[Ajuda] calha de iluminação


_FUZY_

Recommended Posts

Boas, precisava de uma ajuda para comprar uma calha de iluminção, o aquario é de 120cm, a volta de 230lts, têm uma calha por baixo da tampa com duas lampadas T8 30w e estou sempre com problemas de algas castanhas, as plantas que costumo usar são low tec, tipo anubias, valisnerias, fetos... nada de muito exigente.

 

não posso gastar muito, no maximo uns 100€

 

por exemplo uma calha de 2x54w t5 já dá para manter umas plantas como as que eu disse e ajudar no problema das algas castanhas? é que uma assim já ficava dentro do orçamento, se não depois já é 4x39w T5 ou 4x54w T5 mas penso que isto já seja luz a mais para um low tec e já sai fora do orçamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, já vi na aquaeden e estou a ponderar entre comprar uma calha de iluminação "exterior" ou construir uma, mas aquela que tenho actualmente por baixo da tampa propria dos aquarios aquatlantis é mesmo para tirar porque dificulta a manutenção do aquario.

 

a duvida é mesmo na potencia das lampadas, não sei se com 2x54w T5 é muito ou pouco para plantas de baixa/media exigencia, claro que se for eu a construir pode sempre levar um upgrade mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não aparecem por causa da luz, mas sim por causa de uma desregulação nos parametros da água.

 

Á quanto tempo tens o aquário montado? Qual o setup?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não aparecem por causa da luz, mas sim por causa de uma desregulação nos parametros da água.

 

Á quanto tempo tens o aquário montado? Qual o setup?

tenho o aquario montado a 4 meses

 

aquario 120cm 230lts mais coisa menos coisa

2x30w T8 lampada life-glo2 atras e glo marine a frente, no inicio estavam ligadas 5 horas, agora como me disseram que a luz era fraca e aconselharam-me a aumentar, tenho ligado 10 horas.

 

em todas as montagens que fiz aparece sempre algas castanhas logo no inicio, no vidro por exemplo quando limpo sai bem e parece lama nas pedras parece pó castanho, a areia de silica branca fica castanha e rija quando aspiro fico com buracos na areia

 

já tive plantas de baixa manutenção mas agora não tenho plantas no aquario.

 

ph7,5

nitratos 5mg no maximo porque o cor de rosa da escala e muito claro

fosfatos e o resto tudo a zeros

tpa's 3 x por semana

 

já tive o aquario montado mais de um ano nas mesmas condicoes e as algas nunca desaparecem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens plantas, não precisas de ter a luz 10h ligadas.

A iluminação num aquário serve para ajudar as plantas naturais a fazer a fotossintese e para vermos o que está lá dentro.

Desde que os peixes tenham claridade à volta para perceberem o avançar do dia, basta acenderes a luz umas horas à noite, para olhares para o aquário. Convém é ser um ciclo constante.

Essa luz azul, também vai ajudar no aparecimento das algas.

 

Que filtragem e fauna tens no aquário?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens plantas, não precisas de ter a luz 10h ligadas. A iluminação num aquário serve para ajudar as plantas naturais a fazer a fotossintese e para vermos o que está lá dentro. Desde que os peixes tenham claridade à volta para perceberem o avançar do dia, basta acenderes a luz umas horas à noite, para olhares para o aquário. Convém é ser um ciclo constante. Essa luz azul, também vai ajudar no aparecimento das algas. Que filtragem e fauna tens no aquário?

quanto a filtragem tenho um eheim 2011 e um eheim 3e 2078 penso eu, é dos grandes, por ai acho que não tenho problemas, quanto a luz ligada 10 horas só aumentei porque me disserem que era isso que estava a ajudar as algas, porque antes tinha só ligadas 4 horas e sem a lampada azul e no entanto as algas continuaram a aparecer.

 

quanto a fauna infelizmente nestes ultimos dias os peixes têm morrido quase todos, em poucas horas começam a ficar com manchas brancas nas escamas, as barbatanas desfeitas e a nadarem de lado, já perdi as corys todas e agora tenho os platys as ficarem iguais, meti o baktupor direct já a uns dias e não vejo resultados, estão todos a ficar doentes nunca me tinha acontecido tal coisa, não existiram alterações na agua nem mixidas nenhumas, simplesmente começaram um a um a ficar doentes.

 

quanto as algas castanhas tenho pesquisado bastante e não consigo chegar a nenhuma conclusão em concreto, uns dizem que é luz a mais outros que é luz a menos, ou dizem poucos watts por litro etc. o que é facto é que já tive o aquario com e sem plantas, com poucas e com muitas horas de luz com a lampada azul ligada e desligada etc.. e as algas aparecem sempre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está destabilizado por uma razão qualquer... Enquanto não descobres, dá-lhe tempo para que ele estabilize naturalmente ;)

 

Visto que não tens plantas, não ligues a luz sequer. Não introduzas peixes. Limpa os vidros com os filtros desligados, aspira as algas e faz pequenas mudas de água(10l) 2x por semana. Dá pouca comida aos peixes que ainda sobram.

 

Se daqui a 1 mês não vires melhorias, é porque esse aquário está possuído :lol:

 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está destabilizado por uma razão qualquer... Enquanto não descobres, dá-lhe tempo para que ele estabilize naturalmente ;) Visto que não tens plantas, não ligues a luz sequer. Não introduzas peixes. Limpa os vidros com os filtros desligados, aspira as algas e faz pequenas mudas de água(10l) 2x por semana. Dá pouca comida aos peixes que ainda sobram. Se daqui a 1 mês não vires melhorias, é porque esse aquário está possuído :lol:

pois o problema é esse, o aquario está desiquilibrado por alguma razão que eu não consigo perceber o que é, aparentemente os parametros estão todos bons o que torna ainda mais dificil descobrir a razão do problema. parece que a doença que assolou o aquário tb já está controlada, já não tive mais baixas e os peixes que estavam com sinais da doença estão a recuperar.

 

quanto a calha de iluminação arranjei uns leds a bom preço e vou fazer uma calha com leds para ver se serve como alternativa a régua T8 que tenho atualmente.

Editado por _FUZY_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais