Ciclagem


Recommended Posts

Bom dia, acabei de colocar meu betta em um aquário hospital que antigamente era o principal, porém ainda não consegui adquirir outro aquário principal pois só vai chegar daqui a 5 dias. Vou começar a ciclagem no aquário novo com inserção de bactérias vivas, porém enquanto isso, como posso deixar meu peixe no aquário hospital sem uma ciclagem até o outro estar pronto? 😭

Link to comment
Share on other sites

Olá faz 48h que estou tratando meu betta em um aquário hospital de 7L. Dei banho de sal grosso sem aditivos, com 10g em 1 litro e no mesmo dia ele demonstrou melhora, já nadava pelo aquário, se alimentava e respondia a estímulos. Agora no segundo dia está completamente ativo e bem melhor que no primeiro dia, porém as barbatanas seguem desfiadas, e as pélvicas vi que estão começando a nascer pois há uma transparente maior que não estava no lugar anteriormente.

Após deixá-lo 20 minutos se limpando do banho de sal em um recipiente com água condicionada, coloco ele no aquário hospital novamente com 7g de sal grosso diluído (para 7L). Ele segue melhor do que nunca.

 

Minha dúvida está na manutenção do aquário hospital. Hoje o peixe veio a defecar depois de 1 dia, pois estou dando alimentação de forma reduzida (não a ponto de interferir em sua imunidade), e não sei muito bem o que fazer. Tenho o aparelho de sifonar, porém estou entre:

- não sifonar hoje para não estressá-lo

- tirar as fezes com um objeto qualquer

- ou somente quando trocar a água toda no próximo tratamento amanhã. Pois não quero sifonar só o fundo, gostaria de trocar ela inteira novamente pra não correr riscos.

Outra dúvida que tenho: o termostato do aquário hospital é o mesmo do aquário principal, portanto após o tratamento (parece uma pergunta boba, espero que me entendam) eu preciso esterelizá-lo? Ou somente lavá-lo com água da torneira? 

Por fim, a última dúvida, é: vou fazer a ciclagem do aquário principal novamente do 0, e irei utilizar o Prodac com bactérias vivas (40millhões em 1ml), mas no momento só consegui na loja o teste de PH, eu consigo saber se já está pronta para inserir o meu betta em 1 semana com o acelerador biológico mesmo sem testar a amônia e nitrito, somente com o teste de PH?   

 

Obrigada pela atenção, espero que me ajudem.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, daqui a uns meses terei que me mudar de morada e quero levar meu betta comigo. A viagem é por volta de 4 horas, como posso fazer com que meu aquário não perca a ciclagem e também o peixe não sofra tanto estresse? 

 

Outra duvida:  

Atualmente comecei a ciclagem do 0 no aquário principal pois o tinha feito de aquário hospital anteriormente, mas agora já está desinfectado. 

 

Agora retirei o betta e coloquei em outro recipiente com o termostato e estou deixando a ciclagem ocorrer normalmente no aquário principal. Estou adicionando o acelerador biológico Prodac - nitridac que precisa ser colocado durante 7 dias e o anulador de substâncias tóxicas Sera toxivec. Em quanto tempo acha que a ciclagem estará completa? Faço a TPA só no final do mês do processo?

 

Link to comment
Share on other sites