ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
644 topics in this forum
-
- 13 replies
- 2.6k views
Boa noite, Tenho um aquario com as medidas 80x40x40, estava interessado em mudar de calha porque a que tenho atualmente é muito fraquinha. Quero fazer um plantado exigente. Estava de olho na twinstar 600EA ou a SA, a minha dúvida é se sera suficiente uma vez que apesar dos pés serem ajustaveis a calha é so de 60cm.... Já agora compensa os quase 100e de um modelo para o outro ? Se acharem melhor outro modelo podem recomendar pff. Obrigado.
-
- 0 replies
- 732 views
Boa tarde, Possívelmente já haverá algum topico com estas dúvidas, mas como já li tanta coisa e cada vez mais ficou mais confuso. Estou a pensar em fazer uma calha em power led's de 3W, mas estou a ter alguns problemas na parte da alimentação. Tenho um curso de electronica mas isso foi há mais de 15 anos e não o pratico desde esse tempo. Vou explicar o projecto para ver se me conseguem ajudar. O aquário de área util tera 100C x 40L x 30Altura, queria meter um aquário com "tapete" e meio plantado. Tenho substracto etc etc ( o CO2 irei implementar mais no futuro ). O meu problema neste momento está na iluminação. Não tenho qualquer iluminação pois c…
-
- 0 replies
- 583 views
Boas! Tenho um aquário de 80x40x40 com injeção de C02, monte carlo, rotalas e ainda penso colocar mais algumas plantas. Necessitava de fazer upgrade à minha luz e estou em dúvida entre estes 2 modelos. A questão é que um é led e tem muitos mais lm que o RGB. Mas também já percebi que no RGB os lm podem não significar nada por causa de ser RGB. Alguém consegue esclarecer?
-
- 1 follower
- 9 replies
- 1.7k views
Boa tarde. O meu aqua tem tampa de origem, com 2 fluorescentes tubulares de 45W cada uma (uma branca e outra amarela) Estou a pensar em trocar por calha de LED's, mas não tenho muito conhecimento sobre a sua eficácia em aquário. Tenho barras de LED's para aplicar de IP64 de 110cm. São de 24V, com 4000K a 10W. Estás calhas servem? Se sim, quantas tenho de aplicar? Medidas do Aquário: 116 x 36,5 x 60 Flora: - 2 espécies ainda não indentificadas - Limnophila Sessiliflora - Ludwigia Repens - Lilaeopsis Novea-Zealandia - Stringy Moss (Musgo de Java) - Anubia Barteri - Echinodorus Parviflorus - Lindernia Rotundifolia Fa…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Boa tarde a todos os membros. Gostaria de saber se alguém me pode informar, o que devo comprar para que a luz do meu aquário acenda lentamente e apague, pois o meus ancistros sempre se assustarão quando ligo a luz. Obrigado e uma excelente semana a todos
-
- 1 follower
- 1 reply
- 562 views
Olá, tenho um aquario de 54 litros, com um platty, um guppy, um espada, um limpa vidros, uma molinésia. Procurava ouvir a vossa opiniao quanto periodo e tempo que a iluminação do aquario deve esttar ligada. É uma lampada LED normal, com potwncia adequado, já veio com o aquario
-
- 4 replies
- 1k views
Boas amantes da aquariofilia, tenho uma duvida relativamente à iluminação adequada para o meu aquário e venho aqui pedir-vos ajuda, tenho um aquário (plantado) 80x40x40 o que dá a volta de 130 litros que brutos serão cerca de 100 litros, devido aos apetrechos, e tenho uma lâmpada led eco aquadream 80 que produz 1500 lumens gostaria de saber qual a quantidade de lumens ideal para o aquário pois nao sei se as plantas recebem luz suficiente alguém pode ajudar me?
-
- 1 follower
- 1 reply
- 802 views
Boas amigos. Venho aqui relatar um problema e a respectiva solução. Á cerca de um mês troquei de calha para uma chihiros a801plus, desde então tem-se formado uma película de gordura na superfície da água, para ver se resolvia o problema coloquei uma bomba de circulação, aspirei a superfície durante a tpa e nada resolvia. Hoje de manhã fiz a tpa semanal e decidi subir a calha dos 10cm para os 15cm da superfície da água. Á noite quando chego a casa olho para o aqua e nada de gordura. Cumps.
-
- 9 replies
- 2.2k views
Boas amigos, já há uns tempos que ando a querer mexer na iluminação a fim de conseguir ter plantas de fundo mais exigentes mas pelo que percebi só mesmo HQI para atravessar os 60cm de agua do meu aquário! Ou será que os projectores LED já tens capacidade para isso?????? essa é a minha pergunta. Vi vários no site mauser.pt em projectores LED, mas será que é possível adicionar (vamos dizer 2 projectores) á minha iluminação actual a fim de finalmente conseguir fazer tapete?? Peço a vossa opinião amigos. Aquário: CxAxL 150x60x50 Tenho 4xT5 de espectros diferentes actualmente: 2x6500k+Grolux+8500k e injecção pressurizada de CO2 Muito obrigado
-
- 1 reply
- 1k views
Boa noite, O que recomendam de leds para um plantado 200x60x60? Obrigado.
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.3k views
Boa noite Pessoal tenho um aquário 160x60x60 e gostaria que me ajudassem na escolha para a iluminação Que devo comprar?
-
- 2 replies
- 1.7k views
Boas Gostava de saber se alguém já tentou e teve “sorte” com leds comprados no Ebay para aquários plantados. Estava a pensar fazer uma calha DIY para o meu aquário de 100x50x50. As plantas que estou a pensar meter são +- as seguintes: Fetos java, Anubias anas, Anubias normais, Cryptocoryne indonesia e Cryptocoryne parva. A minha ideia era comprar o seguinte: 5M LEDs RGB 5050 SMD Waterproof + Comando de 44 teclas + Alimentação (https://www.ebay.com/itm/5M-2835-5730-5050-300LEDs-SMD-Flexible-LED-Strip-Light-RF-Remote-12V-Power/253071377176?hash=item3aec3ac318:m:mtqcz8fdQMdSYl4KW992nGg) E do mesmo fornecedor comprar 5M LEDs 5730 SMD White (…
-
- 2 replies
- 2.2k views
Para um aquário densamente plantado, com plantas de média a alta exigência, iluminadas por calhas LED, o que de facto é importante os Lumens? ou mais vale ser em RGB e que tenha menos Lumens? Por exemplo a tropica recomenda para plantas baixa exigência 10/20 Lumens/litro, plantas media exigência 20/40 Lumens/litro, plantas alta exigência >40 Lumens/litro. Mas existe outras recomendações tipo Iluminação Fraca <= 30 Lm/L, Iluminação Moderada >= 60 Lm/L, Iluminação Forte > 90 Lm/L. Qual a referencia que devemos ter em conta para comprar calhas LED?
-
- 2 followers
- 12 replies
- 1.5k views
Boas pessoal Gostaria da vossa ajuda. Andei a ler alguns artigos sobre led mas nenhum me diz o que usar ao certo e sim o que sao e quantos lumens têm etc... O que queria saber é se em LED para o meu aquario de 90 x 45 x 45 quantos Watts vai ter de ter? isso importa? Ou os lumens sao mais importantes? Melhor RGB ou so White? Compensa dar 200€ por uma ou melhor diy? Agradeço a vossa ajuda Obrigado
-
- 1 reply
- 976 views
Olá boas a todos, estou interessado em alterar a minha calha t5 por uma calha Led, e andei a pesquisar aqui pelo forum e reparei que com o smd 5730 ou o 5630 conseguia safar-me. Mas na ledup disseram-me que esses leds estavam descontinuados. Ficaram de me dizer mais alguma coisa, se existe alguma tecnologia subtituta. Alguém me consegue informar com que tipo de fita devo começar na minha nova calha.??? Obrigado
-
- 1 reply
- 790 views
Boa noite! Tenho umas certas perguntas a fazer. Comprei ha pouco tempo um aqua tetra de 10l com led day and night mas não sei como fazer para funcionar automaticamente!!! Tenho que mudar manualmente ou há outro modo como por exemplo o dispositivo juwel ou um cronometror de luz (acende/apaga)? Comprei agora também outro led para outro aqua de 25l (nao sei que marca) e gostava também de fazer o mesmo que para o pequeno (day+night). Para terminar os aqua podem tar sempre com a luz ligada em variante day night ou mesmo assim tem que ter umas quantas horas com a luz completamente apagada? Desde já obrigada e peço desculpas pelo testamento!!! Enviado do meu iPhone usando o…
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boa tarde, gostaria de saber se está calha Calha LED RGB Beamswork Full Spectrum 90-110cm dá para o meu aquário 1 metro 50cm de altura e 40cm perfundidade, as plantas que quero colocar Monte Carlo, lilaeopsis, feto de java, anubias nana. Todas as sugestões são bem vindas e opiniões de calhas marca e preço qualidade. Desde já agradeço as respostas. mibi
-
- 0 replies
- 651 views
Boa noite Alguém utiliza o tc421 para simulação do dia (amanhecer e anoitecer)? Ser a que alguém me pode passar qual a programação? Obrigado
-
- 8 replies
- 1.3k views
Sou novo nisto da aquariofilia e preciso de ajuda, comprei um aquário de 100 litros, vinha com uma calha Led que já cheguei á conclusão que para um plantado é mais que insuficiente. As soluções que há são extremamente dispendiosas, então tenho feito muita pesquisa no sentido de arranjar uma solução fácil eficaz e barata. Vi uns projetores Led numa loja e acho que podem ser a solução Cada um tem 6500 k , 50w, 4250 lm São smd ip65 Que me dizem?? Agradeço toda a ajuda Cumprimentos
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1k views
Boa tarde Tenho um aquário da aquatlantis com 100x39x49 que tem duas tampas com calha central para duas lâmpadas T8 fluorescentes de 30W. Queria deixar as T8 e passar para iluminação LED. Preciso de ajuda com sugestões e conselhos acerca do que devo fazer. Obrigado
-
- 1 follower
- 2 replies
- 2.2k views
A short video with some thoughts about the ada rgb solar and the chihiros rgb.
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.8k views
Preciso de ajuda, para um aquário plantado com as seguintes medidas 150x60x60 540 litros, qual é a melhor iluminação LED ou T5 para um aquário plantado de media a alta exigência? Recomendações de calhas?
-
- 0 replies
- 1.2k views
Boas malta! Venho aqui expor uma duvida... Quero comprar uma calha para o meu aqua, ele tem as medidas de 40cx25ax23l. A calha que estou a pensar comprar, ( Beamswork de Led) existe em várias medidas, sendo que a mais pequena "faz de 30 a 45 cm" e a seguinte "faz 45 a 55 cm"... Será que a "30 a 45 cm" é suficiente? imagino que nas pontas não terá muita luz, ou será que por ser Led, espalha a luz até ás pontas? A 45 a 55 cm será muito grande pois tem de ser colocada directamente em cima do vidro, mas aí já não haverá "falta de luz" nas pontas do aquário... Agradecia a vossa opinião!
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.8k views
Boa noite Gostaria de saber qual a iluminação adequada para a reprodução de discos. Tenho um casal e não sei se estou a usar a iluminação correcta!
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.5k views
Boa tarde, Após vários anos de pausa nos aquários, e ausência no forum (já nem me lembrava deste maravilhoooso username!!! ), decidi voltar a montar o meu velhinho aquário. Foi o primeiro que tive, continua impec, e foi o feliz contemplado! Isto deve-se a ser o único que tenho com tampa e com o tenho um gato que gosta de brincar com água tem de ser. Ora a tampa inclui uma calha que suporta uma lâmpada de 15W, e pelo que me lembro, para aquele tamanho só há essa potência e por acaso aquela está nova. O aquário tem aproximadamente 62x35x30. Montei-o faz uns 10 dias e tem as seguintes plantas: Anubias, hygrophila polysperma rosanervig, bacopa caroliniana,…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.9k views
Meus Caros, 1- O meu aquário está numa zona da sala com pouca luz, com as características abaixo que tempo acham que deveria ter a iluminação ligada? neste momento tenho 6 horas. Certo é que estão a aparecer-me umas algas acastanhadas, que com o CO2 e a fertilização que faço todos os dias, poderá ser pouco tempo de luz... 2- Tenho ouvido dizer que se deveria colocar sal na água...10Gr. por litro? será que é mesmo assim? é importante em que aspectos? Podem p.f. dar-me uma ajuda?, Obrigado e abraço! A.Cordeiro Parte do meu setup: 3 - Dimensões do aquário : 41x39x39cm 3.1 - Volumes bruto e útil: 57 litros, útil ronda os 50 litros Ilumi…
-
- 5 replies
- 1.3k views
Boa tarde, Para os entendidos esta calha vale em relação a preço / qualidade, ou arranjo algo melhor mas também sem me assustar mt com o preço visto ser um aquario low tech. Obrigado desde já. https://www.ebay.com/itm/Aquarium-LED-Light-Overhead-Freshwater-Plant-Lamp-Lighting-For-Fish-Tank-28-75cm/312147794409?hash=item48ad7559e9:m:mQdiGc5NmRkFNH0bw_WrhUA
-
Iluminação
by André8- 1 follower
- 4 replies
- 1.2k views
Boa tarde estou a montar um aquário de água quente e gostaria que me esclarece.ssem uma coisa, posso ter luzes led para plantas vivas? É qual o filtro indicado para um aquário de 110 litros. Obrigado
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1.1k views
Boas, estou a tentar fazer uma nova calha led para um Aqua minimamente plantado. Neste momento está a trabalhar e posso dizer que parece resultar. Esta foto é de quando o montei, e ficou a trabalhar com uma calha parecida com a que fiz, mas mais pequena. Esta é já com a luz nova acabada de colocar. Entretanto com a calha antiga já deu para crescer assim em 17 dias. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 2 replies
- 712 views
Boa tarde Ando á procura de uma Iluminação nova para o meu aquario 80x40x40, nesta altura está dificil de encontrar uma para estas medidas tenho uma Zetlight 742 em conjunto com o controlador Zn1001 ,a calha boa mas tem pouca potencia . Numa loja em Santa Maria da Feira existe uma loja com este modelo para venda e parece-me uma boa escolha, inclusive faz ciclo diario. Alguem tem alguma opinião que possa dar sobre a Maxsepct Glaive Plantado ?
-
- 0 replies
- 1.5k views
Queria comprar uma Led para o meu aquário 100x50x50 para colocar umas plantas (baixas/medias exigências, mais baixas). A minha dúvida é a seguinte qual será melhor comprar uma Vivagrow 90 que tem o puder de programar o ciclo de luz diário desde o amanhecer até ao anoitecer ou uma calha “normal” de 1m Multicolor com (branco, azul, vermelho e mais alguns) com capacidade de 3888 Lumens (sem ciclo de luz e acho que não dá para colocar a intensidade das cores)? O facto de ter ou não ter o ciclo de luz é importante? Entre estas duas calhas qual será a melhor opção?
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.2k views
Boas, não vinha aqui desde 2011, mais o menos o tempo em que deixei de manter um aqua plantado em condições, limitei-me a ter um low tech comunitário sem lhe ligar quase nada, uns peixes de fundo, guppies e mais nada. Mudei de casa e decidi regressar ao hobby, tenho um aquário 100x40 com 50 cm de altura, Quero meter `frente Micranthemum, elocharis acicularis, alternanthera reinickii mini. Que luz meter, em termos de LEDs? É uma tecnologia que na altura ainda estava muito no começo e portanto sei pouco. Obrigado!
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.2k views
Boa noite, tenho um aquario de 120Cm (com Co2) no qual pretendo ter plantas exigentes e tapete com urticularia graminifolia. Ando à procura de calha led e recomendaram-me as Chihiro. Solicitava a vossa ajuda no sentido de perceber qual a calha led da chihiro que recomendariam entre a A-serie plus 601e a RGB 601 a minha grande duvida prende-se com os lumens. A RGB tem 1/4 dos lumens da 601 plus a 601 plus tem 14200 lumens e a RGB 601 tem 3580 lumens. Atendendo que teria de ter duas de cada, se optasse pela 601 plus ficaria com 28400 lumens. Com a RGB seriam 7160. A 601 plus, no ebay está a 62 €, a RGB a 76 € Atendendo ao que preten…
-
- 2 followers
- 5 replies
- 1.3k views
Olá a todos, entre calha Chihiros e Vivaglow para um aquário de 60cm, alguma sugestão de preferência? Obrigado
-
- 1 follower
- 4 replies
- 1.6k views
Bom dia Provavelmente já responderam a esta questão antes. Estive recentemente a falar com varios membros desta comunidade na pet festival no fim de semana anterior. Gostaria de comprar uma calha led. E disseram-me que havia uma marca chamada Chihiros e que é bastante boa. Fui entao pesquisar mais. Deparei-me com duas series a A e a E. Poderiam dizer qual a principal diferenca entre elas? Pensei em comprar uma A601 plus, mas a E 601 também está em orbita. Haverá diferenças significativas? O meu aqua é de 60 cms e quereria plantas exigentes. Senão pensei em comprar na aquaeden uma FTB que custa 140€. Qual me aconselhariam? …
-
Members