ESTRUTURAS E MOBILIÁRIO
Área dedicada a estruturas e todo o tipo de mobiliário para aquariofilia. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
144 topics in this forum
-
- 0 replies
- 741 views
Muito boa tarde a todos, venho mostrar o meu novo projecto e ouvir a vossa opinião bem como os vossos conselhos para que venha a ficar o melhor possivel a minha ideia é montar um aquario com 120x50x50, colocar a luz suspensa e o movel vai ser feito por mim "DIY" algo parecido com isto: o meu projecto é: - Aquario feito à medida com 120x50x50 - Movel feito por mim, com estrutura em ferro e forrado a madeira com portas de correr, que se possam retirar - a luz estou a pensar fazer com 4x54W T5 - DIY - vou utilizar um filtro 2217 com o co2 em serie - um outro filtro mais fraco para utlizar um filtro UV de 15W em série, com um caudal de cerca de…
-
- 10 replies
- 6.6k views
ola estive a fazer um movel fica aqui umas fotos e o material que levou 6 parafusos e porcas m20 para regular os pes do movel tubo de 50x50x2mm 2 tubos com 1500 mm cortados a 45º 2 tubos com 780 mm cortados a 45º 8 tubos com 680 mm cortados a 90º 6 tubos com 740 mm cortados a 90º 4 tubos com 675 mm cortados a 90º barra de 50x10mm 6 peças com 50mm com um furo no meio para passar o parafuso spray de zinco a frio tinta acrilica de secajem rapida cor de aluminio projeto fotos os reguladores ja soldados o movel ja pronto a dar spray e pintar depois de dar spray e ja pintado se …
-
- 5 replies
- 2.4k views
Boas pessoal, Esta foi a minha primeira experiência nas lides dos Moveis e até agora não está a correr mal, Este móvel já levou um pouco de improviso em relação ao projecto Inicial.... E está a superar as minhas próprias expectativas ora aqui vão as fotos... Tampo: Tampo com mais 2 "Colunas": Tampo com mais 2 "pés" --- A Travessa de madeira serve para que a 3ª "Coluna" fique no mesmo sitio que as restantes: Estrutura do móvel completa... 3 "Colunas" + Tampo superior e Tampo Inferior: Porta o Puxador é em madeira com um cavalo marinho desenhado não da para perceber mas é o que está desenhado: Porta com as dobradi…
-
- 4 replies
- 1.6k views
Boas pessoal, Pretendo construir um móvel diy 80x40x50, já fiz o esboco da estrutura, mas agora nasceram algumas dúvidas. Segue a estrutura e as dúvidas. Desde já Obrigado. 1ª dúvida: A estrutura vai ser em barrotes de pinho 5x5, e vai ser "forrado" a placas de MDF de 16mm. As placas vão ser tratadas com tapa-poros e verniz marítimo, mas será que tambem é preciso tratar a estrutura ? 2ª dúvida: Devido aos barrotes dos extremos da estrutura, ao por dobradicas irá ficar os barrotes á vista ... Alguém sabe alguma solução ?
-
- 12 replies
- 4.1k views
Comprei algum tempo um aquário novo vinha com uma estrutura em ferro, decidi então fazer uma pesquisa aqui no forum de alguns DIY de moveis e entao comecei a fazer o meu, sexta feira dia 22 de abril fui a izi mandar cortar MDF com as medidas exactas para a estrutura, comprei tinta preta aquosa para não deitar aquele cheiro a tinta e para nao fazer tao mal ao meio ambiente, uns parafusos e umas calhas duplas para as portas. No sabado de manha comecei a montar tudo antes de pintar, errei numas medidas mas nada que a serra eléctrica não resolva, no fim de tudo marcadinho buracos aberto tudo bem montado comecei a pintar com um rolo proprio para madeiras e metais, em cada…
-
Boas, Depois de muitas horas a ler post’s aqui no fórum e ter aprendido Muito (quase tudo) o que sei a respeito de aquariofilia decidi partir para o meu primeiro projecto do aquário a sério ! Aproveito já para agradecer a todos os que aqui partilham os seus conhecimentos e duvidas, pois esta é a melhor forma de aprendermos e ensinarmos o que sabemos...muito melhor que livros. Quase tudo o que construí foi baseado no que descobri por aqui, nunca fui nenhum expert em aquários nem sou, por isso se disser alguma baboseira...digam ! Durante um ano e meio mantive um aqua com 90cm com algumas limitações e desaires mas que serviu como bases para um projecto maior. Como semp…
-
- 4 replies
- 6.1k views
Boas tardes, alguém já usou ou conhece as propriedades da madeira casquinha? se é forte para construir uma estrutura para aquários. E a diferença entre madeira tosca e aparelhada ? Não há muita informação na net
-
- 3 replies
- 2.2k views
Bem após terminar os exames na faculdade vou começar a montar o móvel para o aquário. Acabei agora de o projectar. Aguardo opiniões. Quem já tenha montado que problemas encontrou? Qual a madeira que aconselham?
-
- 1 reply
- 6.5k views
Boa tarde. Depois de muito procurar um móvel para o aquário que recebi, lá decidi ser eu a fazer o móvel. Inspirei-me no móvel efectuado pelo caro Colisa (desde já o meu obrigado) móvel Em primeiro lugar o corte das madeiras. Apenas necessitava de 1,77 m2 mas a máquina de corte do Leroi Merlin "obrigou-me" a comprar 4 m2 (4 tábuas de pinho 18 mm de 2x0,5) O esqueleto do móvel Móvel com uma porta montada Móvel com as duas portas montadas, com o erro nas portas Móvel já pintado, mas ainda com o erro na porta. As dobradiças deram-me cabo da cabeça... Mas tarde colocarei os custos e materiais detalhados
-
- 6 replies
- 1.7k views
Ora bem como comprei um aquário nano de 30L, resolvi fazer uma base para o mesmo =) Material utilizado: - Ripas de madeira; 4,95€ com 5mm de espessura, 33mm de largura e 2,4m (tendo sobrado) - Painel MDF; 2,80€ com 60cm de comprimento, 30cm de largura e 1,6cm de espessura (foi cortado em 2 quadrados de 30x30cm - Esferovite; 0,95€ com 50cm de largura, 1m de comprimento e 1cm de espessura - Cola branca rápida para madeira; 1,95€ com 125g - Pregos para molduras (sem cabeça); 4,45€ 530 pregos para moldura - Meia de algodão; - Corante AQ Tecno Lakeon 0,225L; 8,57€ - Lixa de madeira; (Já tinha) - Papel de veludo autocolante preto; (Já tinha) O material foi t…
-
- 3 replies
- 2.1k views
Boas.. tenho um movel de um aquario que tem 1m comprimento e 40 cm de largura.. estava a pensar comprar 2 bocados de madeira de 15cm e colocar de cada lado com aqueles L para preñder ao movel para ficar com 130cm de comprimento e meter um aquario de 120 de comprimento 40 de largura e 50 de altura.. acham que o movel aguenta com o aquario depois?abraço
-
- 6 replies
- 4.7k views
Boas pessoal, Decidi criar este tópico com o objectivo de receber ajuda e demonstrar todo o progresso da construção do móvel em questão. O que pretendo é ter um móvel que aguente com um aquário de medida 150x50x50. Tenho receio de fazer um móvel de, e só de madeira, deste modo, estava a pensar fazer uma estrutura metálica que fosse coberta em toda a sua volta por madeira. Ou seja, basicamente é um móvel normal mas que no seu interior contém uma estrutura de metal com o objectivo de reforço. Será boa ideia ou devo dispensar a estrutura metálica? Se continuar com a ideia de usar estrutura metálica, estou a pensar fazer esta estrutura com aço de 25x25 ou 30x3…
-
- 6 replies
- 2.8k views
Boas, À uns dias estava a desfolhar um catalogo da eheim quando me deparo com esta foto: Foi então que pensei "Realmente são lindos mas o preço....sempre posso fazer um..." E assim foi meti mãos à obra e comecei o meu Ivo´s Nano Aqua Style Este cubo tem 30x30x35 Teste de fugas Teste superado... Entretato fiz o movel e não tirei fotos mas não tem muito que saber são tres madeiras em MDF com 1m X 0.30cm (frente e laterais, atras fica aberto pois esta encontado à parede) uma placa onde irá acentar o aquario com 30X30 e em baixo uma placa com 40X40 tambem elas em MDF depois é só pintar, eu dei duas camadas pois o MDF absorve muit…
-
- 1 reply
- 1.8k views
Viva. Depois de vários desenhos e opiniões decidi começar finalmente o projecto... a estrutura vai ter de altura 1.40, de fundo 60cm e de comprimento 1.20cm. vou equipa-la com: 1 aqua de 90x40x40 dividido em 3 para casais 2 cubo de 50x50x50 para casais 1 aqua de eclosão 60x30x30 dividido em 2 1 aqua de crescimento 1.00x50x45 já tenho o tubo galvanizado esta semana vou monta-la. estou a montar o aqua de 90x30x30 e decidi abdicar de sump e usar filtros esponja e 2 externos. de momento tenho 5 casais a criar e como nao tenho espaço de momento nao tenho conseguido vencer todas as desovas. em breve coloco fotos. cumps
-
- 22 replies
- 5.4k views
Boa Noite Olá amigos, estou começando hoje o meu primeiro projecto de um Móvel de madeira para o meu aquário, Segue os parâmetros que estou a usar em meu projecto, Tamanho do Móvel : 120cm x 70cm x 50cm Comecei hoje as 18.00 h e dei o serviço por hoje terminado as 22.00, Ficam aqui 2 fotos do que ficou feito (desculpem a distorção da imagem mas chegou-me hoje uma lente nova chamada olho de peixe e teve que experimentar :music_singguitar: ) Amanha continuo o relatório.. Cumps Paulo Costa
-
- 2 replies
- 2.5k views
Este projecto já tem ai uns 6 meses mas só agora arranjei vontade de o partilhar:P então aqui vai o Aquário tem as seguintes dimensões 60x50x53 aproximadamente 160L Os Vidros: Os Vidros com fita por causa do silicone: Aquário já montado e a secar o silicone: Teste com agua que passou com distinção O Móvel Estrutura para o móvel em madeira Placas de contraplacado para forrar o móvel O móvel já pronto e a espera da pintura tudo já pronto e colocado no sitio neste momento o ja pintado de preto o equipamento de filtragem A parte eléctrica com Espero que gostem !!
-
- 1 reply
- 2.5k views
Boas a todos Venho aqui mostrar o inicio do meu pequeno fishroom de garagem Setup: 2 Cubos 50x50x50 1 Aquário 20x50x50 1 Aquário 120x50x50 A Estrutura para receber os aquários já esta no sitio e os aquários já estão forrados a azul. Ainda tenho muito trabalho pela frente. Espero que gostem. A Garagem está numa desarrumação terrível. O próximo passo será fazer a canalização e instalar os pré filtros e a osmose. Aproveito também para agradecer ao Castro a paciência que me tem dispensado. : Cumprimentos Ivo Seabra
-
- 4 replies
- 7k views
Ola. Venho apresentar o meu móvel diy. Espero que comentem e que possam tirar futuras ideias para fazerem vocês... Estava a pensar em dar um melhor e maior lar a dois escalares de 7 meses que tenho em um aqua de 54l plantado. Então comecei por comprar ferro para a estrutura ser bastante resistente e com a certeza que não ia ter surpresas ao chegar a casa um dia no futuro. MEDIDAS 3x3 diâmetro da espessura 2x100cm 4x94cm (cmp) 4x70cm (alt) 2x59cm (2 alt) 8x34cm (lrg) 2x20cm TUDO ISTO POR APENAS +/- 24 euro A partir daqui foi só falar com meu grande amigo alexx ele deu a mão. Obrigado Alexx. Mais um…
-
- 7 replies
- 8k views
Boa Tarde Pessoas!!! Como iniciante no desenvolvimento de projetos em móveis para aquários, estou compartilhando aqui com todos do Fórum um modelo que preparei para servir de Base para meu futuro Aquário plantado. Gostaria de ressaltar que não sou nenhum expert no assunto de marcenaria, mas consegui chegar a esse projeto me baseando no que já tinha visto na Internet e opiniões de um profissional na área, contudo, nesse desenho ( http://www.flickr.com/photos/eduamsouza/5145525657/ ) consta apenas o "esqueleto" do móvel, mais tarde, irei atualizar com revestimento para ficar um acabamento mais atraente. Aguardem, irei postar novas fotos desse projeto, …
-
- 41 replies
- 22.5k views
Boa Tarde Bem eu ja tenho escrito aqui alguns post´s, e desta vez tenho que fazer um movel para o meu aqua de 1.20, tou a pensar numa estrutura em madeira (barrotes de 5x5 cm) conforme imagem abaixo. Acham que esta estrutura aguenta o penso do aqua,areiao etc etc etc??' Abraços
-
- 2 replies
- 867 views
Boa Noite Pessoal!! Tive algumas referências na Internet em alguns modelos de móveis para aquários, mas consegui me identificar mais com um projeto e resolvi desenvolver ele no programa Sketchup 8.0 (segue no link abaixo) http://www.flickr.com/photos/eduamsouza/5140113363/ Observem que só fiz o esqueleto, onde mais tarde irei colocar o tampo de compensado 20 mm e envolver o móvel com um compensado de 15 mm. Qual a madeira utilizar para este projeto (esqueleto) ? Minha dúvida no momento seria principalmente esta... Como não sou expert no assunto de marcenaria, arrisco que talvez se eu usasse "pernas de massaranduba" resolveria o problema, estou certo? …
-
- 4 replies
- 2k views
Actualmente arranjei um cubo que vai servir de hospital e de maternidade (alternado). Como não existem moveis para dois aquarios estou a pensar construir o meu uma vez que as medidas de comprimento nem são assim tão grandes. O projecto é este: Contudo tenho umas duvidas. É mais seguro fazer neste esquema e depois forrar com outro material á volta (sendo que serão barrotes de 5x5), ou é melhor ser logo placas de pinho (ou outro material) em vez de colocar barrotes a formar esqueleto? O que aconselham?
-
- 13 replies
- 6.6k views
Boas, Preciso de um movel para o meu aquario qu tem as dimensoes: 100x40x30. Tenho limitacoes de espaco, o movel nao pode ter de altura, mais de 40 a 45 cms. Devido a isto, tenho de mandar fazer um movel, pois o standard sao os 70cms. Assim sendo, fiz um esquema de um movel, e vou agora procurar um merceneiro/carpinteiro que o saiba fazer. Bem, mas vou-vos apresentar o esquema, pois posso ter cometido alguma gafe. VISTA DE FRENTE VISTA DE TRAS MODELO COM PORTAS MADEIRA, PREFERECIALMENTE CEREJEIRA: MODELO DA AQUATLANTIS NO QUAL ME BASIEI: Qualquer tipo de comentario, relativamente a resisten…
-
- 21 replies
- 4k views
Boas, eu vou comprar um aqua 60*35*35 e queria ser eu mesmo a fazer o movel , mas queria a vossa opiniao em relação a estrutura/madeira/peso para saber se o meu projecto tens as condiçoes necessarias para dar certo. Para começar deixo uma imagem do projecto... Isto é a estrutura que quero que o meu movel tenha, agora a minha maior duvida... Será que se usar madeira MDF 1cm espessura a estrutura aguentara o peso do aqua? pelas minhas contas o aqua pesara por volta de 80 kilos no maximo... Voces mudavam alguma coisa no projecto? fico a espera das vossas opinioes cmprimentos
-
Boas! Estou a fazer um móvel DIY para o meu aqua e encontrei um problema, vou tentar explicar da melhor maneira: Basicamente, da parede vem três fios(terra, azul e preto ou castanho), e no meu móvel queria fazer uma "calha" com 6 tomadas. O problema é o seguinte: Sei ligar esses 3 fios a 1ª tomada mas depois não sei como passar energia da 1ªtomada para a 2ª, da 2ª para a 3ª, da 3ª para a 4ª e por ai fora. Só para esclarecer para mim uma tomada é onde ligamos um filtro por exemp. Caso esteja muinto confuso digam para eu tentar arranjar uma foto. Cumps, LaVey
-
- 6 replies
- 4k views
Na sexta-feira passada encontrei o que há muito procurava, o móvel para o meu aquário 120cm. Foi na Avenida Rio de Janeiro, em Lisboa, mesmo junto às bombas de gasolina, tinha sido colocado no lixo e, como bom amigo do ambiente (não fosse aquilo transformado em combustível para uma fogueira), reciclei-o. È um móvel daqueles antigos de cozinha, todo em madeira maciça, cheia de reforços interiores e calhas para as gavetas, deveria ter tido um tampo em mármore mas o dito não se encontrava por perto ou então estava noutro local e não reparei. As medidas é que não eram aquelas que, em princípio, tinha idealizado mas, como há solução para quase tudo, alterei os plan…
-
- 52 replies
- 21.9k views
Olá pessoal, Como o titulo diz, a ideia é imitar a elos. Não deve ser assim tão dificil! Então é assim, queria fazr um móvel com o aspecto clean dos moveis da Elos. Queria dar aquele aspecto de que o movel é uma so parte, com duas portas. Em vez do aspecto geral dos móveis (várias tabuas, ligadas entre si, com portas). Percebem o que digo? Refiro-me a isto: Se repararem nos promenores, lateralmente, não se vê a tábua superior, que fica por baixo do aquario. As portas ficam para "dentro", e desta forma alinhadas com o aquário. Desta forma, estava a pensar fazer um móvel assim: Tambem leva uma placa na parte de trás. Acham que dá? O aquár…
-
Móvel 120x40x70 1 2
by Vang- 33 replies
- 9.8k views
Olá, Venho aqui partilhar a construção de um móvel de 120x40x70 (Comprimento x Largura x Altura) que fiz no passado Sábado e que irá suportar um aquário de 240 litros. Demorei cerca de 10 horas neste trabalho. No total gastei 55 euros. O material utilizado foi: - Barrotes de pinho maciço de 5x5 cm - Parafusos de 15 cm para as uniões dos barrotes - Esquadros de 90º para as uniões das travessas - Cola de madeira - Tábuas de aglomerado de 16 mm para o revestimento e para as portas - 2 puxadores Não tenho fotos passo a passo. Só tirei as fotos já com a construção concluída. Eis o resultado final: Pormenores do interior: …
-
- 5 replies
- 3.5k views
Boas. Venho partilhar convosco uma alteração que fiz a um móvel do IKEA. Depois de ler muito, e ver outros modelos DIY aqui no forum resolvi por mãos a obra Este que podem ver abaixo: As razões da alteração são simples, tive receio de o armário não aguentar o peso do futuro aquário (100x35x40) e a falta de espaço para por os filtros etc. Os materiais utilizados foram os seguintes: Barrotes de pinho maciço com a medida de: 2x 120x5x4 12x 41x5x4 2 x 35x5x4 4x 27x5x4 4x 120x2x3 Cola para madeira Parafusos Pregos Buchas Duas portas novas do Ikea, com a medida de 60x57 1 lata de litro de tinta Material aproveitado: Os dois tamp…
-
- 4 replies
- 3.2k views
Boas, Dou inicio a um novo projecto para o meu aquário. Espero contar com a vossa ajuda afim de minimizar os inconvenientes que por vezes não conseguimos prever. O que tenho: - Aqua: 150x50x60 Tanganica - Móvel: 151x61cm com o tampo em mau estado. Objectivo: Melhorar o aspecto do conjunto. Como tenho que desmontar todo o aquário para substituir o tampo, porque não substituir o aquário também? Foi o que me ocorreu quando fiz contas aos € que poupei desde que parei de fumar. - Um aquário que ocupe toda a área do móvel, ganhando assim mais 90 litros de agua passando a ter um 150x60x60. - Substituição do tamp…
-
- 14 replies
- 8.2k views
Tal como prometido aqui está a continuação deste projecto ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38464 ). Esta 2ª parte consiste em forrar toda a estrutura dos barrotes com melamina. MATERIAL - 1 placa de melamina 244cm X 122cm (16mm espessura) - 2 placas de melamina 120cm X60cm (16mm espessura) - 4 rolos (5 metros) de fita para tapar o bordo da melamina (comprar da mesma espessura e côr da melamina) - +/- 28 L´s para prender a melamina - caixa de parafusos (12mm ou 16mm) qb - 4 dobradiças - 2 puxadores - Lixa fina para madeira qb (sobrou melamina!!) FOTOS Fotos de como foi aplicada a melamina nos barrotes Uma lateral Vertica…
-
- 7 replies
- 4.4k views
Boas O meu trabalho de hoje á tarde, um movel novo para o meu Aquatlantis de 60cm (da Maria so com Guppies molly e platys) dentro de um dia ou dois ponho fotos do conjunto pois o movel ainda esta a secar as colas.... Uma lateral outra lateral Lateral com o fundo as duas laterais montadas movel montado tampo fundo e laterais os pés para nivelamento ja no sitio (falta o aqua em cima) Acho que ficou fixe...se quiserem detalhes é so perguntar. Cumps Sergio
-
- 3 replies
- 4.2k views
Boas, Este móvel já foi feito á cerca de 2 anos, com o intuito de poder ter dois aquários em cima dele. Só agora tive tempo de pôr este DIY, férias... Madeira a utilizar Junção entre fundo e base Já com os tampos laterias e o de topo colocados Parafusos... Nesta altura já aguentava comigo em cima O reforço central Medição As dobradiças colocadas Os pés (Li que não convinha pôr o móvel em contacto directo com o chão devido a humidade e outros afins, como nunca se sabe, preveni) Resultado final Actualmente, 2007, como vou fazer novas montagens, vou retirar os aquários de cima, aproveitando assim…
-
- 4 replies
- 4.4k views
Boa noite malta aqui ai o meu projecto móvel e aquário DIY que prometi postar em um topico anterior O rascunho: As primeiras ripes: Comecei pelas portas porque estava com medo que não ficassem direitas mas até correu bem: a tampa com 2 calhas t8 de 18w Aqui já o móvel na fase final: O aquário já montado a fazer o teste a ver se não está a verter, não tirei fotos da montagem porque a tenção e a ansiedade eram muitas : o filtro vai ser biológico O aquário já no sitio com algumas plantas troncos e pedritas. se repararem na traseira e nos laterais faz tipo espelho apliquei uma película tipo prata, ficou…
-
- 5 replies
- 9.7k views
Depois de 1ano e meio de aquarios de agua doce, decidi partir para algo mais interessante, e foi nessa altura que descobri este fascinante mundo dos salgados . Atravez de muita investigação, cheguei á conclusão que estava capaz de montar o meu primeiro reef..... Então surge o primeiro problema, ...... os €€€€, por isso tive que poupar no maximo possivel..... aqui ficam uma serie de diy.s só para incentivar o pessoal a tambem fazer, quando o acharem necessário, o seu proprio material: a informação tecnica: Aquário 121x57x60 -- 414L Sump 79x30x40 -- 95L Escumador diy com bomba OR3500 com rotor de agulhas Iluminação Aquário DIY - 6 x 54W 2…
-
Members