srg.roberto

.Membro Ausente
  • Content Count

    15
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

2 :)

About srg.roberto

  • Rank
    Recém Chegado

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Aveiro (Aveiro)
  • Localização
    Aveiro

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    nitratos a menos está fora de questão, portanto...
  2. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    Aqui vão as mesmas fotos, mas publicadas de outra forma. Não sei que planta é. Só sei que cresce abundantemente no leito dos riachos perto de minha casa, completamente submersa. Morreram-me inúmeras delas e esta vai pelo mesmo caminho. Também se nota que os peixes gostam de lá ir mandar umas trincas.
  3. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    Pois, destas já me morreram muitas. Nos primeiros dias crescem muito bem, mas logo depois as folhas ficam castanhas e a planta morre passado uns 15 dias ou coisa assim. Felizmente são de graça. Será que não se adaptam a água quente? No outro dia comprei uma amazonense para ver como se comporta...
  4. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    Aqui vão umas fotos de uma «espécie» de vallisneria que apanhei num riacho aqui da zona... https://photos.app.goo.gl/eaoHdQzFoS5t3Lde6 https://photos.app.goo.gl/YLMsUMExsrwL4vHs9 https://photos.app.goo.gl/6h9PQ8AEKsDcpPHi6 Crescem rápido, mas morrem ainda mais depressa.
  5. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    Mas estão más e feias 🙂 e ando a tentar perceber do que é.
  6. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    Pois, para os peixes não tenho dúvidas que esteja bom. A minha questão é as plantas. Precisarão delas de mais nitratos?
  7. srg.roberto

    Nitratos e crescimento de plantas

    Viva! Gostava só de saber o nível de nitratos que acham mínimo para ter um bom desenvolvimento de plantas. Preferia que partilhassem o nível que têm e como as plantas estão de saúde. O meu nível está entre 10 a 25 mg/L.
  8. srg.roberto

    fazer adubo líquido a partir de comprimidos

    como já tenho os comprimidos, o meu objetivo era não ter de comprar adubos líquidos, diluindo os comprimidos.
  9. Viva! Alguém experimentou fazer adubo líquido a partir de comprimidos, esmagando e depois diluindo em água?
  10. srg.roberto

    ictio stop vs doctor 112

    pois, tenho noção que a filtragem que tenho é tecnicamente insuficiente. por isso não tenho investido em mais peixes. estou à espera de outro filtro de 600 lph e assim fico mais confortável. de qualquer forma, a água está límpida. falta só fazer uma análise química. os testes também estão a caminho. filtro externo?... vamos indo e vamos vendo... mas, retomando o assunto inicial, alguém notou se o ictio stop é manifestamente melhor do que o doctor 112 no que toca à cura de ictio?
  11. srg.roberto

    ictio stop vs doctor 112

    os «20 anos» eram para justificar a «ansiedade» 😉 mas concordo, depois destes anos, deu para reparar que a aquariofilia está quase tão estável como a forma da roda 😁 talvez o maior desenvolvimento tenha sido a introdução de leds. também percebi que negligenciei muita coisa quando era miúdo 😕 entretanto, obrigado pelos esclarecimentos 👍
  12. srg.roberto

    ictio stop vs doctor 112

    pois, é que a ansiedade de ter peixes no aquário era um pouco para o Grande. fiz uma pausa de uns 20 anos nisto. e o tanque de quarentenas só ficou pronto este fim-de-semana e ainda lhe falta o filtro. mas lição aprendida, acho. quanto ao termóstato, acho que está adequado. a casa está bem isolada e quando quero aumentar a temperatura ela sobe. além disso, já vigiei a temperatura no fim da noite e logo de manhãzinha e é igual!
  13. srg.roberto

    ictio stop vs doctor 112

    nunca tive grandes oscilações de temperatura. de início comecei com 24 ºC, agora mantenho os 25 ºC. durante o tratamento aumentei para os 26-27 ºC. não quis abusar muito, pois tinha um peixe com muitas dificuldades em respirar. é um facto que a fauna é toda nova, e a qualidade de alguns indivíduos deixou bastante a desejar e confirmo que vieram com outras doenças que não o íctio. no entanto, o bicho apareceu. também é possível que a temperatura da água na loja fosse bem mais alta que a do meu, mas fiz a adaptação necessária. entretanto, não entram peixes novos há pouco mais de 2 semanas.
  14. srg.roberto

    ictio stop vs doctor 112

    ainda agora recomecei e já me vi a braços com ictio. queria saber da vossa opinião se, já tendo comoprado o doctor 112, se vale a pena comprar o ictio stop? na bula, o doctor 112 não é especificamente indicado para ictio e até a dosagem no tratamento é diferente da indicada no ictio stop. no entanto, ambos têm em comum o verde de malaquite e o azul de metileno. pelo o que pesquisei, reparei que muitos usam o doctor 112 para o ictio... na loja onde vou também não me aconselharam a comprar o ictio stop, tendo já o doctor 112. haverá diferenças significativas na eficiência destes dois medicamentos no que toca ao ictio?
  15. srg.roberto

    Apresentação

    Deixei a aquariofilia na minha adolescência com um aquário de 60 L. Um dos motivos foi achar que tinha um volume muito pequeno para dar qualidade de vida aos peixes. Regressei há meses com um aquário de 200 L. Também já o começo a achar pequeno. Talvez o dobro fosse o ideal. Mas a esposa já cedeu tudo o que tinha a ceder 😄 😄 😄