Folhas a morrer


Tiago Tomas

Recommended Posts

Tenho fetos de Java com folhas a morrer, ficar castanhas e acabam por morrer e soltar-se sem no entanto dar origem a "filhos" . E a Ludwigia repens Mesacana começou a ficar também com algumas folhas castanhas que morrem e os rebentos na ponta parece que estão a ficar "murchos" quando até aqui ela cresceu muito bem ( não está vermelha porque a luz também é fraca).

 

E para não criar outro tópico, se me ajudarem a identificar o problema das algas que tenho a crescer pelo aquário agradecia, posso encomendar alguns testes para poder despistar melhor o problema (sempre tive este problema, por vezes com mais ou menos intensidade, aspiro grande parte quando faço TPA e manutenção às plantas)

 

Tenho este aquário plantado há 11 meses. 10 meses desde que adicionei peixes. Tinha inicialmente plantadas anubias nana e outro tipo de anubia que não me estou a recordar o nome e Bacopa Caroliniana. Recentemente, há1 mês atrás plantei Ludwigia repens "Mesacana" , Cryptocoryne wendtii brown e monte carlo.

Montei sistema injeção de CO2 há 1 mês.

 

Testes Efectuados: neste momento estou á espera de destes de nitratos, de fosfatos. Só fiz de nitritos e amónia que estão a 0. E tenho um teste de fita que tem teste de nitratos que indica 25mg (vou confirmar mais logo)

 

Fertilização: Tropical Nutrition Capsules ( há um mês atrás quando plantei novas plantas)

E reeflowers all inclusive 1 vez por semana quando faço tpa

 

 

Substrato usado: JBL Manado

 

Iluminação: aquatlantis easy led - 900 lúmens ( vou adquirir uma chihiros wrgb II 45 quando a loja tiver stock)

 

Capacidade total do aquário em litros: 50

 

Fotos:

55e5c68cb61ca9b5ec02f5c430f6a6ac.jpg05064ce5432c8bee294eaabd078a6646.jpg34f42ed61064239774fce8ecbf6db087.jpg30fca2b88f1fa9d901e4ff05f7e1461c.jpg2a1d4b8d93ca580dbfc5186f33c7d544.jpg55858ad6ff3c22e769b77f00d76259c0.jpg15e804f4730ad36f80d38c30addc5f9d.jpgddd8fe233227e272ab98b059c214a92e.jpg

 

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Tomas
Sobre as algas vê aqui, http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm
Saudações  
Pelo que consegui "analisar" diria que é o tipo de algas que está identificada como "hair, thread, fuzz" . Mas também "Oedogonium" , diatomas. Gostaria de ouvir uma opinião que me pudesse indicar o caminho certo. As manchas mais escuras nas anubias penso que sejam causadas por excesso de fosfatos e uma iluminação baixa.

Agora quanto á Ludwigia a ficar com as folhas amarelas/transparentes e depois morrerem e cair apontava talvez para problemas com nitrato.

Já os fetos de Java com as manchas de necrose a ficarem cada vez maiores, um deles já está quase todo morto (o rizoma continua bem verde) li que poderia ser falta de potássio.

Li vários artigos, mas deixo aqui este como referência para avaliação. https://www.aquasabi.com/aquascaping-wiki_nutrients_deficiency-symptoms-in-aquatic-plants

Dicas e opiniões são bem vindas. Que Testes devo adquirir? Nitratos, fósforo e potássio e ferro?

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.. 

Não sendo profissional... Vou te falar da minha experiência. 

Eu tive uma situação semelhante com feto de Java e Ludwigia red e com algas não desse género mas filamentosas.. 

O que descobri.. 

Feto de Java com pontas a ficarem verde muito escuras e com buracos, outras a morrerem a ficarem castanhas, Ludwigia com folhas a ficarem castanhas e feias e vi que havia falta de potássio, ferro e fosfato .. Dei-lhe macro nutriente liquido de potássio e micro nutrientes concentrado tropica fertilizante premium. 

Melhoraram passado uma semana... 

As Algas eu tinha excesso de co2 e de luz e elas cresciam todos os dias... Reduzi a luz diária e controlei melhor o co2 e coloquei um comedor de algas siamês que me controla o crescimento de algas. 

Esta relação ajudou me, pode ser que te ajude tambem: esquema-deficiencias.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais