ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
644 topics in this forum
-
- 14 replies
- 4.7k views
Olá caros amigos, como o titulo indica decidi fazer uma calha de ilum. para o meu aquário de 50 cm, pois não tinha iluminação suficiente (15w, em uma calha de 40cm). Andei cá por casa a dar uma vista de olhos e começaram-me a surgir umas ideias :-D, tinha que fazer uma calha de 50cm com 30w de luz e assim meti mãos á obra: encontrei uma chapa de aluminio que era de um fundo de uma porta (ainda bem que o velhote não gosta de meter nada ao lixo)eheheh em seguida cortei e dobrei a chapa de modo a conseguir a forma da calha a chapa era marcada com um "risco" de rebarbadora presa a uma plataforma de madeira para proceder aos "vincos" estrutura da calha pro…
-
- 5 replies
- 5.8k views
Boas a todos, A iluminação original do meu aquário era muito fraca, o que me levou a despender algum tempo a magicar uma luminosa solução para tão bicudo problema. Acabei por alterar eu próprio a iluminação original, e decidi colocar aqui o projecto que realizei, considerando que poderá ser de mais valia para quem ande às voltas com similar questão. Resumidamente, trata-se da adaptação de duas calhas T8 para calhas PLL. Passo a descrever a Problemática: Tenho um aquário de 600 Litros (2 metros) com tampas, que vinha de origem com duas calhas AquaAtlantis, T8, de 2X25W cada (74cm). As calhas rodam 180º num pivot, o que dá imenso jeito para a manutenção do aquário.…
-
- 9 replies
- 2.5k views
Tenho andado por aqui a ler e aprender muito,graças a essa aprendizagem tenho um aquario de 60x30x30 a funcionar á já alguns meses,como tinha pouca luz puz mãos á obra e fiz esta alteração. As fotos são de telemovel por isso não estão grande coisa................................ Bem eu punha se soubesse como Ok aqui vai: Já sem a lampada original com a caixa do balastro antigo retirada e o resultado final: com lampadas http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_13281_4.jpg
-
Decidi fazer a calha pro meu aquário DIY E aqui vai: Cortei a madeira e colei conforme o projecto ! Depois coloquei as lâmpadas Tb coloquei 2 tomadas Coloquei 2 relógios para programar as luzes Coloquei um respiro que mais tarde ir levar ma ventoinha de PC Eis a calha já no sítio: Comentem se vos apetecer !!!
-
- 10 replies
- 4.3k views
Boas, depois de algum tempo a falar numa calha DIY deixo-vos as fotos do trabalho concluido. A ideia principal era fazer uma calha de iluminação o mais barata possivel e com watts suficientes pra manter um plantado. A peças de madeira cortadas com as medidas certas, 2*(800*100) + 2*(300*60) + 1*(800*300): As peças de madeira já montadas formando a calha: A calha a ser pintada: Depois de pintada e com o interior forrado a película de alumínio: A funcionar em pleno, fixada no Aqua com os suportes feitos em perfil de alumínio: Já com a instalação electrica montada: Material utilizado e respectivos preço…
-
- 27 replies
- 9.2k views
Depois da autentica "saga" em busca de todo o material necessario pra esta operação aqui vai a descrição dos passos com as possiveis fotos no momento ( telemovel) As calhas antigas ainda com os suportes das T8 Começando a desmontar tudo Os balastros entigos ja ca fora Ligar os fios ca fora pra ver se tudo funcionava Teste de luz bem sucedido Mediçoes da fiação Outro teste de luz mas agira com duas lampadas ligadas Medições pa fazer o suporte para os casquilhos ficarem na horizontal Primeiro apoio ja rebitado no lugar Medições para o apoio central Colocação do apoio do outro lado As du…
-
- 5 replies
- 4.9k views
Olá! Aqui está a minha tampa/calha em aluminio para um aquario 40x25x25 com 3 lampadas 8W T5 Pefis e materiais comprados no AKI, material electrico comprado a Aquaeden e Armazéns de iluminação 1ª estrutura Pormenor do encaixe no vidro do aquario e dobradiças O perfil em Nylon, pedí a um amigo para me fazer os calculos e molde em Autocad Resultado final Encaixe no aquario (nunca apertem aquele perne, é apenas ajustado e com silicone na ponta) Errei um pouco os calculos, tive que fazer um ajuste na altura para o filtro de mochila, entretanto terei de cortar um pouco mais a chapa para retirar aqueles parafusos. Montado sobre o aquar…
-
- 6 replies
- 4.4k views
Viva pessoal, Esta calha ainda não está concluida vou concluir esta semana, com uma cobertura em aluminio depois ponho aqui as fotos ser vistas, e agora é só dar opiniões. Material usado, Quatro balastros, quatro arrancadores, alguns metros de fio rijo e as quatro lampadas T8
-
- 31 replies
- 10.2k views
Bem, finalmente acabei e já posso colocar fotos do que fiz. Obrigado à malta deste post, pelas dicas e opiniões: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight Fiz uma tampa para o meu aqua de 60 cm, coloquei 2 fluorescentes, 3 ventoinhas (2 a tirar ar, 1 a colocar ar na zona das lampadas), moonlight com leds azuis, 2 botões de On/Off - 1 botão para desligar a Moonlight, se tivesse peixes que não gostavam dela; 1 botão para ligar só uma lampada ou as duas, caso começarem a aparecer muitas algas verdes por excesso de iluminação. Coloquei lá dentro um relé que me vai automatizar o processo da passagem das fluorescentes para a moonlight. Basicamente, te…
-
- 20 replies
- 7.1k views
O meu aquário de 60 L tinha uma calha de 15W de origem, a que juntei 2x12W (6000K) por cima. Não queria substituir a tampa, porque acho prática, mas como gostava de ter um aquário bem plantado e sobre-povoado (em que o O2 vindo das plantas, bem como a sua capacidade de utilizarem detritos como nutrientes é essencial) (já agora, a regra do 1 cm de peixe por 1 litro de água é disparatada, 3 neons são mais compridos que um molly, mas têm uma massa 10 a 50 vezes mais baixa, e produxem muitíssimo menos detritos). Depois de consultar o pessoal daqui, decidi-me por introduzir iluminação lateral. Para o projecto inspirei-me no tópico do colega Azor: http://www.aquariofilia.n…
-
- 43 replies
- 11.5k views
Viva. Vou montar outro aquário e, como tenho de fazer outra calha, resolvi fazer um passo-a-passo da montagem, dividido em 3 partes. Este tutorial é especialmente para o pessoal que quer ter um pouco mais de luz sem gastar muito dinheiro e, tal como tinha prometido ao colega FVicente, fica aqui o meu contributo. Parte I - Estructura e sistema de ventilação Material: - Madeira; podem adquiri-la em qualquer superfície de Bricolage, ou em serralharias; peçam para vos cortar logo as medidas certas, mesmo que tenham que comprar uma tábua inteira( escolhi o contraplacado preto pois era o que tinha em mais abundância cá em casa; aliás, a maior parte do material …
-
- 9 replies
- 5.7k views
Boas Pessoal! Após ler aqui no forum que existiam lampadas do tipo E27, com as caracteristicas adequadas para aquarios, comecei a procurar em lojas de bricolage e acabei por encontrar a seguinte: 30W, 6500k e 1500lm. Aqui vou explicar como fiz uma calha improvisada para o meu aquario. Esta explicação não se destina a fazer uma calha bonita e definitiva e sim comoda e pratica. Pois muito bem, comecemos com a explicação. Para a construção precisamos do seguinte material: -Fita cola -Papel de Aluminio de Cozinha -1 Garrafão de 5 litros -1 Xzato -1 lampada E27 -1 casquilho 1 - O primeiro passo consiste em cortar o garrafão na vertical, cortando ao lado do …
-
- 12 replies
- 5.2k views
Este foi um projecto simples que se atravessou na minha cabeça após a aquisição de um sistema de CO2 de botija para poder melhorar o meu plantado, mas como puro iniciante que sou nestas andanças nem sequer me lembrei que só tinha uma Aqua-Glo de 30 W na minha calha de metro... Foi então que me decidi a estudar mais um pouco o assunto da iluminação, neste caso para o meu aqua de 100*30*40, passando pelas regras das proporções (1L/1W), assim como pela leitura de artigos acerca de comprimentos de onda e absorção da luz ao nível das plantas (azuis, laranjas e vermelhos... salvo erro! )! Após ver também quais seriam as lâmpadas mais aconselháveis e mais adequadas para o m…
-
- 14 replies
- 4.4k views
Boas, queria mostrar aqui uma calha de 50 cm que eu e o meu pai fizemos!! Acho que ficou impecavel! e se alguem quiser, eu posso fazer um desenho da montagem (nao tirei fotos pk a makina tava sem pilha ) ca vai Só falta pintar :D e dp vai ficar um mimo p.s: a lampada é que é fraquinha (coresponde a 60w) esta só para iluminaçao Abraços
-
Members
No members to show