ESTRUTURAS E MOBILIÁRIO
Área dedicada a estruturas e todo o tipo de mobiliário para aquariofilia. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
144 topics in this forum
-
- 10 replies
- 3.3k views
Boa noite, acabei de comprar em 2ª mão um móvel da aquatlantis. Ao medir o tampo do móvel tem 79cm x 39 cm. Este móvel dá para aquários de 80x40 ou tem de ter a medida 79x39? Podem ver a foto do móvel no link abaixo. https://www.dropbox.com/s/j2tevv1pj2h9xt0/IMG_0776.JPG?dl=0 PS: Caso alguém tenha algum aquário compatível com o móvel estou à procura (link abaixo). http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249345 Obrigado
-
- 19 replies
- 9k views
Após muita procura por um Móvel para o meu Aqua acabei por desistir e meter mãos á obra Desenho de preparação para corte da chapa em que optei por uma espessura de 19mm Após uma demão (foi dado 2 demãos) de tapa poros celuloso (diluido com um pouco de diluente celuloso) na madeira, dá para ver a diferença do antes e do depois Ás peças a secar após ter dado o tapa poros Após cerca de 1h, tempo que o tapa poros leva a secar, foi passar á lixa até ficar lisinho Aqui começa-se a ver já algumas peças montadas A aparafusadora a trabalhar nas mãos do meu amigo PERES que me ajudou bastante e deu-me algumas luzes naqueles pormenores que só mesmo…
-
- 16 replies
- 9.3k views
Boas pessoal, Este é o primeiro tópico que abro neste forum por isso peço desculpa se estiver a falhar com alguma regra. Tal como referi na minha apresentação, vou me iniciar neste mundo com um aquario de 126L que está a chegar Como devem calcular o orçamento não estica e vou ter que "poupar" em alguma coisa e para já decidi-me pelo móvel. Ora a questão que tenho é a seguinte, as dimensões do aquario segundo a informação da pessoa que me vai dar são de 90x36x54 e estava a pensar comprar uma mesa Lack no Ikea para o suportar. A mesa á a seguinte: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00095036/ Acham que "safo-me" com isso ou nem por isso?
-
- 0 replies
- 1.8k views
Boas, ja tinha colocado o tópico noutra secção, mas pelos vistos, ninguem tem ideias. Portanto queria colocar a mesma questão aqui ao pessoal do DIY. Estou a ponderar comprar um aquario novo aquando da proxima montagem, mas tenho uma duvida "existencial" o meu aquario actual tem 100 comprimento X 40 largura X 50 altura. como necessito de muita luz, para chegar em condições ao fundo, uma vez q tenho uma coluna de quase 50cm, estou a ponderar fazer um mas só com 40cm de altura. so far so good. MAS, agora a duvida, não sei se mantenho os 40 de largura, ou de uma forma, meter um de 50 de largura, num movel que apenas tem 40. Gostava de saber de for…
-
- 6 replies
- 3.5k views
Olá olá... O meu segundo projecto de brico foi mesmo o tão demorado móvel do aquário. A minha serra circular deu o berro logo no corte da 2ª peça de madeira, o que quer dizer que tive de serra praticamente TUDO à mão... -_- (quem precisa de ginásio???) Ainda estou a ponderar se tapo os parafusos com alguma coisa (epoxi para madeira / cola com serração / pedaços de madeira...ainda não sei ao certo...) Vai levar uma camada de tinta para madeira cor carvalho antes de ser finalizado. Enfim, ainda falta: - lixagem final - tapar parafusos (ainda por decidir) - colocar portas em vidro fosco (por encomenda, à medida) - pintar - envernizar / olear / encerar. (Eu gostaria muito …
-
- 11 replies
- 2.8k views
Boa tarde a todos, Vou mandar fazer um móvel para um aquário de 80x40x40 ou 90x40x40 e queria saber opiniões. O móvel é idêntico a este: Será só com a área que está dentro do quadrado, com duas portas. Divisória na vertical no meio, a dividir em dois; Lado esquerdo sem prateleira para colocar o filtro externo e outros equipamentos; Lado direito com duas prateleiras. Terá 1 metro de altura, de largura e profundidade mais 10 cm que o aquário. Alguma sugestão a adicionar a isto?
-
- 0 replies
- 3k views
Boa tarde a todos, Vou mandar fazer um móvel para um aquário de 80x40x40 ou 90x40x40 e queria saber opiniões. O móvel é idêntico a este: Será só com a área que está dentro do quadrado, com duas portas. Divisória na vertical no meio, a dividir em dois; Lado esquerdo sem prateleira para colocar o filtro externo e outros equipamentos; Lado direito com duas prateleiras. Terá 1 metro de altura, de largura e profundidade mais 10 cm que o aquário. Alguma sugestão a adicionar a isto?
-
- 266 replies
- 59.4k views
Venho apresentar o meu projecto para o futuro aquário cá de casa. Trata-se de um projecto a médio longo prazo, portanto quero ver se as coisas ficam as melhores possíveis. O aquário vai ter uma base em barrotes de pinho, com 5,8cm e reforçado com chapas em L nas junções. A estrutura interior: Os postes que vem ao alto vai ser para a calha, e os mesmos irão ser de inox. O tampo: O tampo vai ter quase 4cm de espessura, combinado com a estrutura interior penso que ira aguentar o peso do aquário. Parte de trás do movél: A parte de trás do móvel ira ser coberta com uma chapa de 5mm de espessura. A frente: Nos lados i…
-
- 55 replies
- 21.5k views
Viva a todos, sei que é mais um projecto que aqui aparece, mas pode ser que também ajude alguém, assim como aquele que aqui estão me ajudaram. Este projecto visa substituir este aquario, que foi o meu primeiro, isto há cerca de 7 meses atrás. Em que consiste o projecto: -Aquisição de um aquário, com um 120 de cumprimento, 40 de profundidade e 60 de altura, ou medidas aproximadas. -Construção de um móvel para o aquário Neste momento já adquiri o aquario O aquario foi comprado a um user aqui do forum. Modificações ja efectuadas ao aquario: -Colocação de tampas de correr em vidro. Colocação de uma tira de vidro na lateral com 2cm de largura 5mm…
-
- 33 replies
- 5.6k views
Olá a todos. De momento vendi o meu aquário comunitário e estou com um projecto de um aquário de 190x50x60 mais uma sump 160x40x60 para discus. Já tenho aquário em casa, a questão prende-se pela construção da estrutura que de momento já está a pintar(primário e depois a preto), gostava de saber a vossa opinião acerca da estrutura, será que os pés aguentam com cerca de 900kg?? tem 8 pés com varão roscado de 2cm de grossura , mede 1,17 de altura, foi feita com ferro facar quadrado de 4cm por 3mm de grossura. Aqui ficam algumas fotos...
-
- 6 replies
- 4.8k views
Boas! Tenho um aquario de 80x30x45 no movel da fota à cerca ee 5 anos. A estrutura parece intacta, mas as portas de correr ja prendem um pouco. Quando mandei fazer o movel ja foi a pensar em colocar la o aquario. Actualmente o peso esta suportado na trave central de cerxa de 20mm. Todas as traves tem um reforço de 20+20mm. Agora queria fazer um ligeiro upgrade do aquario para 80x40x40 mas tenho receio que desta vez nao aguente. A minha ideia seria fazer uma estrutura de aço inox para reforçar o interior do movel, mas aqui tenho outra limitação, o PDM ca de casa so permite a utilizacao do lado esquerdo do movel . Estava a pensar uma moldura em tubo retangular de 15x…
-
- 2 replies
- 1.5k views
Viva, Preciso de mandar fazer um móvel adequado para sustentar um aquário de 65x35 por 40 de altura (100kg). Onde posso fazer isso e que detalhes devo pedir ao fabricante, como impermeabilizações, travamentos, etc? Agradeço imenso a ajuda Cumprimentos
-
- 0 replies
- 1.6k views
boa tarde, alguém conhece alguma serração onde se corte Madeira à medida no Porto? a intenção é fazer um móvel para o aquário e as experiências com o AKI e Leroy deixaram muito a desejar no passado. muito obrigado
-
- 3 replies
- 2.2k views
Boas , não tenho a certeza se isto será a zona indicada para este post , por isso peço desde ja desculpa se não for, tenho um pequeno dilema com o qual preciso de ajuda, tenho neste momento um aqua com 80x40x30, que está num móvel ja com os seus 15 aninhos de idade era a unica solução que tinha cá por casa para um bichinho destas dimensões e tem servido os seus propósitos o problema e que não fica bem esticamente onde está neste momento pensei em ver moveis novos mas tudo o que encontro são um bocado caro para o que pretendo recentemente encontrei umas estantes modulares em metal no leroy merlin, pareceu-me mais economico do que mandar fazer uma estrutura so para este a…
-
- 30 replies
- 23.5k views
Olá, neste topico vão ver a minha ultima distração nestes ultimos tempos. Não vou dar grandes explicações até porque as fotos falam por si. E antes que perguntem respondo já, Sim, tanto o aquario como o movel filtro e iluminação faço para aqueles que não têm jeito para estas coisas. Aqui como podem ver está já a estrutura em pinho montada, comprei umas varas em pinho de 2,60cm por 5cm x 5cm de expessura. Depois desta fase apliquei duas de mão de Tapa poros da Dyrup e em seguida apliquei 2 de mão de Verniz Maritimo para evitar entrar qualquer tipo de humidade para a madeira. Nesta foto pode ver-se o fundo do movel com Painel de Melamina a imitar Faia. Nã…
-
- 1 reply
- 1.4k views
Boas. Preciso de alguém que saiba forrar estruturas de ferro. Aqui pa zona de sintra ou lisboa estou as cegas pessoalmente nao o sei fazer nao sei qual o melhor material (baratinho) nem quero asneirar :/ e nao encontro ninguem. Tambem nao poderei montar o aquario enquanto a estrutura nao tiver tapadinha pk tou mesmo a ver o meu filho com 3 anos na sump ou na parte eléctrica... alguma alma caridosa ?? :$ Comprimentos
-
- 1 reply
- 1.2k views
Estou a pensar iniciar um projeto para construir um móvel para o meu aquário, mas preciso de ajuda de um carpinteiro pois não tenho materiais nem experiência para a parte prática/técnica. Por isso queria perguntar se há por aqui algum carpinteiro em Lisboa que me possa ajudar. Obrigado
-
- 3 replies
- 2.3k views
Boas, vou iniciar um novo aqua para discus, esta todo a andar mas falta-me movel, e pelo que andei a ver estruturas em ferro e depois para forrar fica um balúrdio . Vi uns no Ikea os KALLAX, esta a pensar juntar dois , e meter uns reforços , será que aguenta ? Ou alguem tem outras alternativas porreiras ? Edit: Agora é que vi que so tem 39cm de profundidade so se meter um atras do outro lolol
-
- 44 replies
- 11.7k views
Depois de muito ler e de juntar ideias dos projectos neste fórum venho apresentar também o meu. Esta é a primeira fase, o móvel. Vai ser para um aqua 120x60x60, daí os 430 (litros) do nome. A estrutura é em aço, revestida a mdf com folheado de carvalho, envernizado escuro para ficar o já famoso 'falso wengé' (porque pedi preço para o verdadeiro e não go$tei do que ouvi :D ). Do móvel faz parte uma tampa com a iluminação T5 e LED. O aqua já foi comprado (usado) há um ano e tenho andado a projetar, a projetar mas sem por a mão na massa. (o projeto completo, além do móvel, é bem complexo como espero que se venha a ver daqui a uns meses ) Agora finalmente dei…
-
- 9 replies
- 4.3k views
venho aqui apresentar o meu projecto que ainda nao esta acabado e ainda se encontra em fase de construção. tinha o meu aquário pousado numa estrutura de ferro, e como na sala fica muito inestético, comecei a pensar na forma de forrar a estrutura de ferro do aquário com madeira. depois pensar bastante sobre o assunto resolvi dar inicio ao projecto. mas já chega de falar, pois eu sei que o pessoal quer e fotos. aqui fica umas foto do material e madeira já cortada. aqui fica uma fotos ja do projecto em andamento. pois as furaçoes serao todas feitas antes do armario ser pintado aqui nesta duas fotos falta ainda fazer uns cortes nas calhas. …
-
- 5 replies
- 2.3k views
Olá pessoal, tou a pensar construir um movel estilo ADA para o meu aqua de 100l e gostava que os entendidos e aqueles que já construiram o seu me dessem a sua opinião. As imagens que se seguem foram feitas por mim e como é a primeira vez qe tenho contacto com programas de modelagem as imagens podem nao exemplificar muito bem. Na ilha onde moro só consegui encontrar a bom preço placas de contraplacado maritimo 18mm para a construçao do mesmo. Como esqueleto pensei em usar uns barrotes de 5x5cm como mostro nas fotos. Agora as duvidas, Contraplacado maritimo de 18mm será o suf pra suportar os 100l brutos mais extra ? E os barrotes de 5x5 na traseira serão suficientes ? Os f…
-
- 4 replies
- 4.5k views
Boa tarde pessoas. Estou a iniciar um aquário novo e estou para adquirir um móvel para por o aquário, um colega meu tem uma cómoda da IKEA com as seguintes medidas 160cm comp., 48cm de largura e 75cm de altura, e quer-se desfazer dela, estou a pensar em ficar com ela para mim e assim em vez de montar o meu aquário de 80x40x40 posso mandar fazer um de 150x45x50, mas a minha questão é se o móvel aguentará com o peso ... alguém por aqui que conheça ou tenha esta cómoda e me possa dar uma apreciação da mesma? Aqui deixo o link do móvel http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70103349/
-
- 11 replies
- 2.3k views
Boas Visto que arranjei um aqua com cerca de 60l a um bom preço, nem pensei onde o podia pôr, e a verdade é que não tenho nenhum móvel que não esteja já ser usado que aguente com o peso do aquário, pensei em construir um eu próprio. Depois de alguns rabiscos,cálculos, idas ao Aki e a outras lojas já tenho uma ideia do que quero. (tudo isto revestido depois com platex ou outro) E depois surgiu um problema : Uniões entre as pernas e as "travessas" Eu pensei em juntar tudo só com parafusos, mas como acho que desse forma as travessas quase que não fazem nada decidi optar por algum tipo de encaixe e depois sim uns parafusos só para reforçar, mas aind…
-
- 31 replies
- 15.4k views
Viva pessoal, Comecei hoje a fazer um móvel que não passa de uma imitação dos móveis da ADA, no exterior. Terá as medidas de 66,4x41,4x80 (comp x larg x alt), para sustentar um aquário 65x40x35 (91L teóricos). É feito em MDF Hidrófugo, já que este MDF resiste mais a humidades do que o normal, que incha bastante! Vou tentando postar a evolução na medida do possível, caso alguém pretenda retirar alguma ideia. Mesmo que não seja para retirar ideias, podem dizer o que estiver mal! Em princípio levará alguns upgrades por dentro, mas ainda não decidi bem de que forma os implementar. A nível de construção e material gasto, o meu caso é um pouco diferente. O me…
-
- 1 reply
- 1.3k views
Bom dia! Finalmente chegou o meu aquario CIANO EMOTIONS 100 de 175litros :D assim que tenha umas fotos ponho aqui! O meu problema é que montei o aquario na sala e como o apartamento é recente o chão é em pavimento flutuante, e tenho reparado que desde a semana passada a zona onde os pés do movel estão tem cedido alguns milimetros. Tenho algum receio que continue a ceder e incline o aquario e eventualmente ele caia do movel. E digamos que 175litros num pavimento flutuante ia por-me em grandes despesas.... Alguem teve problemas com este tipo de pisos? obrigado pela ajuda!
-
- 4 replies
- 1.2k views
Boa noite Estou a montar o meu primeiro aquário. Será um aquário de 150x50x60 (CAL) O problema reside no facto de o móvel nao assentar bem no chão. O chão e de mosaicos e não estão nivelados. Já tentei colocar em vários pontos da sala e não consigo que fique bem assente. Tenho folgas de 2 mm em alguns locais e noutros tenho mais. Pensei em colocar uma placa de esferovite ou poliestireno (aquele azul das obras) por baixo do móvel. Será que resulta? Já alguém lhe aconteceu isto? Obrigado
-
- 10 replies
- 3.5k views
Boas meus caros preciso da vossa ajuda urgente. É o seguinte tenho um aquario de 160x60x60 500L mais ou menos e o meu problema é a estrutura ou seja comprei o ferro 50x30 so que quem montou a estrutura não fez aquilo de maneira que eu queria, por duas razões primeiro ele meteu o aquario a entrar dentro da estrutura (Imagem 1) e virando ao contrario e disfarçando os pes ficava melhor, mas da maneira (E aqui a minha duvida) sera que esta estrutura aguenta este peso todo? Imagem 1 Estrutura normal ou seja o aquario fica dentro da estrutura. Imagem 2 Estrutura ao contrario o aquario ficava por cima Imagem 3 O aquario Peço ajuda de todos e todas as op…
-
- 5 replies
- 2.2k views
Adquiri recentemente um aquário com 120x50x60cm. Vou agora iniciar a construção do móvel tipo ADA style. Estou a pensar em utilizar na estrutura do móvel barrotes de casquinha de 60x37 mm de secção. Colocando 9 pilares (3 em cada topo, 2 atrás e 1 na frente do móvel), acham que é suficiente? Para o revestimento estou a pensar em utilizar MDF hidrofugo de 19 mm, tendo em conta arelação qualidade preço. Que acham? Abraço e obrigado pela vossa atenção
-
- 3 replies
- 10.9k views
Olá, antes demais deixem-me dizer que sou nova aqui no forum. AInda nao fiz a apresentação do meu aquario porque neste momento está desactivado. Tinha um aquario de 60 cm (54L) mas agora estou a pensar comprar um de 80 cm (96L) e será o meu último aquario. A minha duvia está se os movel expedit do ikea (2x2) aguentam com este peso ou se será necessário reforçar o armário. Digamos que têm um preço muito convidativo e qdo olho para outros moveis de aquario não me parece que estes sejam melhores, pelo contrário. Alguém tem experiência com estes móveis?
-
- 10 replies
- 10k views
Boas pessoal cheio de ideias Venho aqui para deixar o meu projeto para que também tirarem ideias como eu também o fiz. Comprei este aquário usado mas como se pode ver o silicone tinha verdete e os vidros estavam um bocado riscados. Logo decidi substituir os vidros da frete e de trás e o silicone para preto. Depois de tudo colado e seco. Apos isto decidi fazer um móvel mas ainda não sabia bem como e o que mas depois de fazer umas pesquisas decidi fazer o móvel todo em mdf Hidrófogo (resistente a humidades) Logo reparei que ficava uma margem entre o vidro e a madeira decidi meter uma ripe de madeira a volta para fazer o remate e…
-
- 13 replies
- 2.9k views
Olá Boas noites a todos , deixo aqui um pequeno DYI feito por mim, para o meu menino ca de casa, vou começar pelo movel, já que o aquario nao tem muito que se lhe diga . Ideia original do movél e calculos de tensão sobre ele Agora falar em custos, bem tirando a electricidade que gastei e a paciencia, ficou no total de 80 euros só o movel, madeiras e ferros e tintas e vernizes, se os meus calculos nao estão errados tenho aqui movel para cerca de 500 kilos a brincar :D. Ainda me falta dar um aparo na porta porque o movél ficou demasiado direito e o chao da sala nem por isso :D. Bem parte 1 esta aqui, agora v…
-
- 81 replies
- 14.9k views
Lá meti mão à obra para fazer uma armário para o novo tanque. Atenção, no preço não está incluido todos os parafusos, pois alguns eu já tinha. O valor inclui: - madeiras - ferragens - puxadores - tinta em spray (o verniz já eu tinha) Tempo total de construção: 5h30mn (teria sido mais rápido se tivesse mais espaço) Madeira já cortada à medida Alguma ferragem Abrir o local da cabeça dos parafusos para ficarem escondidos Começando a montar o Tetris Uma "perna" serve para dois apoios Por incrivel que pareça, isto é a frente a as costas do reforço do móvel Ca…
-
- 9 replies
- 5.3k views
Este sábado finalmente construí a estrutura que irá suportar a mini-bateria que vou montar para crescimento/criação de discus. Saquei algumas fotos das várias etapas (corte, soldadura, pintura) e espero que sejam uteis para alguém com um projecto identico Vamos então às fotos! O projecto em paint adaptado de um que o António Violante me enviou Os dois tubos quadrados 30x30 utilizados o inicio do corte todas as peças já cortadas a rebarbar para começar a soldar o "puzzle" o inicio da soldagem aplicar spray de zinco aqui já "zincada" Inicio da pintura Já …
-
- 22 replies
- 3.6k views
Boas sou novo no forum mas gostaria de partilhar a minha espriencia com todos vós gostaria que se virem algo que deva ser corrigido em todo o meu projeto que me digam.
-
- 4 replies
- 1.7k views
Aqui vai as fotos do móvel que fiz para o meu aquário de 100*40*50 (comprimento, largura, altura ). Projecto: https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/1.png Construção: https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/2.JPG https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/3.JPG https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/4.JPG https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/5.JPG https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/7.JPG https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario/8.JPG Móvel Montado: https://dl.dropboxusercontent.com/u/3959921/aquario10.JPG https://dl.dropboxusercontent.com/u/3…
-
Members