JUCAmeiloco Publicado Maio 13, 2021 Share Publicado Maio 13, 2021 O carvão activado pode ser usado para "remover" quimicos da água. Como o cloro é um quimico também deve ser eficaz na sua remoção. Deixando uma certa quantidade por litro, durante um certo tempo, consegue-se tornar a água segura para TPA. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricky 1000 Publicado: Maio 13, 2021 Share Publicado: Maio 13, 2021 O carvão pode ser usado para remover o cloro da água antes de ser posta no aquário. Existem vários tutoriais em como o fazer no YouTube. O problema são as cloraminas e metais pesados que não são removidos pelo carvão ativo através desse método. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tony burgos Publicado: Agosto 5, 2021 Share Publicado: Agosto 5, 2021 Já vi vários tutoriais práticos no YouTube para fazer isso, quando vou passear no meu minibus e devo dizer que os exemplos de como fazer isso são práticos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JUCAmeiloco Publicado: Agosto 5, 2021 Autor Share Publicado: Agosto 5, 2021 Comprei um filtro de água de barro. O filtro é dividido em duas partes, o depósito superior onde se põe a água para ser filtrada, e o deposito inferior onde fica retida a água depois de filtrada. A vela (filtro) que tenho na parte superior apenas retém as impurezas e torna a água mais básica. Na parte inferior coloquei um saco, para matérias filtrantes, com carvão ativado até um pouco acima da torneira. Com esta água filtrada é que estou a fazer as TPA. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Agosto 10, 2021 Share Publicado: Agosto 10, 2021 Para o carvão ativado funcionar na remoção do cloro, a água tem que passar toda lentamente pelo carvão. Não basta colocar um saco de carvão no recipiente. Se estamos a falar apenas em remoção de cloro, um método muito mais simples e barato é ter um recipiente aberto e esperar 24h para o cloro evaporar. Para remover cloro e metais pesados, não sei a quanto anda o preço do carvão ativado, mas sendo que é possível comprar uma garrafa de Seachem Prime de 1L por cerca de 40€ e sabendo que 1L serve para tratar cerca de 40.000L (e que se comprares uma garrafa maior de 2L ou 4L ainda fica mais barato a longo prazo) 1€ trata 1000L, penso que não compensa andar a comprar e a trocar carvão ativado todos os meses e sem ter a certeza se o carvão dura esse tempo todo. 3 Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JUCAmeiloco Publicado: Agosto 10, 2021 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2021 Ok, nunca tinha lido a descrição completa desse produto. Se for como está escrito para além de compensar mais monetariamente, é melhor no tratamento de agua. Vou ver se encontro disponível perto de mim. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricky 1000 Publicado: Setembro 15, 2021 Share Publicado: Setembro 15, 2021 On 10/08/2021 at 12:25, João Cardoso (Kadoxu) disse: Para o carvão ativado funcionar na remoção do cloro, a água tem que passar toda lentamente pelo carvão. Não basta colocar um saco de carvão no recipiente. Se estamos a falar apenas em remoção de cloro, um método muito mais simples e barato é ter um recipiente aberto e esperar 24h para o cloro evaporar. Para remover cloro e metais pesados, não sei a quanto anda o preço do carvão ativado, mas sendo que é possível comprar uma garrafa de Seachem Prime de 1L por cerca de 40€ e sabendo que 1L serve para tratar cerca de 40.000L (e que se comprares uma garrafa maior de 2L ou 4L ainda fica mais barato a longo prazo) 1€ trata 1000L, penso que não compensa andar a comprar e a trocar carvão ativado todos os meses e sem ter a certeza se o carvão dura esse tempo todo. Como sempre no ponto 😉 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts