[DIY] MoonLight a partir de Neons para Pc .


William

Recommended Posts

Boas pessoal! deixo-vos aqui algumas fotos para verem como muito facilmente se faz um Moonlight a partir de neons para pc e um simples transformador poupando-se assim alguns euros! ;)

 

 

 

Conjunto com duas lampadas neon azuis pra pc que

podem comprar em qualquer loja de informatica que venda material "xunning" de pc's (9 euros)

 

 

Pic_8924_1.jpg

 

 

Transformador eléctrico (regulado pa 12v) (4 euros)

 

Pic_8924_2.jpg

 

Cortam-se os fios, tanto do transformador como os que saem do transformador das lampadas e unem-se

 

Pic_8924_4.jpg

 

 

Ligação experimental

 

Pic_8924_3.jpg

 

 

Fixaçao na calha através de braçadeiras plasticas de serrilha

 

Pic_8924_5.jpg

 

 

Pic_8924_6.jpg

 

 

Coloca-se a calha no aqua, liga-se o transformador e ja está! :|

 

Pic_8924_7.jpg

 

 

Pic_8924_8.jpg

 

Pic_8924_9.jpg

 

ja agora a foto durante o dia

 

Pic_7678_1.jpg

 

 

 

Como tenho duas calhas no aqua tenho esquematizado da seguinte forma:

 

á noite primeiro desliga-se uma calha e tb o co2 (valvula solenoide)

 

passado meia hora apaga-se a segunda calha e liga-se o moonlight por cerca de 3 horas e a bomba de oxigénio ate de manha

 

de manha é o inverso, liga-se uma calha e passado meia hora liga-se a segunda e a bomba de oxigénio desliga-se, e liga-se o co2

 

isto tudo á custa de 4 belos temporizadores! (3,75 euros no mestre maco) :)

 

Espero que gostem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito porreiro!

 

e com tudo contadinho, para o pessoal se organizar e saber onde comprar e tudo. parabens pela tua moonlight pelo teu aquario. e obrigado por partilhares.

 

cumpz!

 

PS: um dia quando tiver tempo e pciencia experimento, se tevier chatear ja sabes para o que é hehe

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ficou um trabalho muito bem feiro! Ainda bem que não tentaste aumentar os cabos que saiem do transformador dos leds para os leds, é que assim não iria funcionar!

Eu pergunto se não será luz a mais para moonlight?

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Epa' mesmo bacano! Cheira-me que vou fazer algo muito muito semelhante ... :) ate' porque tenho todo esse material, agora e' so' montar as peças x)

 

abraço

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Muito fixe a ideia e de fácil montagem! Até eu consigo LOL

 

Mas deixo aqui uma pergunta:

 

Tenho o aqua numa sala que tem duas janelas enormes (de parede a parede, do tecto ao chão) e, apesar de estarem bastante longe da janela, os peixes perceberão que fora do áqua é de dia. Não se tornará confuso para eles terem no ambiente exteiror luz do dia e dentro do aqua o Moonlight a funcionar? Ou essa luz seria só para o espaço de tempo da noite em que a iluminação convencional não está a funcionar?

 

Acrescento que tenho a luz a funcionar das 17 às 02 da manhã. Reduzi recentemente uma hora porque me estavam a aparecer algas (pequenos pontos de veludo nas anubias e na criptocoryne).

 

Ab!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olha os 4 temporizadores k metes-te sao diarios ou semanais?!?!

Realmente o moonlight parece muito intenso mas como é apenas 3 horas... ele acabam por adormecer! Vou fazer um moonlight como o teu!!

Tanx!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... acabei de montar o meu... e nao funciona... O transformador liga a luzinha... a caixinha preta que liga aos 2 leds aquece como o caraças... e de luz azul... nada. Mas é estranho, porque liguei inicialmente antes de cortar os fios, e acenderam, depois de cortar os fios ja nao trabalham...

Tenho o transformador a 12V. #cool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Desculpem a intromissão aqui do Je, mas porque não utilizam uma fonte de um PC? Uma fonte At será melhor que Atx. Aquelas fontes dos Pc´s antigos! Têm apenas de ligar a ficha Molex e já está! Além disso podesse utilizar também para fazer ventilação na calha onde estão instaladas as lâmpadas, que normalmente têm tendência para o sobreaquecimento. É só uma opinião. Estou a renovar o meu aqua de 250Lts, desde móvel novo, passando pelos filtros externos. Enfim quase um aqua novo. Projectos já tenho muitos, mas só passarão à prática lá para meio de Setembro, ( férias :wink: ). Depois disso darei novidades.

 

Davs.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Desculpem a intromissão aqui do Je, mas porque não utilizam uma fonte de um PC? Uma fonte At será melhor que Atx. Aquelas fontes dos Pc´s antigos! Têm apenas de ligar a ficha Molex e já está! Além disso podesse utilizar também para fazer ventilação na calha onde estão instaladas as lâmpadas, que normalmente têm tendência para o sobreaquecimento. É só uma opinião. Estou a renovar o meu aqua de 250Lts, desde móvel novo, passando pelos filtros externos. Enfim quase um aqua novo. Projectos já tenho muitos, mas só passarão à prática lá para meio de Setembro, ( férias  :D ). Depois disso darei novidades.

 

Davs.

 

Quando planei a minha moonlight tb pensei nisso, uma vez que também fiz ao mesmo tempo um sistema de ventilação com duas ventoinhas de PC, o unico senão é que não tens forma de temporizar o interruptor. Ou melhor, até tens, mas lá se ia a ideia base do DIY.... ser barato....

Cumprimentos

Mário Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando planei a minha moonlight também (palavra corrigida) pensei nisso, uma vez que também fiz ao mesmo tempo um sistema de ventilação com duas ventoinhas de PC, o unico senão é que não tens forma de temporizar o interruptor. Ou melhor, até tens, mas lá se ia a ideia base do DIY.... ser barato....

 

Boas.

Quanto a esse pormenor, nada mais fácil... Utiliza relés de 220 Volts, de maneira a que quando precises do moonlight, a energia para as ventoinhas (12 Volts) e para as lâmpadas normais (220 Volts) é interrompida. Quando o moonlight é desligado, a energia vai para as lâmpadas e ventoinhas. De salientar que a fonte do Pc fica permanentemente ligada. Ora fornece energia às ventoinhas, ou ao moonlight. Com um só temporizador faz-se esse serviço. Se houver dúvidas quanto ao esquema de ligações, é só apitar. Faço um esquema demonstrativo com muito prazer.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa moonlight dá luz a mais.

 

Pelos vistos, não fizeram pesquisas por aqui...e ainda por cima, está na lista inamovível:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight

 

Pronto, com vídeo de funcionamento, com esquema e tudo. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais