[Diy] Calha iluminação LED


JRambo

Recommended Posts

Partilho aqui a minha nova calha de leds e mais algumas considerações.

 

Esta calha surge após uma tentativa falhada de substituir a iluminação T5 que o aqua tinha com 5 metros de LED SMD5050.

 

Sobrou o transformador pois os leds, mesmo sendo "waterproof", ficaram cheios de humidade, ficando inutilizados.

 

Material:

10 metros de leds SMD 5050 cool white (6500K) non waterproof

5 metros de smd3020 RGB non waterproof

2 transformadores 5A 12V

1 transformador 2A 12 V (para os 5 metros de RGB)

2 ventiladores de PC 8 cms

11 transformador varável (para os ventiladores)

tábua em madeira

tiras de velcro

Tampa em vidro com a medida do aquario.

 

Fotos:

 

o3w4.jpg
vdz1.jpg
3dqp.jpg
A construção é relativamente simples, preparar a madeira com as medidas certas, fazer os buracos para as ventoinhas e colar os leds. A fita RGD (nota-se pelo brilho mais fraco) era usada, e já está a descolar)
A fita RGB dá uns tons engraçados às cores tanto das plantas como dos peixes, sem serem "forçados" ou pouco naturais, além disso pemite-me ter o aquário acesso mais tempo pois além das 8 horas de luz total, ainda tenho 3 horas só com a fita de leds RGB ligada e tenho a dizer que ai sim, as cores saltam à vista (a fita RGB está sempre no branco) Estou com um gasto de cerca de 120 W quando tudo está ligado.

E agora as considerações:

 

As fitas de led não são de facto a melhor opção para aquários plantados, os 15 metros de leds permitem de facto um bom crescimento das plantas mas à custa de 120 W para um aquario de 180l. As causas (além do vidro que serve como tampa), têm a ver principalmente com os 100 ou 120º de abertura que estas fitas têm.

 

Além disso, os Leds SMD5050 já emitem bastante calor, dai ter instalado as ventoinhas (neste momento estão a funcionar a 4,5V que é para nao fazerem muito barulho).

 

De tudo o que li e da experiencia que já tenho, posso afirmar que de facto os leds funcionam, mas com foco e têm que ser leds de pelo menos 10 W com um drivers dedicado e não um transformador.

 

Tenho a certeza que com metade da potência faria o mesmo e já não vou falar nas possibilidades da mistura de vários leds com cores e temperaturas diferentes.

 

Não fui por este caminho pois já tinha muito material e ficará para uma próxima oportunidade.

 

Espero que gostem.

Editado por JRambo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

Eu tambem fiz uma estrutura metalica com 5 tiras de 1M de Led 5050 Cool White ( 5M no total) e uma Tira de 1M Azul.

É tudo muito bonito e funcional, mas passado 3 meses de funcionamento os Leds começam a perder o brilho e a força, até que se apagam.

Ainda voltei a comprar de outro fornecedor os Leds, podia ter tido azar, mas passado 3, 4 Meses...lá estavam eles na mesma.

Estou neste momento a deixar os Leds e a voltar ás T5.

 

Depois vais ter outro problema que tive nos primeiros é que se tiveres os Leds diretamente a apanhar com a condensação da água eles mesmo sendo á prova de água, começam a ficar corroidos, eu resolvi isso com um vidro a separar, mas eles acabaram sempre por apagar

Editado por Ricardo Manuelito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais