ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
646 topics in this forum
-
- 63 replies
- 67k views
Boas a todos os aquariófilos, Com este tópico pretendo, com a ajuda de outros membros deste fórum, tornar o que parece ser muito complicado num texto simples no que toca ao tema: 'Escolha de iluminação para um aquário de água doce'. Isto surge no propósito de existirem imensas dúvidas em tópicos abertos, nem todos criados só por principiantes na aquariofilia. Assim sendo, seja um principiante a montar o primeiro aquário, ou alguém que já tenha um aquário há muito tempo e queira fazer uma mudança de layout/fauna/flora, o sistema de iluminação é algo a considerar aquando da montagem. Para uma correcta escolha da tecnologia e dimensionamento do sistema de iluminação,…
-
- 0 replies
- 33k views
Para tentar dissipar as muitas dúvidas da forma de ligação de uma ou várias lâmpadas, aqui ficam alguns esquemas. Os esquemas seguintes são meramente exemplos, mas na maioria das marcas as ligações são idênticas. Tomei por base de referência a marca Vossloh Schwabe. 1 lâmpada fluorescente com balastro ferromagnético. Necessita arrancador. T5 ou T8. 2 lâmpadas fluorescentes com balastro ferromagnético. Necessita arrancador. T5 ou T8. 1 lâmpada fluorescente com balastro ferromagnético. Compacta 2 pinos. 2 lâmpadas fluorescentes com balastro ferromagnético. Compacta 2 pinos. 1 lâmpada com balastr…
-
- 3 followers
- 1 reply
- 918 views
Boa Noite pessoal, Gostaria de saber se me podem ajudar a escolher uma iluminária para um aquario de 90x45x45 extra claro que estou a montar. Estava a pensar fazer um aquário do tipo dutch style e sei que para isso irei precisar de plantas exigentes e consequentemente tenho de ter uma iluminação que me permita ter este tipo de plantas. Já andei a ver algumas opções e queria que me dessem a vossa opinião das que estão aqui em baixo. Para além disso se tiverem outras opções agradeço. A intenção era ter algo que valha a pena em termos de preço/qualidade. Opções WeekAqua Phoenix K P900D RGB c/suportes de alumínio site:https://www.proaquarium.ne…
-
- 3 followers
- 4 replies
- 1k views
Boa tarde. Estou a iniciar um novo projeto de um aqua plantado de 120x50x50. Irei começar por plantas menos exigentes no entanto quero deixar o aqua preparado para puder colocar plantas mais exigentes a qualquer momento. O que tenho neste momento é o seguinte: - aquário 120x50x50 - termostato 300w - filtro eheim prodossional 4+ 600 - Substrato 27L Tropica Aquarium Soil - Co2 de botija Agora tenho que comprar iluminação e como sou do norte vi em duas lojas duas calhas diferentes que peço PF ajuda e opiniões sobre as mesmas. Em relação de preço tanto uma como outra parecem-me bem... As calhas são as seguintes: - NemoLight EXTREME E-1200 - HL-31…
-
- 3 followers
- 7 replies
- 1.4k views
Boas, Tenho estado longe do hobby (há mais de 12 anos) e agora que começo a ter a vida assente e com patroa já penso em voltar a começar um novo projecto de aquário plantado. Estou a pensar comprar um aquário com cerca de 200 x 60 x 60 cm e estou a preparar uma lista para orçamento. No que toca a lâmpadas tenho que aprender muita coisa nova pois quando tinha aquários ainda não havia calhas de LED. Vejo muitas marcas de calhas, desde marcas mais antigas como JBL e SERA até outras como Chihiros mas as maiores calhas que encontro são de 150 cm. Para umas calhas com mais de 150 cm tem que ser uma calha personalizada ou há calhas mais long…
-
- 2 followers
- 4 replies
- 719 views
Olá Tenho um aquário à uns anos e ainda tem 2 fluorescentes T8 de 30W (90cm). Queria atualizar isto para LED mas o que tenho visto (Twinstar) exige que o a calha fique "fora" do aquário. Eu quero mantê-lo fechado com a tampa. Não preciso de nada muito avançado (€€€) até porque só tenho plantas fáceis. Conselhos?
-
- 2 followers
- 1 reply
- 762 views
Boas Pretendo mudar a calha de T5 para leds, para um aqua de 100x50x50. Estava a pensar numa luminária Chihiros AII Max 901 90-110 cm (85 W, 6500 lm). Para um aquário fortemente plantado. Alguns conselhos úteis?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 985 views
Tenho um aquário com as dimensões 120x50x70, com discus e com umas, mas poucas, anubias, agarradas a duas raizes e uma calha led com um comprimento de 120 cms. e largura de 6 cms. Julgo que a largura de 6 cms. e desproporcional aos 50 cms., de largura do aquário. Pretendo adquirir uma nova calha, talvez uma Twinstar lll C1200. Aceito sugestões e alternativas.
-
- 2 followers
- 10 replies
- 2.1k views
Olá malta, Estou a montar o meu primeiro aquário com plantas de fácil manutenção. Depois de alguns meses em leituras constantes eis que vou finalmente arrancar com o projecto. Este é o equipamento: Material Aquário Aquapor 80 cm * 30 cm * 40 cm - 96 L (oferecido) Filtro JBL e902 - 900 L/H Termostato JBL 100 W - 25º Iluminação - Calha Aquapor T8 Osram Biolux 18w (vinha com o aquário) Hardscape Substrato fértil - JBL Aquabasis 2,5 L Substrato não fértil - JBL Manado Dark 10 L Tronco As plantas vão ser para já as Anubias, Feto de Java, Rotala, Cryptocoryne Wenditii Green, Valisneria Americana. Os peixes es…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.1k views
Então é assim... a carpete do meu aquário está a crescer, mas a crescer muito lentamente... e noto que esse crescimento não é aquilo que deveria ser (tenho muitas raizes soltas, e a Glossostigma a crescer muito em altura). A calha que tenho é uma Chihiros A801 com LED's brancos, que está a funcionar 8 horas por dia na potência máxima. Faço fertilização com Specialized, da Tropica, e tenho injeção de CO2 pressurizado no aquário. Não me incomoda muito este crescimento lento, até porque me permite uma manutenção menos trabalhosa, mas os resultados não são os que esperava depois de dois meses com água no aquário, portanto acho que chegou a altura de mudar para uma calha RGB. …
-
- 1 follower
- 0 replies
- 481 views
Preciso fazer upgrade há iluminação do meu aquário 100x40x50, desde a montagem há cerca de um ano que tenho fita de led com um controlador TC421 do chinoca, para meu espanto até tem desenrascado, mas agora as fitas já se estão a degradar o branco já não é branco e começo a ter umas algas e plantas com deficiências. O aquário tem tampa que quero manter, consigo alterar a coisa para por uma twinstar ou algo do mesmo género, digo twinstar porque já ensaiei com uma 30B que tenho noutro aquário. Tenho plantas pouco exigentes, não tenho nem vou por Co2, apenas procuro uma luz que me permita com o tempo por uma plantas mais exigentes em termos luz e umas com tons vermelhos…
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1.4k views
Boas malta. Estou a pensar em mudar a iluminação no meu cubo de 30 cm's. Ainda não tenho 100% de certeza acerca das plantas que vou colocar, mas uma coisa é certa. Vai ter tapete, tem CO2, vai ter algumas plantas com tonalidades vermelhas (provavelmente Rotala 'Hra') e algumas Bucephalandras. Com isto, estou na dúvida acerca da iluminação. Não consigo ver grandes diferenças em termos de especificações entre a Twinstar e a Chihiros. Estava mais inclinado para a Chihiros C2 RGB pelo facto de ser RGB e provavelmente proporcionar um espectro de luz mais completo para as plantas (creio eu) e pela sua forma, que é colocada apenas num vidro e é altamente ajustável. É ideal …
-
- 2 followers
- 2 replies
- 2.3k views
Boas, Estou a montar o meu aquário de 100x50x50 e para a iluminação optei por comprar só mesmo as fitas de leds. As fitas de led que estou a ponderar comprar são estas: ( https://www.aquario.pt/pt/product/trust-bolsa-trust-universal-jeans-folio-stand-7-8p-19481-19481 ), são boas para as plantas fazerem a fotossíntese? As plantas que vou escolher para o meu aquário, seriam de de fácil manutenção e/ou media manutenção.
-
- 0 replies
- 789 views
Bom dia Estou a estudar a aquisição de um aqua com as medidas 150*50*50 ou 150*60*60. A ideia será fazer densamente plantado em cerca de 1/3 do aquário e no restante um tapete. Entretanto a pesquisar encontrei esta luminaria - Fluval Plant 3.0 LED Aquarium LED. Alguém tem feedback? Será que penetra suficiente na coluna de agua para o tapete? Alguma sugestão melhor, na mesma onda de preços? Muito agradecido
-
- 1 follower
- 7 replies
- 1.2k views
Boas meus caros, como tinha dito na atualização do meu post do meu aquário, estou a fazer uma nova montagem para um T0. Estou a pensar num projeto com um nano bastante plantado para abrigar 1 Betta. O aquário será o seguinte: 35x28x30 com vido extra clear. Queria começar por comprar já o aquário, iluminação, filtro externo, hardscape, e até ao Natal tem que estar montado (sem o Betta até completar o ciclo) E estava a ponderar a Twinstar 300C ou então a 350E. Para além dos 5cm a mais, acham que vale a pena o investimento extra?
-
- 49 replies
- 13.2k views
Boas malta Eu sou um faz tudo. Tenho algumas bases de electricista, mecânico, canalizador, serralheiro, carpinteiro e de pneumática e como tal custa me dar muito dinheiro por coisas que consigo fazer com aspecto profissional (ou aproximado). Já fiz muito projectos 'malucos' e felizmente sempre me saíram bem (por exemplo uma maquina de jogos arcade com milhares de jogos tipo Metal slug e Puzzle bobble etc mas quando a senhora se mudou cá para casa teve de ir para o sótão porque "não combinava com a decoração ). Isto tudo para dizer que vou ter, em principio, um aquário novo 100x45x45 - 200L brutos e como no actual tenho fitas de led coladas na tampa do aquário …
-
- 2 followers
- 2 replies
- 1k views
Boa noite. O que utilizam para gerir a vossa iluminação quando vão de férias e estão 1 ou 2 semanas fora? Há algum mecanismo que se possa adicionar às calhas led para definir horas automáticas que devam estar ligadas?
-
- 0 replies
- 1k views
Viva, Vou iniciar-me no aquarismo plantado, e prentendo fazer uma carpete com monte carlo, para iluminação estou a pensar em comprar uma calha Chihiros A serials ii de 1950 Lumens. O meu aquário tem as seguintes medidas, 45x30x32, gostava se saber a vossa opinião se esta luminária é suficiente para conseguir desenvolver bem o tapete monte carlo. Pelo que li, o que devemos ter em conta é o PAR, mas sinceramente não consegui encontrar uma forma de fazer os calculos para saber se esta calhar tem o PAR ideal. Obrigado.
-
- 0 replies
- 1.2k views
Boa tarde, Estou a fazer um aquário novo (80x40x40) e gostava de saber quais as vossas sugestões uma calha led para um aquário para dessas dimensões. Quanto ao layout do aquario, vou manter uma coisa simples (clássico hardscape do bonsai no prado e com algumas rochas), com plantas (acho eu) que não necessitam de muita luz (Monte Carlo para cobrir o fundo e Fissidens Fontanus para a "vegetação" do bonsai) e gostaria que tivesse a possibilidade de programar o ciclo de luz diário desde o amanhecer até ao anoitecer. Gostaria que os pés não fossem extensíveis (tipo aqueles pés de acrilico como na Chihiros LED A801) mas não encontrei nada. O qu…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.1k views
Boa Tarde, Precisava de uma ajuda. Devido a um pico de luz, o meu transformador da calha Led FTB 90 cm avariou, apesar se ja ter experimentado transformadores semelhantes nenhum parece funcionar, isto porque possivelmente a energia de saida deve ser diferente, alguém sabe as especificações destes transformadores?
-
- 2 followers
- 14 replies
- 2.6k views
Olá a todos. Hoje decidi dedicar algum tempo a apresentar-vos um projecto que comecei a 13 de Dezembro e se arrastou até à madrugada da última sexta-feira. Vou tentar ser breve, mas ao mesmo tempo explicar-vos todos os passos que segui, incluindo todos os erros que tive que corrigir. As fotografias foram sendo feitas com o meu telefone, pelo que algumas podem não ter a melhor qualidade. Desde já peço desculpa por isso. Vamos então a isto... Entrei no hobby há cerca de 16 meses, e desde então tenho vindo a criar montagem atrás de montagem tentando procurar aquela que, a meu ver, mereça ter uma existência mais permanente. O meu primeiro aqu…
-
- 2 replies
- 1.3k views
Olá a todos! Acabei de chegar a este "mundo" e as dúvidas são mais que muitas. 😇 Comecei a brincar, durante o retiro forçado da pandemia, com um aquário de 20 lts que estava perdido cá para casa e este Natal decidi dar um passo em frente e aumentar a escala... 😅 Comprei um 75 x 35 x 40, substrato Amazónia Ver.2, e algumas pedras e um tronco. A filtragem irá estar a cargo de um Fluval 307. Gostaria de colocar um tapete de Monte Carlo, Marsilea hirsuta, Rotala Bonsai, Anubias, Alternanthera reineckii 'Mini', Lobelia cardinalis, Rotala rotundifolia, Blyxa Japónica, Limnophila hippuridoides e ainda Veicularia dubyana e Taxiphylum sp spiky. O que me traz…
-
- 0 replies
- 635 views
Tenho um aquário de 20 litros com um betta, coloquei uma lâmpada de 5w e achei muito forte, poderiam me indicar uma lâmpada ideal para ele, tenho medo dele ficar cego ou é melhor deixar sem a lâmpada.
-
- 1 reply
- 869 views
Como configurar correctamente o fluval aquasky Led 2 Bluetooth RGB+W de 3000 a 25000 kelvins 30watts 99-130cm (ou outra)? Qual seria a % de RGB+W a configurar para atingir estes valores de Nm, kelvins sei que o espectro de luz visível durante o dia esta situado entre a faixa de 390 e 760nm e embora diferentes plantas prefiram diferentes espectros de luz em geral, determinados espectros realizam tarefas específicas. A luz azul na faixa de 400-500 nm promove o crescimento radicular e a fotossíntese intensa, onde as plantas produzem, a partir de CO2, agua e outros nutrientes o açúcar e outros hidratos de carbono que constituem a parte principal da fito-mass…
-
- 3 followers
- 19 replies
- 2.7k views
Viva, Tenho um aquario de 90x40x30. Neste momento falta me a iluminação. Gostava de ter plantas de baixa a média dificuldade. Apesar de já ter pesquisado bastante sobre a iluminação parece me difícil acertar qual a melhor opção e perceber o que interessa ( se lumens, se o PAR etc). Alguém pode dar algumas sugestões? O meu orçamento é dentro dos 100 euros :/. obrigado!
-
- 1 follower
- 7 replies
- 1.5k views
Boa noite pessoal, Preciso de ajuda de alguém entendido com urgência porque já estou a dar um nó... Estou farta de pesquisar e quando penso que cheguei a uma conclusão, mais confusa acabo por ficar... Vou montar um aquário com as medidas de 61x31x60 e sei que o meu problema essencial com a luz é a altura... Já li que a ADA tem soluções mas não percebi quais seriam especificamente as calhas... e isto já para não falar no €... O DIY não é bem a minha onda e por isso ando aqui às voltas... Dentro da gama da Twinstar, há alguma coisa que poderia servir? E a Powerled+ Fresh Plants da Eheim? Esta ultima penso que tem algumas vantagens em termos de penetração da l…
-
- 2 followers
- 45 replies
- 5.9k views
Olá a todos. A calha que tenho no meu aquário plantado (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261240-voltando-atrás) foi improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W. Apesar de só estar ligada 5 horas por dia, continuo a ter algumas algas nas rochas, que todas as semanas tenho que limpar. Começo a chegar à conclusão que exagerei na quantidade de Watts, ou que o espectro não será o mais adequado, pelo que estou a pensar comprar uma nova calha que seja mais fiável. Já contactei 3 lojas e todas elas me sugeriram calhas diferentes, por isso peço a ajuda de quem me possa dar uma opinião aqui no fórum. As opções são: - Twinstar 600 CA (https://www.paulovieir…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.1k views
Estou a iniciar novo projeto e estou indeciso em relação ao tamanho da calha. Será que se justifica ter a luz "ponta a ponta" ou é desperdício (quer no custo da calha, quer no seu consumo diário)? Já agora, o que me levou a esta questão foram as opções que tenho em mente. Se alguém tiver sugestões/experiências, fico agradecido. Aquário 80x45x40h, com luz de 60cm (ex: Twinstar 600E, ou até 600S, pois ainda está dentro do orçamento) Aquário 90x45x45h, com luz de 90cm (ex: Twinstar 900E)
-
- 1 reply
- 1.7k views
Boas a todos. O meu aquário da aquatlantis trouxe consigo uma tampa com uma calha led, e não consigo encontrar informação quase nenhuma acerca do seu espectro, quantidade de watts, lumens, etc. Alguém sabe se será suficiente para as plantas que tenho? Plantas - Eleocharis Parvula, Staurogyne Repens, Anubias Nana, Musgo Chorão, Sagittaria Subulata. Deixo aqui fotos do aquário e da calha em si, o aquário é o modelo Aquadream 100.
-
- 2 followers
- 6 replies
- 2.5k views
Olá a todos, Comprei esta tarde uma calha Chihiros A801 para o meu aquário plantado (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261240-voltando-atrás), aproveitei para fazer o TPA semanal e já a montei no aquário. Deixem-me dizer-vos que, para o tamanho e preço da coisa (5 cm de largura e cerca de 100€), aquilo debita luz numa quantidade absurda. Mas vamos por partes... Em termos de qualidade de construção a calha deixa muito a desejar. Os suportes em acrílico que a acompanham são, esteticamente, uma bosta. Estava a tira-los da caixa e já vinham cheios de riscos. A sua montagem não é fácil (apesar de termos apenas que apertar 4 parafusos, foram os 4 parafusos mais…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Boa tarde! Montei uma calha led diy no meu aquário com 14x3w power leds de 6500k. O aquário tem 120x50x50cm (300 litros). Acho que a iluminação não chega e por isso estou a pensar meter mais uma barra de 10x3w power leds, só que não sei que leds ei-de escolher e sequência para dar uma cor fixe e ser boa para as plantas. Se alguém me poder ajudar agradecia. Obrigado
-
- 0 replies
- 742 views
Gostaria da opinião de vocês se essa iluminaria seria boa para um aquário plantado 17L de um Betta. O aquário tem 30 de largura, 20 de profundidade e 25 de altura. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1139352177-luminaria-de-led-8w-30a40cm-3-cores-bivolt-_JM
-
- 1 follower
- 10 replies
- 2k views
Boas, tenho andado um pouco afastado no mundo do aquascaping e precisava aqui de umas sugestões. De à uns anos para cá tenho verificado uma enorme evolução no que diz respeito a iluminação e precisava de umas sugestões no que toca a calhas LED para um plantado high tech. As dimensões do aquário são 60x40x40, o que sugerem? Obrigado
-
- 0 replies
- 868 views
Por favor alguém poderia me ajudar preciso retirar a tampa do boyu Tl-550 como eu faço pois preciso retirar para consertar a luminária
-
- 4 followers
- 12 replies
- 1.7k views
Viva pessoal, alguém tem ou já viu/experimentou iluminação da weekled? Vi que é uma das que consigo usar no meu aquário e achei interessante. Alguém sabe de algo? O modelo em questão é o P900 WRGB
-
Members