Calha para aquários longos (ex. 200 cm)


Vector

Recommended Posts

Boas,

Tenho estado longe do hobby (há mais de 12 anos) e agora que começo a ter a vida assente e com patroa já penso em voltar a começar um novo projecto de aquário plantado.

  • Estou a pensar comprar um aquário com cerca de 200 x 60 x 60 cm e estou a preparar uma lista para orçamento.

No que toca a lâmpadas tenho que aprender muita coisa nova pois quando tinha aquários ainda não havia calhas de LED.

  • Vejo muitas marcas de calhas, desde marcas mais antigas como JBL e SERA até outras como Chihiros mas as maiores calhas que encontro são de 150 cm.
    • Para umas calhas com mais de 150 cm tem que ser uma calha personalizada ou há calhas mais longas já de fábrica?
  • Relacionado: essas calhas como da Chihiros e companhia são vendidas como uma única parte, onde quando falham os LEDs tem que se comprar uma calha nova/substituir LEDs individuais ou há peças de subsituição das marcas?

 

Com os melhores cumprimentos,

Vector

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei, as calhas actuais não permitem a troca de LED's, mas isso não quer dizer que não possa acontecer, caso tenhas algum jeito para a eletronica! De qualquer forma, nunca ouvi nenhuma historia de alguém que tenha precisado de o fazer.

Em relação a calhas de 200cm... nunca ouvi falar. Para esses tamanho, o mais comum é comprar duas calhas de 90, por exemplo. Dependendo das plantas que queres utilizar, pode ser uma brincadeira dispendiosa. Porque não optas por um aquário um pouco mais pequeno? 120, por exemplo. Já é um bom tamanho, e mesmo assim terás que ter um filtro muitíssimo bom (que equivale a dizer muito caro...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente pelas soluções que existem eu vejo que dividir por 2 calhas é mais barato e certamente mais simples que porventura fazer uma calha de 2 metros à medida.

A razão pela qual queria um aquário maior (ex. 200 cm) é porque já tive no passado um de 150 x 50 x 50 e queria agora algo diferente mas maior.

De qualquer forma, ainda falta cerca de 1 ano para comprar o aquário e começar a montagem, portanto ainda estou a avaliar as opções em jogo.

  • Já comecei a ver que de facto para o volume do aquário (720 L se for o de 200 cm que tenho em mente) vou precisar de gastar muito em certo material como substrato activo, para não falar de plantas e fauna para preencher o aquário (não quero nada assim de muito exótico mas quero que fique bem compostinho).

Como tal é possivel e até provável que acabe a recair num mais pequeno como de 120 ou 150 cm.

Editado por Vector
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os gastos de um aquário maior são exponencialmente maiores também. Mas não podes multiplicar por dois quando passas de 60cm para 120cm, por exemplo. No mínimo, multiplicaria por 4. Claro que é tudo subjectivo, mas só as mudanças de água diárias que precisas para dar início ao ciclo, ou a compra de substrato fértil, como bem referes, entram em valores que podem parecer absurdos a muitas carteiras. Claro que há estratégias que podem ajudar a atenuar os custos mas, mais cedo ou mais tarde (e falo po experiência própria) vais queres o melhor para o teu aquário, e quando te deres conta tens o equivalente ao preço de um pequeno carro dentro da sala 🙂 . Eu acho que os 120cm seriam o meu limite, em termos de tempo gasto em manutenção, por exemplo. Mas neste momento nem a isso me atrevo.

Não te esqueças de outra coisa... um aquário de 200x60x60 significa mais de 700 litros de água. Com móvel, substrato, decoração, equipamento... chegas perto dos 1000 Kgs de peso num instante. O piso da tua casa aguenta com isso tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os gastos de um aquário maior são exponencialmente maiores também. Mas não podes multiplicar por dois quando passas de 60cm para 120cm, por exemplo. No mínimo, multiplicaria por 4. Claro que é tudo subjectivo, mas só as mudanças de água diárias que precisas para dar início ao ciclo, ou a compra de substrato fértil, como bem referes, entram em valores que podem parecer absurdos a muitas carteiras. Claro que há estratégias que podem ajudar a atenuar os custos mas, mais cedo ou mais tarde (e falo po experiência própria) vais queres o melhor para o teu aquário, e quando te deres conta tens o equivalente ao preço de um pequeno carro dentro da sala  . Eu acho que os 120cm seriam o meu limite, em termos de tempo gasto em manutenção, por exemplo. Mas neste momento nem a isso me atrevo.
Não te esqueças de outra coisa... um aquário de 200x60x60 significa mais de 700 litros de água. Com móvel, substrato, decoração, equipamento... chegas perto dos 1000 Kgs de peso num instante. O piso da tua casa aguenta com isso tudo?
Bom dia
Não esqueçer o custo da electricidade do aquecimento.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk

cmgam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Os gastos de um aquário maior são exponencialmente maiores também. Mas não podes multiplicar por dois quando passas de 60cm para 120cm, por exemplo. No mínimo, multiplicaria por 4. Claro que é tudo subjectivo, mas só as mudanças de água diárias que precisas para dar início ao ciclo, ou a compra de substrato fértil, como bem referes, entram em valores que podem parecer absurdos a muitas carteiras. Claro que há estratégias que podem ajudar a atenuar os custos mas, mais cedo ou mais tarde (e falo po experiência própria) vais queres o melhor para o teu aquário, e quando te deres conta tens o equivalente ao preço de um pequeno carro dentro da sala 🙂 . Eu acho que os 120cm seriam o meu limite, em termos de tempo gasto em manutenção, por exemplo. Mas neste momento nem a isso me atrevo.

Não te esqueças de outra coisa... um aquário de 200x60x60 significa mais de 700 litros de água. Com móvel, substrato, decoração, equipamento... chegas perto dos 1000 Kgs de peso num instante. O piso da tua casa aguenta com isso tudo?

É verdade que os aumentos de custo são proporcionais, pelos meus cálculos só de substrato activo teria que gastar no minimo uns 300 euros para uma camada de pelo menos uns 5 centimeros (assumindo que seria uma camada uniforme por todo o aquário sem zonas mais elevadas).

De orçamento sem fauna nem flora pelas minhas contas teria cerca de 2000 euros em material investido neste aquário.

Acho que 120 cm de comprimento é abaixo do que terei, não me vejo a ter um tão pequeno. Com 150 cm ainda há soluções de calhas elétricas disponiveis.

Em relação ao peso, actualmente vivo num apartamento e sem dúvida que tanto peso concentrado numa área tão pequena que não é recomendável. No entanto a casa que terei estará sim preparada para aguentar esse peso até porque o aquário estará montado em piso térreo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Vector said:

É verdade que os aumentos de custo são proporcionais, pelos meus cálculos só de substrato activo teria que gastar no minimo uns 300 euros para uma camada de pelo menos uns 5 centimeros (assumindo que seria uma camada uniforme por todo o aquário sem zonas mais elevadas).

De orçamento sem fauna nem flora pelas minhas contas teria cerca de 2000 euros em material investido neste aquário.

Acho que 120 cm de comprimento é abaixo do que terei, não me vejo a ter um tão pequeno. Com 150 cm ainda há soluções de calhas elétricas disponiveis.

Em relação ao peso, actualmente vivo num apartamento e sem dúvida que tanto peso concentrado numa área tão pequena que não é recomendável. No entanto a casa que terei estará sim preparada para aguentar esse peso até porque o aquário estará montado em piso térreo.

É tudo uma questão de fazer as contas e poder suporta-las. Se achas que o de 150cm é o melhor para ti, então força com isso. Não te esqueças de ir mostrando o processo aqui à malta. Fazes um tópico do aquário, para irmos acompanhando 😉 . O que estás a pensar fazer, mesmo? Seguir algum estilo em particular, ou ter um comunitário Old School, com muitas espécies de plantas e peixes?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/7/2023 at 1:06 PM, JoseCarlosMarques said:

É tudo uma questão de fazer as contas e poder suporta-las. Se achas que o de 150cm é o melhor para ti, então força com isso. Não te esqueças de ir mostrando o processo aqui à malta. Fazes um tópico do aquário, para irmos acompanhando 😉 . O que estás a pensar fazer, mesmo? Seguir algum estilo em particular, ou ter um comunitário Old School, com muitas espécies de plantas e peixes?

Vou fazer um post para descrever o processo, para não estar a dar muitos detalhes não-relacionados a iluminação aqui.

Editado por Vector
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais