KoD

Membro
  • Posts

    102
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2
  • Country

    Portugal

Everything posted by KoD

  1. Impecável… ainda que as fotos voltaram. Gostei bastante. Parabéns. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  2. Se fizeres uma pesquisa sobre esse peixe, vais ler que são peixes que crescem muito e que para 1 só peixe dessa espécie são precisos +/- 60 litros de água… mas, claro, por enquanto é pequeno e vai crescendo aos poucos… se forem 2 ja precisa de mais litros de água e um bom filtro para manter a água em condições. Penso que será mais ou menos estás as razões, porque ele vai crescer e precisa de espaço. Mas, há Pastores Alemães e Huskies que vivem em apartamentos no 6.º andar muitos anos…
  3. Boas... Fui lendo o tópico e de uma forma geral tudo isso se passou comigo, Não comecei num Globo mas num pequeno de 14L que rapidamente passei para um de 40L que é igual a esse, o meu é da Aquapor e agora tenho um de 90 e poucos Litros... e passei e estou a passar por essas etapas todas e parei num aquário de 80cm porque a casa não é grande e não tenho espaço para meter um maior. Digo isto porque possivelmente vais ter passar pela mesma situação. Como todos já te disseram em relação ao filtro, compra o melhor que puderes em relação a filtragem por hora ser maior de no mínimo x5 os litros que tens, se for x10 melhor ainda, porque melhor vai funcionar o teu aquário, e pondera na possibilidade de depois teres um aquário maior já tens um filtro razoável para começares. Eu tive sorte de me darem o filtro Eheim professionel 2 2026, porque de certeza que não iria procurar por algo assim, por falta de conhecimento meu e hoje estou bastante satisfeito. Com te disse o @Alvaro Silva melhor será entregares esse peixe, porque só te vai fazer pressão em teres o aquário pronto para o pores la dentro e mesmo assim esse aquário será pequeno. Contra mim falo porque da espécie que tenho só posso ter 2 e tenho 4, futuramente terei de os dar por falta de espaço para eles. Tudo o resto vais aos poucos fazendo com paciência e registando os passos que vais dando e que nós vejamos esse aquário ganhar forma e vida.
  4. Vai ter de servir… sim, já há cenas presas na esponja. Vou fazer uma pesquisa dos lily pipes em alumínio e não sei se vou optar pelo skimmer… por causa do força do filtro.
  5. Bem... Como já tinha mencionado mais a cima... Sou um elefante numa loja de loiças... Não reparei e ao mexer na tampa, penso que ela tenha ficado presa no skimmer e ao mexer... partiu um bocado do tubo onde entra no skimmer, consegui recuperar o vidro no meio da areia e certifiquei-me que era peça unica e era... Quando encaixo o skimmer ele agora baixa com a força a sucção do filtro e nao queria deixar aquilo aberto até resolver o caso. Recordei-me que há aquelas esponjas que o pessoal mete nos filtros por causa dos camarões e alevins e fiz um com uma esponja que tinha la em casa. Bonito não está... mas foi o que me lembrei... Até podia ter ir buscar o verde da Eheim que tenho... mas por agora ficou assim.
  6. O aquário está muito bonito… Parabéns Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  7. Obrigado pelos comentários… bem… agora é ir vendo o desenrolar das coisas e ter paciência para ver
  8. Bons dias... Eu pareço um elefante numa loja de loiças... Não tenho jeito nenhum para andar a a por plantas no aquário... mas deixo aqui 2 fotos do resultado. Não pensei que as raízes já viessem compridas, tive de dar uns cortes... e vamos ver se não precisam de mais. Colar o musgo então... Não tenho mesmo jeito... mas vamos la ver como se aguentam. O peixes adoraram... não os vi stressados ou escondidos... pelo contrario, raízes é com eles e pareciam que estavam em casa.
  9. Boas e bem vindo... e ja vi que basicamente uns mais que outros... começamos todos de igual forma... e aos poucos vamos percebendo e corrigindo... Não consigo ver as fotos.
  10. Obrigado, de facto, isso já vai para fora de pé… e um gajo depois não sabe nadar… Vou meter o musgo e vou vendo como se porta. Obrigado pelas explicações… é verdade que vemos vídeos e parece tudo fácil e bonito e nem sempre é tudo tão simples. Obrigado. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  11. Obrigado pelos comentário, secalhar empreguei mal as palavras… boost não é a mais correta. Mas depois de meter o musgo e no período de adaptação há algo que posso adicionar para ajudar na adaptação? Claro que algas é algo que não quero, dai usar 50% de luz em 6h. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  12. Tudo verdinho e bonito... Tudo verdinho e bonito... 🙂 Tirando o Co2... O que posso adicionar a água agora quando introduzir as plantas? Não será definitivo mas agora no inicio para dar um ligeiro boost...
  13. Obrigado Álvaro, Eu já tenho a cola, mas colei as anubias às pedras fora do aquário e coloquei ainda sem água… porque achei que a cola com água não ia ser fácil pegar, amanhã já vou tratar disso. Obrigado. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  14. São 2 coisas diferentes, o Carvão é de uma forma geral para limpeza e tratamento. A Cerâmica é para as bactérias benéficas se alojarem nelas. Faz uma pesquisa sobre isso, porque, tu é que vais desenvolver o teu aquário e tu é que tens de gostar dele, independentemente do que te possam dizer. Eu talvez cometi os meus erros inicias que tu. Aquário pequeno para os peixes, não tinha areia, tinha plantas de plástico… com leitura e ajuda maioritariamente neste forum, fui corrigido os meus erros.
  15. Amanhã já vejo o que recebo e depois tento ver como vai dar mais jeito. Obrigado pela ajuda.
  16. Esse aquário terá 15L é muito pequeno para os peixes que tens. O Carvão serve para limpar a água, dependo da quantidade de sujidade ele deixa de limpar e terás de substituir o carvão se notares que ainda a água está suja, mas, se deixares mal não faz mas ocupa espaço que podias usar com as cerâmicas.
  17. Olá e Bem vindo, Tens de facto algumas/muitas coisas que podes ir fazendo. Antes de mais, quais são as dimensões do aquário? O filtro não me parece estar no melhor sitio. Convém estar no canto a fazer movimentar a agua até ao lado oposto. O aconselhado é removeres tudo o que seja de plástico dentro do aquário. Esteticamente outro tipo de areão/areia parece-me melhor, até para a saúde dos peixes Parece-me um aquário pequenos para esses 2 peixes, o outro parece um Oranda. pesquisa sobre eles e verás o que podes alterar no aquário. Podes trocar o carvão para as cerâmicas.
  18. So estou na duvida se prendo com uma corda de cozer ou com um pingo de cola... estou com receio de "queimar" o musgo.
  19. Nem me lembrei da dissipação do calor... e a ideia da rede em preto parece-me bem. Vou ver o que arranjo. Optei por fazer assim, porque ja tinha os apoio dessa calha que nunca usei, mas fazer uma do tamanho do aquário também me parece bem. Com a serra fina consigo fazer melhor os cortes, mas vou pensar nisso futuramente. Sim, vem a caminho deve chegar amanha, optei por Fissidens Fontanus para por nos troncos e possivelmente nas pedras. E também vou receber umas Limnobium Leavigatum.
  20. Boas... Este sábado meti em prática algo que já vinha idealizando na cabeça e vi um vídeo em que foi feito algo idêntico mas com projetores... e gastei sensivelmente 2€ e qualquer coisa na madeira, o resto já tinha. A perfeição do corte... tudo torto 😂 Depois de lixado... pincelar o mesmo verniz do móvel. Fazer os furos para a "armação" do suporte E o resultado final... até ficou bacano. Vou a procura de folha de madeira, a ver se consigo ai 70cm por 7cm para tapar a parte de cima e passar verniz.
  21. Obrigado pelo aviso. Vou pensar numa solução para essa situação, porque, do outro lado não posso ter as plantas flutuantes por causa da corrente... empurra as plantas para o fundo com o movimento circulatório da corrente a bater no vidro, então, ali é onde elas estão mais paradas. Um coisa que de facto reparei, é que as plantas reduzem o fluxo de agua que entra pelo skimmer e isso faz-me com que entre menos agua e ar no filtro, porque cheguei a conclusão que o filtro é muito forte e puxa-me ar pela parte de cima do skimmer. Obrigado
  22. Boas... Adicionei umas Salvínias no aquário, um bocado a medo, porque estava a ver os peixes a fazer uma banquete delas, mas, até correu bem, eles foram la mordiscar mas perderam o interesse a não ser quando as Salvínias apanham a corrente e vão dar uma volta ao fundo, aí eles pensam que é comida e la vem elas todas mordiscadas ao de cima. Como andam ao sabor da corrente... tive de as prender, arranjei um tubo fino que flutua e tentei fazer um aro de maneira a elas ficarem "presas" numa zona sem grande agitação. Apesar de uma ou outra escapar e dou com ela a viajar e claro... ja mordiscadas.
  23. Boa tarde, Não sou o mais entendido para te responder a isto, mas, com essas medidas de aquário é de 300L e o aconselhado é teres um filtro que faça no mínimo 5x /h, ou seja, está dentro do mínimo, e penso que vá depender também da quantidade de peixes, plantas e do substrato que vais usar, possivelmente o filtro pode ser "fraco" para o que queres ter la dentro. Em relação a calha, o pouco que li diz que é a "Escolha perfeita para aquários de alta tecnologia, mesmo com as plantas mais exigentes." uma vez que queres plantas fáceis possivelmente será demais. Contudo, poderá servir para o futuro quando quiseres apostar num aquário plantado mais exigente.
  24. Usei uma vez Folhas de Amendoeira, apenas queria experimentar ficar com a agua uma bocado mais escura, mas, não é só a agua que fica escura, mangueiras, Lily pipes e todo interior do filtro, ficou tudo acastanhado. Limpei tudo e deixei estar normal.
  25. Imagina ver 2 cães a luta na rua… é igual… eles avançam um sobre o outro e recuam… avançam e recuam… umas quantas vezes… até que se pegam e nenhum foge… acaba sempre um por se afastar… Sim, apesar de ter estado 2 semanas sem TPA… cheguei a casa e fiz logo, o filtro fazendo a filtragem 950l/h ajuda muito, tenho sempre a água limpa e nem vejo nada a “voar” pelo aquário. Obrigado.