buedamau

.Membro Ausente
  • Content Count

    421
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    12
  • Country

    Portugal

buedamau last won the day on January 26

buedamau had the most liked content!

Community Reputation

119 :)

About buedamau

  • Rank
    Membro Júnior Pro
  • Birthday 08/27/1975

Contact Methods

  • Website URL
    http://varandaselvagem.blogspot.com
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Coimbra (Coimbra)
  • Localização
    Coimbra

Recent Profile Visitors

1,999 profile views
  1. Às algas não fez nada de especial, mas as cianobactérias(bga), aquela película verde muito mal-cheirosa, foram à vida. Desliguei o co2 e a luminária, tapei muito bem o aqua com cartões e depois com sacos do lixo preto por cima durante 3 dias, pode ser mais uns dias, mas isto estava mal e 3 chegaram. Parecia magia :-) não pode entrar luz nenhuma, escuridão total! Mas se o aqua estiver muito desiquilibrado elas voltam acho eu...
  2. De facto esses troncos já quase não se veêm, mas está a ficar lindo, gosto muito.
  3. Ficou fantástico como sempre, que saúde!
  4. Esta semana com o aumento dos ferts e de luz os vidros ficaram um bocadinho mais verdes, mas as plantas parecem ter gostado. Fica um antes-e-depois de hoje: Antes da manutenção Depois da manutenção 15 dias depois do blackout as cianos já quase não existem, só umpontinho aqui e ali que tento tirar imediatamente. Método aprovado, as melhorias são notórias :-)
  5. Um pequeno update, só para marcar o dia aqui no pasquim: finalmente chegou o ouro em grão para completar o substrato! Vamos ver se as flourish tabs funcionam mesmo assim tão bem, pelo preço deviam dizer "usar com parcimónia" em vez de "esgotadas ao fim de 3 meses".! Usei 10 tabs, parti algumas para pôr na montecarlo e nas fendas mais apertadas. Com isto encontrei 3 dos cinco neocaridinas que tinha dado por perdidos, todos bem gordinhos. Está um na pedra do meio, a espreitar no seu desfocar... Uns habitantes da casa para desanuviar, a loach já vem do primeiro aqua que fiz, uns 8 ou 9 anos atrás acho, já está amestrada :-)
  6. Podes pôr o filtro novo já a funcionar no aqua antigo, enches com cerâmicas boas(matrix ou stilla por exemplo) e vais adiantado serviço. As pedrinhas podes lavar com água do aqua e pôr numas meias de senhora, usas como enchimento atrás para dar um pouco de declive ao novo substrato, que vais pôr por cima. Aqui no forum usam muito o neo soil, ou tens alternativas mais em conta como o jbl manado black. É pesquisares aqui no forum, na sala aquascaping ou na dedicada às plantas para veres o que há e como usar. E depois venham essas flores :-)
  7. Hoje passei na loja e não resisti, lá trouxe umas plantas. Fogem ao que tinha pensado mas era o que havia: uma alternanthera reineckii mini e uma pogostemon stellatus rubra para o fundo/meio e uma ludwigia glandiosa para o centro esquerda. Gostei muito desta última no socalco,embora não tivesse grandes esperanças. As primeiras são muito grandes mas espero que melhorem com as podas... Com estas novas plantas vermelhas aumentei a intensidade da chihiros para o nível 6, as plantas antigas já pediam mais luz, mas não sei se o aqua aguenta, vamos ver e fazer figas! Como bónus encontrei um camarão gordinho quando já os considerava extintos, surgido de uma fenda escura enquanto lá tentava enfiar um pé de ludwigia. São mesmo matreiros :-)
  8. Eu quando tentei acrescentar um saco ao meu scape passei por esse pesadelo. Fui apanhando com um camaroeiro para uma taça ate ter o suficiente para tentar outra vez, vai ficando encharcado e sempre se aproveita algum, mas acho que nao compensa muito o tempo perdido nisso, só por vontade em aproveitar :-)
  9. Hoje foi dia de manutenção, vidros quase sem filme, água sem cheiros, tudo sobre rodas.:-) aproveitei para dar umas tesouradas, mas ficoumeio descabelado, é mais fácil nos videos... Ontem à noite, 4 dias depois do blackout estava assim. As plantas parecem mais viçosas e crescer mais, mesmo com menos intensidade na luz. Ainda se vê muito alguedo, mas menos. As hygrophilas gostam mesmo de ferts, já verdinhas. A montecarlo já vai mostrando umas bracitas novas. Estou a pensar pôr staugorine repens nestes socalcos, umas heteranthera zoosterfolia mais no meio ao lado das anúbias, para ver se consigo topar as necessidades sem fazee testes à água... Vista geral do tanque, nada mal para 4 dias sem limpar :-) Como curiosidade ficam os resultados dos testes desde que meti mãos à obra em novembro. Água a melhorar, tanque mais bonito e viçoso, tudo é possível com paciência e disciplina... Resultados antes tpa 30nov- no3 >25ppm. Po4 <1ppm. -antes da tpa os nitratos batiam nos 50ppm 14dez- no3 -25ppm. Po4 - 0,5ppm. -alguma coisa mal, os nitratos sempre em altas 27dez- no3 -10ppm. Po4 -0,1ppm - comecei a fertilizar com fosfatos e potassio, e os resultados sao condizentes, com os 2 valores a baixarem significativamente 11jan- blackout de 3 dias 15jan- no3 <10ppm. Po4 <0.5. - valores já razoáveis para o que estava. Com a nova dose os fosfatos já começaram a subir. Também comecei a dar excell diarimente esta semana 18jan- no3 <10ppm po4 -0,5ppm antes da tpa. Acho que tb vou ter que começar a dar nitratos, quem diria?
  10. Obrigado, para já parece-me bem, pelo menos nunca esteve tão limpinho:-)
  11. A coisa assim foi andando e com o cuidado extra na manutenção e regime, melhorou bastante, mas não o suficiente. Ainda por cima acabou o co2 quando não devia :-) Tentei excell mas tive mesmo que recorrer ao apagão na sexta passada, 3 dias só. Nunca pensei que funcionasse assim tão bem, depois de destapar e limpar a parafernália toda estava assim: Bga desapareceu bem como a maior parte do resto, so a bba resistiu bem e as folhas velhas não iam melhorar nunca com a colecção que já carregavam.... Não sei se é para durar, mas para já cinco estrelas para o apagão :-) As plantas cresceram bastante durante o processo,o que foi surpreendente. Já a coloração não engana quanto à falta de ferts anterior. Medidas pós-apagão: 1-limpeza total do aquário, filtro e tubagens(comprei um escovilhão). Deixei só uma rodela de lã filtrante. O caudal surpreendeu-me totalmente, parece o dobro. 2-Aproveitei para reposicionar o skimmer e o termo no canto oposto, tenho agora um bom movimento por todo o aqua e o co2 muito mais espalhado 3-reduzi o led para o nível 5 de 7, as mesmas 8 horas, para manter as coisas sob controlo 4-regime de fertilização certinho e mais completo, com 2ml extra de excell diàrios, para ajudar as plantas nestes próximos tempos 5- co2 +- na mesma, um pouco mais que 1 bolha por segundo 6-fechei mais a janela ao pé do aqua :-p Falta ainda cortar todas as folhas velhas, continuar como excell directo na bba e meter as flourish tabs para fertilizar bem o substrato. Obrigado filipe oliveira pelo teu vlog, mostrou-me como é fácil fazer isto tudo, é só meter mãos à obra! Um dia depois do apagão estava assim, ainda sem vestígios bga, a bba a ficar roxa já e os vidros ainda clarinhos. Muito agradavelmente pouco mal cheiroso, uma novidade em meses ou desde sempre, provavelmente. As plantas não apreciaram muito a redução da luz mas é a vida, pelo menos por agora Em breve vou tentar meter mais umas plantitas diferentes destas e livrar-me das mais afectadas sem perder mais massa vegetal. Alguma sugestão?
  12. Title: The Twins Connection Setup date: 30-11-2019 Aquario: diy 60x40x40 - 96l Iluminação: chihiros a601plus, 8horas de fotoperiodo Filtro: EHEim 2213 (com sera siporax e Seachem matrix) + eheim skim 350 CO2: garrafa de 2kg com NEO Co2 Difuser Medium Fertilização: seachem Temperatura: 22° Hardscape: xisto da lousã e spider wood Substrato: jbl manado + tropica nutrition capsules + flourish tabs Fauna: rodostomos, cories, loach, sae, barbo tigre e cardina davidi algures num cantito Flora:hygrophila polisperma, montecarlo, rotala macrandra, rotala rotundifolia, musgo de java, anubia nana, juncus repens, althernanthera reineckii mini, pogostemon stellatus rubra, ludwigia glandiosa, cryptocoryne petecki Depois de uma longa ausëncia, na qual o meu aqua anterior, rough2start, entrou numa acentuada decadência, eis-me de volta! com o mesmo tanque, a mesma habilidade, mas renovada vontade :-) A bga era tanta que a maria todos os dias me chateava com o cheiro a pântano, por isso decidi enterrá-la cheio de esperteza saloia, pelo menos serviu de incentivo para mudar o rumo enquanto o led não chegava. Os chamados males-que-vêm-por-bem! Procurar umas pedras talvez esquecidas nos vasos, com os gémeos não sobra tempo para mais, juntar as plantas que ainda sobreviviam e um bocado de adubo e voila, aquário novo! Osproblemas é que eram antigos, passados uns dias estava assim: A bga a subir pelas paredes, o co2 acabou entretanto e foi o desastre total. Por esta altura era bga a cobrir o cartão das limpezas a cada passagem, mil vezes pior que na foto, devo ter estado a limpar no dia anterior... que nojo :-p O skimmer chegou entretanto e, por sorte, tirei uma foto para a posteridade eheh Depois de alguns mal entendidos lá chegou o led, fora com as cangalhices, século xxi aqui vamos nós! Com o skimmer, o led e potássio as coisas começaram a melhorar um bocadinho, já se via a bba por baixo das cianos :-) Como não desmontei o aqua, só acrescentei manado e xistos, fiz uma grande bagunça, envelheci dez anos com tudo a flutuar, que pesadelo só de lembrar... Com os nitratos já a ficarem num nível aceitável depois de terem andado nas núvens, era altura de tentar umas plantitas para testar o led, umas rotalas, montecarlo e juncus repens. Ficou assim alguns dias depois, já com a bga a trepar, mas muito mais devagar. Por fim as plantas viviam mas pouco cresciam, ao contrário da bga, sempre a aparecer em todos os cantos. Tive que voltar aos testes, tirar manualmente sempre que tinha paciência, manter rotina nos ferts e nas tpas sobretudo. E dar menos comida aos bichos :-p Melhorou bastante mas a bga sempre à espreita, qualquer coisa e la vinha ela outra vez com mais força... e a senhora sempre a queixar-se do cheiro! Continua... ainda só vamos no natal :-) P.s.: o escuro nas pedras, anúbias e outras não era falta de luz
  13. Uma prova da qualidade das tuas montagens é que os teus aquas são tão ou mais bonitos sem manutençåo como todos jardinados profissionalmente! E tudo super vigoroso e saudável, parabéns e boa sorte nos concursos!
  14. Brutal, nem algas nos troncos nem nada! Essa poda é que vai ser demorada assim... tem nível de concurso sem dúvida, em minha opinião um dos mais bem conseguidos que andam a passear por aí :-)
  15. buedamau

    山 Yama

    Lol... só mil euro? Estás-te a esquecer das mãozinhas :-) Só craques com amor à camisola conseguem mandar abaixo aquas desse nível para fazerem montagens novas...