudo com injeção de CO2 creio que vão ser necessários, mas depois pensas nisso!

Obrigado pela partilha, vou seguir atentamente.

Editado por C Mocho

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Antes de mais, muito obrigado pela partilha e por nos dares a conhecer este projeto.

À primeira vista, todo o conjunto transmite uma sensação de grande coerência e de planeamento cuidado. O material escolhido é de excelente qualidade, mas, acima de tudo, nota-se que existe uma ideia bem fundamentada por detrás do aquário e uma intenção clara relativamente ao ambiente que pretendes recriar. Para mim, esse é sempre um dos aspetos mais interessantes deste hobby: quando deixamos de olhar apenas para cada elemento individualmente e começamos a perceber o aquário como um ecossistema e uma composição no seu todo.

Com o passar do tempo, tenho vindo a apreciar cada vez mais a vertente mais clássica do Nature Aquarium, muito assente na filosofia e na visão que Takashi Amano trouxe para a aquariofilia, não apenas enquanto exercício estético, mas sobretudo na procura de uma representação harmoniosa e credível da natureza dentro de um espaço limitado.

É verdade que um aquário de biótopo não se enquadra propriamente na definição tradicional de Nature Aquarium, uma vez que parte de princípios e objetivos diferentes. Ainda assim, encontro muitos pontos em comum na forma como ambos procuram inspiração direta na natureza. Há algo de particularmente fascinante num projeto em que o aquarista se propõe a recriar um ambiente natural específico, procurando respeitar a sua identidade através da escolha das plantas, fauna, substrato, materiais, disposição do hardscape e até da própria dinâmica visual do aquário.

É precisamente por isso que projetos como este me despertam bastante interesse. Quando existe pesquisa, intenção e atenção aos detalhes, o resultado acaba por contar uma história e transportar-nos, ainda que de forma estilizada, para uma determinada paisagem ou região.

Desejo-te as maiores felicidades nesta jornada com o River Through the Reeds. O projeto tem uma excelente base e será certamente muito interessante acompanhar a sua evolução, sobretudo à medida que o aquário for maturando e adquirindo um carácter cada vez mais natural.

Vai partilhando connosco o progresso, porque certamente haverá bastante para acompanhar e aprender ao longo do caminho.

Um abraço e boa continuação!