Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Parece que agora os substratos da Neo Soil estão na moda e pelo que tenho visto são bem avaliados por quem os utiliza, estou a pensar comprar o Neo Soil Compact Plant, no entanto, quero perceber melhor que tipo de substrato é este, vejo pessoal dizer que é um substrato fértil mas o facto de o usarem em contacto com a coluna de água deixa-me confuso, afinal o Neo Soil Compact Plant é fértil? Acham que devo usar fértil + inerto/ativo ou o Neo Plant dá conta do recado?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este substrato é fértil e não precisas de colocar substrato inerte por cima. Foi o que usei também no meu da Ilha Esquecida.
Apenas tens de ter alguns cuidados no inicio (muitas tpa's) porque liberta muita amónia nos primeiros dias. 
 

  • Thanks 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bruno,

 

De facto o neo soil é um bom substrato, da experiência que tenho com o mesmo arrisco-me a comparar com a eficácia do amazónia da ADA. Agora dizer que é um solo fértil acaba por ser um pouco descabido, na verdade ele tem capacidade de armazenamento de nutrientes bem como de bactérias ao bom funcionamento do ecossistema e isso torna-o polivalente e bem capaz de dar conta do recado. Também é verdade que já vem "aditivado" com alguns nutrientes que vão ajudar a um arranque mais rápido do aquário, agora se estamos a pensar numa montagem a longo prazo então devemos considerar colocar algo por baixo do substrato de forma a que este possa "respirar" e fazer regeneração da matéria acumulada. O ideal seria a power sand da ADA devido à porosidade da pedra vulcânica e por estar enriquecida com nutrientes que vão ajudar na longevidade do substrato, mas podes usar gravilha ou pequenos pedaços de rocha de lava que vai acabar por fazer o mesmo efeito só não tem os tais nutrientes da power sand.

Espero ter conseguido esclarecer e não confundir mais 😛

  • Thanks 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
há 14 minutos, Emejet disse:

Foi o que usei também no meu da Ilha Esquecida.
Apenas tens de ter alguns cuidados no inicio (muitas tpa's) porque liberta muita amónia nos primeiros dias. 

Pois de facto eu tenho seguido a montagem desdo início e vi que realmente deu uns problemas com algas no início mas que com o tempo estabilizou e as plantas estão com bom aspeto, e agora recentemente estou a seguir também os aquários do desafio do fórum e tenho visto que realmente o pessoal está a dar bastante importância às TPA's diárias no arranque das montagens, por isso já estou bem alerta a essa situação.

há 41 minutos, ismael_figueira disse:

Espero ter conseguido esclarecer e não confundir mais

Conseguiu esclarecer sim, sendo assim, estou a pensar em montar só com Neo Plant e depois caso note que as plantas começam a ter dificuldades começo a fazer fertilização com Seachem Flourish Tabs.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entretanto tenho mudado de ideias e estou a pensar em meter substrato fértil, se por acaso meter o substrato fértil no fundo do aquário e meter cerca de 10cm de substrato em cima não vai dar problemas às plantas?

(Digo 10cm porque ao fazer o declive facilmente a traseira do aquário ficará bastante alta)

O fértil vai libertando nutrientes que vão subindo pelo substrato chegando assim às raízes das plantas ou as raízes precisam de chegar ao fértil para ter acesso aos nutrientes?

Share this post


Link to post
Share on other sites