Nova Montagem - 90x40x35


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Pronto a ser plantado! Por enquanto acho que não lhe vou mexer mais. Vamos lá ver se consigo fazer isso durante o fim desta semana ou o início da próxima. Vai levar com Monte Carlo e Riccardia em Dry-Start.

Sim... eu sei que muitos daqueles pormenores vão desaparecer quando as plantas começarem a crescer, mas queria ver como ficavam e posso sempre ir ajustando a coisa e adicionando mais pedritas para manter a estética.

Mais uma etapa concluída 😁.

large.1.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Ui... ainda vais ser acusado de plágio! Mas é uma boa dica!

Eu acho que cheguei a sugerir-te uma coisa que podias fazer no grande... vê lá: https://www.youtube.com/watch?v=tE7M1EQLIho.

plagio ? naaaaaaaa tava a reinar ctg ... aquele scape é dele 😉

e sim é exactamente algo do género que irei fazer

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário plantado, mas demorei mais tempo do que aquele que devia. A Monte Carlo estava no exterior, dentro de um vaso com terra em estado emerso, e ressentiu-se com o frio dos últimos tempos. Já a Riccardia ficou muito tempo guardada num pote com água, à espera de ser plantada - cerca de 3 semanas - e também começou a definhar.

Agora é uma questão de ir borrifando com água e esperar que as duas espécies recuperem. Estou com esperança que isso aconteça. Vai demorar tempo, mas como ouvi alguém dizer um dia... a única coisa que as plantas têm para fazer é resistir e prosperar. Assim espero.

O aquário está neste momento entre os 22 e os 23 graus, com iluminação no máximo durante 12 horas diárias. Não vou apressar o processo... estou a apontar para 3 meses de Dry-Start. Dou notícias entretanto.

(não liguem muito à coloração das fotografias... foram feitas com telefone 🙂 )

large.1.jpg)

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 meses de dry-start....grande paciência!!!! 🙂

Vai dando novidades. 

Se este correr bem vais ficar com um aquário que é um espetáculo. Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, Vasco Ferreira said:

3 meses de dry-start....grande paciência!!!! 🙂

Da última vez fiz dois e achei pouco. Eu nesta altura tenho muito trabalho... nem vou dar pelo tempo passar. 

13 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Vai dando novidades. 

Se este correr bem vais ficar com um aquário que é um espetáculo. Parabéns!

Obrigado pelas tuas palavras, Vasco. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

38 minutes ago, KoD said:

Boas... Gosto muito do resultado, admiro a vossa imaginação para essas pedras todas. Tem tudo para sair dai um excelente aquário 

Obrigado pelo teu comentário KoD. É muito bom ler coisas dessas.

Quanto à colocação das pedras... é uma questão de investir em material e ir experimentando. Com paciência, qualquer um pode lá chegar. Eu, por exemplo, ainda estou muito longe daquele ponto em que consigo atingir uma montagem no espaço de uma ou duas horas. Demoro semanas até ter tudo como quero e, mesmo assim, depois de feito, vejo sempre algumas falhas. Admito que, nesta história toda, é aquilo que me dá mais gozo e para o qual sei que tenho mais jeito... escolher plantas, por exemplo, é uma dor de cabeça tremenda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Com tanta gente a colocar actualizações dos seus aquários, também quis pôr aqui algumas fotografias do meu 🙂 . As plantas estão a desenvolver a um ritmo muito lento... julgo que tenha haver com a baixa temperatura. Não me preocupa muito, até porque agora também não tenho tido tempo para dar muita atenção à montagem, mas essa baixa temperatura não permite que haja boa humidade por todo o aquário, e o musgo que coloquei nas zonas mais superiores ressente-se, porque seca rapidamente. Tenho tentado borrifar essas zonas umas 3 ou 4 vezes por dia, para ele não definhar, mas o resultado é que o musgo que está nas pedras mais chegadas ao substrato tem crescido muito mais e com melhor cor. Imagino que uma vez inundado o tanque, esse problema se resolva, só que não posso dar esse passo sem ter a certeza que todo o musgo está bem agarrado às pedras... o mais provável é que tenha que continuar este processo por mais tempo que aquele que queria, e esperar melhores resultados. Se alguém me der uma dica para manter o musgo mais hidratado nesses sítios, agradeço. Já pensei em cobri-lo com uma folha de papel de cozinha molhada? Acham que isso terá muita influência na luz que o musgo recebe?

A Monte Carlo tem crescido bem por todo o tanque, e com bom aspecto. Alguma derreteu no início, mas regra geral está a portar-se muito bem. Tenho que começar a pensar mais a sério nas plantas que vou plantar a seguir... ainda estou em dúvida se mantenho apenas a carpete, com alguns apontamentos de Eleocharis e Helanthium Tenellum, ou se quebro a escala com umas plantas maiores.

Entretanto aproveito para desejar umas Boas Festas a todos os membros do Fórum. Que 2024 não nos traga muitas algas. Eheh. Um grande abraço.

 

large.1.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @JoseCarlosMarques!...

O estilo “Iwagumi” é uma variação do “Nature”, onde se pretende que as rochas sejam as protagonistas. É uma espécie de “Nature minimalista”...

Basicamente teremos uma aglomeração rochosa (mais, ou menos dispersa) e um tapete de plantas, que pode ser mais ou menos complexo. O desafio de acrescentar várias espécies de flora é manter o compromisso de não as deixar tornar as novas protagonistas da montagem, pois aí teremos apenas um “Nature com rochas”!

Compreendo a tentação, mas não percas o foco sem querer! Se o quiseres fazer conscientemente, não deixa de ser igualmente interessante! Já vi chamar Iwagumi a muita coisa que efetivamente não o é, e nem por isso deixa de ser belo e desafiante.

Boas Festas!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, C Mocho said:

Boas @JoseCarlosMarques!...

O estilo “Iwagumi” é uma variação do “Nature”, onde se pretende que as rochas sejam as protagonistas. É uma espécie de “Nature minimalista”...

Basicamente teremos uma aglomeração rochosa (mais, ou menos dispersa) e um tapete de plantas, que pode ser mais ou menos complexo. O desafio de acrescentar várias espécies de flora é manter o compromisso de não as deixar tornar as novas protagonistas da montagem, pois aí teremos apenas um “Nature com rochas”!

Compreendo a tentação, mas não percas o foco sem querer! Se o quiseres fazer conscientemente, não deixa de ser igualmente interessante! Já vi chamar Iwagumi a muita coisa que efetivamente não o é, e nem por isso deixa de ser belo e desafiante.

Boas Festas!...

Pois. A minha questão é exactamente essa. Se crio o tal Iwagumi, como fiz na montagem anterior, ou se arrisco mais um pouco. O mais provável é que me mantenha no estilo que gosto, mas tenho que pensar bem na coisa. A ideia de inovar apraz-me... se não for neste, talvez num próximo.

Obrigado pelo comentário, Mocho. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Ora então... Humidade... era o que eu precisava no meu aquário! A senhora do vídeo tinha muita (aparentemente para dar e vender), mas eu andava com a cabeça às voltas à procura de uma maneira de aumentar a que mantinha dentro do meu tanque.  O Dry-Start continua a correr bem, mas como expliquei mais atrás as plantas perto das calhas estão a ressentir-se com o calor das luzes. Secam muito rapidamente. Comecei então a engendrar uma maneira de manter a humidade mais uniforme durante o dia, sem ter que estar sempre a borrifar o aquário com água, e lembrei-me dos Foggers que se usam muitas vezes nos terrários.

Na TEMU ou no AliExpress, a coisa encontra-se à venda por  2 ou 3€, mas como não gosto muito de esperar, fui à minha loja (china) de eleição, e encontrei um Fogger por 12€. Perfeito, pensei eu! Aqui está uma imagem da coisa:

 

large.IMG_3365.jpg

 

A minha ideia era colocar o aparelho dentro de um frasco com água (dentro do aquário), liga-lo a um temporizador, e pô-lo a funcionar durante 15 minutos, 5 vezes por dia. Tudo automatizado... uma maravilha! Experimentei e o resultado foi este:

 

 

Colocando de lado, à partida, as cores psicadélicas que alguém pensou que ficavam bonitas para usar num aquário, tinha água a espirrar por todo o tanque! Como podem ver pelo vídeo (é uma seca, eu sei... passem-no a 2x, se tiverem paciência, ou vejam só os primeiros 30 segundos) a água no início está a mais de meio do frasco, mas passados 2 minutos desce para quase metade (podem ver no final do vídeo, depois de ter desligado o dispositivo) e o fogger deixa de funcionar como deveria. Verdade seja dita que durante esses 2 minutos, aquilo bomba vapor de água que é uma coisa doida, mas também enfia água (em gotas) no tanque a um ritmo absurdo. O resultado é que ficava com quase meio centímetro de água dentro do nível mais baixo do aquário sempre que o fogger ligava. Ainda tentei direcionar essas gotas contra a parede do frasco, de modo a que as mesmas escorressem para baixo e só a neblina entrasse no tanque, mas sem sucesso. 

Não desisti. Voltei à casa China e procurei outra solução, na zona dos Ambientadores. Encontrei isto:

 

large.IMG_3369.jpg

large.IMG_3381.jpg

 

Uma garrafa de 250ml de água que se liga por USB à corrente e que funciona (supostamente) enquanto a água durar. Acho que o processo é muito parecido com o dispositivo que comprei primeiro... aposto que dentro da tampa até está uma coisa parecida com aquela que comprei no início, mas só manda cá para fora o vapor porque o que alimenta todo o sistema é aquela barra de algodão que fica submersa e impede o contacto desse tal dispositivo com a água do recipiente. As micro-vibrações ultra-sónicas que produzem o vapor não criam movimento na água, logo não temos toda a agitação que dava origem às gotas que saltavam para fora do frasco. A produção de vapor não é a mesma... diria que será metade. Mas eventualmente acaba por ter o efeito desejado.

Tem a desvantagem de ser ligada por um botão na tampa, logo, cada vez que preciso de o por em funcionamento tenho que destapar o tanque. Para o desligar, tiro apenas a ficha de ligação à corrente. Estou a experimentar 2 períodos de 2 horas (um de manhã e outro durante a tarde) e até agora o aquário parece muito bem hidratado. Ficam as imagens que o comprovam:

 

large.IMG_3384.jpg

large.IMG_3392.jpg

large.IMG_3397.jpg

 

Plantas molhadas... pedras molhadas... musgo molhado... por todo o aquário. Não será a melhor solução porque está dentro do tanque, onde também tem que ficar a ligação ao cabo USB ( 😬 ), e porque tem que ser recarregado aproximadamente de dois em dois dias. Mas talvez invente mais um pouco, e adicione um tubo que ligue a saída do fogger (que ficaria do lado de fora do tanque) ao aquário. Vamos ver. Por enquanto fica assim porque sempre que destapo o tanque também promovo a entrada de CO2.

A ideia é apenas que o dry-start termine com o musgo preso às rochas e o tapete completo. Até lá, espero não ter muitas actualizações 🙂 .

Ah... quase me esquecia de deixar aqui o vídeo do segundo fogger em funcionamento. Só para referência, este custou-me apenas 7,5€!!!!

 

 

Qualquer duvida ou questão, deixem aqui em baixo!

Um abraço.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não dá para ser ligado a um relógio? Ou seja o dispositivo estar sempre on (tal como uma calha)?

è que se se der se for um um digital consegues colocar a funcionar por períodos de tempo reduzidos e várias vezes ao dia.

Isso está quase pronto para a água.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

36 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Mas não dá para ser ligado a um relógio? Ou seja o dispositivo estar sempre on (tal como uma calha)?

è que se se der se for um um digital consegues colocar a funcionar por períodos de tempo reduzidos e várias vezes ao dia.

Isso está quase pronto para a água.

Não dá. Isso gostava eu. O botão é daqueles que carregas para on e carregas outra vez para off.

Vai estando pronto, vai... mas da última vez apressei a coisa e não quero repetir o mesmo erro. Quero o tapete fechado antes de inundar o tanque. Entretanto dou tempo ao musgo para se agarrar. Se este ano não ficar pronto até ao IAPLC, fica para o próximo 🙂 . Prefiro apreciar do que apressar o tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de fazer uma pouco de bricola. abrir a tampa e fazeres como que o interruptor fique sempre em on. A partir daí regulas com relógio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vasco Ferreira said:

Tens de fazer uma pouco de bricola. abrir a tampa e fazeres como que o interruptor fique sempre em on. A partir daí regulas com relógio

Impossível. Já bem tentei, acredita. Por enquanto vai ficar assim. Se vir que começa a dar muito trabalho, meto um tubo na saída do Fogger e ponho-o cá fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2024 at 20:02, JoseCarlosMarques disse:

Ah... quase me esquecia de deixar aqui o vídeo do segundo fogger em funcionamento. Só para referência, este custou-me apenas 7,5€!!!!

 

Olha que coisa engraçada. Mesmo com os inconvenientes que refere.

Vou dar uma visita às lojas daqui a ver se encontro isso.

Obrigado pela partilha!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

Ontem numa loja de animais aqui de Barcelos encontrei um fogger de depósito exterior. Na loja 60€. Na net, vi a 12 mas com 30 de envio 😅.

 

Pode ser uma opção engraçada.

 

Cumprimentos,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, Ricardo PCorreia said:

Ora viva.

Ontem numa loja de animais aqui de Barcelos encontrei um fogger de depósito exterior. Na loja 60€. Na net, vi a 12 mas com 30 de envio 😅.

 

Pode ser uma opção engraçada.

 

Cumprimentos,

Boa! Podes enviar a página onde o encontraste? Agora não vou comprar outro, mas se houver interessados, fica aqui o link.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, Ricardo PCorreia said:

Isso seria perfeito para mim. Parece-me uma opção muito bem desenhada. Não anda muito longe do que tenho agora, mas tem já o encaixe para o tal tubo que falei mais atrás e que resolveria muitos problemas. Quer dizer... neste momento o problema não é assim muito grande porque a verdade é que o aquário está em Dry-Start portanto não me incomoda ter lá o recipiente, mas se já estivesse com o tanque cheio, não teria maneira de colocar o fogger lá dentro 🙂 .

Eu já pensei em adaptar o meu, mas ainda não me preocupei muito com isso. Há duas coisas que poderia fazer... adaptar o tal tubo para ter o depósito cá fora, e arranjar uma garrafa que fosse mais larga e suportasse maior quantidade de água. O encaixe do meu é igual a uma garrafa de água de rosca normal - só teria que arranjar um recipiente com esse encaixe mas que fosse mais largo. Era uma questão de passar no super-mercado e comprar uma daquelas garrafas mais quadradonas, que leva mais quantidade de liquido.

Por 7,5€, não me posso queixar muito. Se visse que a coisa era insuficiente, até passava lá para comprar outro igual 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo.

Eu também gostei desse seu. Mas quando vi o outro era fabuloso. Só o facto de não teres de ter (😅) de carregar num botão para ligar e desligar, já vale de muito. Mesmo colocando um temporizador, se tiveres de carregar num botão, não vale de nada. Em relação ao primeiro que colocou, o meu comprei por 2,5€ na net. Esse sim pode estar ligado a um temporizador. Mas acho que quanto maior a coluna de água sobre ele, maior dificuldade o gajo tem em fazer o "fuminho". Por isso deduzo que maior dificuldade tenha ainda em mandar o vapor por um tubo.

Eu vou ver se faço uma pesquisa melhor. Estava a pensar (já é uma ideia com algum tempo) montar um terrário. Já mo ofereceram há algum tempo e a maneira de o manter húmido sempre me inquietou. Estar a borrifar aquilo uma duas vezes ao dia não é solução. (Além de que o efeito do fuminho manda outra pinta) E o aparelhinho do link parece ser excelente. Com 4l de reservatório tenho água para uns bons dias...

Tenho de ver no do link se se consegue baixar o preço de envio...por 12 merreis parece porreiro. Mas também não parece ter as funções do que vi na loja....qualquer coisa eu passo por aqui e dou feedback.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Ricardo PCorreia said:

Certo.

Eu também gostei desse seu. Mas quando vi o outro era fabuloso. Só o facto de não teres de ter (😅) de carregar num botão para ligar e desligar, já vale de muito. Mesmo colocando um temporizador, se tiveres de carregar num botão, não vale de nada. Em relação ao primeiro que colocou, o meu comprei por 2,5€ na net. Esse sim pode estar ligado a um temporizador. Mas acho que quanto maior a coluna de água sobre ele, maior dificuldade o gajo tem em fazer o "fuminho". Por isso deduzo que maior dificuldade tenha ainda em mandar o vapor por um tubo.

Eu vou ver se faço uma pesquisa melhor. Estava a pensar (já é uma ideia com algum tempo) montar um terrário. Já mo ofereceram há algum tempo e a maneira de o manter húmido sempre me inquietou. Estar a borrifar aquilo uma duas vezes ao dia não é solução. (Além de que o efeito do fuminho manda outra pinta) E o aparelhinho do link parece ser excelente. Com 4l de reservatório tenho água para uns bons dias...

Tenho de ver no do link se se consegue baixar o preço de envio...por 12 merreis parece porreiro. Mas também não parece ter as funções do que vi na loja....qualquer coisa eu passo por aqui e dou feedback.

Os 60€ não são exagerados, se a qualidade for superior. Comprar estes aparelhos no AliExpress é sempre um risco. Tudo depende do investimento que achas que deves fazer, e se realmente lhe vais dar uso ou se será só uma coisa para experimentar. No meu caso, por exemplo, não faria sentido... apesar de gostar sempre de começar as minhas montagens com Dry-Start, não se justifica estar a gastar 60€ para usar uma vez a cada dois anos. É mais engraçado, e dá menos trabalho, mas o borrifador funciona da mesma maneira, portanto o que tenho já é uma mais valia para mim. Outra coisa que noto é que a humidade se mantém mais uniforme por todo o tanque. Com o borrifador tens que esperar que a água evapore para teres a humidade... com este aparelho já introduzes o vapor.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

José não estou a perceber porque é que tens duas duas calhas no aquário ligadas 12h por dia.... Por isso é que estás a ter problemas com a humidade.... 🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, JoseCarlosMarques disse:

Isso seria perfeito para mim. Parece-me uma opção muito bem desenhada. Não anda muito longe do que tenho agora, mas tem já o encaixe para o tal tubo que falei mais atrás e que resolveria muitos problemas. Quer dizer... neste momento o problema não é assim muito grande porque a verdade é que o aquário está em Dry-Start portanto não me incomoda ter lá o recipiente, mas se já estivesse com o tanque cheio, não teria maneira de colocar o fogger lá dentro 🙂 .

Caro @JoseCarlosMarques

large.IMG_20240111_172844.jpg

Seria isto. Afinal bem mais perto dos 70 do que dos 60...

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Vera Santos said:

Boas, 

José não estou a perceber porque é que tens duas duas calhas no aquário ligadas 12h por dia.... Por isso é que estás a ter problemas com a humidade.... 🤔

Adicionei a segunda há pouco tempo, porque na parte da frente do aquário existe uma zona com sombra onde as plantas não estavam a desenvolver. Mas achas demasiado as duas calhas ou as 12 horas? Estão as duas a 100%.

Eu já pensei em diminuir as duas coisas, mas sempre pensei que, em Dry-Start, quanto mais luz, melhor. O que me aconselhas a fazer?

 

Editado: Já estive a ler uns artigos, e julgo estar a exagerar na intensidade da luz. As 12 horas até estão dentro daquilo que é recomendado para um Dry-Start, mas como o aquário está vazio e a luz não precisa passar pela água para chegar às plantas, não é recomendado que se utilize a calha a 100%. Vou diminuir para os 50% e ver se consigo aumentar a humidade dentro do tanque. Entretanto dou noticias.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.