Marco Corgas Posted June 8, 2022 Share Posted June 8, 2022 Boas a todos, a cerca de 1 mes e meio montei o meu primeiro aquario plantado já tem alguns vivos e até mesmo esses ja criaram 🙂. Mas estou com um pequeno problema que é um bocadinho chato e incomada me bastante, as algas.. Eu tenho o aquario com injecao de co2 e 60% de iluminação da calha durante 5 horas já a umas 2 semanas e reduzi o caudal da bomba para metade para não fazer tanta corrente dentro do aquário, a coisa melhorou mas não desaparece. Eu tenho algas tipo cabelo , principalmente no musgo . Todas as semanas aspiro com um tubinho as malditas mas voltam sempre aparecer. Tambem tenho umas algas azuis tipo raizes em algumas das folhas e troncos. Eu estive a pesquisar na net e vi que o esterilizador UV ajuda na causa das algas assim como aquele aparelho da twinstar nano. Mas ambos são caros , só queria colocar apenas 1 desses 2 para ajudar no meu problema. A questão é qual? E se são mesmo eficazes? Eu não sou apologista de uso de quimicos e queria uma solução o mais natural possivel. Quem me puder esclarecer e ajudar sobre o assunto fico grato. Aqui fica umas fotos das ditas algas que falo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alvaro Silva Posted June 8, 2022 Share Posted June 8, 2022 Boas Marco Corgas Olha sobre o UV não te posso ajudar uma vez que não tenho qualquer experiência,portanto vou-te deixar aqui um texto muito elucidativo para leres. http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm espero que pelo menos te ajude. Saudações Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Cardoso (Kadoxu) Posted June 21, 2022 Share Posted June 21, 2022 Não precisas de UV, precisas de uma equipa de limpeza. Uns camarões dão cabo disso num instante. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Corgas Posted July 14, 2022 Author Share Posted July 14, 2022 On 21/06/2022 at 16:06, João Cardoso (Kadoxu) disse: Não precisas de UV, precisas de uma equipa de limpeza. Uns camarões dão cabo disso num instante. Eu tenho 4 camarões amano e 6 ottos e não comiam nada das algas. Agua estava constantemente esverdiada e comecou a ganhar estas algas nunca mais parou. Então decidi desmontar tudo , aproveitei podas que não estavam infetadas com as malditas , remontei o layout de outra forma e plantei tudo de novo. Acabei por comprar 1 esterilizador UV da Eheim de 11w apliquei , ja tenho a montagem nova a 3 semanas, simplesmente fantástico, agua super cristalina sem problemas. Apenas tenho umas algas pretas mas muito pouco mas acho que isso é alimentação a mais nos peixes. Ou a fertilização não ser adequada. Essa parte para mim ainda é uma dor de cabeça porque não sei o que usar . Neste momento uso tropica especialized. 1 dose por dia durante 6 dias. Link to comment Share on other sites More sharing options...
KoD Posted July 15, 2022 Share Posted July 15, 2022 há 9 horas, Marco Corgas disse: algas pretas Também me apareceu no outro aquário que tinha e estava relacionado com a corrente, ou seja, aparecia onde estava a corrente a sair do filtro. Há um produto que se põe, não me recordo do nome, com o filtro desligado, sem corrente nenhuma, e aplicas nas folhas ou zonas onde essas algas estão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Cardoso (Kadoxu) Posted July 19, 2022 Share Posted July 19, 2022 On 15/07/2022 at 00:28, Marco Corgas disse: Eu tenho 4 camarões amano e 6 ottos e não comiam nada das algas. Agua estava constantemente esverdiada e comecou a ganhar estas algas nunca mais parou. Então decidi desmontar tudo , aproveitei podas que não estavam infetadas com as malditas , remontei o layout de outra forma e plantei tudo de novo. Acabei por comprar 1 esterilizador UV da Eheim de 11w apliquei , ja tenho a montagem nova a 3 semanas, simplesmente fantástico, agua super cristalina sem problemas. Apenas tenho umas algas pretas mas muito pouco mas acho que isso é alimentação a mais nos peixes. Ou a fertilização não ser adequada. Essa parte para mim ainda é uma dor de cabeça porque não sei o que usar . Neste momento uso tropica especialized. 1 dose por dia durante 6 dias. Qual é o tamanho do aquário? Parece-me que 4 camarões num aquário desse tamanho não vão conseguir fazer grande coisa. E os ottos não comem aquilo de que te queixavas. Não perceber e resolver a origem do problema e recomeçar do zero, atirando mais dinheiro para tentar resolver as coisas é uma das maiores causas de desistência deste hobby. O UV não te vai resolver a origem do que causou o problema, vai eliminar um sintoma. Sem resolveres o problema principal vais continuar a ter problemas a médio/longo prazo. Água esverdiada é muito provavelmente excesso de luz e nutrientes. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts