Inês Guilherme

.Membro Ausente
  • Content Count

    9
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

3 :)

Profile Information

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Azambuja (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Obrigada pelas sugestões. Por acaso tenho novidades relativamente aos neons! Não pus de parte a possibilidade de o problema ser o betta, no entanto andei a pesquisar um pouco sobre o comportamento de peixes mais tímidos e houve uma solução que encontrei e pensei que talvez merecesse a pena tentar. Pelos vistos existem os chamados "dither fish", que são peixes menos tímidos, mais vivaços, que se mexam mais. Pelo que encomendei 3 platys. Quando eles chegaram, o betta foi retirado do aquário durante uma hora e colocado após, de modo a que ele não implicasse com os recém chegados e até agora anda tudo às mil maravilhas 🙂 o betta até ignora os platys e os neons estão muito mais desinibidos. Andam por todo o aquário a passear dispersos. Nunca os tinha visto tão relaxados. Só quando me aproximo é que se escondem um pouco, mas passado um bocado voltam logo espreitar. Pelos vistos só precisavam de outros peixes lá para se sentirem mais seguros 😅
  2. Muito obrigada pelas dicas 😃 não fazia ideia que um tronco de oliveira seria bom! Em breve hei-de planear um fim de semana de recolha de rochas e troncos. Muito obrigada!
  3. Obrigada! Ainda não tinha visto nada sobre o basalto. E do que andei a pesquisar fica muito mais perto de mim para ir arranjar. Um destes fins de semana irei à procura 😃 Agora lembrei-me. Quanto aos troncos. Seria possível também recolher alguns na natureza? Ou já será demasiado arriscado?
  4. Por acaso tenho uma gata! Mas és estranho, ela não liga nenhuma ao aquário. Ignora por completo 😅 E também tenho um outro aquário antigo pequeno, de 30 litros. No entanto não tenho filtro nem termóstato para aguentar lá o betta. Se calhar, quando tiver mais calor, a água deve-se aguentar mais quente e seria possível tê-lo lá assim? Só por dois dias, penso que ele também não tivesse necessidade de um filtro certo? Obrigada pelas respostas!
  5. Gostava que rondasse o ph neutro, 7. Pois é o mais próximo da água da minha torneira e não quero por-me em trabalhos de andar a tentar modificar o ph da água. 🤔 Pois o substrato realmente acho que é melhor não inventar muito, obrigada!
  6. É macho. Já pensei se seria ele o problema.. Mas como já vi os neons perto dele várias vezes sem aparentemente estarem stressados não sei. Mesmo quando vi o betta a abrir as guelras e ir de encontro a eles, os neons são muito mais rápidos e limitam-se a desviarem-se. Eles parece que têm é mesmo muito medo de mim, das pessoas, de vultos perto do aquário. Neste momento muito honestamente, o aquário não tem piada nenhuma, pois parece que só lá tenho o betta feliz e contente. Agradeço qualquer dica.
  7. Olá a todos, espero que me possam ajudar com umas dúvidas em relação a criar uma nova aquascape. Quando montei o meu aquário em Abril, comprei umas "seiryu stones", um tronco e o substracto preto. Quero começar a preparar a coisa para poder fazer outro aquascape melhor. Na altura montei tudo muito à pressa, pois estava ansiosa por ter os peixes e além disso não quis gastar mais dinheiro em pedras e troncos. Visto que quero fazer uma aquascape mais elaborada e em conta, não quero ir comprar mais rochas. Gosto muito das rochas mais escuras sobre o substrato escuro e queria manter algo do género. Queria saber o que acham de se recolher rochas na natureza. Seja num rio ou uma serra. Já alguém construiu um aquário assim? Sei que se tem que ter cuidado com o tipo de rochas que se escolhe. Alguém me sabe dizer quais são as melhores? Ando a pensar em arranjar xisto, pois andei a pesquisar e dizem que é uma pedra segura para aquários. Ou recomendam outras? Que tipo de tratamento é que lhes dão depois? Quanto ao substrato, também não queria gastar muito, no entanto já me ando a convencer que o melhor será comprar, pois já parece um tópico um pouco mais delicado de se tratar. Agradeço desde já a vossa atenção e obrigada. 🙂
  8. Olá a todos, Tenho um aquário plantando de 60 litros, montado desde março, os peixes vieram depois a meados de Abril. Como sou iniciante optei por peixes supostamente fáceis de manter, robustos e claro esteticamente bonitos. Tenho neste momento 1 betta, 4 otocinclus e 11 neons. Optei pelos neons verdes pois li que eram mais pequenos. Contudo, quase que nunca os vejo. Estão sempre escondidos no meio das plantas e só saem de vez em quando para espreitar quando não está ninguém por perto. Assim que me aproximo do aquário desaparecem. Já cheguei a ver o betta a andar atrás deles, no entanto também já os vi diversas vezes perto do betta sem problema algum. Muitas vezes até tenho dificuldade em dar-lhes comida pois têm tanto medo de mim que quase que se recusam a sair dos arbustos.. Não tenho crianças que possam assustar os peixes, não há barulhos altos em casa, nem nada que justifique, na minha opinião, eles terem tanto medo de pessoas. O mais estranho é que quando faço a limpeza do aquário é quando os vejo mais. Quando começo a aspirar a água é quando eles acham apropriado sair do esconderijo e vir mais para a frente. Não consigo perceber. São lindos e adoro-os mas esta situação já me anda a frustrar demasiado. Comprei os peixes para os poder ver. Queria perguntar se alguém me consegue ajudar. Alguma dica de como lidar com peixes tímidos? Será que devia manter a coluna de água mais baixa? No entanto não é muito bonito ver o aquário assim. 🤔 Vou agora arranjar três platys agora pois ouvi dizer que poderão ajudar os peixes mais tímidos a sentirem-se mais seguros. Mas não sei bem o que mais poderei fazer?
  9. Olá a todos! Descobri o vosso forum através do google e entretanto uma conhecida também me falou muito bem de vocês. Pelo que, resolvi então criar uma conta para poder explorar melhor o vosso conteúdo e colocar-vos algumas dúvidas se possível. 🙂 Tenho 31 anos e sou da Azambuja. Considero-me uma iniciante no mundo de aquarofilia. Já tive um aquário há cerca de 10 anos atrás, mas na altura os peixes estavam sempre a morrer e acabei por desistir do hobbie. Entretanto este ano resolvi tentar de novo. O meu marido ofereceu-me um aquário de 60 litros, já com filtro e o termóstato. Aos poucos fui arranjando o resto das coisas e acabei por o montar apenas em Março. Pesquisei um pouco e embora fosse um pouco a medo, optei por um aquário plantando. Fiz a ciclagem e coloquei os peixes. Felizmente até agora nenhum morreu embora já tenha tido alguns percalços que ainda ando a tentar resolver 🤔 Não estou contente com a maneira como ele está montado, nem com os peixes que escolhi sinceramente. Na altura estava tão ansiosa por ter o aquário que simplesmente o montei sem planeamento. Já ando a fazer planos para fazer uma aquascape como deve ser , mais pensada e mais económica. Espero conseguir aprender com a vossa experiência e assim melhorar. Deixo acima uma foto do aquário em questão e agradeço desde já a atenção!