Hugo Sousa Photography

Membro
  • #Conteúdo

    28
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Hugo Sousa Photography last won the day on Junho 17

Hugo Sousa Photography had the most liked content!

Sobre Hugo Sousa Photography

  • Aniversário 11/24/1977

Formas de Contacto

  • AIM
    .
  • MSN
    .
  • Website URL
    .
  • ICQ
    .
  • Yahoo
    .
  • Jabber
    .
  • Skype
    .
  • Mail
    hdsousa@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Odivelas (Lisboa)
  • Localização
    Caneças

Quem visitou o meu perfil

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Hugo Sousa Photography's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Reacting Well Rare
  • One Month Later Rare
  • Collaborator Rare
  • Week One Done Rare
  • Dedicated Rare

Recent Badges

3

Reputação

  1. E hoje antes de fechar o dia/noite, fui ver os bichinhos que já dormiam e encontrei estes dois indivíduos a sair do substrato. pensei logo que era planária, mas tirei as fotos, e usei o IA do telefone e ele indica que poderá ser Rhabdocoela e não planária. Algum aquarista mais experiente pode dar a sua opinião?? O Mais pequeno era completamente transparente e não se consegue sequer identificar cabeça. Normalmente as planárias têm a cabeça em forma de seta, e estas são redondas. São ambas ligeiramente transparentes. O segundo tem umas marcas no corpo e fica muito comprido (ver a segunda foto) Que me dizem? Planária ou Rhabdocoela?
  2. Aparas muito raso a monte carlo? Deixas apenas como se fosse só uma linha no topo do substrato? Sempre fizeste asism, ou primeiro deixaste desenvolver? Eu noto que a minha está a fazer tufos grandes. Em zonas está a crescer para os lados e a espalhar, mas na maioria dos locais está a crescer em altura também a ficar com 2/3 dedos acima do substrato. Essa Hydrocotyle Verticillata é linda! Fica mesmo bem no teu estilo simples. Um toque de pormenor muito agradável! Já percebi o que me disseste sobre a parvula. Devia ter esperado mais e colocado só uns apontamentos, como fizeste! Eu tinha a ideia de ter zonas, não era bem misturar, mas assim fica bem melhor sem dúvida!
  3. Todas estas Neritinas são muito tranquilas. Não se assustam e ajudam a limpar as algas do hardscape e do vidro. Aliás quando as coloquei no início, fiquei com padrões em Z nos vidros da limpeza que elas fizeram. Tenho as Neritinas de Pintas Vermelhas (são maiores e por isso andam mais no hardscape) e tenho Neritinas Zebra que enquanto mais pequenas tb andam por algumas plantas. O problema de teres estas neritinas, é que se quiseres meter Helenas, eles podem atacar em grupos estas Neritinas tb.
  4. Sim, sim, isso sempre fiz, ver quem come, e às vezes tenho de afugentar alguns mais espertos para que os outros comam. Faz parte, E esta? Alguem me sabe dizer o que estes malandros estavam a fazer? Das poucas vezes que os vi juntos, e desta vez estavam bem juntos 🙂
  5. Isso tá claro, e por isso é que tenho de monitorizar. Eu preferia dar 2x ou 3x e dar a quantidade certa em cada vez, mas se não for possível controlar ou medir, então lá terá de ser apenas quando estou fisicamente perto do Aqua e assim seria provavelmente 1x por dia. Vamos ver.
  6. Exacto. Percebo para quem tem peixes, como o @AquaAventureiro que são saltadores por natureza, pelo que percebi. No meu caso, não me parece que seja o caso, apesar de ter tido um Cardinal suicida que saltou de facto para cima da minha "tampa"
  7. Fiz como indicaste, acho que os estou a mimar demais. Reduzi para 2x por dia, e com os dedos reduzi o tamanho dos Sera Vipagran Nature, e assim tenho o alimentador automático a fazer uma dose às 13h30. À noite dou eu um mimo e controlo visualmente a comida e o desperdicio. Tenho artemia liofilizada, e congelada, tenho os flocos, e tenho granulado mais pequeno dos guppys e para os alevins. Vou variando, e dando essa variedade à noite. Quando for para fora, provavelmente deixo apenas 1x por dia. Logo vejo.
  8. Não gostas das Water Sprite? São finas, têm a vantagem de ser de crescimento rápido o que te ajudaria na "limpeza das algas" https://www.aquariumcarebasics.com/aquarium-plants/water-sprite-plant/ Por outro lado gosto da simplicidade e "calma" que ele transmite. Meteres "barulho" no fundo, pode estragar essa "calma aparente", mas por outro laod tb poderá dar o contraste.
  9. Sistema interessante. Não resolve na questão da evaporação, mas daí não salta! Depois manda fotos do teu. Para mim algo assim não daria, pois tenho muito fio e material a entrar e sair do aquario, teria de ajustar e de comprometer o sistema. Mas muito interessante!
  10. Sim vou deixar ficar ... e vou aparando para ver como vai ficar. não está lá há muito tempo, por isso tenho de dar espaço ainda para crescer e espalhar. Pergunta!!! Alimentação. Eu só tenho peixes pequenos (os maiores são guppys), ou seja considerando que tenho 20 Tetra Cardinal, 10 Guppys e depois equipas de limpeza (Cory, Otto, etc..) que devo dar de alimentação. Já experimentei várias coisas e ainda não estou satisfeito. Flakes Tetra min Crisps: Não gostam .. rejeitam. Parece que das várias cores do mix, escolhem só 1 ou 2 e rejeitam as restantes. Parecem-me também mais duras que os flakes normais, e os Carinal muitas vezes tentam mordiscar e rejeitam e parece que é por acharem grande demais. Sera Vipan Nature (Flaskes): Não rejeitam mas sujam imenso. Mas por norma só os guppies lá vão. Ficam a boiar e acabam depois por se desfazer e parece que sujam mais que os restantes. Granulados/pellets: Sera Vipagran nature: Parece que gostam (todos) mas o granulado parece-me grande demais para os Cardinais. mesmo para os guppy's, eles vão comendo mas acabam por fazer afundar rapidamente, e o festim passa para a equipa de limpeza. Sera Guppy Gran Nature: Granulado muito pequeno (não sei se será 0,5mm), mas este sim é comido por todos, mas é vegetal, e queria algo mais "animal" para abarcar os tetra Tb dou às vezes e para variar, artemia congelada. Para os camarões e equipas de limpeza tenho alimentação específica, que dou por vezes. Mas a minha luta é mais com a alimentação dos Guppys e dos Tetra Cardinal. Existe um Site Papafish.com que vende granulados mix de 0,5mm (parece-me o mais aceite por todos (acho que é do tamanho dos sera guppy nature) e que pode ser uma alternativa, pois daria para todos. Recomendam alguma coisa?
  11. Hoje após poda, limpeza e TPA de 50% fiz um vídeo para mostrar um pouco mais do meu Aqua. Estou a pensar seriamente retirar a parvula. Nao estou a gostar da mistura e do aspecto que a parvula está a dar.
  12. Eu comprei umas placas de PVC Transparente no leroy e fiz umas tampas amovíveis. Assim consigo controlar de certa forma a evaporação, e elas acabam por me dar uma bancada de apoio para quando preciso de mexer no aquário, para manuteção. De qualquer forma, dado que tenho lily pipes, e mais material a sair do aqua, não consigo tapar tudo, e já tive um peixe a suicidar-se. A ideia da rede é interessante, mas teria de dar para colocar e tirar facilmente. Eu com as tampas, não tenho feito reposição de água, todos os fins de semana quando faço a TPA coloco a água evaporada de volta já tratada. Mas se por acaso durante a semana for preciso, coloco normalmente. Será tão pouca que não irá afectar.
  13. Ora então, muita coisa! Para já todos os equipamentos estão ligados a tomadas inteligentes Tuya. Tenho uma tomada geral (para medir consumo total do aquário), e depois divide em várias extensões e tomadas inteligentes, com permitem controlar à distância o ligar/desligar e programar horários. Para a fertilização, comprei no OLX um doseador da Chihiros (4x dosing pump), que me trata de toda a fertilização. Faz a dosagem diária em horários especificos, e divido em duas tomas cada produto. Tenho alimentador automático (não é wifi, ainda estou à espera desse), mas tenho programado para 3 alimentações diárias. Prefiro dar pouco, mas 3x ao dia. Tenho um dispositivo de medição de parâmetros de água, que tb é tuya, que mede, a Temp, PH, TDS, ORP. Tudo isto está ligado à App da tuya e por sua vez configurado através do Local Tuya ao meu Home Assistant. O meu ecrâ no telemóvel fica assim: Depois é uma questão de programar cenários, e automatizações. Por exemplo: 1º - 10 minutos antes de dar de comer, desligo o filtro e o skimmer, para que a comida não circule no aquário e não afunde mais rapidamente. 5 minutos depois de dar de comer, o filtro e o Skimmer são ligados, para limpar o que restar (que é pouco, porque dou pouco de cada vez. 2º - O meu Co2 liga por norma entre as 12h e as 20h (1 horas antes de ligar a luz, e 1 hora antes de desligar a luz), mas se o PH subir acima dos 7,3 ligo o CO2 até ele baixar de novo para os 7. Se o PH descer abaixo dos 6,7, desligo o CO2 até chegar aos 7 novamente. Assim consigo ter sempre o PH entre os 6,7 e os 7,3 facilmente, a não ser que outro parâmetro fuja ao normal. 3º - Para evitar que o skimmer maltrate alguns alevins/camarões, tenho-o a funcionar so entre as 07h00 e as 23h00, e funciona apenas em blocos de 30 minutos. de 30 em 30 minutos desliga e só volta a funcionar passado 30 minutos. Ou seja nas 16 horas de funcionamento, ele apenas trabalha 8 horas. 4º - O medidor chinoca é muito fraco no que toca ao wifi e perde muitas vezes a ligação e por isso tenho uma rotina que se detectar que ele fica indisponível por mais de 15 minutos, desliga a tomada e volta a ligar para ele restabelecer a ligação. É necessário? Não ... de todo. Mas assim tenho o aquário controlado (até ver), e como gosto destas tretass, divirto-me a configurar.
  14. Já não me lembro exatamente onde vi esta solução e a matemática por detrás disto, mas a lógica era algo assim: Eles têm mais ou menos a mesma coisa, mas caso queiras adicionar mais micros sem adicionar os macros do Specialised, reduzes a quantidade recomendada de Specialised e adicionas o Premium, ou seja podem-se complementar. Se tivesse um aquário com pouca fauna, fazia só Specialised, mas como tenho um aquário com bastantes habitantes, reduzo um pouco o normal que colocaria de specialised e dou na mesma micros com o Premium. Notei uma diferença enorme quando adicionei duas coisas. Amanos e plantas de crescimento rápido. Em uma semana, todas as algas começaram a desaparecer (com a fertilização tb). Tive também nessa primeira semana, apenas 6 horas diárias de luz. Quando me pareceu ter atingido o equilibrio, voltei às 8h/dia.
  15. Obrigado José! Tem sido uma experiência (um retorno) bem interessante. Mas tenho dedicado muito tempo ao aqua. Está a gostar mesmo muito. Estou a utilizar alguma informação que vi aqui no fórum e em vários vídeos sobre processo de Fertilização e acabei por definir uma estratégia e vamos ver como corre. O que estou a fazer é isto: - Tropica Specialised (3.6ml/Dia seg a sex) - Tropica Premium (2.4ml/Dia seg a sex) - Flourish Excel (3.4ml/Dia 4x semana) - Sábado descansa (tiro medições de nutrientes) -Domingo 30 a 50% TPA Junto a isto período de luz das 13h às 21h e Co2 das 12h às 20h (o co2 controlo de outra forma tb) O que me explicaram é o que acabei depois por ler é que a deficiência de 1 nutriente pode ser o suficiente para "capar" o desenvolvimento e crescimento das plantas e consequentemente os restantes nutrientes ficam livremente no Aqua e as algas desenvolvem-se. Se os nutrientes estiverem equilibrados, as plantas acabam por consumir e crescer e as algas perdem a batalha.