ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
643 topics in this forum
-
- 63 replies
- 61.9k views
Boas a todos os aquariófilos, Com este tópico pretendo, com a ajuda de outros membros deste fórum, tornar o que parece ser muito complicado num texto simples no que toca ao tema: 'Escolha de iluminação para um aquário de água doce'. Isto surge no propósito de existirem imensas dúvidas em tópicos abertos, nem todos criados só por principiantes na aquariofilia. Assim sendo, seja um principiante a montar o primeiro aquário, ou alguém que já tenha um aquário há muito tempo e queira fazer uma mudança de layout/fauna/flora, o sistema de iluminação é algo a considerar aquando da montagem. Para uma correcta escolha da tecnologia e dimensionamento do sistema de iluminação,…
-
- 0 replies
- 29.9k views
Para tentar dissipar as muitas dúvidas da forma de ligação de uma ou várias lâmpadas, aqui ficam alguns esquemas. Os esquemas seguintes são meramente exemplos, mas na maioria das marcas as ligações são idênticas. Tomei por base de referência a marca Vossloh Schwabe. 1 lâmpada fluorescente com balastro ferromagnético. Necessita arrancador. T5 ou T8. 2 lâmpadas fluorescentes com balastro ferromagnético. Necessita arrancador. T5 ou T8. 1 lâmpada fluorescente com balastro ferromagnético. Compacta 2 pinos. 2 lâmpadas fluorescentes com balastro ferromagnético. Compacta 2 pinos. 1 lâmpada com balastr…
-
- 6 replies
- 2.5k views
boas pessoal. Tenho um aquario com 1m Comprimento x 35cm de largura e 45 ou 50cm de altura. A calha dele e daquelas em tampa (tapa todo o aquario) e trás uma lampada t8. gostaria de saber se a posso trocar para t5 e como trocar? E tambem gostaria de saber se será suficiente para um aquario plantado. cumprimentos
-
- 8 replies
- 754 views
Boas, precisava de uma ajuda para comprar uma calha de iluminção, o aquario é de 120cm, a volta de 230lts, têm uma calha por baixo da tampa com duas lampadas T8 30w e estou sempre com problemas de algas castanhas, as plantas que costumo usar são low tec, tipo anubias, valisnerias, fetos... nada de muito exigente. não posso gastar muito, no maximo uns 100€ por exemplo uma calha de 2x54w t5 já dá para manter umas plantas como as que eu disse e ajudar no problema das algas castanhas? é que uma assim já ficava dentro do orçamento, se não depois já é 4x39w T5 ou 4x54w T5 mas penso que isto já seja luz a mais para um low tec e já sai fora do orçamento.
Last reply by _FUZY_, -
- 0 replies
- 1k views
Boa tarde, Estou a montar uma calha DIY para um aqua de 100 x 30 x 40. Tenho dois balastros electrónicos de 18W que quero utilizar, e as plantas que vou meter não serão muito exigentes. A minha grande dúvida é saber se é mais rentável utilizar 2 lâmpadas T5 de 14W, ou 2 lâmpadas T8 de 18W. Alguém me ajuda a desfazer esta dúvida? Abraços e bom S. João.
-
- 5 replies
- 488 views
o meu aquário está num sítio onde recebe luz ( não muita ) solar ( desde o meio dia até as 5... Agora não sei como ei de fazer com o fotoperiudo ligo as luzes depois e antes ou liguas ineterruptamente ?
-
- 7 replies
- 572 views
Boas estou a tentar reunir alguma informação sobre iluminação para aquários e a verdade é que estou um pouco confuso... Eu queria fazer uma calha ( só porque fica mais em conta ) mas não entendo nada do assunto ... Já sei já sei ... Existem outros topicos que "explicam" como construir mas a questão aqui é que eu nao sei que lampadas por nem nada do genero... O meu aquário é de 120L ( 85*45*40); vai ser plantado e flora vai ser : Eleocharis sp. mini e Hottonia palustris... Que lampadas devo comprar ( para saber as medias ); á algum projeto mais "aconcelhavel" que outro ? Tudo o que me poderem dizer sobre o assunto eu agradecia XD
-
- 7 replies
- 1.3k views
Boas amigos Aquiri um aquario usado, já velhinho com as medidas 100 x 30 x 45 que trazia uma lampada T8 aplicada num bordo onde assenta a tampa. Retirei tudo isso, lampada, suportes, fios e balastro porque não funcionava e estou a pensar em aplicar 2 T5 ou 2 PLL´s na propria tampa. Qual destas hipoteses acham mais eficaz para um plantado e quais as potencias em watts que recomendam? Deixo umas fotos da tampa com as medidas: Um abraço Luis Batista
-
- 1 reply
- 1.7k views
Boa tarde, Venho pedir algumas ideias para modificar uma tampa de um aquário que tinha arrumado a alguns anos! O aquário é este A tampa é esta Já esta toda partida e como o aquário é para dar de presente de Natal, gostava que tivesse melhor aspecto... Fiz um esboço e o que tinha pensado fazer é cortar um bocado de madeira abrir-lhe um boraco e aplicar-lhe a calha como mostra o esboço, acham que dá? Fica o esboço para se perceber melhor Outra questão em relação a lampada, acham que devo trocar ou está dá para manter as plantas?? A calha completa Obrigado pela ajuda Cumprimentos Salvador C. Abreu
Last reply by robintiago, -
- 0 replies
- 878 views
Boas estou a tentar reunir alguma informação sobre iluminação para aquários e a verdade é que estou um pouco confuso... Eu queria fazer uma calha ( só porque fica mais em conta ) mas não entendo nada do assunto ... Já sei já sei ... Existem outros topicos que "explicam" como construir mas a questão aqui é que eu nao sei que lampadas por nem nada do genero... O meu aquário é de 120L ( 85*45*40); vai ser plantado e flora vai ser : Eleocharis sp. mini e Hottonia palustris... Que lampadas devo comprar ( para saber as medias ); á algum projeto mais "aconcelhavel" que outro ? Tudo o que me poderem dizer sobre o assunto eu agradecia XD
-
- 0 replies
- 784 views
Boas a todos eu tenho um aqua de 60x40x40 comunitário, cuja iluminação é uma t8 de 15 w que vem de origem. Como já tenho algumas plantas eu agora queria avançar para um plantado. I problema é que a luz não era suficiente. Então mexi nas coisas cá em casa e encontrei um balastro Philips 2x 36 w pll. Meti mãos à obra e comprei uma lâmpadA de 6000 k (acho) mas não a consegui ligar. Depois pensei que como podiam funcionar em série e então liguei outra de 4500 k e já funciona. A minha dúvida é, existe alguma forma de ligar este balastro a uma só lâmpada de 36? Isto pk como os litros totais do aqua devem ser só de 50 devido a decoração,os 72 w totais acho k são demais? E com o…
-
- 20 replies
- 2.4k views
Boas a todos Tenho um aquário de 60x40x40 comunitário e estou a pensar iniciar me nos plantados. O problema é que a iluminação do aquário de origem é mt fraca. É uma t8 de 15 w que não dá para manter o plantado, então meti mãos à obra e encontrei um balastro electrónico Philips 2x 36 w pll mas só tinha uma lâmpada e não funciona pk pelo esquema só posso ligar duas em série. A minha dúvida é posso ligar de outra forma a lâmpada de jeito k só funcione uma com este balastro? Pergunto isto pk assim ligando só una pll de 36 w a este balastro mais os 15 w da t8 já tenho luz suficiente para o plantado e assim não comprava mais a outra pll além de que os gastos energéticos seria…
-
- 9 replies
- 5.1k views
Boas Depois de mais uma daquelas "visitas" a lojas aqui da zona, "agarrou-se" a nós um pequeno aquário com as medidas 30*15*20cm da Aquatlantis. Finalidade? Melhorar o espaço em que o Betta da Menina está de momento, um cubo de acrílico da Vodafone. Embora já sejam, segundo alguns, condições mais que suficientes, porque não dar um pouco mais de espaço e qualidade de vida, se é que se pode chamar "qualidade de vida" em cativeiro, aos nossos Bettas? Como a dada altura, na criação dos putos bettas, é preciso iluminação, comecei a "magicar" o que iria fazer relativamente à mesma. Um candeeiro simples seria a melhor opção, e se calhar a mais barata. Mas iria perder o inter…
-
- 5 replies
- 5.7k views
Com problemas na tampa original do meu 'hexapor' (aquário hexagonal), decidi colocar mãos à obra e construir a minha própria "interpretação de iluminação hexagonal" e já agora adicionar mais alguns watts de potência à fraquinha de fábrica... Aviso que o que aqui podem ver não são fotos das diversas fazes do meu projecto (como é habitual por aqui!!), mas antes, do produto já acabado. E não foram feitas porque julguei que ninguém iria ter interesse numa tampa com este formato (sem ofensa amigo Governa! ) por isso, espero que sejam elucidativas, pelo menos para ter uma ideia!! material: - acrílico transparente (mas aconselho o opaco) - cola específica para acríli…
-
- 8 replies
- 3.3k views
Boas tardes caros colegas, em seguimento do meu projecto de fazer um móvel, decidi colocar aqui a construção da calha, que inicialmente era para levar t5 mas optei por fazer tudo em casa e dar uma chance aos leds =) vamos ver... Material utilizado: 1 placa de aglomerado de 2cm de espessura 150x60 Betume Primário Tinta esmalte 5M Fita led 3528 (24W) Cold white (20€) Transformador 2A 12v (6€) 4m cabo de aço (3€) 6 cerra cabos (1,20€) 1 rolo de Fita alumínio (3€) Os materiais que não têm preço, foi material que aproveitei do móvel. Agora vou colocar passo a passo e a explicação: Aqui coloquei apenas cola para madeira e bastante peso em cima do aglomerad…
Last reply by André Antunes, -
- 52 replies
- 19.6k views
Vou deixar aqui algumas fotos da minha iluminação mais recente, para o meu aquário de 200 litros brutos. É composto por alumínio e muito bem ponderado, relativamente ao preço final gostava de não falar muito disso, no entanto sempre serve de consolo a sua programação para as 24 horas. Espero que gostem e que tirem muitas ideias!! Cump.
Last reply by joniclicks, -
- 31 replies
- 10k views
Bem, finalmente acabei e já posso colocar fotos do que fiz. Obrigado à malta deste post, pelas dicas e opiniões: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight Fiz uma tampa para o meu aqua de 60 cm, coloquei 2 fluorescentes, 3 ventoinhas (2 a tirar ar, 1 a colocar ar na zona das lampadas), moonlight com leds azuis, 2 botões de On/Off - 1 botão para desligar a Moonlight, se tivesse peixes que não gostavam dela; 1 botão para ligar só uma lampada ou as duas, caso começarem a aparecer muitas algas verdes por excesso de iluminação. Coloquei lá dentro um relé que me vai automatizar o processo da passagem das fluorescentes para a moonlight. Basicamente, te…
Last reply by krushandkill, -
- 13 replies
- 2.9k views
Boa Tarde, Hoje modifiquei a calha do aquário da minha namorada. É um aquário aquapor de 36Ltrs, tinha uma lampada T8 de 15 Watts e coloquei uma PLL de 36 watts com 8000 Kelvins. Material - Calha aquapor - Balastro electronico - Casquilho 2G11 - Cabos electricos - Reflector Construção Calha aquapor depois de desmontada Balastro Tive de cortar os fixadores do casquilho para que pudesse caber em altura na calha Fixação do balastro na calha Reflector ainda com o plastico de protecção Sem plastico protector Calha pronta Calha ligada Calha no aquário Antes …
-
- 3 replies
- 2.1k views
Boas pessoal, venho aqui partilhar uma calha que acabei hoje para o meu novo nano. Fiz uns rascunhos antes, mandei vir algum material do ebay, a calha(com os componentes etc) ficou a 18€ e o transformador uns 5 Ficam então as fotos, que o pessoal gosta é de fotos. Após desenhar alguns esboços decidi construir este modelo, e montar a parte eléctrica. Na altura apenas pensei ter duas tiras de leds brancos e uma de azuis, que podia funcionar em simultâneo ou à parte para moonlight. Apos ver que gostava, fiz os planos em tamanho real e mandei para uma loja que trabalha com acrílicos. Não me lembro do preço exacto, mas foi baratinho. Prai 10€. Mandei f…
-
- 43 replies
- 11.3k views
Viva. Vou montar outro aquário e, como tenho de fazer outra calha, resolvi fazer um passo-a-passo da montagem, dividido em 3 partes. Este tutorial é especialmente para o pessoal que quer ter um pouco mais de luz sem gastar muito dinheiro e, tal como tinha prometido ao colega FVicente, fica aqui o meu contributo. Parte I - Estructura e sistema de ventilação Material: - Madeira; podem adquiri-la em qualquer superfície de Bricolage, ou em serralharias; peçam para vos cortar logo as medidas certas, mesmo que tenham que comprar uma tábua inteira( escolhi o contraplacado preto pois era o que tinha em mais abundância cá em casa; aliás, a maior parte do material …
-
- 12 replies
- 5.2k views
Este foi um projecto simples que se atravessou na minha cabeça após a aquisição de um sistema de CO2 de botija para poder melhorar o meu plantado, mas como puro iniciante que sou nestas andanças nem sequer me lembrei que só tinha uma Aqua-Glo de 30 W na minha calha de metro... Foi então que me decidi a estudar mais um pouco o assunto da iluminação, neste caso para o meu aqua de 100*30*40, passando pelas regras das proporções (1L/1W), assim como pela leitura de artigos acerca de comprimentos de onda e absorção da luz ao nível das plantas (azuis, laranjas e vermelhos... salvo erro! )! Após ver também quais seriam as lâmpadas mais aconselháveis e mais adequadas para o m…
Last reply by bichinho_biologico, -
- 2 replies
- 2.8k views
ADMIN se faz o favor de Mover o meu Tópico Para Sub-Forum Projectos Enganei me a fazer o Post Obrigado Boa tarde aquariofilia è o seguinte tenho um Aquario de agua doce Plantado pelo menos estava até as plantas começarem a ganhar algas castanhas e a morrerem, mas quero voltar a ter o aquario com um bonito plantado e sei que tenho philips master tl5 ho 39w 865 cansadas ora o tamanho do aquario é : 115 Comprimento 40 Altura 35 Largura Quero fazer uma calha de iluminação para o mesmo, ja estive a ler um pouco preciso , Led's, Calha dissipadora, Driver/Fonte alimentação para os Led's etc. Mandei Vir 10 leds "tipo" CREE de 3W cold White que tem as seguintes caracteristi…
-
- 25 replies
- 13.2k views
Depois de me inspirar com muitos de vocês, neste fantástico espaço. Resolvi dar início às minhas intervenções com esta iluminação, de forma a poder retribuir o que já aprendi com todos. Espero resolver muitas ideias que por aí andam! Lista de Compras - Placa de Madeira 4 mm - Cola de Madeira - Balastro - Casquilhos das lâmpadas - Arrancadores - Cabo de alimentação de computador - Interruptor - Alguns metros de fio - Chapa reflectora - Acrílico - (Espessura da Calha de alumínio em U) - Tinta preta para madeira Fase inicial: Fase Final: Resultado: Espero ter ajudado em alguma coisa.
-
- 1 reply
- 3.2k views
Partilho aqui a minha nova calha de leds e mais algumas considerações. Esta calha surge após uma tentativa falhada de substituir a iluminação T5 que o aqua tinha com 5 metros de LED SMD5050. Sobrou o transformador pois os leds, mesmo sendo "waterproof", ficaram cheios de humidade, ficando inutilizados. Material: 10 metros de leds SMD 5050 cool white (6500K) non waterproof 5 metros de smd3020 RGB non waterproof 2 transformadores 5A 12V 1 transformador 2A 12 V (para os 5 metros de RGB) 2 ventiladores de PC 8 cms 11 transformador varável (para os ventiladores) tábua em madeira tiras de velcro Tampa em vidro com a medida do aquario. Fotos: …
Last reply by Ricardo Manuelito, -
- 0 replies
- 1.7k views
Este DIY tem como objetivo realizar uma calha led low budget, lembrem-se disso ao longo das fotos... Items e preços Calha 4€ Acessório calha 2€ Calha 15mm (não me lembro ao certo deste preço) 1.5€ Parafusos com roscas (uma saqueta em promooção no leroy) 0.5€ 2 Botões 2.5€ 2 Led´s royal blue 7.5€ 3 Led´s warm white 4€ Spray preto 3€ Material eletrico 3€ vidro 2mm ou 2.5mm (não me lembro) 2.5€ Transformador 5€ Dá assim por alto 35€ Links do que comprei no ebay: http://www.ebay.co.u...57956345&_rdc=1 http://www.ebay.co.u...16608029&_rdc=1 http://www.ebay.co.u...37386738&_rdc=1 Sim, eu sei que com mais algum dinheiro compr…
-
- 5 replies
- 2.1k views
Olá pessoal. Como precisava de alguma luz para os meus bettas decidi fazer um DIY de uma calha de baixo custo (cerca de 5€). Espero que gostem, tenho-a usado apenas 3 a 4 horas por dia para evitar algas nos aquários, até agora sem problemas.
-
- 23 replies
- 7.9k views
Olá, Bem, estou prestes a montar um plantado, e como tal, iluminação é obrigatória. Como eu gosto de fazer as coisas pela minha mão, pois sinto que aprendo sempre com tudo e acabo por ficar mais orgulhoso por gastar o meu dinheiro (menos dinheiro do que ja feito) em fazer as coisas pela minha mão do que já feitas. Então, o que fui eu arranjar? um aquecedor daqueles para casas de banho e é a partir dele que vou fazer a minha calha Cumps, Black Dragon
-
- 9 replies
- 5.6k views
Boas Pessoal! Após ler aqui no forum que existiam lampadas do tipo E27, com as caracteristicas adequadas para aquarios, comecei a procurar em lojas de bricolage e acabei por encontrar a seguinte: 30W, 6500k e 1500lm. Aqui vou explicar como fiz uma calha improvisada para o meu aquario. Esta explicação não se destina a fazer uma calha bonita e definitiva e sim comoda e pratica. Pois muito bem, comecemos com a explicação. Para a construção precisamos do seguinte material: -Fita cola -Papel de Aluminio de Cozinha -1 Garrafão de 5 litros -1 Xzato -1 lampada E27 -1 casquilho 1 - O primeiro passo consiste em cortar o garrafão na vertical, cortando ao lado do …
Last reply by mIstY, -
- 19 replies
- 4.3k views
Ora boas tardes a todos! A muito tempo inscrito neste forum... ultimamente pouco participativo por motivos profissionais... Cá volto eu. Para a volta, comecei ontem a noite um pequeno projeto que ja deveria ter começado a mais tempo! Tenho nos meus aquários aqueles "belos" relógios mecânicos e baratinho para controlar a iluminação! Ora aquilo volta e meia funciona mal! basta uns toques e o raio das patilhas metem-se para dentro e la vai o horário para o lixo! Várias vezes acordo de madrugada, e o raio da iluminação ligada! Além disso, é um controlo do tipo tudo ou nada! No caso, 0W ou 156W... Método pouquíssimo eficiente! Ora como sabemos, a fotossínte…
-
- 22 replies
- 7.2k views
Boas! Simplesmente substitui as lâmpadas e meti as duas GroBeam 500 e ficou assim: Fotos: LED Moonlight em breve!
-
- 20 replies
- 7k views
O meu aquário de 60 L tinha uma calha de 15W de origem, a que juntei 2x12W (6000K) por cima. Não queria substituir a tampa, porque acho prática, mas como gostava de ter um aquário bem plantado e sobre-povoado (em que o O2 vindo das plantas, bem como a sua capacidade de utilizarem detritos como nutrientes é essencial) (já agora, a regra do 1 cm de peixe por 1 litro de água é disparatada, 3 neons são mais compridos que um molly, mas têm uma massa 10 a 50 vezes mais baixa, e produxem muitíssimo menos detritos). Depois de consultar o pessoal daqui, decidi-me por introduzir iluminação lateral. Para o projecto inspirei-me no tópico do colega Azor: http://www.aquariofilia.n…
-
- 4 replies
- 4k views
Comprei recentemente um Aqua de 20l, mas não tinha iluminação. Além do mais, trazia uma tampa estranha. Logo, tive de meter mãos à obra e inventar uma iluminação barata claro está pare ele. O Aqua é este: Antes que perguntem, a cena vermelha que la vêm é de uma placa de plastico de um cubo vodafone dos antigos que usei para proteger o vidro. Como o aqua ainda não ta decorado, estando apenas a fazer a ciclagem, deixo-a à mostra para poder la colocar plantas ou encaixar pedras. Depois podem ver a descrição do aquario num post que ainda não fiz. Material: Por causa da condensação, não queria arriscar meter um bocal dentro da tampa. Então po…
Last reply by Nuno Toste, -
- 20 replies
- 8.5k views
Boas, Ontem fui ao intermarchet e encontrei á venda uma tampa de plastico transparente para calhas, (tipo aquelas da cozinha, mas só com uma lampada), e vai daí, deu nisto: MATERIAL: - Lampada neon para computador, (comprada na Fnac, 4€) - Tampa para calha, (comprada no intermarchet, 3€) - Calha para electricidade, (Já tinha , não me lembro do preço) - Fita cola branca - Transformador, (comprado nos chineses, 4€) P.S.: desculpem a quatidade de fotos, mas acho que uma imagem vale mais que mil palavras. (se os moderadores acharem que fica muito pesado, editem este post e retirem as …
-
- 42 replies
- 12.1k views
Boas pessoal! deixo-vos aqui algumas fotos para verem como muito facilmente se faz um Moonlight a partir de neons para pc e um simples transformador poupando-se assim alguns euros! Conjunto com duas lampadas neon azuis pra pc que podem comprar em qualquer loja de informatica que venda material "xunning" de pc's (9 euros) Transformador eléctrico (regulado pa 12v) (4 euros) Cortam-se os fios, tanto do transformador como os que saem do transformador das lampadas e unem-se Ligação experimental Fixaçao na calha através de…
Last reply by lordscream, -
- 42 replies
- 7k views
Bem pessoal, decidi partilhar com vcs um DIY que eu fiz para o meu aquario, uma moonlight onde no total gastei pouco mais que 5 euros Como todos já devemos ter lido as moonlights acima de tudo devem ser bastante discretas para não perturbar a actividade nocturna dos nossos peixes, como tal fiz uma para o meu aquario usando uma luz muito fraquinha mas ao mesmo tempo da a sua beleza e ajuda na transição da luz para a noite. Nota: Fiz este projecto para o meu aquario de 30L, logo para aquários maiores podem precisar de mais luz, no entanto é uma questão de meterem mais Led's e um transformador maior... Material Necessário: 2 LED's azuis (podem meter outra cor, e…
-
Members