AdaoGoncalves

.Membro Ausente
  • Content Count

    22
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

2 :)

About AdaoGoncalves

  • Rank
    Recém Chegado
  • Birthday 01/02/1990

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Paços de Ferreira (Porto)
  • Localização
    Paços de Ferreira

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Desde ja obrigado pelos comentários. Coloquei no aquário, e realmente nao tive qualquer tipo de problema, no entanto, tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia, deixei as que estao mais compactas e ate agora está impecável. Deixo imagens com o aqua atualizado com as tais pedras e o tronco
  2. Boas pessoal, Hoje decidi mudar a paisagem do meu aqua, então fui ao monte à pesquisa de material. Queria encontrar xisto, no entanto não é fácil de encontrar nesta área. (Paços de Ferreira) Encontrei então este tipo de pedra: Provém da argila, até porque para as limpar deu bastante trabalho tirar aquela terra laranja. Tenho dúvidas se estas pedras irão causar a água amarelada ao longo do tempo ou se causa algum tipo de problema aos peixes. Pois quando bato com elas no chão, noto que se desfazem tipo "terra". (Já testei o pH com vinagre e está ok, meti agora em água para testar amanhã e ver se realmente tem algum tipo de alteração.) Arranjei também este tronco de carvalho: Já o limpei e raspei, vou emergi-lo em água com sal. Acham que esta madeira tem tendência a apodrecer? Obrigado.
  3. Após estes dias de ansiedade, os meus bichinhos estão sãos e salvos. Apareceu-me foi uma praga de caracóis. Mas já os aniquilei quase todos. Desfiz-os e dei de sobremesa aos meus meninos, que por sinal adoraram. Problema resolvido! Às vezes panicamos sem necessidade. Finalmente vejo-os de novo com vida.
  4. Muito obrigado pela ajuda Álvaro, vou deixando o feedback. Saudações
  5. É o2, pois só tenho a bomba a ejetar ar para dentro. O filtro é bastante fraco, é destinado a aquários com metade da agua.. daí ter feito um sump, tirei a parte do carvão, deixei só a bomba e criei um sump. Ele trabalha bem, porque quando o construí tinha a água toda turva e em menos de 24h fiquei com a água cristalina e sem matérias filtrantes adequadas. Tudo como expliquei mais a cima. O material que atualmente tenho no aquário é de um aquário com metade da capacidade que tinha anteriormente. Tive um desgosto e deixei a aquariofilia por uns anos. Depois decidi recomeçar, comprei um aqua e usei os mesmos equipamentos que tinha. Atualmente estou a aguardar a chegada de um termo com capacidade para não estar sempre a gastar, difusor de CO2 e uma nova bomba para o sump. E estes que tenho irão passar para o aqua hospital pois só lá tem uma bomba feita por mim, mas não é adequada.
  6. Olá Álvaro, antes de mais, muito obrigado. Eu tento fazer o máximo de tpas possível, mas em geral só consigo fazer de 15 em 15 dias. A comida que dou é um tipo de granulado para adultos, outro para alevins e flocos. Ambas da marca SERA. De vez em quando dou um ervilha sem casca e um pouco de alface que eles adoram. A água está sempre bem cristalina e tudo a nível. Tenho também vários condicionadores e testes para manter sempre tudo em ordem. O que me deu a entender que aconteceu, foi mesmo a transferência dos alevins para o aqua principal que causou isto. Porque até aí estava tudo impecável e cheios de vitalidade. Sim, eu vou aguardar mais um pouco para ver, até porque apesar de no fundo do aquário as fezes estarem brancas, os adultos já largam as fezes normais e o comportamento está melhorzinho. Mas os alevins continuam a esfregar-se a cada floco que comam. Obrigado mais uma vez.
  7. Boas pessoal, antes de mais, quero indicar que é a primeira vez que faço "login" no fórum. Já o frequento à muito tempo mas nunca me conectei. Estou com um problema que não estou a conseguir dar conta e precisava muito da vossa ajuda, pois, estou muito preocupado e não quero perder os meus meninos. Deixo o setup do meu aqua e o problema em questão de seguida. Setup: Aqua de 105L (100x35x30) Filtragem é um sump feito por mim que funciona nas perfeitas condições, pois fui obrigado a fazê-lo porque a bomba que tenho é muito fraquinha. As matérias filtrantes também são todas caseiras. (Tijolo de churrasqueira bem partido, carvão ativado cozinhado por mim, e perlon usei daqueles de confecção) na sequência de tijolo > carvão > perlon > bomba Substrato é areia do rio. Co2, é uma mini bomba com uma flauta feita por mim tambem. Mas que dá oxigena o bastante. Temp. sempre entre 26° e 28° Luz durante 10h por dia pH a 7.5 Amónia a zero. Uso água do poço mas devidamente tratada. Tpas de 30% de 15 em 15 dias e por vezes de 15/20%% quando consigo fazer de 7 em 7 dias. Com aspiração de fundo. Troco o perlon de mês a mês lavando com a água do aquário. Fauna: 5 femeas guppys 3 machos casal de espadinhas casalde plattys (morreu-me uma fêmea esta semana) umpleco. Várias plantas lowtech. Problema: À cerca de uma semana para cá que tenho notado os meus meninos a roçar-se muito no areão e com fezes gelatinosas. Supondo eu que seja parasitas intestinais, fui tentando vários truques caseiros para ver se conseguia resolver o problema. Como o alho, sal e tpas diários. Não resolveu, então à quatro dias atrás decidi comprar um medicamento (DACTYMOR) na loja de animais para o efeito. Indica que em três dias resolve o problema O que é certo é que realmente já não se coçam tanto, mas reparo que alguns dos alevins de guppy que tenho, continuam iguais, mas no fundo do aquário tenho várias, mas várias fezes brancas. Minhas dúvidas: Alguém já passou por isto? Devo aguardar mais uns dias para ver se melhor? Ou será ictio ou veludo? As fezes completamente brancas no fundo, será normal? Obs: Tinha cerca de 60 alevins de guppy num aqua hospital (20L) durante 2 semanas. Como não estava a conseguir fazer a manutenção e a água estava a ficar muito turva (sem co2 e filtro, só tpas do aqua principal), mudei para o aqua principal. E então notei que foi desde que os la coloquei que os restantes habitantes começaram a ter estes sintomas. Será que devo mudar os pequenos de novo? Podera ser de os adultos ter comido os pequenos alevins já infestados?
  8. Obrigado, frequento este fórum à vários anos, mas nunca me inscrevi. Hoje decidi faze-lo, pois já aprendi muito com vocês.