A Epopeia Da Construção Do Meu Aquário De 1200 Litros


severum

Recommended Posts

Existe uma grande interacção entre as raias e o dono que eu desconhecia por completo !

 

Esta parte é importante realçar Nuno e obrigado por falares nela.

 

As raias são animais que sempre me fascinaram, por isso, com muito esforço, porque como devem imaginar neste cantinho da europa é complicado conseguir arranajr as espécies que mais gosto, tenho algumas :rolleyes:

 

O seu comportamento é muito interessante. Elas sabem perfeitamente que sou eu que trato delas, que as alimento, etc...

 

E isso nota-se quando me aproximo do aqua. Há uma fêmea, que curiosamente era a mais feiosa das 3 que tenho, e que agora é uma das mais bonitas :(, que ao perceber que sou eu que ando por ali, vai logo para o local onde coloco a comida. Por vezes molha aquela parte toda fazendo com que água venha para o chão das escadas, onde se encontra o aquário.

 

Tenho um amigo alemão que tem uma que só se alimenta virada de barriga para o topo do aquário e das mãos dele.

 

Apesar de serem animais com espigões venenosos, são muito sociáveis e usando a sua arma apenas quando são ameaçadas. E mesmo assim, maior parte das vezes, talvez sabendo os problemas que podem causar, preferem ir-se embora do que atacar.

 

Enfim, são animais MAGNIFICOS :P e tenho pena que por cá haja muito poucas pessoas a mantê-las.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 192
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

As rais são sem dúvida animais magnificos. Mas o problema de não haver mais pessoas a mantelas penso que se deve-se sem dúvida nao só preço que muitas vezes são comercializadas mas também ao espaço que necessitam. Pelo menos falo de mim.

Já agora peço opinião para uma coisa.... axa que um aquário de 140X60 e suficiente para manter um exemplar? hystrix ou reticulatos claro, que são as que crescem menos. Pois tenciono avançar com 1 projecto entretanto e dificilmente vou conseguir maior. É que se achar que não dá condições começo a tirar a ideia da raia. :rolleyes:

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao aquário, está fantástico e que apenas está ao alcance de pouco, uma vez que as condicionantes são imensas: espaço, iluminação, alimentação, aquisição dos próprios animais, etc.

 

Parabéns por as teres ultrapassado.

 

De facto as raias também me fascinam, no entanto conseguir-se manter um animal desses num aquário deve ser um esforço imenso.

 

Quanto ao novo visitante, mais fotos são bem vindas, pois é muito bonito e tem uns olhos fantásticos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As rais são sem dúvida animais magnificos. Mas o problema de não haver mais pessoas a mantelas penso que se deve-se sem dúvida nao só preço que muitas vezes são comercializadas mas também ao espaço que necessitam. Pelo menos falo de mim.

Já agora peço opinião para uma coisa.... axa que um aquário de 140X60 e suficiente para manter um exemplar? hystrix ou reticulatos claro, que são as que crescem menos. Pois tenciono avançar com 1 projecto entretanto e dificilmente vou conseguir maior. É que se achar que não dá condições começo a tirar a ideia da raia. :discuss_gathering:

abraço

 

As Reticulatus são raias muito sensiveis e muito complicadas de manter. Podem estar muito bem e de um momento para o outro, sem razão aparente, morrem. Portanto acho que nem deves pensar nelas.

 

As Hystrix do Brasil, são outra conversa :) Essas são bem mais resistentes. Atingem os 30/35cm em adultas. É possivel mantê-las num aquário de 140cm mas não acho que a longo prazo seja o ideal :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sigo este tópico a algum tempo, ficando "parvo" cada vez que cá vinha e via ou as novidades ou as coisas feitas. Tenho no entanto, uma duvida, Severum por acaso tens toda a actividade delas documentada? Já tiveste algum sucesso "reprodutor" com elas?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo não percebo muito bem o queres dizer com actividade?

 

A reprodução só é possivel quando os animais são adultos. No meu caso, e relativamente a estas meninas deste aquário, tenho 2 fêmeas, parece-me que uma delas já é adulta, e o macho que ainda não. São espécies que demoram entre 2 a 3 anos a atingir a maturidade dependendo da alimentação :character0050:

 

Outras espécies que tenho são piores. Podem demorar entre 4 a 5 anos. Mas enfim, depois destes anos todos de aquariofilia, uma das coisas que aprendi é que a paciência é fundamental neste hobby.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, 5 estrelas esse teu aquário!

Os meus parabéns :character0050:

 

Abraço

 

 

 

Ricardo não percebo muito bem o queres dizer com actividade?

 

A reprodução só é possivel quando os animais são adultos. No meu caso, e relativamente a estas meninas deste aquário, tenho 2 fêmeas, parece-me que uma delas já é adulta, e o macho que ainda não. São espécies que demoram entre 2 a 3 anos a atingir a maturidade dependendo da alimentação :snipersmile:

 

Outras espécies que tenho são piores. Podem demorar entre 4 a 5 anos. Mas enfim, depois destes anos todos de aquariofilia, uma das coisas que aprendi é que a paciência é fundamental neste hobby.

 

Abraço

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já há uns tempinhos que eu não vinha “lavar os olhos”, :shocked028: (imagina as ramelas…) :confused4: só tenho uma crítica a fazer e é a seguinte: se em vez de teres “dólares” tivesse €? Não seria mais rentável? E agora vou fazer o “penso” há careca pois de tanto “coçar” a dita enquanto via as fotos fiz sangue. :tapfoot:

Grande abraço Gil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 9 meses depois...

Sim...Manda novidades....Adorei mas acho que falta decoração...gosto de monsterfish mas quase todos os aquas que vejo não têm muita decoração...sei os motivos...e só digo isto porque gosto de aquas completos....se é que me faço entender....

 

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bem.. acho que me perdi logo á 3a pagina.. parabens. Fantastico mesmo.

Eu tenho uma duvida que não sei se me sabera ajudar pois nao estou por dentro de especies de tamanhos gigante mas:

Caso o seu aquario seja de agua quente (não deve ser) como aquece a dita??!

 

Mesmo que não seja de agua quente acha que me consegue ajudar com a duvida a mesma?

Adquiri um 2m x 60cm x 70cm com 19mml espessura para albergar escalares, viviparos e basicamente peixinhos de pequenas dimensões e de cardume pois são os com que mais me identifico para alem de que é a fauna que ja tenho actualmente e não me quero desfazer dos animais por muitos ja serem provenientes de criação minha.. ja existe um apego algo sentimental pelos bichos hahaha.

 

Adiante:

Actualmente tenho 2 termostatos de 400w a manter a temperatura no meu aqua ainda em funcionamento.. para o novo terá que ser algo ainda maior de potencia e em quantidade.. o que me leva a pensar na questao estetica e visual que será ter uma data de termostatos a servir de "paisagem" no background.

Deram-me a ideia de meter os termostatos a funcionar na sump mas que tal ideia poderia era nao se vir a revelar eficiente o suficiente.

 

Sabe o sr. ou alguem aqui que tenha pratica com este tipo de situações identicas a minha, de que forma para além de usar termos, poderei aquecer 870Lts de forma eficiente??!

A respectiva sump para o "monstro" tem 1m x 50 x 50 e levará qualquer coisa entre os os 200 a 250lts de agua bruta.

 

P.S. severum, acho que devia dar 10€ ao L191 para o coitado ir a esteticista "arrancar" o bigode.. Esta um bocado grande ja :naughty:biggrin.png' alt=':biggn:'>

Obrigada desde ja.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Silvia...

Uma das formas possíveis de conseguires atingir a temp de 25ºC, é se utilizares uma sump em que possas colocar os termostatos lá dentro. Inicialmente poderá levar algum tempo até chegar à temp desejada. Uma boa sump devidamente bem acondicionada e isolada manterá assim dessa forma a temp. no seu interior e aquando a reposição para o aquário principal levará essa mesma água já quente para cima.

Se quiser poderei lhe exlicar melhor, pois possuo um aquário de maiores dimensões (reef) e mantenho a temp. a 25/26ºc sem quaisquer dificuldades.

Cumprimentos,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 5 anos depois...
  • 1 mês depois...
On 05/09/2021 at 07:51, jdhome disse:

Quase 15 anos depois
vamos reavivar este topico a ver se o dono nos mostra mais fotos
de como esse lago se encontra actualmente e que manutençoes tem feito

O Severum já não vem ao fórum desde: Última Visita Outubro 4, 2011, e acredito que não volte.

 

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O @severum aka Alberto Gil é o dono da Fixexotic. Podem seguir o seu canal de YouTube para acompanhar o seu trajecto actual.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais