BETTA SPLENDENS
Var. não selvagem
2,134 topics in this forum
-
- 1 follower
- 27 replies
- 24.3k views
Tinha a ideia de que havia um tópico acerca dos Biótopos possíveis para Bettas, mas nas pesquisas não aparece nada, por isso aqui vai: Quais são os Biótopos possíveis para Bettas! Abraços
-
- 1 follower
- 1 reply
- 761 views
Este método é usado quando temos um espécimens extraordinários mas que comem os ovos e queremos garantir que toda a prole sobrevive para garantir futuras gerações Remoção do macho e baixar o nível da água Assim que os ovos estejam fertilizados, o macho deverá ser removido, juntamente com a fêmea. Depois o nível da água deve ser diminuido ate atingir cerca de 0,5cm de altura. Uma dose preventiva de fungicida (azul de metileno) assim como sal marinho numa proporção de 1gr/L. A partir do quinto dia após a eclosão, quando os alevins já nadarem na horizontal, pode adicionar-se água ao aquario, a uma taxa de 0,5cm por dia até um máximo de 10 cms. A partir daqui ocorr…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 1.4k views
Bettas à minha maneira por Lee Branscome (IBC) Equipamento necessário para a postura Tanque com tampa (Cerca de 21L) Termostato de aquário (25 a 50Watt é suficiente) Termómetro Copo de Esferovite Tubo de vidro, ou outro recipiente de vidro Acondicionador de água Tratamento para Ictio/Veludo anti fungico e anti bactericida Bomba de ar Filtro de esponja Tubo para aquario Valvula reguladora O Aquário Não creio que o tamanho seja muito importante. Já tive posturas em aquarios de 38L, bem como em caixas de plastico, bem como em tanques de 21L. Os de 38L funcionam igualmente, mas dão mais trabalho a limpar e ocupam mais espaço. As caixas de pla…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 1.3k views
Os itens a seguir são obrigatórios em qualquer Fishroom! Folhas de Amendoeira da India – Também conhecida por Catappa, ajuda a imitar o habitat natural do peixe, ajuda na cura pois possui Taninos, Flavonóides e ácidos orgânicos, que podem induzir e estimular a desova. Sal de aquário (sal Epsom) - Ótimo para uso em casos de obstipação, ou letargia geral nos peixes. O sal de aquário não é uma cura para todas as doenças, porém definitivamente tem seus usos num aquário doméstico Tetraciclina (Antibiótico de amplo espectro) – uso mais comum para tratar podridão das barbatanas, fungos, olho pop(pop eye), podridão na boca, algas verde azul. Azul de metileno - Útil no…
-
- 1 follower
- 0 replies
- 1.2k views
Betta splendens é o nome científico atribuído ao peixe conhecido como Combatente do Sião. Há uns séculos atrás eram mantidos e criados pelas suas capacidades de lutadores (daí o nome de Combatente). Atualmente são mantidos como animais de estimação, pelas suas diversas formas e cores e pela sua personalidade individual (não há 2 bettas iguais). Em 1840, o Rei do Sião, presenteou um amigo, com alguns dos seus peixes mais premiados. este amigo entregou os peixes a Theodore Cantor, médico. Só em 1909, é que C. Tate Regan, os identificou formalmente e lhe foi atribuída a denominação de Betta splendens. Em 1927, os primeiros Bettas chegam aos Estados Unidos. …
-
- 31 replies
- 31k views
Olá pessoal Quantas vezes nos deparamos com fotos de bettas e ficamos a pensar "que tipo de cauda será esta?" pois bem, uma vez que tentei usar o motor de busca do forum utilizando diversas palavras chaves e nao encontrei nenhum topico que fala-se expecificamente neste assunto, decidi criar eu mesmo um. Bem, tudo teve um principio e antes dos apuramentos que levaram ao aspecto actual dos bettas que temos em nossas casas eles foram assim: este tipo ainda residem no seu habitat original no Sudeste Asiático. Após algumas selecçoes geneticas e respectivos apuramentos obteve-se os seguintes tipos de caudas (apresentados sem nenhuma ordem em especia…
-
- 5 replies
- 11k views
Este texto suge como resposta a algumas questões relacionadas com a genética dos Bettas, e obtenção de linhagens com características particulares (variedades) mais difíceis de encontrar entre nós. O Exemplo que dou refere-se à variedade Crowntail dos bettas: A característica "crowntail" é determinada por um gene recessivo, apenas se expressa quando os dois cromossomas parentais (um materno e um paterno) possuem esse gene. O gene dominante é "normal" e para se expressar basta estar presente em apenas um dos cromossomas. Como adquiriste um crowntail, ele é homozigótico - possui o gene em cada um dos seus 2 cromossomas. Partindo daqui daqui tens 3 hipóteses: …
-
- 1 reply
- 15.8k views
Devido a um crescente interesse por estes peixes e porque há perguntas que se têm repetido inumeras vezes, venho deixar apenas umas luzes sobre o assunto. Iniciar-se com Bettas, não é dificil, muito pelo contrário. Tal como com todos os peixes, os bettas são peixes que gostam de espaço, mas que devido à falta do mesmo nas nossas casas (pelo menos de alguns) são criados em aquarios de pequenas dimensões. São peixes que querem um pH neutro e normalmente a temperatura não é o maior problema, visto que aguentam temperaturas baixas mas não são peixes de água fria... temperaturas de 25º é o ideal... embora muita gente os tenha a 22º Como em qualquer tipo de peixes, há ex…
-
- 1 reply
- 3.7k views
olá a todos! Comecei a criar este tópico como ajuda e esclarecer certas palavras, principalemnte o que significam e a sua difinição, como por exemplo habitat. Espero que ajude toda esta comunidade. Vou tentar manter em ordem alfabetica para a pesquisa se tornar mais facil.
-
Para as informações iniciais essa betta ja está conosco (eu e meu namorado) tem cerca de 7 meses mais ou menos. Ja enfrentou algumas doenças e sempre conseguimos reverter o quadro. Atualmente ela está sozinha num aquário de 5,5L onde não possui sistema de filtragem, Tem uma luminária de 6W, no aquário tem algumas plantas que não são exigentes e conseguem crescer bem dentro do aquário, o substrato é basalto misturado com algumas pedrinhas brancas que são inférteis, juntamente de algumas mídias que ajudam na proliferação de bactérias benéficas que consomem amônia, um tronco tratado para completar a decoração, além de um aquecedor e termômetro para manter sempre a temp…
-
- 2 followers
- 1 reply
- 578 views
Oi pessoal, me ajudem por favor. Tenho um peixe betta de 1 ano. Ele vive em um aquário de 15 litros com plantas, termostato, filtro Hang on, pH 7.2, temperatura 27 graus, amônia e nitrito zerados. Se alimenta de artemia em conserva e tropical nano granulat q afunda. De um mês pra cá, ele começou a boiar sem conseguir mergulhar e ir ao fundo do aquário. Em um dia, ele boia, volta ao normal, depois vou olhar e está de novo boiando de lado, nadando estranho e dali algumas horas nadando normalmente. Me disseram que ele poderia estar com doença da bexiga natatória, tratei com antibiótico não melhorou, com luftal e não melhorou, dei ervilha e não melhorou, comecei a da…
-
- 1 follower
- 1 reply
- 657 views
Pessoal, bom dia. Tenho um peixe betta de quase 4 anos, nos últimos meses notei que ele está assim... muito pouco ativo. Ele só se mexe nos horários de comer, e depois explora o aquário por no máximo 30minutos e volta pra descansar de novo. Ele está saudável como nunca, porém fico preocupada porque ele passa quase o dia inteiro no mesmo local, já coloquei plantas vivas novas e tudo, mas só o que ele faz é descansar nelas kkkk isso é normal? isso piora?
-
- 1 follower
- 1 reply
- 602 views
Olá 🙃 preciso de ajuda com uma betta que se dava muito bem com o macho e de repente virou-se conta ele, anda a morder a cauda dele ao ponto de ficar agarrada e ele nadar à volta do aquário a tentar soltar-se dela. De ontem para hoje ele ficou esfarrapado. Ela não parava de andar atrás dele e coloquei-a numa maternidade mas tenho medo que ela morra de tristeza. Não sei o que lhe deu, ela é bastante jovem e ele já anda a fazer bolhinhas. Por favor ajudem 🥺
-
- 1 follower
- 12 replies
- 1.8k views
Pessoal, recém ciclei meu aquário (18L) faz 1 mês, parâmetros da água estão ok. Porém o meu betta macho (inseri faz 4 dias) não para de fazer o famoso glass surfing, dizem que leva 1 semana pra ele se adaptar com o próprio reflexo, mas eu tapo com todas as cores o local que ele está indo e continua se encarando e nadando de um lado pro outro. Tem decoração no aquário,plantas, rochas, mas não tantas. Não sei mais o que fazer, suas barbatanas começaram a se desfiar e não sei se é por conta disso, fiz o tratamento com banho de sal, sal no aquário, e nada de melhoras. Não sei mais o que fazer, ele não parece que vai parar com isso mesmo depois de se acostumar com o aquário. E…
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1.1k views
Bom dia, acabei de colocar meu betta em um aquário hospital que antigamente era o principal, porém ainda não consegui adquirir outro aquário principal pois só vai chegar daqui a 5 dias. Vou começar a ciclagem no aquário novo com inserção de bactérias vivas, porém enquanto isso, como posso deixar meu peixe no aquário hospital sem uma ciclagem até o outro estar pronto? 😭
-
- 1 follower
- 4 replies
- 5.4k views
olá gente! Adquiri um betta macho, vermelho, a uns 5 dias, coloquei ele em um aquario de 8 litros, que estava abtado por uma betta femea, coloquei ela em outro aqua e fiz uma tpa de 50 % da agua no aquario aonde ela estava (e aonde coloquei o betta macho). Ele se mostrou agitado desde o caminho da loja ate a minha casa, como o caminho foi longo (cerca de 1 hora) achei que era normal ele ficar agitado nas primeiras horas dentro do seu novo aquario. O problema é que hoje ja é o quinto dia e ele ainda esta "brigando com o vidro", ja esperimentei de tudo, ja tirei todos os enfeites, tampei o aqua todo (menos a frente), ja deixei ele com o espelho cerca de 10 minu…
-
- 1 follower
- 4 replies
- 11.8k views
sou novo com peixinhos, tenho lido bastante. tenho 3 bettas femeas em um aquario de 30L, que é oque me foi recomendado na loja, pelo que me foi dito as 3 já viviam juntas no mesmo aquario na loja. uma delas varias vezes ao dia fica perseguindo as outras que aparentam ficar bem estressadas, nadando rapido pra longe dela. é pouco espaço para elas ? isso realmente seria elas brigando ? me estranha que elas já convivessem juntas e que isso esteja acontecendo. não sei se vale de algo essa informação mas a mesma que fica perseguindo as outras parece muito inquieta tambem. se alguem puder me ajudar agradeço muito.
-
- 3 followers
- 8 replies
- 2.4k views
Boas pessoal vou relatar aqui a minha reprodução de bettas FCCP x Red Fancy espero que gostem e vou atualizando o mais possível. O casal foi colocado junto no dia 25/10, macho colocado da parte da manhã, no início da tarde a fêmea dentro da garrafa. No dia 26/10 soltei a fêmea da parte da manhã e deu-se os abraços. Dia 28/10 nasceram os pequenos e hoje dia 31/10 começaram as primeiras refeições (vermes do vinagre). Macho Fêmea Ninhada
-
- 4 followers
- 11 replies
- 1.8k views
Olá a todos! Estou a planear montar um pequeno aquário (22L) com plantas low-tech para abrigar um Betta. Como sou principiante, estava a pensar comprar um kit, de forma a já ter tudo prontinho. Podem dar-me a opinião sobre esta opção: https://www.crazy4pets.pt/produto/kubus-betta/ Desde já agradeço a ajuda. Cumprimentos, Patrícia
-
- 0 replies
- 418 views
Bom dia a todos tudo bem? Sou nova aqui Comprei uma betta femea dia 21/11 e ela era bem pequenininha, mas eu não me recordo se ela estava branca abaixo da boca (tipo o pescoço) quando a peguei Será que ela esta doente? A nadadeira continua igual, procurei na internet que o ictio deixa pontos brancos pelo corpo e no caso somente ai ela esta "sem cor". Li na net que a coloração deles muda com o crescimento. Alguém pode me ajudar? sou nova nisso https://drive.google.com/drive/folders/1m-VS78iUGeqQ2pS7dPIr5aWRsm-2wYwN?usp=sharing não consegui colar o link no inserir imagem a partir do link - tirei foto com flash e sem flash
-
- 1 follower
- 2 replies
- 924 views
Tenho um betta Dumbo, ele é pequeno e não nada muito no aquário, comprei ele ontem e vejo coisas estranhas, esses dias perdi um betta meu e acabei comprando outro para colocar no aquário mas o novo betta age de forma estranha e esta quase sempre parado, estou preocupado pois não quero perder outro peixe. O aquário tem PH entre 6,5 e 7.0 estando na maioria das vezes em 7 , a amônia esta em 0,25 e esta desintoxicada, não faço testes de nitrito ainda e tenho a temperatura meio alta por causa da minha cidade, a temperatura esta em 27 a 29. também tenho algumas coridoras, 3 albinas, 2 Schwartzi e uma paleatu, o meu antigo betta corria atrás delas mas não machucava elas. A…
-
- 1 follower
- 2 replies
- 851 views
Olá. Estou a pensar em criar novamente e gostaria de saber se alguém usa UPS à noite para alimentar o sistema. Desde já o meu obrigado
-
- 2 followers
- 10 replies
- 1.6k views
Boa tarde, Hoje ao fazer TPA, o meu Betta ficou agitado e penso que rasgou a barbatana ao nadar entre umas raizes. Será que volta ao normal? https://ibb.co/qsh9r5X https://ibb.co/tKZsNgN Ele é um crowntail betta, será que já era assim? A mim dá-me a impressão que rasgou 😞 Obrigada.
-
- 2 followers
- 9 replies
- 2.4k views
Bom dia, boa tarde, ou boa noite pessoal. Eu gostaria de ajuda com o meu Betta, estou muito preocupado com ele! É a minha primeira vez tendo um aquário, meu Betta tem 10 meses e convive sobre meus cuidados há nove. Juntamente com ele, no aquário vive um otovinculos affins, o famoso limpa vidro, , três Kinguio cauda-de-vel e um Kinguio pérola. Todos os meus Kinguio tiveram problemas na bexiga natatória no início do ano, e eu consegui salvá-los antes da situação piorar, dando menos ração ( eu alimentava eles três vezes ao dia, agora alimento 2 com ração e aos fins de semana vario entre ervilha, pepino e brócolis) e comprando um filtro de mais qualidade e um termômetro. No m…
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.4k views
Boa tarde, adquiri há pouco tempo 2 machos plakat koi Nemo. Queria iniciar a criação desta linhagem. O problema é que é difícil encontrar quem crie esta linhagem em Portugal para poder comprar fêmeas para estes machos. Alguém sabe onde posso adquirir fêmeas desta linhagem? Ou se dá para cruzar com outra linhagem e depois iniciar um longo processo de purificação dos genes?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 847 views
Bettas plendens "Samurai" Betta splendens "Super Black" Betta splendens "Super Red"
-
- 1 follower
- 3 replies
- 786 views
Boa noite, Temos um aquário de 25 L com um Betta macho, realizamos trocas parciais de 20% semanalmente. Acerca de 2 semanas ele começou a apresentar apatia, barbatana branca e desfazendo, ele chegou a ficar no fundo do aquário imóvel, mas nunca deixou de comer, administramos antibiótico Alcon Bacter por 5 dias, realizando trocas parcias diariamente. Foto de 1 semana atrás após Bacter: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/z_mIauA O comportamento dele melhorou, no entanto a barbatana continuava igual. Mas o rosto dele passou a ir ficando branco como que sem escama, começamos a ministrar um antibactericida+fungicida (Atlantys) por 5 dias, acreditando s…
-
- 4 followers
- 3 replies
- 2.4k views
Olá. Eu sempre procuro informações nesse fórum, gosto muito. Não encontrei essa informação em lugar algum, não sei como é possível, mas aconteceu. Tenho um betta macho em um aquário de 20 litros. Só tenho ele, com plantas flutuantes e cabombas. Fundo negro de basalto. Hoje troquei o aquário de lugar, para perto de uma janela. Ele ficou muito feliz. Passado umas 6 horas, fui alimentar ele no horário de costume e como ele nem ligou para a comida, ficava parado na superfície, aproveitei para realizar uma TPA, achei que ele estava mal, e vi que ele havia feito um ninho de bolhas pequeno. Qual foi minha surpresa ver ao mexer na água que o ni…
-
- 2 followers
- 2 replies
- 721 views
Há uns dias atrás, o meu Betta tava com a cauda desfiada, fui na loja, e me passaram um fungicida, usei, dia sim dia não. Pareceu que tinha resolvido, e interrompi o tratamento. Passado uns dias, ele não tava querendo comer, normal até então, as vezes ele não quer comer, coisa de poucos dias. Então começou a esfriar o tempo, máximas de 22° e mínimas de 10, 7° . Logo passei a notar que além do quieto, ele estava perdendo a cor , voltei a usar o fungicida, e agora além de desbotado ele tá nadando na vertical, não consegue ficar na superfície, as vezes afunda quando tenta subir p superfície, e a maior parte do tempo fica deitado (literalmente, fica com a cabeça no chão …
-
- 1 reply
- 833 views
Boas, Preciso da vossa ajuda. Hije reparei que o meu beta tem as guelras estranhas. É mesmo debaixo da cabeça? Não sei se está doente, come bem, mexe se bem, não tem manchas e a cor está normal. Poden ajudar?
-
Essas são as manchas vermelhas
-
- 3 followers
- 4 replies
- 1.1k views
Eu tenho um aquario de 40L com um beta macho e outros peixes tropicais (guppy etc..) intertanto compro raçao só para o meu beta e alimento ele com a sua propria raçao, de seguida alimento os restantes peixes com os flocos para peixes tropicais, mas todas as vezes que o faço o meu betta tambem come esses flocos, e pelo o que sei a longo prazo deverá causar problemas digestivos devido aos flocos não serem o alimento ideal para o mesmo ingerir, agora pergunto, como alimento um betta corretamente em aquario comunitario? se passar a alimentar todos os peixes com os flocos da comida para o beta irá fazer mal? na minha teoria penso que não pois os (guppys, molly etc) são peixes …
-
- 1 follower
- 4 replies
- 805 views
Olá, necessito de orientações para tratamento de betta doente. Ganhei o peixe há 2 meses e ele sempre teve um comportamento bastante ativo (nadando por todo perímetro do aquário). A cada 7 dias faço uma troca parcial da água (1/4 aproximadamente). Após a última troca comecei a notar um comportamento estranho do betta. Dia 1: O peixe ficava durante horas completamente imóvel no fundo do aquário. Só vindo à superfície para se alimentar. Dia 2: O peixe passou a ficar imóvel na superfície do aquário, em posição vertical e com respiração "ofegante". No entanto, ainda se alimenta normalmente. Na pet shop me informaram que essa espécie costuma ficar parado em dete…
-
- 1 follower
- 41 replies
- 3.3k views
Bom dia *Não consegui postar no local correto que seria "FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO", perdão.Temos um betta em um aquário de 5l há 10 dias, com apenas termômetro, aquecedor e areia. Usamos anticloro apenas. Buscando melhorar, comprei:um aquário de 15lfiltro interno de 600l/htermostatouma cabombatestes de ph, amônia e nitritocondicionador da águaacelerador biológicosubstrato e uma pedra bonita.Ainda não botei o peixe, estamos deixando um tempo de ação do acelerador seachem.E também o peixe começou a perder um pouco de barbatanas, começaram a ficar transparentes e roídas, comecei a tratar com o bacter e após esse tratamento ele se muda para o de 15l.A dúvida no momento é s…
-
- 1 follower
- 5 replies
- 3.6k views
-ganhei him de um criador de bettas 2 meses atrás -ele estava com a boca machucada e com um esfolado nas escamas -comprei um aquário de 8 litros, algumas pedrinhas e uma casinha em forma de iglu para ele se esconder. -Depois de um tempo ele começou a ter dificuldades para flutuar e ficava a maior parte do tempo no fundo do aquário. -Pensei que fosse por causa de uma infecção bacteriana ou fungica. -apliquei um remédio seguindo a bula em caso de suspeitas, mas ele não apresentou melhoras -Pesquisei sobre e achei que fosse por causa de uma intoxicação por amônia. -Ele começou a perder a cor das escamas a cada dia que se passava. No final de tudo ele tin…
-
Members