nunoni

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    1013
  • Registado Em

  • Última Visita

  • País

    Portugal

Reputação

1 :)

4 Seguidores

Sobre nunoni

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Aniversário 01/05/1967

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://www.verdebranco.net/sporting.html
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Áustria
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Lisboa no coração

Quem visitou o meu perfil

1724 visitas ao perfil
  1. nunoni

    Posição ideal do difusor

    Estou a usar há dois meses, e está a funcionar 5*, é excelente! Não tenho é noção do gasto de CO2, isso vou saber quando acabar a botija de 500 g 🙂
  2. nunoni

    Posição ideal do difusor

    Dá para meter um adaptador para botijas recarregáveis. Mas eu moro na Áustria e o preço de recarregar é praticamente o mesmo de comprar uma botija não recarregável... Uma pergunta, que pressão aplicas no difusor? E de quanto em quanto tempo tens que mudar ou limpar a cerâmica?
  3. nunoni

    Posição ideal do difusor

    O pressurizado gasta um bocadinho, com a válvula solenoide e o controlador, mas muito poucochinho. Este carbo plus gasta de 2 W no mínimo a 20 no máximo, ainda é alguma coisa. Ah, tem outra desvantagem: não se pode acoplar difusor, portanto há mais desperdício de CO2. É uma ideia fixe, para aquários pequenos até é fixe, mas é limitado no que alcança.
  4. nunoni

    Posição ideal do difusor

    @Tozé Nunes: obrigado pelo feedback! É para usar com um Eheim eXperience 250, e um kit completo de CO2 da JBL (403, com botijas de um uso só, que na minha zona sai ao mesmo preço que recarregar botijas). Ainda não montei porque estou a usar o CO2 de eletrólise até a placa de carbono atual esgotar. CO2 por eletrólise: faz-se a eletrólise da água, que gera oxigénio livre. O elétrodo usado para fazer a eletrólise é uma placa de carbono, assim o O reage e faz CO2. Tem a vantagem de ligar e desligar consoante tem corrente ou não, portanto a temporização é com um temporizador normal, sem eletroválvulas. O investimento inicial também é bem menor que para um sistema (bom) de botija e controlo. Tem desvantagens: - em água dura (e menos dura) acumula calcário no outro elétrodo, que se não se limpa às tantas cai e suja o aqua - se não se tirar a placa de C a tempo, às tantas quebra e é uma grande sujeira (aconteceu-me uma vez há uns anos) - acaba por sair caro. Em princípio pode-se mudar só a placa de C, mas na prática a sanduiche metálica corroi depressa e tem-se que mudar tudo pelo menos vez sim vez não, são ou 15 ou 40 euros de cada vez, várias vezes ao ano. Isto:
  5. nunoni

    Posição ideal do difusor

    Bem, aproveitando o tópico, que também estava com a mesma dúvida, tenho uma relacionada. Até agora tenho usado CO2 de eltrólise, mas acaba por ficar muito caro, de 3 em 3 meses são 30 euros. Encontrei uma promoção para um kit completo da JBL que ficou a 2/3 do preço normal e comprei. Trazia o difusor da JBL, mas por conselho de um amigo comprei também um proflora inline diffuser, que tem a vantagem de ficar fora do aquário e dizem eles que mistura melhor o CO2. Mas também já ouvi dizer que precisa de uma pressão da botija maior. Alguém tem experiência?!
  6. nunoni

    Regresso 7 anos depois - que luz?

    Bem, obrigado :) Isso seria 7050 K, 3800 lm, certo? Eu já tinha uma calha aquapor de 75 cm, 3128 lm @6800K. Apesar de o novo aqua ter 1 metro, não quis desperdiçar; como também queria um sistema que desse para fazer moonlight também, comprei uma Juwel 92 cm, 4315 lm 7200K, que no período máximo está a 75% ou seja 3236 lm. Resumido dá: 1 hora de "amanhecer", com a Juwel a ir de 0 a 3246 lm 7 horas a 3246 lm das quais 5 horas junto com a aquapor, ou seja a 6364 lm; nestas horas, se pensar que dos 200 l 150 são água, tenho uns 42 lm/litro 30 minutos de "anoitecer" em que os leds brancos vão a zero e os azuis a 50%. e finalmente 1h30 de luar, com os leds azuis a irem de 50 a 0%. Ainda vou comprar uma pequena calha com LEDs vermelhos para fazer nascer/por do sol :) Para já, as plantas de tapete estão a aguentar bem, tenho é cianobactérias, penso que por ter pouca circulação de água, estou a usar o meu filtro antigo que é demasiado fraco. Já mandei vir um novo (Eheim Experience 250), mas está demorado... eu compro o material todo via net, porque sai muito mais barato, mas às vezes demora.
  7. dg12, excelente tópico, obrigado. Uma dúvida que sempre tive: os W/litro, ou lumen por litro, vai depender da direção de emissão de luz, certo? Uma t8 ou t5 sem refletor basicamente vai enviar mais de metade da intensidade para fora do aquário; LEDs a 120º vão enviar basicamente tudo para o aquário. Ou seja, o antigo 1W/litro com T8, que corresponderia mais ou menos a 60-65 lm/litro para um aqua plantado exigente, com LEDs não será algo mais parecido com 35 ou 40 lm/litro?
  8. nunoni

    Regresso 7 anos depois - que luz?

    Boas, não vinha aqui desde 2011, mais o menos o tempo em que deixei de manter um aqua plantado em condições, limitei-me a ter um low tech comunitário sem lhe ligar quase nada, uns peixes de fundo, guppies e mais nada. Mudei de casa e decidi regressar ao hobby, tenho um aquário 100x40 com 50 cm de altura, Quero meter `frente Micranthemum, elocharis acicularis, alternanthera reinickii mini. Que luz meter, em termos de LEDs? É uma tecnologia que na altura ainda estava muito no começo e portanto sei pouco. Obrigado!
  9. nunoni

    nunoni

  10. ola gostaria de trocar informaçoes sobre piscicultura se quiseres, manda-me uma mensagem

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00