Luz "ponta a ponta" é ou não um "desperdício"?


tatabitato

Recommended Posts

Estou a iniciar novo projeto e estou indeciso em relação ao tamanho da calha. Será que se justifica ter a luz "ponta a ponta" ou é desperdício (quer no custo da calha, quer no seu consumo diário)?

Já agora, o que me levou a esta questão foram as opções que tenho em mente. Se alguém tiver sugestões/experiências, fico agradecido.

  1. Aquário 80x45x40h, com luz de 60cm (ex: Twinstar 600E, ou até 600S, pois ainda está dentro do orçamento)
  2. Aquário 90x45x45h, com luz de 90cm (ex: Twinstar 900E)

 

Editado por tatabitato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/09/2020 at 18:02, tatabitato disse:

Estou a iniciar novo projeto e estou indeciso em relação ao tamanho da calha. Será que se justifica ter a luz "ponta a ponta" ou é desperdício (quer no custo da calha, quer no seu consumo diário)?

Já agora, o que me levou a esta questão foram as opções que tenho em mente. Se alguém tiver sugestões/experiências, fico agradecido.

  1. Aquário 80x45x40h, com luz de 60cm (ex: Twinstar 600E, ou até 600S, pois ainda está dentro do orçamento)
  2. Aquário 90x45x45h, com luz de 90cm (ex: Twinstar 900E)

 

Bem vindo. 

Pois bem. Depende do que vais colocar de flora. 

Pessoalmente, penso que é útil teres a calha de uma ponta à outra, de modo a não teres os cantos mal iluminados, como acontece quando usas calhas mais curtas que o comprimento total do aquário. No caso das calhas leds, mais centímetro menos centímetro não penso que seja isto que te vai aumentar muito o preço da conta da electricidade. Mas sim, como disseste o preço da calha.

A tua escolha depende da estética e também das plantas que queres escolher. 

Existem aquário que utilizam focos que deixam pontos mortos de luz e que eu sou verdadeiramente apaixonado mas, isso depende do layout, fauna e flora específico. Não funciona nos convencionais Iguami. 

 

 

  • Gosto 1

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90x45x45 é uma medida standard, seria a minha opção,  aliás o aquário maior que tenho tem essa medida.  Depois se pretendes uma montagem menos atafulhada de hardscape basta uma calha. No caso de apostares forte no hardscape provavelmente vais precisar de uma segunda calha para iluminar tanto o plano frontal como o traseiro. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais