[diy] - Mini Calha !


David Cabete

Recommended Posts

Boas

 

Depois de mais uma daquelas "visitas" a lojas aqui da zona, "agarrou-se" a nós um pequeno aquário com as medidas 30*15*20cm da Aquatlantis. Finalidade? Melhorar o espaço em que o Betta da Menina está de momento, um cubo de acrílico da Vodafone. Embora já sejam, segundo alguns, condições mais que suficientes, porque não dar um pouco mais de espaço e qualidade de vida, se é que se pode chamar "qualidade de vida" em cativeiro, aos nossos Bettas? Como a dada altura, na criação dos putos bettas, é preciso iluminação, comecei a "magicar" o que iria fazer relativamente à mesma. Um candeeiro simples seria a melhor opção, e se calhar a mais barata. Mas iria perder o interesse. Abre gaveta daqui, tira caixa de acolá e mais uma ida à garagem do "cóta" para ver o que se podia fazer. Fez-se luz, ou melhor, irá fazer-se depois da Mini Calha pronta.

 

Eis o material "escolhido":

 

 

calha30cm001.jpg

 

- Perfil de alumínio 30*7*4cm, tendo sido refiado uma das bases;

- Dois topos de plástico 7*4cm para o perfil acima;

- Lâmpada "comprada" na dita garagem. Há lá sempre umas coisas interessantes.

- Há mais material que vai sendo utilizado, mas que normalmente tenho por casa.

 

 

 

 

calha30cm002.jpg

 

- Primeiro passo: furar o perfil de alumínio de modo a apertar com parafusos os topos de plástico.

 

 

 

 

calha30cm003.jpg

 

- Escarear os furos, de modo a que a cabeça do parafuso fique embutida no alumínio.

 

 

 

 

calha30cm004.jpg

 

- Um primeiro ensaio dos furos e colocação dos topos.

 

 

 

 

calha30cm005.jpg

 

- Mais duas peças. Calha onde irá ser colocado o acrílico que irá proteger a lâmpada.

 

 

 

 

calha30cm006.jpg

 

- Pequenos cortes nos topos, para a calha do acrílico, ( mais tarde irá sofrer alterações ).

 

 

 

 

calha30cm007.jpg

 

- Mais um ensaio, desta vez a colocação dos topos com o rasgo para as calhas.

 

 

 

 

calha30cm008.jpg

 

- Topos aparafusados e calhas colocadas no devido lugar. Coube na perfeição.

 

 

 

 

calha30cm009.jpg

 

- Fixação das calhas com cola. Os grampos asseguram que não se mexa nada, enquanto a cola seca.

 

 

 

 

calha30cm010.jpg

 

- Enquanto as calhas estão a colar, desmontar a dita "lâmpada", ou melhor a mini armadura.

 

 

 

 

calha30cm011.jpg

 

- Dois suportes para lâmpadas T5, a própria lâmpada para servir de medida, mais uns pingos de cola e aguardar que seque. Não esquecer de colocar fios nos suportes, porque depois de colados, já não há acesso aos buracos dos fios!

 

 

 

 

calha30cm012.jpg

 

- Os mesmos grampos para fixação, mas utilizados de um modo "estranho"! Quando não há cão, caça-se com gato...

 

 

 

 

calha30cm013.jpg

 

- A "armadura" pronta a ser cortada de modo a servir de suporte ao balastro.

 

 

 

 

calha30cm014.jpg

 

- "Armadura" já cortada. O que se aproveitou é a parte que não está riscada na imagem anterior.

 

 

 

 

calha30cm015.jpg

 

- Alteração aos topos de plástico. Retirei a aba que tinha, de modo que o acrílico tenha o mesmo comprimento do perfil.

 

 

 

 

calha30cm016.jpg

 

- Soldar os fios provenientes dos suportes.

 

 

 

 

calha30cm017.jpg

 

- Colocação do suporte do balastro, e balastro, no lado oposto à lâmpada.

 

 

 

 

calha30cm018.jpg

 

- De um outro ângulo.

 

 

 

 

calha30cm019.jpg

 

- Reflector de alumínio já recortado e quinado. Esta parte foi um pouco chata... matemática nunca foi o meu forte.

 

 

 

 

calha30cm020.jpg

 

- No dia seguinte, ( sim, porque quando olhei para o relógio eram só 5 e 30 da manhã! ), colocação do reflector no seu lugar.

 

 

 

 

calha30cm021.jpg

 

- Pormenor da calha. O balastro fica escondido por baixo do reflector.

 

 

 

 

calha30cm022.jpg

 

- Detalhe do interruptor. Nota-se nova alteração no topo de plástico, desta feita mais um corte para albergar os fios que passam junto do reflector de alumínio.

 

 

 

 

calha30cm023.jpg

 

- Isolamento de parte da calha, para em seguida seguir para a estufa de pintura.

 

 

 

 

calha30cm024.jpg

 

- Já pintada, em fase de secagem.

 

 

 

 

calha30cm025.jpg

 

- Calha seca e com um dos topos colocado no sítio.

 

 

 

 

calha30cm026.jpg

 

- Chapa de acrílico já cortado à medida da calha.

 

 

 

 

calha30cm027.jpg

 

- Colocada no lugar. Basta deslizar pelo lado onde não foi colocado o topo de plástico.

 

 

 

 

calha30cm028.jpg

 

- Aspecto final, já colocada no aquário.

 

 

 

 

calha30cm029.jpg

 

- De uma outra perspectiva.

 

 

 

 

Conclusão: Não é difícil de fazer este tipo de DIY. Basta começar e ter o material e ferramenta adequada. Além disso é um óptimo passatempo, para quem gosta. Preços não sei, mas fazendo assim um apanhado por alto, em material deve ficar-se por 15 a 20 Euros, se tanto!

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs!

Simplesmente porreiro pá!

Pessoalemente gosto muito dos teus diy porque têm uma forte componente de poupança e reciclagem de materiais. Está com muito bom aspecto, tal como a maior parte dos teus projectos.

Só uma coisa, tenho uma calha de 120cm que reciclei da aquapor ou parecida, e tem um acrílico que penso não deixar passar muito bem a luz, e pensei em trocar por acrílico liso, sabes onde posso comprar esse material e quanto deve rondar o preço?

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No poupar é que está o ganho! Obrigado pelos elogios.

Essa calha da "Aquapor", ou parecida, deve ser igual a uma que tenho aqui por casa. O acrílico é tipo martelado, mas fica amarelado com o passar do tempo. Para comprares chapas de acrílico, tenta numa vidraria ou numa casa que faça reclames e expositores para lojas. Preço é que é um pouco caro! Normalmente mais do que o vidro da mesma espessura. As chapas de acrílico que uso, são restos de montagens de expositores. Cravei-os a um fornecedor, aquando da última remodelação da loja onde trabalho. Com 1,20m não tenho, senão até te desenrascava isso! Mas tenta numa vidraria. Eles têm de certeza.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

calha30cm021.jpg
Por momentos ao olhar esta foto fiquei com impressão de teres casa de fim de semana em Lisboa ;) , mas depois de observar melhor... :?

 

Bom trabalho sim senhor, como sempre arrisco-me a dizer que "és" o melhor DIY já alguma vez por aqui apareceu.

 

abraço

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Davs,

Vou tentar arranjar o acrílico também da mesma forma, cravando a alguma oficina porque é só uma tira que quero, at+e pode ser que tenham lá e que me desnrrasquem.

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais