MATERIAL DECORATIVO
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente aos diversos materiais decorativos, como fundos 3D, rochas, troncos, areão, etc. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
252 topics in this forum
-
- 0 replies
- 5.9k views
Troncos a utilizar em aquário: Videira http://ifpb.edu.br/campi/princesa/noticias/Videira.jpg/image_preview Carvalho http://chabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2014/06/cha-de-carvalho-beneficios-e-propriedades.jpg Azinheiro http://www.plantarumaarvore.org/media/galerias/azinheira/3.jpg Oliveira http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2013/09/oliveira-450x298.jpg Zambujeiro http://1.bp.blogspot.com/_ZgO_trdICSU/TThD41GMjXI/AAAAAAAAAHc/XjX6ocfjnV4/s1600/Zambujeiro_Torrao.jpg Castanheiro http://aldeiadenacomba.weebly.com/uploads/1/2/9/5/12950668/404240_orig.jpg Sobreiro (de notar que é uma espécie protegida) ht…
-
- 4 followers
- 33 replies
- 9.3k views
Olá a todos, vou voltar a encher o meu velho aquário e tenho umas rochas que apanhei aqui ao pé de casa mas não sei se serão adequadas para o aquário, isto é, se irão alterar as condições da água e futuramente prejudicar os peixes. Ainda estou em fase de estudo e não escolhi a fauna que irei introduzir. Obrigado a quem puder ajudar. https://ibb.co/RByJ5gD
-
- 2 followers
- 1 reply
- 899 views
Boas, estou em dúvida se devo colocar no meu aquário comunitário areia de quartzo ou areia de sílica, se pudessem dar sugestões agradecia.
-
- 1 follower
- 6 replies
- 2.5k views
Boa tudo bem com vocês? Eu atualmente tenho areia de sílica como substrato no meu cubo de 60 litros mas queria trocar para algo escuro como tenho red cherrys o contraste é maior e queria aproveitar e talvez pôr um substrato fértil(se alguém souber de algum bom) e também adicionar um tronco, acham que dá para fazer estas alterações retirando os camarões e um ancistrus que tenho e depois adiciona-los novamente ou vou ter picos de amonia por estar a retirar o substrato e consequentemente parte das bactérias do aquário?
-
- 1 reply
- 4.9k views
Boa tarde. N tenho experiência em aquário para mi e tudo novo, mas gostava de saber se posso usar areia do rio que se vende no Maxmat a possibilidade de fazer mal aos peixes ou plantas? Estou a montar um aquário de 100l e gostava de fazer um tapete e colocar areia também, agradeço ajuda Cumps
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.8k views
Bom dia, Estou novamente a montar o meu aquário de 180 litros e tenho dúvidas em relação ao substrato. Tenho arão grosso que usei no passado, mas gostaria de saber se não será melhor colocar areia de sílica (vendida no Leroy Merlin) Os meus objetivos são: Fauna: botia, corydoras, tetras, peixes vivíparos ou então 3 escalares Flora: plantas simples de manter sem necessidade de substrato Qual o substrato mais adequado: o areão que tenho ou areia de sílica? Desde já obrigado pela ajuda
-
- 1 follower
- 4 replies
- 859 views
Olá a todos! Estou a preparar o meu primeiro aquário, que será de 36L. Ando fascinado com a técnica Iwagumi e com as rochas Seiryu e Ryuoh mas depois de ler vários artigos, a parte de serem calcárias e alterarem os parametros da àgua não me estão a deixar confiança para começar com elas no meu primeiro aquário. Assim sendo....alguem me pode ajudar a identificar outras rochas semelhantes, mas que não alterem os valores da àgua? Desde já obrigado!
-
- 3 followers
- 10 replies
- 2.3k views
Bom dia a todos. Não sei se esta é a área certa do site para colocar esta pergunta, mas cá vai. Vou mudar o meu aquário e tenho andado a comprar o que preciso aos poucos. Para elevar a altura do substrato, a minha ideia é usar sacos de rede (como os que se colocam dentro dos filtros) com JBL Volcano Mineral, mas só comprei 10 litros desse material e temo que não chegue para atingir a altura que quero. Tenho também 3 sacos de 9 litros de ADA Amazonia v. II, que será usado como camada de cima. O problema, neste momento, é que desde que comprei o Volcano até agora, o preço do saco subiu de 20 para mais de 30€. Por mais 10, compro outro saco de Amazonia. Que opção tomava…
-
- 2 followers
- 5 replies
- 2k views
Boa noite, estou com um aquário recem montado, e esta com surto de algo que nao sei exatamente oque é com aparecia de nuvem. Ficha técnica do aquario -43L -Filtro 240l/h -Lampada led 20w -Substrato basalto com humus de minhoca em baixo -Planta amazonense -Termostato 50w - Montado a 10 dias Esse veludo apareceu primeiramente no tronco e se alastrou para o resto do aquario, gostaria de orientações sobre como resolver.
-
- 0 replies
- 1.3k views
Boa noite, Mudei de casa recentemente e estou a montar o aquário tendo já colocado água e o filtro. Em relação ao substrato estou na dúvida. O intuito é colocar uma botia, alguns tetras, e um ou dois casais de peixes vivíparos. Em opção poderei colocar escalares, corydoras e uma botia. Tento sempre algumas plantas de fácil manutenção, geralmente presas a troncos pois disseram-me que o areão que tenho (2-5mm) não permite ter plantas com raízes enterradas. Tenho como objetivo ter apenas um tipo de material e nunca usar substratos pois acho complexo e consumidor de tempo. Será que a areia de sílica será uma melhor opção do que o areão acima referido? No LE…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1k views
Boa noite! Ando a tratar um tronco de videira há mais ou menos um mês. Este tronco já deveria estar bem seco pois já foi cortado há mais de um ano e estava num local ao abrigo da chuva. Para o fazer fui seguindo alguns passos: limpei o tronco, deitei-lhe água a ferver, ficou imerso uma semana em água com sal e mais tarde imerso em água limpa até submergir. Até aqui tudo decorreu sem problemas, no entanto todo este processo já dura há mais de um mês e continuo a deparar me com a água tingida tipo chá. Existe algum tratamento para isto deixar de acontecer? Ou é uma questão de tempo até deixar de tingir a água? Já percebi que o facto de tingir a água nã…
-
- 41 replies
- 10.8k views
Boas. Estou a pedir ajuda em relação a uns troncos de videira, que resolvi tratar, mas estou com receio de os usar depois de me terem dito que iria prejudicar muito a água do aquário. Agradecia se alguém me pudesse ajudar. jNuNeS-_-
-
- 3 followers
- 7 replies
- 3k views
Boas pessoal, Hoje decidi mudar a paisagem do meu aqua, então fui ao monte à pesquisa de material. Queria encontrar xisto, no entanto não é fácil de encontrar nesta área. (Paços de Ferreira) Encontrei então este tipo de pedra: Provém da argila, até porque para as limpar deu bastante trabalho tirar aquela terra laranja. Tenho dúvidas se estas pedras irão causar a água amarelada ao longo do tempo ou se causa algum tipo de problema aos peixes. Pois quando bato com elas no chão, noto que se desfazem tipo "terra". (Já testei o pH com vinagre e está ok, meti agora em água para testar amanhã e ver se realmente tem algum tipo de alteração.) …
-
- 2 followers
- 5 replies
- 1.2k views
Bom dia Pessoal, Eu comprei uns troncos e já os coloquei a ferver e até já coloquei num local com água a ferver mais do que uma vez para limpar bem e a água já parece estar limpa mas não consigo de nenhuma forma fazer com que deixem de flutuar. Até já fiz vários furos mas não resulta. Há alguma forma de resolver isto ou terei mesmo que os deixar na água durante o tempo que for necessário até irem ao fundo?
-
- 0 replies
- 954 views
Bom dia, Decidi fazer este post visto que estou com dificuldade em encontrar um debate idêntico. Preciso da opinião de Aquariofilistas com mais experiência e pedia que quem não tivesse experiência em substratos à base de terra orgânica evitasse comentar. Em relação a uma montagem e à base mais importante para um plantado, o substrato. Estou com tremenda dificuldade em escolher um subtrato à base de terra orgânica. Muito sucintamente, os fornecedores tendem a esconder as principais características dos sacos de terra que se vendem nas superfícies comerciais. Raramente dizem qual o rácio NPK e ainda mais raramente dizem se os nutriente…
-
- 3 replies
- 1.7k views
Boa noite caros, Peço desculpa se este tópico foi criado na secção errada, mas tenho um aquário low tech e não encontrei a secção dos substratos. O meu low tech tem 60L, com substrato aquabasis plus e manado por cima, com algumas pedras de basalto para decoração. Em termos de fauna, neste momento só tem empregados de limpeza: 3 otos, 5 amanos, 5 red crystal reds, 3 corydoras bronze e 2 neritina natalensis. Relativamente à flora, tem maioritariamente plantas de crescimento rápido: musgo java, feto java, limnophila sessiflora, heteranthera zosterifolia e hygrophila polysperma. A iluminação é feita com LED, e a filtragem é temporariamente feita com fi…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 2k views
Boas pessoal , sou novo no fórum . Decidi começar um novo projecto uma vez que estava cansado de olhar para o meu antigo layout. Entao ,a minha primeira cagada foi meter o areao no aquário sem o lavar antes . Quando me lembrei já era tarde de mais , sugestões para ultrapassar isto ou basta simplesmente esperar que o filtro faça o trabalho ? A segunda dúvida é, eu usei substrato pela 1a vez pois quero fazer plantado. A minha segunda dúvida é, notei que um lado do aquário ao juntar a água , ficou um pouco esburacado e tenho medo que o buraco tenha chegado ao substrato , quais são as consequências se isto aconteceu mesmo ? Obrigado Ma…
-
- 2 replies
- 1.3k views
Quantos litros de subtrato são necessários para um aquário de 300 litros de água?
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.4k views
Bom dia pessoal. Recentemente montei um aquário de 240l, com: - 25l de substrato JBL Manado (foi lavado com áqua quente e deixado a decantar em alguidares, de forma que as flutuantes joguei fora e apenas as que ficaram no fundo, coloquei no aquário), - Pedras própria (não me recordo o nome, comprei numa loja em Coina, lavei e deixei de molho vários dias) - Plantas de: Rotala Rotundifolia, Wendtii Green, Anubias Nana e alguns Monte Carlo para carpete Tudo estava a crescer (excepção do monte carlo mas isso é para outro tópico) e a ficar bonitinho, e começei a recolocar os peixes pouco a pouco. Primeiro pus as corydoras e as Helenas, 48h depois …
-
- 2 followers
- 19 replies
- 3.8k views
Boa tarde amigos, hoje adquiri um aquário 140 litros, medidas de 80cm 50 cm e 35 cm. Quero iniciar 1 projecto low tech com algumas plantas e Tronco água com ph entre 6 e 7 para o tipo de peixes que vou introduzir depois da ciclagem. A minha ideia inicial é a areia sílica para substrato, será melhor comprar outro substrato para ficar em baixo dela? Tipos de Filtragem também me está a incomodar. Agradeço a quem me ajudar nestas dúvidas, obrigado.
-
- 1 follower
- 8 replies
- 1.8k views
Olá a todos, espero que me possam ajudar com umas dúvidas em relação a criar uma nova aquascape. Quando montei o meu aquário em Abril, comprei umas "seiryu stones", um tronco e o substracto preto. Quero começar a preparar a coisa para poder fazer outro aquascape melhor. Na altura montei tudo muito à pressa, pois estava ansiosa por ter os peixes e além disso não quis gastar mais dinheiro em pedras e troncos. Visto que quero fazer uma aquascape mais elaborada e em conta, não quero ir comprar mais rochas. Gosto muito das rochas mais escuras sobre o substrato escuro e queria manter algo do género. Queria saber o que acham de se recolher rochas na natureza. Seja num…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.9k views
Boas .. Estou em pensar retirar o "plástico" e colocar Madeira .. Estou a pensar em carvalho Alguma coisa contra ou será seguro ? Qual o tratamento ideal ? Obrigo desde já ...
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1.7k views
Olá! Ja acabei o meu aquário de 84L, conclusão, é pequeno e vou mudar para 200L... Ando a pesquisar para desta vez não cometer erros. Estou a tentar perceber qual o substrato ideal, maioritariamente para corydoras albino sei que é areia, mas só encontro branca... Ou seja as corys iam ficar invisíveis. Há alguma areia preta fina? Eu uso aquele cascalho preto basaltico, não lhes faz mal nenhum, os bigodes estão grandes e saudáveis, mas sei que preferem areia e já vi que os caracois tb preferem areia (tenho um de 20L com areia da praia)... Alguém sabe de alguma areia fina sem ser branca? Só encontro uma vermelha do deserto, que não consegui perceber ainda se altera as propri…
-
- 2 followers
- 2 replies
- 1.2k views
Ora, mais umas dúvidas para vos "chatear" um bocadinho. 1º - Qual é o tipo correcto de Espuma PU que se pode utilizar dentro de um aquário? Qualquer um serve? (Sei que na altura do festival usaram o que me parecia ser espuma para telhas? Era isso?) 2º - Se colocar a espuma por baixo do substrato, para fazer volume, há algum problema nisso? Obrigado!
-
- 3 followers
- 6 replies
- 3.4k views
Boas. Já pesquisei por aqui mas não consegui tirar a minha dúvida. A Ryuoh Stone altera a condição da água em termos de pH ou kH?
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.4k views
Tenho muitas moedas antigas e gostaria de usar na decoração do aquário, não encontrei nada a respeito, alguém ja fez ou sabe se algum metal é prejudicial? São moedas de bronze, prata, alumínio e cobre. O cobre eu sei que é problemático, mas os outros metais não achei informações
-
- 4 followers
- 7 replies
- 2.6k views
Bom dia pessoal, Parece que agora os substratos da Neo Soil estão na moda e pelo que tenho visto são bem avaliados por quem os utiliza, estou a pensar comprar o Neo Soil Compact Plant, no entanto, quero perceber melhor que tipo de substrato é este, vejo pessoal dizer que é um substrato fértil mas o facto de o usarem em contacto com a coluna de água deixa-me confuso, afinal o Neo Soil Compact Plant é fértil? Acham que devo usar fértil + inerto/ativo ou o Neo Plant dá conta do recado?
-
- 2 followers
- 1 reply
- 1.1k views
Boas, Provavelmente a questão é absurda, mas surgiu-me a dúvida e lembrei-me de colocar aqui no fórum. O verniz marítimo, que é usado para pintar barcos e madeira de exterior, pode ser utilizado para pintar ornamentos para o aquário?
-
- 7 replies
- 2.3k views
Boas! Já ando há algum tempo nestas andanças, mas pela primeira vez estou a utilizar o substrato jbl manado. Apesar de todo o cuidado que tive a encher o aquário, tenho bastantes grão de manado a flutuar. A minha questão é como resolver esta situação? O manado vai acabar por pousar ou tenho que recolher esse material flutuante? Obrigado desde já. Enviado do meu SM-A405FN através do Tapatalk
-
- 2 followers
- 16 replies
- 2k views
Bom dia colegas, estou em montagem de un novo aquario lts 330. mas acho que estou a cometer um erro enorme, estou a colocar o JBL basis ao fundo, e como definicao e decoracao estou a usar o manado. ja tenho um saco manado, lavado e em aplicacao. aceito as vossasopinioes
-
- 0 replies
- 950 views
Boas, tenho um aquário de 100Cx30Lx50A e gostava de saber a quantidade de solo e substrato que deva usar e onde comprar acessível pois não é propriamente barato Obrigado
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.4k views
Boas Tenho este saco de composto "organico universal" e "ecológico" em casa: E gostava de perguntar se alguém sabe se este tipo de substrato fértil pode ser usado em aquário. Consequências, se tem benefícios, se é possível de utilizar se estiver bem tapado/afastado da coluna de água, se há um risco grande de criar um problema de algas, se faz diferença pela quantidade, etc. Obrigado desde já e boas TPA´s
-
- 4 replies
- 2.5k views
Pessoal, ando a fazer uns jardins verticais para os aquários de criação. Tive em testes durante 6 meses e tem funcionado bem. O que acham?
-
- 0 replies
- 843 views
-
- 1 follower
- 1 reply
- 940 views
Boas pessoal, eu tenho um dos aquários com um axolotl anfíbio, e acabei por construir uma gruta em poliuretano . Gostaria de saber que tipo de tinta pode ser usada para pintar . Se alguém me souber ajudar agradecia 😊
-
Members