Loukitos

.Membro Ausente
  • Content Count

    17
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

6 :)

About Loukitos

  • Rank
    Recém Chegado

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Baião (Porto)
  • Localização
    Santa Cruz do Douro

Recent Profile Visitors

182 profile views
  1. E que tal ? O musgo já preencheu o resto dos troncos ?
  2. Alguém sabe o que posso fazer para reduzir o movimento causado pelo retorno da água da bomba ? Sem ter que diminuir o fluxo de água e de filtragem ?
  3. Ponto de situação: -encomendei no domingo o sistema de CO2, fertilizante líquido e um pote de Ludwigia Palustris numa loja portuguesa que alegadamente entrega em 48h... Passou-se a semana todo e não recebi nem encomenda, nem qualquer tipo de contacto a justificar o atraso da mesma. - A Rotala Rotundifolia finalmente começa a ficar com as folhas mais finas: - A Lobelia Cardinalis já cresceu o triplo desde que chegou, eram apenas 3 ou 4 folhas e tinham uns 2 cm agora estão assim: - As Bacopa Monnieri também tem crescido bem, em breve quando chegar as tesouras e pinças, vou cortar algumas pontas para começar a replantar e tornar mais denso: - Para finalizar uma foto do aquário com 21 dias:
  4. se não fosse pela trabalheira que ia dar novamente, teria feito algumas coisas diferentes. Quando chegar as férias no verão, irei desmontar e colocar outro substrato e mudar um pouco o layout. até lá fica assim e até as plantas crescem entretanto. Uma nota, tenho substrato fértil por baixo dessa areia. Coloquei vermicomposto mistura com areia e rochas vulcânicas para melhor acumulação de bactérias no substrato.
  5. Depois de todo este tempo, não se tivesse metido as festas natalícias e as festas de viragem de ano, juntando com uma resma de trabalhos para entregar neste final de semestre, arranjei um bocadinho para tirar umas fotos e dar um upload a algumas antigas. As plantas chegaram no dia 20 de Dezembro de 2018: Na foto podemos identificar Hydrocotyle Leucocephala ; Bacopa Monnieri ; Rotala Rotundifolia ; Lobelia Cardinalis ; Hemianthus Micranthemoides. Também adicionei plantas flutuantes, mais em concreto, Savinia Natans. Após ter plantado: No dia 25 de Dezembro vi isto no meu aquário: Perguntei em uns grupos no facebook e disseram-me que era bom sinal, era as bactérias benéficas a fazerem o trabalho delas. aproveito para perguntar se seria mesmo isso. Fiz um teste de PH nesta altura e estava a 6.5. Não realizei mais testes pois nao tenho como o fazer ainda. Com cerca de 10 dias já podia ver este crescimento: Como não tinha aparecimento de algas decidi aumentar a luz de 7h para 8h. Comprei uns neocaridinas e no primeiro dia estavam assim: comprei uns pés de Vallisneria Spirallis Tiger , Cryptocoryne Wendtii castanha e mais alguns de Hemianthus. entretanto já estavamos nos 15 dias quando plantei estas plantas (entretanto coloquei pelicula preta no aquário): e tirei esta foto aos camarões após 5 dias: Relembro que este é o meu primeiro contacto com várias coisas desde plantado, camarões, luz, etc... Esta semana chega o sistema de CO2 e também fertilizantes liquidos da Tropica. Depois volto a atualizar 😉
  6. Aquário montado e plantado. Já tirei umas fotos mas ainda preciso de fazer upload para colocar aqui.
  7. Ora bem, o móvel estou a usar uma secretária antiga que aqui tinha. Em relação ao aquário montei agora um SUMP lateral. Ja encomendei as plantas e na próxima quinta feira já vou montar. Mais logo já posso postar aqui as fotos. Também fiz umas tampas para o aquário em vidro com portas de correr.
  8. Ora bem, embora já tenha entrado neste forum à algum tempo (por causa de uma tartaruga), só agora me estou a entranhar no hobbie (ou então o hobbie é que está a entranhar-se em mim). Chegou a hora de substituir a pobre secretária que tem que suportar um aquário de 128 litros e construir um móvel em condições. Como não podia deixar de ser, andei por aqui a ver alguns projetos. Penso que não haja problema em me basear nas construções que por aqui vi do tipo ADA. Já desenhei o projeto todo, e o proximo passo é ir buscar o MDF hidrofugo à Leroy Merlin. Tendo em conta o tamanho do painel de 2440 * 1220 , estive a tentar perceber se o que tinha desenhado dava para apenas um painel. Vou usar o painel de 16mm. A minha pergunta para os que já concluiram projetos semelhantes: -pediram para cortar tudo na loja ?? -cortar tudo ainda demora um pedaço, e se há enganos ?? -não é preciso reforçar a estrutura ?
  9. A única coisa que me está a faltar de momento é um móvel para colocar o aquário xD De resto já estou preparado para montar. Depois vou usar água de outro aquário para acelerar a ciclagem. Alguma recomendação para móvel ?
  10. Não serão demasiado territorialistas para 45 cm ?
  11. E se em vez dos apistos colocar um gourami anão ? É demasiado para os 45 cm ?
  12. Como cardume estamos a falar de quantos 10 ?? Para um aquário de 90 litros. Não daria para colocar mais nenhuma espécie ? (Gostei bastante dos apistos)
  13. Boas, no ano passado entrei neste mundo com um aquário de 128 litros onde cometi imensos erros de principiante. Desde não ciclar o aquário , colocar espécies incompatíveis juntas , alimentação não adequada... [editado] O projeto mudou imenso desde a minha primeira publicação aqui [editado] Desta vez, não querendo começar nem abandonar o projeto estou com um cubo de 45*45*45 Onde pretendo começar um low tech. Agora a minha questão, e onde não quero falhar logo inicialmente: que espécies posso colocar aqui ? E quantidades ? Embora goste de escalares (angelfish) sei que não será o mais adequado pois estes vão crescer e provavelmente só poderia ter um par deles e mal. Gostava de ter alguns peixes de cardume mas ter um ou dois que fossem o foco principal. Aceito propostas
  14. Como disse inicialmente não deve chegar aos 20 cm. Pelo que vi os machos rondam os 10. Mas de qualquer forma acabei por ficar com as coisas em separado. Vou tratar do aquascaping neste. E depois trato do Lago para a tartaruga. Depois vou mostrando novidades.
  15. Este macho so chega a 10 centimetros.