Alex Calvin

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Sobre Alex Calvin

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  1. Obrigado Sr. @ismael_figueira. Ando aqui a mudar um pouco de ares, ou será de águas? 🤔🙂
  2. Eu perceber, sabes que não percebo lá muito... Enquanto tu entras no processo de "Black out", eu entraria no processo de "black water", mas, pronto, ando a tentar fazer os possíveis.😉😊 Olha!!! Mete aí um limpa vidros e umas neritinas para te comerem as algas e atenção á iluminação, isso tem excesso de iluminação, reduz aí o fotoperiodo. 😁
  3. Confesso que também ando a adaptar-me a esses termos do aquapaisagismo... Acerca da "adaptação do grelo" e "erecto"... O que vem a ser isso em termos botânicos? Noutro contexto até faço ideia do que seja... 🤔
  4. Mas, isto não é para ser um desafio? Onde estão os outros proponentes? E que tal umas fotos, dos teus aquários? Ainda me lembro do teu apenas com anúbias, foi um dos aquários mais fantásticos que já vi, na minha opinião.
  5. É boa mocinha!!! Entendo-a bem, até mesmo porque a minha mulher é a mesma coisa. 😁
  6. Prefiro não a provocar, depois começa a ganhar volume e acusa-me de a ter tentado à gula. 😏
  7. Tens que entender que nem todos têm aquela sensibilidade para estabelecer o paralelismo entre um ambicioso projecto de aquapaisagismo e a pausa para uma refeição retemperante e inspiradora. 😀 (falei bonito, não foi?) 🤩
  8. Bom... Não sou praticante do aquapaisagismo no sentido do propósito do desafio, mas, cá estou para observar os talentos da malta. 🙂
  9. Olá Carolina! Em relação aos caracois, não sou nenhum perito no assunto, mas, parecem-me ampulárias ainda bastante jovens. Em relação às algas, convinha que mencionasses mais detalhes do teu aquário. Parâmetros da água, filtragem, fertilização, etc, etc. Há várias causas para o aparecimento de algas, normalmente, por desequilíbrio de nutrientes. As algas pretas(BBA), por exemplo, surgem devido a excesso de matéria orgânica em decomposição, flutuações de CO2. Talvez o teu aquário esteja a necessitar de uma filtragem eficiente e de algumas aspirações do fundo, para recolher detritos acumulados. Mas, para entender melhor oque se passa, só de facto sabendo mais pormenores do teu aquário para detectar as causas do problema, porque torna-se necessário resolver essas causas de raiz, para eliminar as algas com eficácia e impedir que surjam novamente. Algumas causas do surgimento dessas algas: Algas pretas (BBA) que na verdade pertencem ao grupo de algas vermelhas: Flutuação dos níveis de CO2 no tanque. Grande quantidade de lixo orgânico/tanque sujo. Plantas estressadas/crescimento antigo. Instabilidades que levam ao estresse da planta; má qualidade da água, uso severo de biocidas, etc. Fluxo excessivo com névoa pesada (observe se o BBA desova em áreas que estão diretamente no caminho do fluxo), especialmente em produtores lentos/musgo/hardscape. Como resolver: Dose pontual de "carbono liquido", por exemplo, Excell da Seachem, diretamente no BBA na primeira aparição para evitar a propagação. É altamente eficaz contra BBA. Poda e replantio de copas saudáveis , corte e descarte o crescimento antigo. Encontre maneiras de equilibrar o fluxo excessivo. Em muitos tanques, apenas diminuir o fluxo pode impedir o acionamento do BBA. Encontre maneiras de estabilizar os níveis de CO2. De um modo geral, taxas de injeção mais altas criam níveis de CO2 mais estáveis, portanto, geralmente é recomendado aumentar a injeção de CO2. Aspire regularmente a superfície do substrato enquanto agita os detritos com pasta de peru (veja abaixo) para reduzir os detritos orgânicos - isso causa um grande impacto. Algas filamentosas: Causas: Plantas insalubres, deficientes ou estressadas (CO2 abaixo do ideal, problemas de nutrientes, superlotação, choque de transplante, danos físicos, estresse de poda excessiva, parâmetros de tanque instáveis ou extremos). Abundância de crescimento antigo e deteriorado. Pico na fonte de amônia/uréia no tanque. (osmocote terrestre, tanques não ciclados, alimentação pesada, fórmulas de nutrientes que contêm uréia/amônia, gado morto) Soluções: Replante os topos saudáveis e descarte os fundos velhos - continue fazendo isso até que não haja mais algas visíveis no crescimento antigo. Podar o crescimento antigo gravemente afetado Os casos leves geralmente desaparecem por si mesmos à medida que a saúde da planta e a estabilidade do tanque melhoram. Casos graves podem ser eliminados com "carbono liquido" e outros algicidas comerciais, mas as causas básicas precisam ser abordadas ou as algas podem retornar. Resolva os problemas subjacentes de saúde das plantas - esta alga raramente ocorre naturalmente sem um gatilho. Mudanças de água, limpeza de detritos, crescimento antigo. Plante plantas maiores, mais robustas e mais fáceis de aumentar a massa da planta no tanque. Fonte: https://www.2hraquarist.com/blogs/algae-control?fbclid=IwAR3F0sLioLs6vMS1Zvy7OKAQMuYMALJo1dFTa5BhBGh1tP7U1i3TVzQKfUQ
  10. Atenção! Não percam, é já neste fim de semana.  

  11. Podes levar uma amostra da tua água a uma loja de aquariofilia e pedir que te façam os testes para comparar, logo ficas a saber se terá a ver com o teste não estar em condições ou não. Seja como for, se queres baixar o PH, podes de facto ir fazendo pequenas TPA com água de garrafão de PH ácido, em tempos fiz isso e lá ia resultando, mas dá imenso trabalho andar a acartar com garrafões. Entretanto vim a ter conhecimento de substractos de troca catiónica que além dos benefícios cujas propriedades têm para as plantas, também auto regulam o PH para 6/6.5. Comecei a usar o Terra Bruna da marca Equo e nunca mais tive problemas com o PH, também há um da Tropica o " Aquarium Soil " e uma mídia biológica a Neo Media soft que diz também baixar um pouco o PH. Apenas algumas dicas, mas lá está, se ao menos o PH estivesse estável, seria melhor não andares a mexer nisso, contudo se o KH é muito baixo, admira-me que não hajam flutuações.
  12. Pois, a turfa tem que ser substituída ao fim de algum tempo, conforme as instruções, 3/6 meses. Se o KH é baixo e não está a fazer efeito tampão, não estou a ver de momento o motivo pelo qual não consegues baixar o PH, tendo em conta que não haja flutuações e o PH se mantenha estável. Mas, mais vale que se mantenha estável do que haver flutuações.
  13. Não terás aí alguma pedra calcária? Que mídias filtrantes usas?
  14. Bom amigo, como foi dito, normalmente o íctio costuma afectar os peixes depois de uma TPA por acentuadas diferenças de temperatura em peixes cujo sistema imunitário esteja mais fragilizado, seja por questões de stress, qualidade da água ou alimentação deficiente. O protozoário Ichthyophthirius multifiliis é o responsável por esse problema. Os pontos brancos que surgem no peixe, não se trata do parasita do íctio. mas são fungos oportunistas que surgem nas perfurações da pele causados pelo parasita. Quando detectado desde o início, aumentar a temperatura para 29º/30º durante cerca de 18 dias, poderá resolver o problema sem uso de medicação, contudo, as feridas abertas pelos parasitas poderão dar origem a ataques bacterianos, que, tal como os fungos. também se aproveitam do estado fragilizado do peixe para atacar. O ciclo do íctio tem as seguintes fases: Trofozóito: Estágio adulto ou forma ativa do protozoário capaz de se alimentar, movimentar e se reproduzir. Tomonte: Fase em que o íctio adulto se solta do peixe hospedeiro, encapsula-se numa espécie de cobertura gelatinosa que o protege inclusive da medicação e começa a multiplicar-se. Tomite: Íctio após a divisão do Tomonte. Teronte: Forma móvel e infecciosa do íctio que sai do tomonte e procura um hospedeiro. O aumento de temperatura, tem como função evitar que essa cobertura gelatinosa, na fase de tomonte, se forme e proteja o protozoário, evitando que este se multiplique e volte a infectar novos hospedeiros. Quanto mais baixa for a temperatura, maior será o ciclo de vida do protozoário. Portanto, aumentando a temperatura, evitamos que o protozoário possa completar esse ciclo e acabará por ser eliminado, assim sendo, não obstante uma medicação adequada para o tratamento do íctio, importa que seja aumentada a temperatura por os tais 18 dias. O Ichthyophthirius multifiliis pode surgir no aquário seja por peixes infectados, sejam por plantas ou decorações provenientes da natureza ou outro aquário. Assim sendo, os peixes antes de serem adicionados ao aquário comunitário, sempre que possível, devem passar por uma quarentena num aquário à parte. Plantas e decorações devem ser desinfectadas com permanganato de potássio, não apenas elimina parasitas e bactérias nocivas, mas, também caracois e ovos de bicharada diversa. Em Portugal penso que o medicamento da marca Labcon não se encontra disponível no mercado, o medicamento que normalmente é mais usado neste caso de infecção por íctio é o Esha exit
  15. Alex Calvin

    O meu aquário

    Bom... Um aquário plantado, com plantas mais exigentes, vai-te custar mais caro o investimento. Podes ter um belo aquário plantado com plantas menos exigentes, como Anúbias, Microsoruns, Limnophilas sessiliflora, apenas alguns exemplos. Em relação ao tamanho do aquário, mais 20 cm de comprimento, não é nada assim de tão extraordinário, mas, enfim... Cabe-te a ti a capacidade de argumentação e negociação com a tua esposa acerca desse assunto, eu sei como é. 😄 Mas, quando chegarem a um consenso, podemos rever as opções, se for o caso. Entretanto, lavar a loiça, levá-la a jantar fora, oferecer-lhe uma prenda, etc, são alguns métodos que eventualmente podem levar as esposas a mudar de ideias. 😄