Aquário adequado à espécie


Jubgp

Recommended Posts

Saudações!

Há algum tempo tenho enfrentado picos de amônia no meu aquário com 2 Texas Blue (ciclídeo americano). Eles já têm 12cm e estão em um espaço reduzido e com filtragem inadequada.

Iniciei as buscas por um aquário e filtragem adequados à espécie. Recebi como sugestão um aquário com 160L e filtragem de 900 ou 1000L/h.

Meu receio é que daqui a pouco tempo o problema dos picos de amônia retorne, mesmo sendo em um aquário maior e com filtragem forte.

Os 160L e a filtragem sugerida são adequados para 2 Texas Blue ou ainda assim, o aquário será insuficiente?

Obrigada pela ajuda!

 

Editado por Jubgp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

te aconselho no minímo dos mínimos 250 litros pra 2 texas blue, e dai tu sai pra uma filtragem forte. Mais importante que a vazão é a capacidade de armazenamento de mídia e filtragem. Se tiver, como, vai pra canister eheim ou se preferir, sump.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Rocha disse:

te aconselho no minímo dos mínimos 250 litros pra 2 texas blue, e dai tu sai pra uma filtragem forte. Mais importante que a vazão é a capacidade de armazenamento de mídia e filtragem. Se tiver, como, vai pra canister eheim ou se preferir, sump.

Obrigada! Pensei que os 160L pudessem resolver o problema.

Sim, como vc falou no canister, esqueci de mencionar: a sugestão foi um filtro hang-on F800 da Oceantech ou um canister mais fraco com uma bomba de circulação. Como nunca tive aquários grandes nem peixes do porte dos Texas, isso tornou-se um problema. No começo, ainda mantive o aquário atual deles estabilizado, mas como cresceram muito, não consigo por nada controlar a amônia. Troquei a mídia para a Siporax Mini, mas tb não obtive resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos lá. Primeiro passo, aquário de no min 250L. 

Segundo passo, filtragem de, no mínimo, um canister. Da uma olhada canister da eheim classic, tem modelos bem bons. Quanto a bomba, ajuda, mas canister fraco tu quer dizer o que? a vazão ser fraca ok, mas a capacidade de filtração não pode ser fraca, por isso te recomendo eheim. Existem canisters no mercado que te prometem uma vazão de 2000l/h, mas que são recomendados pra aquários bem menores devido a filtração não ser tão boa.

Quando se fala em ciclideos, precisas de uma filtração muito boa, pois produzem muita matéria organica. 

Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon.

Mas, com certeza, esquece o filtro hang on. Ele serve para aquários menores e, com certeza, faunas mais leves que ciclídeos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Miguel Rocha disse:

Então vamos lá. Primeiro passo, aquário de no min 250L. 

Segundo passo, filtragem de, no mínimo, um canister. Da uma olhada canister da eheim classic, tem modelos bem bons. Quanto a bomba, ajuda, mas canister fraco tu quer dizer o que? a vazão ser fraca ok, mas a capacidade de filtração não pode ser fraca, por isso te recomendo eheim. Existem canisters no mercado que te prometem uma vazão de 2000l/h, mas que são recomendados pra aquários bem menores devido a filtração não ser tão boa.

Quando se fala em ciclideos, precisas de uma filtração muito boa, pois produzem muita matéria organica. 

Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon.

Mas, com certeza, esquece o filtro hang on. Ele serve para aquários menores e, com certeza, faunas mais leves que ciclídeos.

Olá Miguel! Desculpe pela demora em responder. Eu estava justamente pesquisando o filtro. Liguei para as lojas daqui da cidade para ver se encontrava um canister. Ao menos, para pronta entrega, só encontrei filtros da SunSun, no caso, o 400-A (só que na internet só encontro a referência 402-A), com vazão de 1000L/h.

Sim, acredito que quando mencionaram canister fraco, deve ter sido a vazão fraca. Nesse caso, seria necessário uma bomba de circulação?

Passei por esse problema da vazão com os filtros submersos. Prometiam filtrar uma quantidade de L/h, mas que na prática não faziam nem metade do que deveriam. No caso, como sei qual a capacidade de filtração de um canister?

Sou iniciante nos canisters e ouvi dizer que eles têm muitas especificidades. Essa informação procede? O que seriam essas especificidades, por exemplo? Sei que preciso das mídias e do perlon.

Acredito que no meu caso seja melhor não pensar nos sumps, devido ao móvel com o tamanho já certinho para o aquário (sofro de limitação de espaço). Darei um jeito de pôr o aquário no meu quarto, nem que eu tenha que dormir na sala 😂😂😂

Tem sim da Seachem Matrix na loja (menos um item para procurar) 😉

Já desisti do hang on. Melhor ter logo um que funcione. Vou dar uma olhada nos que você mencionou.

Muitíssimo obrigada pela sua ajuda! 

Editado por Jubgp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes, como https://nearbyall.com/. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais