ESTRUTURAS E MOBILIÁRIO
Área dedicada a estruturas e todo o tipo de mobiliário para aquariofilia. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
144 topics in this forum
-
Olá a todos, Espero que estejam bem! Queria compartilhar convosco um artigo interessante do blog sobre o cola de madeira. Ele destaca a importância do domínio da montagem de madeira nos ofícios da marcenaria e fabricação de móveis, destacando a cola para madeira como um método versátil e robusto. Esta análise examina de perto a aplicação da cola para madeira, desde a seleção do produto até o seu uso ideal, para garantir uma montagem durável e de alta qualidade. Aqui está um trecho que pode ser do vosso interesse: "O domínio da montagem de madeira constitui um pilar fundamental nas profissões de marcenaria e fabricação de móveis. Entre os múltiplos métodos d…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 3.1k views
Alguém sabe aonde posso comprar um móvel em conta para o meu aquário em cubo de 34L 34x33 de preferência em Lisboa mas também pode ser online
-
- 3 followers
- 4 replies
- 2k views
Olá a todos. Comprei um móvel com 102 x 40 x 82cm e estou à espera de um aquário que mandei fazer de 100 x 40 x 50cm. Problema: o topo do móvel que serve de base para o aquário, não tem 40cm, tem apenas 38cm de profundidade, ou seja, o aquário vai ficar com 2cm a mais de comprimento do que a placa onde vai assentar. Numa pesquisa rápida li que não deve ser problema, mas queria saber se alguém tem uma experiência deste género, ou se é melhor mesmo acrescentar uma placa com a medida correta para colocar em cima do móvel. Obrigado
-
- 6 followers
- 74 replies
- 8.5k views
Boa Tarde. Pelo motivo de ter adquirido um um novo filtro externo, Eheim 2180, vi-me forçado a iniciar este novo projeto, porque o filtro não entra dentro do móvel que eu tenho. Dados do móvel: 100x40x80 MDF de 16mm Será dado um primário, tinta e verniz. Dúvidas: Estou a pensar em colocar 4 reforços em cada canto, é necessário? MDF de 16 mm, aguentará? Na base do móvel, é necessário colocar pés ou a madeira fica em contacto direto com o chão? PS: Não sei se estarei a colocar a dúvida no local indicado. Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
-
- 2 followers
- 3 replies
- 1k views
Boas! Tenho um aquário de 60x30x35, filtro com bomba de ar, aquecedor, cerâmicas para bactérias de decomposição de amónia, algumas plantas low-tech e como substrato areia de sílica. A habitar o meu humilde aquário tenho doze danios coloridos, três corydoras bronze, duas corydoras pimenta, um ancistrus e quatro caracóis para evitar pragas. Recentemente vi um vídeo de uma montagem de uma espécie de segundo andar num aquário(vou deixar o link) https://www.instagram.com/reel/CWo3QshAt5x/?utm_medium=share_sheet Gostaria de fazer algo assim no entanto surgem me dúvidas, aquela cola que ela usou não será tóxica para o aquário? E as pedras? Devem ter alguma prepar…
-
- 3 followers
- 17 replies
- 1.6k views
Alguns de vocês vão estranhar o tempo que demorei a concluir este projeto, mas há uma boa razão para isso e eu vou tentar explica-la. As coisas começaram a ser planeadas entre Abril e Maio passados... nessa altura o meu aquário começou a dar mostras de um substrato esgotado, e como já andava com ideias de substituir o meu antigo móvel (também ele construído por mim, e já sem grandes hipóteses de ser melhorado), aproveitei a oportunidade e planeei as coisas da seguinte forma: primeiro construía o móvel, depois esvaziava o aquário, a seguir trocava de substrato e pelo caminho ainda arranjava maneira de reformular o hardscape. Perfeito! O meu conhecimento em Carpintaria…
-
- 1 reply
- 1.6k views
Boa tarde procuro móvel para colocar um aquário (60x30x30). Não muito caro. Na zona de Lisboa, quem posso contactar? Abraços, JCF
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.3k views
Bom Dia/Boa Tarde ou boa noite. No início deste mês decidi construir um novo aquário para a minha sala de estar 120x42.6x50. Depois de concluída toda a montagem e encher o aquário quando estava a limpar o vidro reparei que tanto o vidro frontal como o vidro traseiro ganhou uma curvatura 3mm no total, alarmado entrei imediatamente em contacto com a pessoa que montou o aquário que prontamente explicou-me que não era uma situação para alarme e até era normal visto não ter nenhum travamento e que o vidro e o silicone tem alguma elasticidade, finalizando com "nunca tive problemas" tratando-se de uma imprensa profissional com muitos anos de experiência trouxe-me alguma tra…
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.4k views
Olá pessoal, espero que estejam todos bem dado estas alterações necessárias para combater este bicho que anda por aí. Eu estou afastado da brincadeira dos aquários já lá vai uns anos, mas dado umas alterações aqui em casa, e dois amigos a espetarem-me com fotos dos novos projetos nos aquários o bichinho foi crescendo outra vez. Eu tenho dois aquários um de 85x40x40 e outro de 60x30x40 que estão sem moveis para os colocar, e queria voltar a liga-los. Tal como gostava de ter algum espaço para poder expandir, tipo montar uma aqua de 1 metro hehehe. Tenho andado a ver mobiliário para isto e encontrei na Leroy Merlin umas estantes engraçadas, que p…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 841 views
Boa tarde a todos, Alguém já mandou fazer um móvel Ada Style para um Ada 60p (ou outro qualquer aquário), que possa indicar/aconselhar a empresa? Obrigado!
-
- 1 follower
- 7 replies
- 1.8k views
Ora como sou um rapaz que gosta de utilizar a tralha que tenho de modo a reciclar e gastar zero nos meus hobbies, Aqui fica um DIY que fiz do móvel para um dos meus aquários... Paletes... Tenho... Pladur... Tenho... Tinta... Tenho... Parafusos... Tenho... Restos de placas.... Tenho.. Dobradiças... Tenho... Ficha eletrica.... Tenho... Casquilho e lâmpada.... Tenho... Bora lá mater as mãos à obra... Fiz a estrutura com paletes, forrei com restos de pladur. Cortei duas placas em contraplacado à medida para as portas... E o resultado foi este... Espero que gostem e vos sirva de inspiração...
-
- 1 follower
- 10 replies
- 3.3k views
Boa tarde, Tenho de momento um aquário feito à medida para um móvel que já tinha e gostava de reforçar o móvel em questão com uma estrutura de ferro. O móvel em questão é o Aquacab 54 da Eheim, que tem como peso máximo suportado a referência de 80kg. A questão é que o aquário que ele suportará tem as medidas de 61cm de comprimento, 31cm de profundidade e 60cm de altura e excederá com toda a certeza esse peso. Assim, pensei que se colocasse uma estrutura interna de reforço, esse problema ficaria resolvido, mas mesmo assim não sei devido ao formato do móvel em si (a parte do móvel que serve como base do aquário é mais comprida e mais profunda do que o móvel…
-
- 2 replies
- 2k views
Olá bom dia estou a pensar em retirar o substrato do meu aquário. Ele tem 30 litros o ph esta a 7.0 o substrato que tenho no momento é o cascalho de rio e os peixes que tenho são os neon chinês que para quem não conhece pois são peixes pouco conhecidos são basicamente uns neons de água fria. Alguém me pode ajudar pois não sei se o devo fazer.
-
- 0 replies
- 586 views
Olá bom dia estou a pensar em retirar o substrato do meu aquário. Ele tem 30 litros o ph esta a 7.0 o substrato que tenho no momento é o cascalho de rio e os peixes que tenho são os neon chinês que para quem não conhece pois são peixes pouco conhecidos são basicamente uns neons de água fria.
-
- 3 followers
- 8 replies
- 1.6k views
Mas faz muito bem à cabeça! Nos dias que correm, onde todos estamos (ou devíamos estar) fechados em casa, passar os olhos por este fórum dá-nos vontade de fazer sempre mais qualquer coisinha no nosso aquário. E foi isso que comecei ontem a fazer... resolvi "fechar" o móvel que tinha feito, à semelhança de alguns projectos que vi por aqui. Deixo-vos a primeira imagem. Abraço. Espero que todos estejam e continuem bem.
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.9k views
Boa tarde. Nao sei se é o sitio certo a expor a minha dúvida. A minha questao era a seguinte. Comprei um aqua + o movel mas a patroa nao gosta do movel.. entao pensei em fazer um. Mas antew que algo corra mal prefiro perguntar aos entendidos. Aqua tem c 125cm x l 46 cm x a 56 cm em vidro de 10 mm o que da uns 322 litros ou seija perto de uns 320 kg. Mais areia pedra troncos mais o proprio peso do aqua temo que ele fique perto dos 450 kg Tinha pensado em fazer 4 extrutras em forma de escada e depois unilas com cola de madeira/ parafusos de uns 10 ou 15 cm. A madeira seria em pinho.. 4x4 ou 7x7 ou um misto. Ainda nao sei bem asim com L's d…
-
Boa noite já alguém comprou algum móvel ao utilizador lowcost no OLX???
-
- 1 follower
- 8 replies
- 4k views
Ora bem, embora já tenha entrado neste forum à algum tempo (por causa de uma tartaruga), só agora me estou a entranhar no hobbie (ou então o hobbie é que está a entranhar-se em mim). Chegou a hora de substituir a pobre secretária que tem que suportar um aquário de 128 litros e construir um móvel em condições. Como não podia deixar de ser, andei por aqui a ver alguns projetos. Penso que não haja problema em me basear nas construções que por aqui vi do tipo ADA. Já desenhei o projeto todo, e o proximo passo é ir buscar o MDF hidrofugo à Leroy Merlin. Tendo em conta o tamanho do painel de 2440 * 1220 , estive a tentar perceber se o que tinha desenhad…
-
- 11 replies
- 2.2k views
Pequeno video da reutilização de um contentor de 600l para fazer um mini lago externo. Um FVM rápido e fácil de fazer. No próximo video entram os primeiros habitantes.
-
- 1 reply
- 1.4k views
O que farias diferente? Solicito dicas e criticas!
-
- 2 followers
- 4 replies
- 1.9k views
Boas pessoal. Decidimos montar um aquário no nosso Hall de entrada e, infelizmente, o chão tem um desnível enorme. O que posso colocar por baixo do móvel, para o equibrar? O desnível é de 2.2cm e tenho receio de usar o material errado, para o equilibrar de forma correcta. O aquário mede 180 cm (c) × 65cm (a) × 65 cm (l). O móvel é de aço inoxidável, exactamente com as mesmas medidas. O chão é betão, com um tapete de pvc por cima. Agradeço a todos, Sara
-
- 1 follower
- 2 replies
- 2.6k views
Bom dia pessoal. Eu tenho um aquatlantis aquadream 100L e preciso com alguma urgência de um móvel bem resistente. Vi neste site este, https://www.pet4you.net/peixes/aquarios/moveis/pet4you-movel-para-aquarios.html, mas queria saber a vossa opinião sobre o conhecimento do site e do móvel em si. Aceito outras opiniões, apenas não queria passar dos 90 euros. Cumprimentos e obrigado.
-
- 2 followers
- 18 replies
- 5.6k views
Boa noite, Com a compra de um novo aquário e vendo os preços de alguns móveis no mercado pensei em fazer eu mesmo um móvel em MDF, a minha pergunta é para aqueles mais experientes em construção de móveis, o MDF é o indicado para o que pretendo ou existe madeira melhor? Se sim o aquário não é mt grande (60x30x35) qual será em termos de medida a espessura ideal para um aquário desse tamanho para ficar com um móvel seguro. Agradeço desde já ajuda que me prestarem.
-
- 0 replies
- 984 views
Pessoal sei que a pintura ideal para base em metalon para aquario marinho seria Epox ( akela industrial que vai a base em um forno ) mais aqui em jundiai não achei nenhum lugar que faz . Então terei q achar uma tinta resistente para não enferrujar tão fácil. Vcs poderiam me ajudar ? Me disseram q tem epox sem ser esse tipo industrial, mais outros disseram q não presta . Poderiam me ajudar ? Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk
-
- 2 followers
- 4 replies
- 1.9k views
Recebi um aquário com 100*30*44cm c*l*a mas com um vidro de apenas 5mm de espessura. Como devo reforçar o aquário para não haver risco de um "tsunami"?
-
- 0 replies
- 2.7k views
Bom dia, comprei recentemente um aquário e ontem, quando o estava a encher reparei que ele tinha pequenas bolhas(conforme as imagens) no silicone que não me lembro de as ter visto antes de encher o aquário.As bolhas são muito pequenas e estão dos dois lados do aquário.Acham que o aquário pode rebentar?
-
- 12 replies
- 2.8k views
Boas, este ano dei inicio ao meu maior projecto DIY até hoje. Vou construir um Móvel DIY. Nunca me tinha aventurado numa destas, com tão "grande" envergadura. Então o móvel tem 100x50x80. Estrutura em pinho, com revestimento a MDF Hidrofugo de 16mm. Que depois de feito irá ser pintado com primário e tinta preta. O pinho utilizado, foi barrotes de 4,4cm x 4,4cm. As placas de MDF comprei e mandei cortar á medida, que infelizmente correu um bocadito mal, poderia ter sido pior, mas tenho 1 porta enviosada, e todas as placas têm 1 mm a mais, que no final de contas deu que a estrutura ficasse com 1 mm de folga, que entretanto resolvi. Em todas as uniões…
-
- 1 follower
- 9 replies
- 3.3k views
Boa Tarde, Alguém tem alguma ideia de uma estrutura ou um pvc especifico para fazer tipo uma calha para tapar o aquário? Que deixe entrar a luz é um aquário plantado. Cumprimentos
-
- 3 followers
- 46 replies
- 8.8k views
Boas a todos, Estou de volta aos diy's, isto graças a 3 culpados o Filipe Sampaio, Gonçalo84 e Pedro Bernardo :) estes 3 deixam-me o sangue a ferver com os seus excelentes diy's...lol Será um móvel estilo ADA, já se sabe que são móveis com uma linha simples e estéticamente bonitos, fui vendo vários diy's deste modelo pela internet fora para ir tirando as melhores dicas que cada um melhorou na montagem do mesmo, muitas alterações que para mim não tinham lógica mas outras com muita lógica o caso do Filipe Sampaio na furação para a entrada dos tubos na vertical. Material: Madeira MDF 16mm Medidas: 90 altura, 60 comprimento, 40 largura) Parafusos…
-
- 2 followers
- 55 replies
- 8.3k views
Boas Amigos Dentro em breve vou dar inicio a um novo projecto 80x40x40 para substituir o actual, por isso resolvi fazer também um móvel novo. Depois de alguma pesquisa encontrei num forum inglês exactamente aquilo que tinha em mente, feito isso meti mão à obra. Este móvel em especifico tem as medidas de 80x40 por 105 cm de altura, eu sei que é um bocado alto e dificulta um pouco a manutenção do aquário mas é a medida a que esta o meu actual por isso já estou habituado. Pessoalmente gosto de não ter que me baixar muito para ver o aquário... Isto é o que tenho em mente: Depois de feito o projecto ( na imagem so tem uma porta mas vai ter duas ) tirei …
-
- 4 replies
- 5.1k views
Boas pessoal, Estou a pensar em comprar um aquário com as medidas indicadas acima, e para isso quero fazer um móvel ao estilo ADA que fique à medida do aquário. Isto é um aquário que só pretendo o comprar a meio deste ano mais ou menos, mas já comecei a desenvolver o projecto do móvel. Como ainda sou um pouco novato nestas andanças tenho ainda algumas dúvidas de como o móvel ficará melhor. Como o aquário é comprido poderá ser preciso usar dois filtros, ou seja, a minha ideia inicial de colocar prateleiras na parte direita do móvel exclui-se para que a tubagem para os filtros não seja muito grande. Envio uma imagem do projecto com as prateleiras: Pensei em…
-
- 0 replies
- 1.4k views
Boas Conhecem alguém que faça estruturas para aquários? Bom e barato já agora? :D Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 42 replies
- 8.1k views
Boas Amigos Estou a iniciar um projecto novo de médio prazo que vai ter muitos projectos diy que irei partilhar aqui no forum. o primeiro é este ....O móvel... Mas nada melhor que as fotos... A estrutura: O movel completo: A ideia é colocar os meus dois aquários no mesmo móvel O novo terá 100x45x45 o meu cubo tem 40x40x40. A minha duvida e é aqui que peço ajuda aos mais entendidos na matéria será que o móvel aguenta? O aquario grande tem cerca de 200 litros o que com o hardscape todo deve pesar na ordem dos 250Kilos O pequeno tem 50 litros e deve pesar 60 a 70 kilos Por isso estamos a falar de cerca de 300 e tal Kg. Posso fazer ass…
-
- 4 replies
- 1.5k views
Boas pessoal , tenho um aquário de 240 litros com 120 cm de largura e um móvel de 112 cm , acham que posso deixar 4 cm de fora de cada lado . Obrigado
-
- 4 replies
- 1.6k views
Pessoal é o seguinte com a compra de uma calha de LEDs vou precisar de tapar o aquário. O aquário tem travas, uma coladas ao vidro da frente e outra ao de trás. Ou seja posso simplesmente colocar um acrílico em cima e esta resolvido. No entanto queria algo melhor, estão a ver aqueles vidros das arcas congeladoras dos gelados? Aqueles vidros de correr? Era isso que eu queria com 2 vidros e que não fosse preciso colar fosse só "assentar" em cima do travamento do aquario. Onde posso comprar uma estrutura dessas ? É difícil de fazer?
-
Members