LiaPandora Posted November 27, 2020 Posted November 27, 2020 (edited) Boas, Comprei uma Limnophila Heterophylla para o meu aquário já habitado por peixes. As minha dúvidas são as seguinte: Qual o método de quarentena/desinfeção mais eficaz, e devo de fazer quarentena durante quanto tempo? Após a leitura de alguns tópicos deparei-me com várias opiniões: - Água Oxigenada - Sulfato de Cobre - Permanganato de Potássio - Lixívia - Betadine Estou mais inclinada para o Sulfato de Cobre ou Água Oxigenada porque já os tenho. O meu problema não é com as algas e os caramujos, é somente com possíveis doenças que a planta possa trazer, das quais me quero livrar, como o assustador ÍCTIO! Deixo aqui algumas informações acerca do meu aquário que possam ser úteis: Litragem: 120Litros Temperatura: 26ºC Filtragem: 25w 240v Obrigada! Edited November 27, 2020 by LiaPandora
João Cardoso (Kadoxu) Posted November 27, 2020 Posted November 27, 2020 há 1 hora, LiaPandora disse: Boas, Comprei uma Limnophila Heterophylla para o meu aquário já habitado por peixes. As minha dúvidas são as seguinte: Qual o método de quarentena/desinfeção mais eficaz, e devo de fazer quarentena durante quanto tempo? Após a leitura de alguns tópicos deparei-me com várias opiniões: - Água Oxigenada - Sulfato de Cobre - Permanganato de Potássio - Lixívia - Betadine Estou mais inclinada para o Sulfato de Cobre ou Água Oxigenada porque já os tenho. O meu problema não é com as algas e os caramujos, é somente com possíveis doenças que a planta possa trazer, das quais me quero livrar, como o assustador ÍCTIO! Deixo aqui algumas informações acerca do meu aquário que possam ser úteis: Litragem: 120Litros Temperatura: 26ºC Filtragem: 25w 240v Obrigada! Íctio não tem nada de assustador, é relativamente fácil de detetar e de tratar... há coisas bem piores. Se a sua preocupação é o Íctio, o melhor que tem a fazer é colocar as plantas em quarentena durante 2 ou 3 semanas. O íctio só se reproduz com hospedeiro e a sua primeira fase vive num género de "ovo" que protege o parasita dos tratamentos, num aquário só com plantas acaba por morrer sem se reproduzir. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
LiaPandora Posted November 27, 2020 Author Posted November 27, 2020 há 51 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse: Íctio não tem nada de assustador, é relativamente fácil de detetar e de tratar... há coisas bem piores. Se a sua preocupação é o Íctio, o melhor que tem a fazer é colocar as plantas em quarentena durante 2 ou 3 semanas. O íctio só se reproduz com hospedeiro e a sua primeira fase vive num género de "ovo" que protege o parasita dos tratamentos, num aquário só com plantas acaba por morrer sem se reproduzir. Olá João, Para mim foi assustador porque me dizimou o aquário, mas enfim, são águas passadas. Entretanto coloquei a planta sozinha num aquário com água tratada e uma bomba para fazer a água circular, vou então deixá-la assim durante 2 ou 3 semanas. De qualquer das formas, é necessário tratá-la com sulfato de cobre ou outra substância para eliminar bactérias que possam prejudicar a saúde dos peixes?
Alvaro Silva Posted November 27, 2020 Posted November 27, 2020 Boas LiaPandora Podes fazer a sim,colocas 5 colheres de água e uma de lixívia,passas a plantas por essa água da uma limpeza rápida,e passas abundantemente por água da torneira,mas o melhor mesmo para desinfecção o melhor seria o (Permanganato de Potássio ) e terias também de passar por água da torneira. Saudações
LiaPandora Posted November 28, 2020 Author Posted November 28, 2020 há 1 hora, Alvaro Silva disse: Boas LiaPandora Podes fazer a sim,colocas 5 colheres de água e uma de lixívia,passas a plantas por essa água da uma limpeza rápida,e passas abundantemente por água da torneira,mas o melhor mesmo para desinfecção o melhor seria o (Permanganato de Potássio ) e terias também de passar por água da torneira. Saudações Obrigada, Álvaro. Vou confessar que estou um pouco reticente em relação à Lixívia, tenho medo que mate a planta. Penso que vou fazer como diz em relação ao Permanganato de Potássio e também vou deixá-la umas semaninhas de quarentena, por precaução. Já agora, o Sulfato de Cobre também elimina bactérias e doenças, para além dos caramujos e das algas?
Alvaro Silva Posted November 28, 2020 Posted November 28, 2020 O Sulfato de Cobre acho que dá,se não deixar a planta muito tempo dentro do Sulfato,e logo de seguida passar por água corrente,quanto ao Permanganato esse sei que dá. Saudações 1
Flaips Posted November 28, 2020 Posted November 28, 2020 O sulfato de cobre, o permanganato de potássio dão. Penso que o azul de metileno também funcione para remover o ictio, se a planta tiver. Mas terias de deixar ficar por algum tempo. 1
LiaPandora Posted November 28, 2020 Author Posted November 28, 2020 há 1 hora, Flaips disse: O sulfato de cobre, o permanganato de potássio dão. Penso que o azul de metileno também funcione para remover o ictio, se a planta tiver. Mas terias de deixar ficar por algum tempo. Obrigada Flaips, vou então desinfetar a planta e deixá-la de quarentena antes de a colocar no aquário.
Tozé Nunes Posted November 30, 2020 Posted November 30, 2020 Eu nunca fiz quarentena ou sequer desinfeção de uma planta antes de a colocar num aquário e o máximo que veio a mais foi pequenos caracóis... O ictio ou qualquer outra doença só vem nas plantas se elas tiverem em aquários onde os vivos estejam doentes, daí o cuidado na escolha onde comprar as plantas! Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Flaips Posted November 30, 2020 Posted November 30, 2020 há 2 minutos, Tozé Nunes disse: Eu nunca fiz quarentena ou sequer desinfeção de uma planta antes de a colocar num aquário e o máximo que veio a mais foi pequenos caracóis... O ictio ou qualquer outra doença só vem nas plantas se elas tiverem em aquários onde os vivos estejam doentes, daí o cuidado na escolha onde comprar as plantas! De facto, não é costume fazer quarentena de plantas, acho que não vale a pena...
LiaPandora Posted November 30, 2020 Author Posted November 30, 2020 há 9 horas, Tozé Nunes disse: Eu nunca fiz quarentena ou sequer desinfeção de uma planta antes de a colocar num aquário e o máximo que veio a mais foi pequenos caracóis... O ictio ou qualquer outra doença só vem nas plantas se elas tiverem em aquários onde os vivos estejam doentes, daí o cuidado na escolha onde comprar as plantas! Eu não me importo com algas ou caracóis, até porque tenho bótias que os comem e peixes que adoram algas, tenho medo é de doenças que a planta possa trazer, por isso prefiro fazer a quarentena à mesma. É que da primeira vez que comprei uma planta apenas a passei por água e uns dias depois tinha o aquário com íctio, não tenho a certeza a 100% que foi culpa da planta mas não quero arriscar.
Alvaro Silva Posted November 30, 2020 Posted November 30, 2020 Boas LiaPandora Quando tivestes íctio uns dias depois de colocares a planta,nunca vais saber se foi da dita planta,ou tu no entretanto fizestes uma tpa e colocastes a água fria numa enfiada e baixou a temperatura muito rápida,não deste por isso,e os peixes não estariam com a imunidade a 100% e é claro que o íctio ataca muito nestas condições. Eu se queres saber nunca fiz quarentena de planta nenhuma,é claro que paço por água corrente e tento lavar bem a planta antes de entrar no aquário. Saudações
Recommended Posts