PLANTAS
1,776 topics in this forum
-
- 6 replies
- 1.9k views
Boas pessoal, eu já á uns anos que ando nisto dos aquários mas nunca me aventurei num plantado, com a mudança de casa penso ter chegado o momento certo. Tenho 2 aquas na casa dos meus pais um de 150L com guppys/molly/barbo sumatra e um ancistrus " aqua onde estou a ter grandes dificuldades na reprodução e crescimento tenho crias de guppy com 1 ano que ainda não tem 3 cm" neste tenho um filtro Marina CF60 e termoestato. O mais pequeno de 50L de momento tem um Oscar " sei que não devia mas é temporário pois vai para o de 150L " e tem um ancistrus também, de filtragem tem um jet flo 150. O primeiro aqua que vou trazer para a casa nova é o pequeno de 50L…
-
- 1 follower
- 94 replies
- 16.8k views
Viva pessoal, Há uns meses iniciei-me nas culturas emersas de plantas de aquariofilia. Por enquanto só mantenho plantas de fácil manutenção, que menciono de seguida, com humus de minhoca (tratado e não tratado) ou com areão (do rio ou escuro de compra), ou akadama. E por enquanto até tem estado a vingar. Mas como qualquer outro, queria saber se existe possibilidade de melhorar Mantenho todos os recipientes no parapeito da janela do meu quarto, 24h por dia. Borrifo as plantas com água da torneira ( recentemente tenho adicionado TPN à mistura). E mais nada. As minhas dúvidas: - Faço bem em ter TPN na água de borrifar? - Devo colocar umas tiras led por cima do…
-
- 8 replies
- 1.1k views
Boas a todos Adquiri esta planta rosa/vermelha recentemente, mas não consigo encontrar o nome dela na net e esqueci-me de perguntar na loja... Podiam-me ajudar a identificá-la?? Outra questão, fui dar uma volta de mota com uma garrafa de água na mochila, até à barragem da serra da estrela, e lá vi umas plantas que eram tipo hairgrass, aquela planta que faz efeito tapete, então decidi colocar um pouco na garrafa de água e trazê-la para plantar, existe alguma espécie de tratamento ou como posso saber se é seguro deixá-la no aquário?
-
- 1 follower
- 6 replies
- 1.5k views
Olá! Há uns meses adquiri um Metynnis Hypsauchen (Silver Dollar) e rapidamente aprendi que é peixe 'de cardume' e que gosta de comer as minhas plantinhas! (Infelizmente não fiz a devida pesquisa e comprei por impulso...) Enfim, o peixe desenvolveu e já se mexe com mais confiança pelo aquário. Gostava de adicionar umas plantas para ele se esconder quando quiser mas tenho receio que eles as coma. Só há uma planta que sobreviveu à fome do Metynnis e é uma que parece relva mas cresce bastante alto (perdoem a minha falta de conhecimento do nome). A minha questão é, conhecem alguma planta que sobreviva à voracidade destes primos das piranhas? Enviado do meu SM-G935F através …
-
- 0 replies
- 3.1k views
Boas malta Ao pesquisar por algumas plantas no maravilhoso mundo da internet dei de caras com este site, e já refinei a pesquisa para plantas aquáticas que existem neste belo país. Vejam aqui. Está algumas espécies conhecidas aí, nomeadamente a ludwigia palustris, foxtail e lemna minor. Assim com primas de conhecidas plantas aquáticas que com um bocado de sorte e investigação poderiamos fazer crescer nos nossas aquários. Algumas lotus, eleocharis, ranunculus etc. Dá para pesquisar por zona para verem o que podem ter á porta de vossa casa! Mas atenção, respeito pela natureza por favor. Abraço
-
- 1 reply
- 1.6k views
boa noite ,o meu aquario tem injeção de co2 pressurizado e é destapado ,será que se perde co2 por aquario der destapado.é que as minhas plantas ganham algumas algas aquario 100 litros calha em led 43w 3360 lumuns 84 leds 8 horas de luz ligada ligo o co2 meia hora do aquario ligar e desligo meia hora antes de desligar obrigados .aceito sugestoes
-
- 4 replies
- 1.8k views
Boa tarde! Queria saber como tratar de plantas retiradas de rios.. Neste momento tenho o meu betta em tratamento com esha 2000 e queria saber se posso e como tratar as plantas com ele... Aceito outras formas de tratamento das plantas
-
- 3 replies
- 1.4k views
A minha Rotala macrandra está longe de estar vermelha como na embalagem da tropica [emoji22], pelo menos tem crescido mesmo atrás da pedra. Como algumas já chegaram ao topo, tenho que podar. Como é a primeira vez que mexo com estas plantas, o que aconselham? Enviado do meu XT1562 através de Tapatalk
-
- 2 replies
- 1.8k views
Boas, Para quem quiser fazer um tapete de Riccia Fluitans aqui deixo uma pequena técnica que usei num dos meus aquarios. Comprei a rede metálica, e o rolo de fio verde no Leroy. Obviamente que podem cortar a rede metálica pelo tamanho que quiserem e fazerem tablets de Riccia do tamanho que quiserem. Depois enterrar a parte metálica no substrato. Fica a Riccia a sobressair e irá crescendo alargando-se ao substrato. Vão podando a gosto. Cumprimentos,
-
- 4 replies
- 1.3k views
Viva. Nos últimos tempos fiz um upgrade ao aquário e melhorei a luz e adicionando co2 pressurizado. Por consequente, aumentei também as quantidades de fertilização. Todas as plantas estão a desenvolver bem com boas cores e sem manchas nem nada do género, inclusive uma echinodorus que apenas tinha umas 3 folhas e já tinha perdido a esperança de vingar, está melhor do que nunca a desenvolver folhas novas. Apenas a cryptocoryne é que está a apresentar sinais menos positivos. As folhas baixaram todas, estando encostadas quase ao fundo e parecem bastante frágeis. Não parecem estar a sofrer ataques de algas e as cores pouco mudaram. É algum sinal de adaptação às…
-
- 10 replies
- 1.6k views
Boa noite pessoal, montei um plantado à uns 3 meses, e na altura coloquei um substrato apenas à volta da raiz das plantas que comprei e Tapei com areia por cima, e agora, queria colocar mais plantas, a minha pergunta é, como?? Visto que so tenho substrato à volta das plantas que coloquei ao montar o aquário Há alguma possibilidade de eu colocar substrato de novo, plantar a planta e tapar com areia? Ou isso pode trazer algum mal ao aquário?? Isto pode ser realmente uma pergunta sem nexo algum, mas preferi pedir ajuda do que fazer alguma asneira Cumprimentos
-
- 7 replies
- 1.2k views
Boas a todos, Instalei o meu aquário de 38L neste fim de semana (detalhes na minha assinatura) e o objectivo será, assim que o ciclo do azoto estiver a funcionar correctamente, arranjar uns 6 Corydoras pigmeus, 1 Betta e talvez mais uns peixes e/ou invert. para me ajudar na limpeza/manutenção do aquário... Já tenho 3 plantas lá instaladas: uma Anubias barteri var. nana, uma Hygrophila siamensis (na verdade uma planta e um rebento extra) e uma Limnophila sesssiliflora... e estava a pensar acrescentar ainda um Feto de Java lá para o fundo e, se possível, uma Hygrophila polysperma rosanervig. A minha questão é, será muita planta para um aquário só? Sempre ouvi dizer …
-
- 3 replies
- 1.1k views
Ola malta algum problema em usar um substrato fértil de camarões para um comunitario sem os mesmos?? estou neste momemto a usar o jbl plant soil mas preciso mais uns litros pois algumas plantas nao se estao a segurar muito bem.. vi este e pareceu me barato dai a duvida obrigado http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/aqua-gro-soil.html
-
- 5 replies
- 1.1k views
Alguém consegue identificar estas três plantas? 1- https://www.dropbox.com/s/ayqs3qpm3ac7axq/IMG_20161113_152430_HDR.jpg?dl=0 2 - https://www.dropbox.com/s/gfqdbt7xq6co76o/IMG_20161113_152728_HDR.jpg?dl=0 3 - https://www.dropbox.com/s/lecoo6gd959itcs/IMG_20161113_152833_HDR.jpg?dl=0 A 3ª, pela pesquisa que fiz parece a limnobium laevigatum, no entanto aqueles traços vermelhos deixa-me na dúvida... Obrigado
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boas, Adquiri duas plantas, nas quais não me souberam dizer qual a variedade das mesmas, já andei a pesquisar no site da tropica e outros e fiquei da mesma com duvidas. A vermelha parece-me ser a Hydrophila Polysperme Var. Sunset, a vermelha é que me foi mais complicado identificar, pois existem algumas muito parecidas com esta. Agradeço desde já toda a ajuda na identificação. Abraço
-
- 6 replies
- 2.5k views
A cerca de um mês coloquei uma anubia no aquario e a mesma esta a ficar com umas folhas amarelas uma ou outra e algumas com uns pontos pretos. Quantas horas de luzes recomendao? Por norma tenho a luz do aquario ligada umas 3 horas. O aquario ė 54litros Filtro interior turbo N 550 Habitantes. Oranda capuchinho vermelho, cometa amarelo e shubunkin. Fertilizante ainda nao uso mas pelos vistos tenho de comprar um para juntar a água . Tpa ė feita semanal com 15 litros a agua usada fica a semana toda em garrafões com gotas de aqua fresh coat. Sera que a planta esta a ficar assim devido a nao usar fertilizante? E qual o tempo de eliminação que aconcelhao? E…
-
- 6 replies
- 1.6k views
Boas, Com as velhinhas t5, bastava uma ligada 7 horas por dia para manter as plantas (todas sem co2 e de baixa exigência) em perfeitas condições. Agora, com a barra de led, as plantas estão a ficar pálidas e as algas por sua vez ganham terreno. Exemplo a foto desta Anubia com as folhas descoloradas. O que poderá ser? Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
-
- 7 replies
- 1.3k views
boas pessoal eu tenho um aquário de 40 litros,o filtro é o eheim classic150, com os discos de carvão ativado da eheim próprios para aquele filtro,termostato de 50w,calha de 38 leds (3 deles já foram á vida) com 3.36w ao todo, mantenho a temperatura nos 25º.tenho lá 12 neons, 1 ramirezi,1 escalar e 2 corydoras. é o seguinte eu tinha 3 plantas(1 anubia nana gold,1 cryptocoryne lucens e 1 hygrophila polysperma), mas como há 2 semanas e tal tive quase a tarde sem eletricidade o aquario esteve sem filtragem..... como já estva na altura de limpar o copo do filtro e as mangueiras,aproveitei....desde então as plantas tem vindo a morrer . neste momento só ja tenho uma(hygrophila…
-
- 2 replies
- 893 views
Tenho aqui diversos rizomas sem folhas , vale a pena atar e meter no aquário ou isto não cresce de modo algum?
-
- 14 replies
- 1.7k views
Boa tarde, Bem ha uns dias deparei me com isto nas minhas Echinodorus cordifolius 'fluitans': Pff alguem me ajude e me diga o que é, quais são as causas e o que posso fazer quanto a isto? Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin. Aguardo respostas, obrigado.
-
- 2 replies
- 1.5k views
Carissimos, estou com um problema, ao fim de 2 anos de montagem, tenho o tapete de monte carlo a começar a levantar, tenho de tal forma massa vegetal q o gajo está a levantar. Reparei q começa a criar bolhas de oxigenio debaixo do tapete e vai levantando. Por acaso há algum truque para resolver a coisa, ou só mesmo cortando/arrancando e replantando??? Muito Obrigado
-
- 4 replies
- 878 views
Olá, pessoal! Estou com algumas Bucephalandras no meu aquário sem conseguir classificar suas espécies, será que vocês poderiam ajudar? Seguem as fotos.
-
- 1 reply
- 1.3k views
Boas pessoal gostava de colocar algumas plantas no meu aquário mas coloquei elodias e eles estão a crescer bem mas estão sempre a ficar com as folhas transparentes até que caiem o lojista disse que era do calor pois o meu aquário está sempre a 27, 28 graus e ás vezes chega mesmo aos 30 que plantas aguentam estás temperaturas? Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk
-
- 73 replies
- 18.7k views
Venho criar este tópico para que possamos partilhar entre nós, o possivel uso de plantas presentes em território nacional para uso na aquáriofilia. Vi recentemente agriões a crescer em cultura semi-emersa num ribeiro aqui perto, aparentam ser da especie Rorippa nasturtium aquaticum e/ou o Nasturtium officinale, e quero por isso perguntar-vos se alguém sabe se este legume, normalmente usado na alimentação foi mantido em aquário com sucesso. Deixo-vos fotos para que possam melhor reconhecer a planta em questão. Se alguém conseguiu até á data, podem postar fotos do crescimento submerso? Sei de mais umas tantas plantas que são facilmente encontradas n…
-
- 7 replies
- 1.1k views
Boas Alguém me sabe dizer que planta flutuante é esta?
-
- 2 replies
- 905 views
Boa noite Comprei um aquario fluval chi de 25 litros. gostava de colocar no fundo um areao negro de basalto de granularidade media de 5 a 8 mm e usar algumas pedras brancas de maior dimensao. que plantas me aconselham? poderei usar este areao e ter plantas sem necessidade de um substrato fertilizado? caso nso possa, o que me recomendam fazer ou usar mantendo o fundo do meu aquario negro? obrigada cristina moniz
-
- 5 replies
- 1k views
Gostava de saber quais as plantas de caule que posso colocar no aquario Relembrando que não quero entrar no mundo dos plantados gostava mesmo de uma coisa muito simples que não precise de fertilização, substrato fértil nem CO2 só para meter uma planta ou duas nada de um aquario cheio de plantas se quiser ver plantas gostava de deixar o aquario mais natural, mas se quando comprei peixes sabia o que queria comprar as necessidades do peixe etc de plantas não tenho noção de nenhuma. Mas não sei se a planta aguenta só com fezes e restos de comida do peixe...
-
- 4 replies
- 1.5k views
Viva pessoal, ha duas semanas comprei um pouco de musgo de Java para meter no meu aquário, mas so depois de estar em casa é que vi que ele tinha umas partes castanhas, mas mesmo assim decidi instala-lo no aquario e para isso amarrei a um pedaço de tronco. Tenho reparado que não tem havido grandes melhorias no aspecto do musgo apesar de eu fazer frequentes TPAS, usar fertilizante liquido, ter CO2 caseiro e camarões para limparem o musgo. Estão a crescer algumas pontas mas a cor dele está longe de ter um aspecto saudavel. Será que precisa de mais tempo para recuperar? Ou estou a fazer algo mal? Aqui fica uma foto do aspecto dele:
-
- 22 replies
- 7.4k views
Boa noite, 1. Onde consigo comprar plantas para lago exterior? Nomeadamente Elódeas, Valisnérias e Jacinto d’água (tenho um lago de 2500L e preciso urgentemente de oxigenar a água). Fiz alguns contactos e inclusive comprei plantas, mas como eram de/para aquário (penso eu) fiquei sem elas em pouco tempo... 2. Onde consigo comprar substrato para nenúfar? Por inexperiência quando herdei o meu lago, retirei os vasos às plantas (sei agora que é um erro estúpido), precisava agora de as "re-plantar". Tenho preferência pela zona do Grande Porto, ou claro está online. Obrigado
-
- 7 replies
- 1.3k views
Ola alguém me sabe identificar as plantas que me deram se tirar foto?
-
- 7 replies
- 3.9k views
Boas pessoal... Desde á um tempo para cá que uma das plantas do meu aquario aparece sempre da noite para o dia cheia de buracos. Faço fertilizaçao Ei. Será que sao as japonicas a dar conta dela?! Deixo uma foto
-
- 3 replies
- 825 views
Olá, A planta grande que se vê na foto (não sei se é uma valisneria) começa a fazer muita sombra. Para podar basta cortar a folha em baixo e essa folha uma vez plantada irá desenvolver e nascerão novos rebentos, ou terei de separar ao nível da raíz? É que não me apetecia estar a mexer no substrato. Já agora pergunto se o mesmo se passa com a subolata, é que já tenho folhas que "dormem" à superfície 😳 Obrigado Cumprimentos, José
-
- 35 replies
- 3.5k views
Boa noite, tenho umas plantas do meu aquário com pintas castanhas já as tenho a uns 3 meses e agora é que estão a tomar estas pintas castanhas, não sei do que se trata. Não tenho co2 nem substrato, tenho uma lâmpada de 15w mais uma tira de leds brancos de um metro 12h por dia ligadas, tenho um filtro de esponja com carvão ativo. Gostaria que alguém me pudesse ajudar nesta dúvida sou novo nisto e percebo pouco ainda. Obrigado e cumprimentos
-
- 4 replies
- 4.9k views
Boas, deram-me há uns dias um pouco de Riccia Fluitans e eu gostava de saber como prender aquilo ao tronco sem ter que o tirar... Pergunto isto pois assim que meti a Riccia na água ela "desfez-se" logo em pedaços pequenos. Deixei-a a flutuar no aquário, até porque estou no processo de esperar por uma nova e melhor iluminação. Mas gostava de saber isso para quando puder prendê-la lá em baixo e ter a certeza de que sobrevive. lol
-
- 29 replies
- 5k views
Boa noite, Tenho uma aquario de 40l com alguns peixes, uma bola de musgo e musgo de java. Tenho um filtro so de esponja e a agua esta a 22°, nao tenho subestrato para platado. Acontece que o muago de java esta a perder a folha e a ficar castanho, assim como a bola de musgo de estar a ficar com mancha castanhas. Para a luz esto utilizar uma lampeda de LED, +/- 50 leds de 6400k. O que podera estar a acontecer e o que posso fazer? Reparo tb que a agua esta a ganha cheiro com o passar dos dias, mesmo fazendo tpas de 10L a cada dois dias ela ganha cheiro. So troco/limpo a esponja semanalmente. Cumprimentos Enviado do meu Aquaris E6 através de …
-
Members