substrato leve de mais que peixe revira o aquario e plantas


johnnyboy75

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Recentemente montei um aquário de 240l, com:

- 25l de substrato JBL Manado (foi lavado com áqua quente e deixado a decantar em alguidares, de forma que as flutuantes joguei fora e apenas as que ficaram no fundo, coloquei no aquário),

- Pedras própria (não me recordo o nome, comprei numa loja em Coina, lavei e deixei de molho vários dias)

- Plantas de: Rotala Rotundifolia, Wendtii Green, Anubias Nana e alguns Monte Carlo para carpete

Tudo estava a crescer (excepção do monte carlo mas isso é para outro tópico) e a ficar bonitinho, e começei a recolocar os peixes pouco a pouco.

Primeiro pus as corydoras e as Helenas, 48h depois pus os Otocinclus, outras 48h pus os Escalares, e até ai estava tudo bem, após 48h pus o meu Plecostumus (+-30cm) e começou os problemas.

Ele sempre que se mexe revira-me o substrato do aquário, e agora descobriu que se abanar a cauda enquanto faz marcha atrás faz buracos no fundo do aquário, então eu tenho andado 2x por dia a arrumar o fundo do aquário que ele revira completamente.

Antes eu como tinha areâo e pedrinhas de fundo coloridas e plantas de plástico (tudo coisas falsas), ele não remexia em nada do fundo, mas agora que tenho tudo verdadeiro estou com este problema, nas fotos percebem o que me refiro.

 

Existe alguma coisa que possa fazer para esse substrato não se mexer tanto, de forma que fique com o fundo do aquário escuro e que as corydoras possam andar a cheirar na mesma sem se aleijar ?

 

Obrigado.

 

119782457-1697019077112933-4803483105983 119711292-842704476469327-72467917324082 119735206-360850195279897-39705687481139

Editado por johnnyboy75
erros de orotografia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tens ai um animal jumbo. Não vaisconseguir manter um relevo no teu substrato sem que ele faça a "decoração" ao gosto dele.

Se queres plantar, eusugiro definires áreas, de preferencia cercadas por tras das pedras para plantar, e usar um areão mais grosso e pesado na frente, na maioria do hardscape para que possa ele nadar e cavar a vontade, vais sempre ter que andar a compor na mesma, mais talvez as plantas safem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas johnnyboy

Esse Plecostomus já tem 30cm e vai crescer ainda mais,e não tens forma de ele deixar de fazer isso,ele vai continuar a destruir tudo por onde passa a quando tem aqueles arranques dele,e quanto mais velho pior,o melhor mesmo era ele ter um aquário só para ele.

Estive a ver as tuas fotos e vi que essas pedras que tens são calcarias,que ph é que tu tens?

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tenho tido PH sempre a volta dos 6,5, como ainda estou a tentar deixar o aquário estável, tenho feito troca parcial de água todas as semanas, colocando o liquido para a água e o fertilizante liquido.

Já cheguei à conclusão que o monte carlo e qualquer outro tipo de carpete, para mim não irá dar no momento (falta de experiência e o Pleco não me ajuda, lol )

Tenho este Pleco à 7 anos, não tenho coragem de ficar sem ele,  tem um grande valor sentimental. (já vi alguns animais domésticos viverem menos tempo que este peixe ...)

Pesquisando no google, encontrei alguêm a queixar-se do mesmo substrato que utilizei (atenção, que gostei muito, sem o Pleco, aquilo era uma maravilha), e alguém lhe disse que mesmo que colocando um substrato mais pesado por cima, ia acontecer era com o tempo o pesado ir ao fundo e este voltar ao de cima, e os problemas continuarem.

Quando passei para plantado não estava à espera disto, ele parece que se quer esconder debaixo da areia, estou a pensar que talvez colocando mais Anubias e Wedtii talvez consiga evitar que esburaque tanto, desde que deixe alguns sítios livres para ele se encostar.

Eu não quero voltar aos plásticos e fundos falsos, dai estou com esperanças que alguém tenha uma sugestão, além da que foi dada para um 2º aquário. não vou descartar a hipótese, irei deixá-la para plano B, pois não estou a ver onde iria colocar um outro aquário.

 

EDIT:

Hoje acordei com isto:

119862981-333017247904268-20505307789042 119889593-1256740574675260-6349320550237

Será que existe algum substrato parecido com este mas mais pesado?

 

Editado por johnnyboy75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais