Joseman

Membro
  • #Conteúdo

    51
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Barcelos (Braga)
  • Localização
    Barcelos

Quem visitou o meu perfil

1003 visitas ao perfil

Joseman's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Reacting Well Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare

Recent Badges

2

Reputação

  1. Sim, comecei por aí e comprei os fertilizantes referidos, não sei se as doses serão as adequadas mas notei melhorias nas sessifloras. O Co2 é a receita caseira, mas como tenho um ph e kg baixo tenho medo de aumentar, ainda não percebi o porquê deste ph. Quanto à luz tb não me apetece investir neste aquário que à partida será de transição. Quando falas em pouca alimentação pelas raízes e dado que o substrato é apenas o mandado, de que forma posso melhorar isso?
  2. Ponto da situação. Após cerca de dois meses venho fazer o ponto de situação do meu aquário e pedir ajuda relativamente às plantas. Neste momento o aqua não tem nada a ver com aquilo que tinha idealizado, um pouco por culpa de um casal de kribensis, que entretanto dei, mas que ainda deixaram cá alguns alevins. Como o substrato que escolhi é muito leve, o casal destruiu-me tudo, escavava, arrancava as plantas, misturou-me o substrato todo (pegavam mesmo nele na boca e levavam para outro lado), etc. Bem, o setup neste momento é o seguinte: Substrato: Manado JBL Iluminação 8h diárias: HL-3080F LED RGB SeaBillion Barra led antiga de 60 cm, (não sei a sua potência) Fauna: 2 tertra fantasma negro 3 corydoras bronze 5 barbos cereja 1 casal de molly 2 gyrinocheilus aymonieri ouro 5 rasboras arlequim Flora: Feto Java Valisneria Limnophila sessiliflora Hygrophila polysperma Rotala rotundifolia Pogostemon octopus Monte carlo Musgo java Fertilização: TROPICA Plant Growth Specialised, 2 push diários TROPICA Plant Growth Premium 1 push diário Co2 caseiro Parâmetros da água (teste de fita da JBL): No3 50 NO2 0 Gh 125 ppm KH 3 PH 6,2 Cl2 0 Temperatura 26º O problema que tenho é com as plantas, não sei se é visível nas fotos, mas as folhas definham todas, parece que se começam a desfazer. Após cerca de uma semana de plantar a sessiflora ficou toda quimada(acastanhada), baixei a temperatura que estava a 28º e comecei a fertilizar e agora está a recuperar, no entanto a Hygrophila polysperma, a Rotala rotundifólia, e a Pogostemon octopus continuam com esse problema, os rebentos novos até aparecem bem mas passado algum tempo ficam iguais, começam a ficar transparentes e a desfazer. As outras duas só meti esta semana. Qual será o problema? https://imgur.com/a/iNw3qVb ou https://files.fm/u/hgznhjxcdg Obrigado.
  3. Sim já tenho o filtro e hoje já me chegaram umas esponjas novas, tinha deitado fora as antigas. Também tenho as cerâmicas que usava antigamente, tenho a dúvida se poderei voltar a usar essas. Por acaso desconhecia esse método de ciclagem, não é necessário acrescentar matéria orgânica para criar as bactérias no filtro? Vou estudar o assunto. Quanto ao fundo também estava na dúvida mas agora já comprei. Em relação ao substrato estava a pensar no Manado da JBL (mais económico), ali por traz das rochas acho que iria ficar bem, será que serve, ou mais vale escolher um de melhor qualidade?
  4. Cá vai uma, ao vivo parece melhor. https://imgur.com/a/trLflkl Por trás vou colocar vinil preto. A minha ideia inicial era fazer uma prai à frente, tal como está, e por cima das arribas (atrás das pedras) colocar substrato e meter algumas plantas e tapete. No fundo tentar reproduzir um pouco a Costa Alentejana.
  5. Sim, vou ver. Por enquanto fiz um layout com areia de sílica que ficou muito fixe, a minha mulher diz para não meter mais nada. Acho que vou começar a ciclar assim e depois logo vejo os parâmetros da água e que peixes se adequam.
  6. Obrigado pelo incentivo, depois mostro o resultado.
  7. Agrada-me bastante o estilo Iwagumi, tenho acompanhado as tuas montagens e gosto muito, mas pelo que tenho lido são difíceis. Quando decidi voltar a encher o aquário voltei aqui ao forum e foram as tuas montagens que me atraíram mais, mas neste momento estava a pensar comprar só uma iluminação melhor e voltar a fazer o co2 à moda antiga, não sei se conseguiria fazer um tapete fechado e manter a Monte Carlo em condições.
  8. Acho que são mesmo xisto barrento, mas lavando com a máquina de pressão fica praticamente só a parte mais sólida e também ajuda a dar aquela estrutura.
  9. Claro, fica em Vilar do Monte mesmo ao chegar ao stand Benjamim Araújo, Citroen. É fácil encontrar mas se quiseres podemos combinar e levo-te lá.
  10. Obrigado pelas dicas, acho que vou arriscar, já as esfreguei bem a ponto de já não se desfazer muito, a não ser que com o tempo de baixo de água elas fiquem mais moles e se desfaçam, vamos lá ver. A calha que tenho apenas tem leds azuis e brancos, é uma daquelas só de uma barra, e não realça os vermelhos mas estava a pensar trocar para poder meter umas plantas como Monte Carlo, Hygrophila Corymbosa, Rotala Rotundifolia e umas Anubias. Como o aquário já é antigo e os vidros já têm alguns riscos, não queria estar a insvestir muito,estava a pensar comprar uma HL-3080F LED RGB SeaBillion 77-95cm. Neste momento a coisa está assim - https://ibb.co/Jkwj925 A ideia será fazer tipo uma praia na frente com areia e por trás das rochas colocar substrato e meter Monte Carlo a descer da direita para a esquerda e do lado esquerdo meter a Hygrophila Corymbosa, Rotala Rotundifolia e uma ou outra Anubia presa nas rochas.
  11. Já as coloquei novamente em água e observando melhor realmente dão uma coloração amarelada à água, vou ter que repensar o layout. É uma pena são muito bonitas e já tinha idealizado o layout.
  12. Vou voltar a meter em água por mais algum tempo e observar melhor.
  13. De facto desfaz facilmente parece barrenta, mas já lavei as com máquina de pressão e médias em água por uns dias e não alterou a cor da água.
  14. Sim, aqui em Barcelos. Parece ser barrenta e desfaz com alguma facilidade.