Peixe betta engolindo ar


Recommended Posts

Oi pessoal, me ajudem por favor.
 

Tenho um peixe betta de 1 ano. Ele vive em um aquário de 15 litros com plantas, termostato, filtro Hang on, pH 7.2, temperatura 27 graus, amônia e nitrito zerados. Se alimenta de artemia em conserva e tropical nano granulat q afunda. De um mês pra cá, ele começou a boiar sem conseguir mergulhar e ir ao fundo do aquário. Em um dia, ele boia, volta ao normal, depois vou olhar e está de novo boiando de lado, nadando estranho e dali algumas horas nadando normalmente. Me disseram que ele poderia estar com doença da bexiga natatória, tratei com antibiótico não melhorou, com luftal e não melhorou, dei ervilha e não melhorou, comecei a dar ração de fundo para não ingerir ar na hora de comer e não melhorou também. Eu não sei mais oq fazer com ele. Eu percebo que ele respira, solta uma bolha de ar em seguida, e depois come a própria bolha. Algumas vezes que o vi boiando, peguei ele na mão, abri a boca dele e dei menos de uma gota de luftal e ao colocar de volta na água ele não estava boiando mais. Não teve tempo hábil pra dizer que o luftal fez efeito porque foi instantâneo. Outro dia aconteceu a mesma coisa…o vi boiando e o peguei na mão. Dessa vez eu apenas abri a boca dele, não dei o luftal e quando soltei no aquário, ele parou de boiar. Ou seja, ele está de alguma forma engolindo muito ar oq tem causado esse quadro de boia e volta normal, boia e volta ao normal. Essa situação tem me incomodado demais, pq quando ele está normal em alguns períodos do dia, tá tudo bem, mas quando ele está boiando, me dá a impressão que ele sofre pq não consegue nadar direito, fica cansado de se esforçar pra mergulhar mais fundo sem sucesso, dá dó de ver. Alguém sabe oq devo fazer? 
Outro detalhe…tenho absoluta certeza de que é um macho, tem a calda bem longa e tudo mais, mas nunca fez ninho e nem se arma pro espelho. 
 

agradeço imensamente se puderem me ajudar pois gosto muito dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela descrição, parece efetivamente problemas na bexiga natatória.

Pode dar-lhe um banho de Epsom Salt, para ver se ajuda, mas por norma alivia esses sintomas.

Por acaso tem folhas de amendoeira da India, por aí. Se tiver, ponha 2 ou 3 lá dentro para a água escurecer bem. Os taninos ajudam imenso e possuem propriedades antibióticas e calmantes.

Pode ser que melhore.

Vá dando feedback!

 

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais