Segundo andar para aquário


Recommended Posts

Boas! Tenho um aquário de 60x30x35, filtro com bomba de ar, aquecedor, cerâmicas para bactérias de decomposição de amónia, algumas plantas low-tech e como substrato areia de sílica. A habitar o meu humilde aquário tenho doze danios coloridos, três corydoras bronze, duas corydoras pimenta, um ancistrus e quatro caracóis para evitar pragas.

Recentemente vi um vídeo de uma montagem de uma espécie de  segundo andar num aquário(vou deixar o link)

https://www.instagram.com/reel/CWo3QshAt5x/?utm_medium=share_sheet

Gostaria de fazer algo assim no entanto surgem me dúvidas, aquela cola que ela usou não será tóxica para o aquário? E as pedras? Devem ter alguma preparação? Parecem umas pedras de construção, não irão libertar substâncias indesejadas para a água? Gostaria de saber que materiais poderia usar para o fazer de maneira a preservar o bem estar do aquário. Alguém tem ideia do que poderia usar?

Pergunto também se um segundo andar implicaria mudanças na filtragem como se aquela parte do aquário precisaria de uma filtragem específica? Não sei bem, qualquer coisa que alguém mais experiente que eu possa apontar. 

Queria tentar fazer um andar de 10 ou 15l, agradeço a quem possa ajudar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que vi no video do link, parece-me que vai trazer enormes problemas na manutenção! Como é que vais limpar os vidros por dentro do "2° andar?

Além de que a circulação de agua nesse espaço é nula, vai ter certamente mais iluminação do que boa parte do aquário de base...

O fórum fez já há muitos anos um aquário em U invertido que ligava dois aquários de base, com a entrada e saída de água do filtro externo separados um em cada aquário de base para haver circulação de água pelo aquário em u. E usamos isso apenas por 3 dias que é a duração da petfestival. 

Por esses motivos eu não aconselhava essa solução!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto uma coisa destas no meio de um lago, e aí até compreendo o efeito pretendido. Aliás... basta fazer uma busca rápida na Internet para encontrar vários exemplos: https://www.youtube.com/watch?v=WX8sSFahm-A. Fica-se com uma espécie de "aquário tradicional" a flutuar no lençol de água. Dentro de casa nunca tinha visto, e para além de todos os problemas que o @Tozé Nunes aponta, acrescento outro que me assusta bastante... como raio limpas uma coisa dessas? Metes o braço dentro de água e imagino que devas ter água a sair por todo o lado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fazer TPAs com uma coisa dessas?! Pesadelo...

  • Haha 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais