Aquario Neo Flow Premium - Adaptador Inflow DIY


Recommended Posts

Boas malta.

Há algum tempo atrás, comprei o kit da Aquario Neo Flow Premium, que contém um skimmer que é colocado no outflow. No entanto, devido ao facto de o skimmer ter pouca margem de manobra e obrigava a que a saída tivesse muito mergulhada, achei que não servia para o meu propósito. No entanto, como tenho uma impressora 3D e alguns conhecimentos de modelação 3D, decidi experimentar fazer uma peça para colocar o mesmo skimmer no inflow. Como tenho um aquário pequeno, os inflows que vi à venda com skimmer são muito grandes para o aquário e não encontrei nenhuma solução que servia paras as minhas necessidades.

Desenhei um adaptador que permite usar o skimmer que vinha no conjunto, adaptando no tudo de inflow. Como podem ver nas imagens, o sistema funciona, mas com um problema, deixa entrar bastante ar no filtro. 

Gostaria de saber se quem têm um skimmer no inflow costuma ter estes problemas e como conseguiu resolver. Não sei se é um problema no design, no entanto acho que há pouca coisa que posso melhorar.
 

rFqulvuTD_knUaMdNUt6XBd_qOn_uSu2jQ23zf5U

H7Gk5paqRcaUDG6SJG0OJGsPsHXGsgGICEJFVCz8

Logo vou tentar colocar um vídeo a demonstrar o problema, dá para ver o ar a entrar no filtro. O skimmer está a futurar, por isso deveria estar a funcionar bem. Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Abraços

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O link do video está aqui. Se não der para ver, digam. Dá para aumentar a resolução do vídeo, por omissão está com uma resolução muito baixa.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem é capaz de ter sido o problema mais rápido de resolver (tomara que as algas do meu aquário fossem embora assim tão rápido). Aumentei um pouco o tamanho da peça e mudei o outflow para uma lily pipe que tinha que não agita a superfície. O facto de não ter nem um pouco de agitação, faz com que não entre ar quase nenhum. Estou bastante satisfeito com esta melhoria, especialmente quando foi feita em menos que 1 hora.

Vou fazer upload da peça num site de peças em 3D e irei partilhar aqui para quem tenha ou conheça alguém que tenha.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas João!

Que grande ideia 😄
Tens o modelo? Já estou a meter mãos à obra ahah

Outra coisa, onde arranjaste a parte final do skimmer? É o do conjunto do neo?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Já disponibilizo os modelos para a malta imprimir. Eu esta semana fiz uma modificação na peça que reduz ligeiramente o fluxo de água, porque a peça do skimmer é leve, e estava a ser demasiado puxada para baixo, entrando muuuito ar para o aquário. Agora, até tem pouca sucção, por isso ainda anda está em período experimental!

Queria ver se arranjava filamento transparente, para ser mais discreto. Sim o conjunto é da Aqua Rio Premium Flow. Não adorei o outflow nem do skimmer no outflow, por isso decidi experimentar adaptar no inflow.

Abraço

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

top, obrigado!

Como não tenho o skimmer propriamente dito, estava a optar por uma solução deste género:

https://www.thingiverse.com/thing:408566/files

Sinceramente não sei se resultará.

No entanto, se me conseguires fazer um desenho, ainda que tosco, com as medidas do teu skimmer, poderia ver se conseguia reproduzir 

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

top, obrigado!
Como não tenho o skimmer propriamente dito, estava a optar por uma solução deste género:
https://www.thingiverse.com/thing:408566/files
Sinceramente não sei se resultará.
No entanto, se me conseguires fazer um desenho, ainda que tosco, com as medidas do teu skimmer, poderia ver se conseguia reproduzir 
Eheh por acaso já pensei nisso, devido ao facto deste skimmer ser muito susceptível à variação dos níveis de água. Tentei desenhar uns quantos, mas têm um grande problema, que é acertar com a quantidade de plástico ou de ar que o skimmer retém para não afundar com a sucção, nem para ser completamente sugado. É difícil de acertar com isso!

Contudo, vi que a Rio lançou a versão 2 do skimmer, que permite que seja mais susceptível a variações do nivel de água, se nenhum dos que desenhei servir e conseguir acertar, vou experimentar comprar (só o skimmer deve ser baratinho)

Deixo em baixo os skimmers que desenhei, ainda não estão bem no ponto, nem o próprio adaptador está no ponto que quero, quando tiver isso pronto disponibilizo.

Estou aberto a ideias e opiniões! Pode ser que haja algum pormenor em falta.

Abraço!4135a73dfcf5bd34f90192a0b209bee6.jpg

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não pus mãos a obra, por isso, ainda não experienciei esses problemas.

De qualquer das formas, envias-me pf os ficheiros para eu ter um ponto de partida? 🙂

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro, posso enviar os ficheiros. São .stl, serve? Eu posso exportar noutro formato, se der mais jeito

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Vocês vão dar cabo do negócio à Neo. Eheh. Muito bem, rapazes! Pro-actividade é o que é mais preciso neste hobby. E pensar que quase perdia este link...
Eheh por falar nisso, vou falar com a Neo na possibilidade de comprarem a minha patente!

Agora como estou a refazer o meu aquário, este projecto parou por um pouco. Assim que tiver novidades, digo!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais