AQUÁRIOS E FISHROOMS
Área dedicada a todo o tipo de questões relativamente a aquários e fishrooms. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
255 topics in this forum
-
- 143 replies
- 103.3k views
Boas! Decidi criar este tópico para criar tipo uma ficha pessoal de cada aquario de água doce do pessoal do forum... Assim ficam registados todos os aquarios deste tipo, respectivos donos, e muito importante todas as suas especificações... Coloquem aqui a vossa ficha com todos os dados relacionados com o vosso aquário. Assim, cada vez que ouver uma modificação editam e alteram os dados conforme adquiram mais peixes/plantas ou mudem qualquer coisa. Já existem algumas configurações de aquários por outros tópicos e estão meio perdidos assim ficaria muito bom e organizado. .gif" src="http://www.aquariofilia.net/forum/public/style_emoticons/default/jcb_.gif" class="bbc_emotico…
-
Fertilizantes 1 2
by rbarcia- 6 followers
- 28 replies
- 3k views
Olá a todos, O meu aquário tem 2 meses, 170L, Aquasoil, 2 decorações um mini tronco e o filtro Oasis Biomaster Thermo 350. Tenho 5 limpa vidros, 2 limpa fundos, 4 comedores de algas, 15 camarões. 9 Neons verdes e uns 15 Guppys. PH 7.5 Amónia 0, Nitritos 0 Nitratos 0 KH 5 GH 5/6 (Não consigo subir mais que isto e devia ter + de 8 no GH mesmo adicionando produto próprio). Andava a cometer a asneira de colocar fertilizantes uma vez por semana apenas na dose consoante a % de água que tirava quando faço TPA em vez da totalidade do aquário. A minha questão é, qual a melhor forma de fertilizar um aquário de 170L plantado. Coloco agora fertilizante uma vez por…
-
- 3 followers
- 4 replies
- 1.3k views
Olá pessoal, Andei meio sumido mas entrei de férias e montei um aquário novo de 170L e surgiram-me agora algumas dúvidas. O aquário de 170L tem o filtro Oase Biomaster Thermo 350. Na primeira caixa deixei uma esponja azul, nas duas seguintes coloquei material filtrante uma com anéis a outra com pequenas pedrinhas, na terceira coloquei anti fosfatos, anti silicatos e uma embalagem de purigen, na quarta e última deixei ficar a esponja de origem a laranja que limpa as particulas mais finas. Coloquei também um filtro UV na saída da água do filtro para o aquário. Mas tenho algumas questões: O PH está nos 6.5 e não passa desse valor, o KH estava inicia…
-
- 3 followers
- 9 replies
- 1.4k views
Estou a pensar montar um aquário novo de 140L lá para Agosto. Tenho mais uma questão, quantos cm de substrato devo colocar antes de colocar a Areia? No que tenho de 110L coloquei 1.5cm. Algumas plantas tem se dado muito bem mas tem outras que nem por isso. Mesmo dando CO2 e Fertilizante liquido algumas não aguentam. Será 1.5cm curto? Coloquei 1.5cm no centro e nas pontas nada por uma questão de estética. Obrigado a todos pelas dicas 🙂
-
Olá malta, Gostava de saber se algum de vocês já usou o Silicone para aquários ORBASIL TRANSP 300 ML(à venda no Leroy Merlin), para a montagem de um aquário ? Se sim , o que acharam ?
-
- 2 followers
- 2 replies
- 1.8k views
Olá a todos, Será que alguém por aqui tem conhecimento de uma vidreira de qualidade no Algarve (idealmente perto da zona de Quarteira/Loulé) que faça aquários por medida (comprimento de 170 cm). Já contactei várias e todas me responderam que não, mas estou com esperança que me tenha escapado alguma... Obrigado, desde já! Cumprimentos, Miguel
-
- 0 replies
- 1.7k views
Boa noite, Tenho um aquário à cerca de 5 anos, com 150x50x60cm. Hoje quando fiz uma TPA e reparei que o vidro da frente e de trás têm uma pequena barriga de, aproximadamente, 3mm. O vidro tem 10mm de espessura. É motivo de alarme ou isto é normal? Deixo algumas fotos em anexo. Desculpem a água turva, mas foi do nitrivec. Muito obrigado pela ajuda!
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.5k views
Boas Queria comprar um aquário já completo não muito grande que tambem é só para uns peixes pequeninos. Este kit vale alguma coisa ? Obrigada
-
- 0 replies
- 450 views
Boas Pessoal Quero mandar fazer um aquário novo, De Faro até zona de Lisboa quais as lojas / empresa que faça aquários que voçes conhecem ?? Obrigado
-
- 2 followers
- 5 replies
- 2k views
Boas a todos, a cerca de 1 mes e meio montei o meu primeiro aquario plantado já tem alguns vivos e até mesmo esses ja criaram 🙂. Mas estou com um pequeno problema que é um bocadinho chato e incomada me bastante, as algas.. Eu tenho o aquario com injecao de co2 e 60% de iluminação da calha durante 5 horas já a umas 2 semanas e reduzi o caudal da bomba para metade para não fazer tanta corrente dentro do aquário, a coisa melhorou mas não desaparece. Eu tenho algas tipo cabelo , principalmente no musgo . Todas as semanas aspiro com um tubinho as malditas mas voltam sempre aparecer. Tambem tenho umas algas azuis tipo raizes em algumas das folhas e troncos. Eu e…
-
- 2 followers
- 21 replies
- 2.1k views
Bom dia a todos Preciso de ajuda relativamente ao que se passa com o meu aquário. em cerce de 120 litros de capacidade, mas o mais estranho é que neste momento apenas consigo ter ancistrus, colisas, corydoras e neons. Todos os outros peixes que inseri acabam por morrer poucos dias depois. Podem me ajudar? Obrigado Rui
-
- 3 followers
- 7 replies
- 1k views
Bom dia, O meu aquário partiu e necessito de comprar um aquário urgentemente com 80cm de comprimento. Alguém conhece uma loja que venda online e faça envios? Obrigado.
-
- 2 followers
- 12 replies
- 1.5k views
Boas malta. Há algum tempo atrás, comprei o kit da Aquario Neo Flow Premium, que contém um skimmer que é colocado no outflow. No entanto, devido ao facto de o skimmer ter pouca margem de manobra e obrigava a que a saída tivesse muito mergulhada, achei que não servia para o meu propósito. No entanto, como tenho uma impressora 3D e alguns conhecimentos de modelação 3D, decidi experimentar fazer uma peça para colocar o mesmo skimmer no inflow. Como tenho um aquário pequeno, os inflows que vi à venda com skimmer são muito grandes para o aquário e não encontrei nenhuma solução que servia paras as minhas necessidades. Desenhei um adaptador que permite usar o skimmer q…
-
- 4 followers
- 17 replies
- 2.4k views
Bom dia. Vou comprar um aquário novo (90x40x35), mas a loja que mo vai vender não faz o transporte do mesmo. Dei voltas à cabeça para pensar na melhor maneira de o trazer em segurança para casa, mas resolvi pedir ajuda a alguém que já tenha passado pelo mesmo. O meu carro é um comercial, e a mala está vazia. Se colocar lá o tanque tenho medo que ele ande a "dançar" de um lado para o outro. Posso pedir um carro de 5 lugares emprestado e traze-lo no banco de trás (teria que confirmar se cabe). Alguém tem outra ideia? Todas serão bem aceites. Obrigado.
-
- 1 follower
- 2 replies
- 877 views
Bom dia, Precisava de uma ajuda e opiniões para substituir a tampa do meu aquário Actualmente tenho este aquário, a versão de 60L, e a tampa é longe do ideal. A tampa deixa o topo do aquário bastante sujo além de que a água evapora muito mais depressa. Pretendia substituir a mesma por uma de acrílico ou de vidro (não sei qual a melhor), mas não sei como será a melhor forma de o fazer. Por isso vinha pedir a vossa ajuda, conhecem algum local onde posso pedir para fazerem uma tampa à medida? E é preferível ser em acrílico ou vidro? Obrigado pela ajuda!
-
- 2 followers
- 192 replies
- 75.4k views
Bom dia a todos. Recuperei um artigo que escrevi em 2001 sobre a construção do meu aquário de 1.200 litros. Espero que contribua para o desenvolvimento do hobie e se tiverem duvidas é só colocar. A epopeia da construção do meu aquário de 1200 litros No ano passado resolvemos mudar de casa. Como a nova casa precisava de obras aproveitei para arranjar um sitio para construir um aquário novo para os meus ciclideos americanos, pois como sabem, são uns animais muito bonitos mas que precisam de aquários grandes devido ao tamanho que atingem. Depois de muito pensar arranjei o local ideal para a construção do mesmo. Como a casa tem dois pisos resolvi colocá-lo na divisão entr…
-
- 6 replies
- 2k views
O carvão activado pode ser usado para "remover" quimicos da água. Como o cloro é um quimico também deve ser eficaz na sua remoção. Deixando uma certa quantidade por litro, durante um certo tempo, consegue-se tornar a água segura para TPA.
-
- 1 follower
- 3 replies
- 901 views
Boas tardes! Antes de mais, espero estar a fazer este tópico no sítio certo. Sou novo nestas andanças e encontrei riscos de ar no silicone do aquário. Estão principalmente no silicone que cola a frente ao funco. Será normal? Será perigoso? Devo fazer algo? O aquário é de 150(C)x34(L)x45(A) com vidro de espessura 10mm. Para se ver tirei umas fotos mas não sei como colocar aqui, pois pede para inserir através de Link e não sei fazer isto. Tentei fazer no facebook mas lá avisam que "Dúvidas sobre aquariofilia apenas podemos responder no fórum www.aquariofilia.net" Alguém me ajuda!? Muito ob…
-
- 2 replies
- 898 views
Boas, Pessoal, tenho um aquário resun dms 500, e neste vem o sump traseiro ja acoplado, porém, ele e de água doce. estava pensando em retirar esta parte azul q e de plástico e assim ganhar mais 10cm de fundo do aquário e ficar com fundo preto. Utilizaria um filtro normal. atualmente o sump esta com a esponja, mídia, carvão e a bomba que tem duas saidas de água. voces acham q vale a pena retirar o sump para ganhar espaço e utilizar um filtro normal? Obrigado
-
- 5 replies
- 2.4k views
Boa tarde a todos. Ora estava a precisar de um aquário para criação de guppys, pois no meu aqua principal estava a ser impossível, visto que os ditos alevins serviam de goluseima aos mais velhinhos. Pus-me a observar a tralha que para aqui tenho, encontrei um vídro de 1M e disse ora... Se tenho ali azulejo as toneladas de 33x33cm acho que consigo fazer daqui alguma coisa... Então dei asas à imaginação... Deixo-vos aqui a minha última DIY para um aquário feito com tijoleira Fiz três divisões com passagens de água entre eles e uma biobox ao lado direito E assim ficou... Como não tinha móvel, encontrei duas mesinhas de cabeceir…
-
- 1 reply
- 930 views
Boas malta. Como o próprio título indica, estou a pensar trocar de aquário. Tenho neste momento um aquário de 60lt apenas. Estou a pensar fazer upgrade para um de 128lt ou 200lt. A minha dúvida reside no seguinte, o espaço para ter os dois em funcionamento é muito escaço ( e a mulher mata-me), como posso fazer a transição de forma mais simples? O filtro será o mesmo, as plantas serão também as mesmas, os mesmo peixes, as mesmas rochas. O substrato será novo, estou a pensar no tropica aquarium soil apenas. É possível fazer a transição direta de um para o outro? A diferença de litros ainda é substancial, principalmente se optar pelo de 200lt. Estou apenas na dúvida de…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.3k views
Bom dia, Estou com "novo" projeto em mãos e a minha duvida é a seguinte: Como o titulo refere, aquário 150*50*50 vidro 10mm, sem travessas francesas posso avançar assim ou é perigoso sem travessas. já tenho o aquário desde 2016 mas acabei por não avançar. Desde já obrigado. Nuno. Aquário -- http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161120/50b0ecbae7040e79a753b126e9d3541c.jpg
-
Inicio básico 1 2
by Crazyhead- 1 follower
- 25 replies
- 2.9k views
Boa noite. Estou a pensar montar um aquário no escritório. Mas estou completamente a zeros. Estou a pensar numa coisa pequena, 15-20 litros com 1 betta, no máximo 2 (faz-me confusão animais sozinhos). Queria uma coisa low cost, mas sem ser o aquário globo. Estou a pensar num 26x22x26 ou num 25x25x30. Do que investiguei, vou precisar de um filtro, substrato, plantas e alimentador automático (por causa do fim de semana). Têm sugestões? Obrigado
-
- 2 followers
- 8 replies
- 1.3k views
Boa noite. Permitam me pedir uma ajuda, uma ilucidaçao. Tenho um aquario ja desde jan 2019 Juwel rio 180l Iluminacao led 16h a 21.30h Filtro externo Eheim prof. 4+ (1050l/h) Substrato preto fundo parede 3D Algumas anubias , pedras zebra , troncos Amonia 0 No3 0.25 ( por mais que eu faça, co2 liquido, caixinha no filtro interno que ja com o aquario fosfato nao consigo baixar. Fauna. 12 mollys ( pais e filhos) 1 ancistros gold 5 corys albinos 3 guppys 5 naris de bebado 8 neos cardinal 3 octocinclus. Apresentado o meu hobby ca de casa. Aqui vai a minha duvida, ha cerca de mais ou …
-
- 1 reply
- 865 views
Boa tarde , Dimensões do aquário 180L Equipamentos Instalados Eheim Professional 3 350 , com litragem máxima de 1050 L/H Termostato EHEIM 150W - a 25º; Iluminação/Foto-período Calha Chihiros A901- 55W 8000º Kelvins 8200 lumen Por agora 8 Horas ao máximo . Sistema de CO2 - Extintor CO2; 2BPS Substratos & decorações Tropica Plant Growth NEO SOIL Dragon Stone Troncos de Videira Fauna 2x Electric Blue Acara 8x Melanotaenia (3 Boesmani e 5 Parva) 4 xOttos 6x Corydoras 2x Horn Snail 4x Guppys 8x Neons 8x Nariz de bêbado …
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.7k views
O Confinamento de Março deu nisto: Projecto FVM desde a a estrutura base até às Luminarias. O co Projecto todo FVM (Faça Voce Mesmo) desde o armario até às Luminarias. Promenores em continuação
-
- 3 followers
- 59 replies
- 5.8k views
Boa noite, Tinha adicionado um comentário na área de “kit aquário recomendando a iniciantes mas por sugestão do @Miguel Simões criei este tópico para obter a vossa ajuda. Já fui um membro activo deste fórum. Penso que faz aí uns 6 ou 7 anos. Lembro-me que na casa dos meus pais tinha um aquário de 60L com filtro interior e tive grandes alegrias. Comecei com uns guppies, mollys, etc. Cheguei a ter camarões cherry. E lembro-me que por último e durante uma anos tive um casal de Kribensis e umas Koridoras Panda. Que alegrias me davam. O casal de Kribenzis procriava tanto que tinha que trocar os juniores por vales de desconto na loja de animais. 🙂 E até criaç…
-
- 1 follower
- 14 replies
- 1.8k views
Boa noite, tenho um aquário de 144 litros da Aquatlantis e supostamente viria com biobox 2 mas não tem e gostava de saber o que aconselham? Eu poderia por uma minibiobox 2 neles ? Acham que seria suficiente? É que essa eu tenho. Obrigado
-
- 2 followers
- 4 replies
- 2.4k views
Boa noite a todos. Entrei para o hobby em Setembro passado e depois de uma primeira tentativa que não saiu exactamente como eu estava à espera, alterei todo o aquário e cheguei ao resultado que alguns já devem conhecer: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260404-segunda-tentativa/?tab=comments#comment-1429059 Estudei e aprendi muito durante este tempo, e julgo ter adquirido a experiência necessária para fazer uma coisa mais permanente. Como o único elemento que me incomodava era o vidro todo riscado que veio de casa da minha irmã, resolvi investir numa coisa melhor e encomendei um 80x30x40 com 8mm de espessura. Deve chegar nos próximos dias. A minha qu…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 2.1k views
Comprei um aquário e o respectivo móvel online numa loja da zona de Lisboa mas infelizmente o aquário nunca chegou. Como já tenho o móvel comigo e desisti de conseguir o aquário através da loja inicial, andei a procura de outro sitio para comprar mas as medidas não são propriamente as mais comuns e não encontrei nenhum aquário já feito que tenha o tamanho certo do móvel e a litragem que eu queria. Sabem indicar-me um bom sitio para fazer um aquário de 60x35x35 na zona de Lisboa ou margem sul do Tejo? Obrigado pela ajuda Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
-
- 2 replies
- 1.6k views
Boa noite a todos. Adquiri agora um cubo 50x50x50 com sump traseira de. 10cm. Ou seja layout 50x40x50. O que me recomendam a fazer com ele? Tenho na minha entrada um aquário de 120x50x55 comunitário, tenho escalares, geophagus, boca de fogo, pleco, Cory's, etc. E comprei agora este cubo para por na sala mas depois de muita e muita pesquisa ainda não sei o que fazer, que layout fazer, que peixes Colocar etc. Aceito as vossas ideias/sugestoes 😁 obrigado a todos
-
- 1 reply
- 948 views
Boas malta, estou para iniciar no mundo da aquariofilia e gostaria de receber algumas dicas se possível . Ou seja em qual loja aconselham a comprar, nesta caso como é para um plantado que medidas aconselham, essas coisas .
-
- 5 replies
- 1.6k views
Saudações! Há algum tempo tenho enfrentado picos de amônia no meu aquário com 2 Texas Blue (ciclídeo americano). Eles já têm 12cm e estão em um espaço reduzido e com filtragem inadequada. Iniciei as buscas por um aquário e filtragem adequados à espécie. Recebi como sugestão um aquário com 160L e filtragem de 900 ou 1000L/h. Meu receio é que daqui a pouco tempo o problema dos picos de amônia retorne, mesmo sendo em um aquário maior e com filtragem forte. Os 160L e a filtragem sugerida são adequados para 2 Texas Blue ou ainda assim, o aquário será insuficiente? Obrigada pela ajuda!
-
- 1 follower
- 1 reply
- 1.3k views
Tenho um aquario nas seguintes medidas 146x35x50cm (CxLXA), tenho utilizado de filtragem no mesmo um canister, mas estou insatisfeito com o desempenho e optei por fazer um SUMP lateral no aquário. O Sump sera feito de 20cm na lateral ficando o comprimento do aquário dividido em 20cm de sump e 126cm de área restante. Minha duvida é qual vidro utilizar nessa construção, o aquário é construído em vidros de 10mm. Mas estou pensando em utilizar 8mm para construir o Sump. Ficaria seguro?
-
- 1 follower
- 45 replies
- 9.1k views
Boa tarde,venho apresentar-vos o projeto da minha fishroom,vou colocar várias foto,explicando em pormenor tudo o que pretendo fazer por forma a que me possam aconselhar sobre se estou a fazer as coisas da melhor forma,bem como sugestões.passo então as fotos. Foto da entrada da fishroom vista do exterior,com uma porta de chapa que penso não enferrujar e tem um isolamento térmico bastante aceitavel. [/url]">http:// Foto da entrada vista do interior, onde se pode ver a caixa eléctrica, a torneira que irá fornecer o circuito que pretendo automático de tpa .sobre a caixa eléctrica irei colocar 2 tomadas para ligar um temporizador por forma a automatizar a iluminaç…
-
Members