[DIY] MoonLight a partir de Neons para Pc .


William

Recommended Posts

Boas.

 

Só uma achega. A fonte do Pc tem várias voltagens à saída das fichas. Inclusivamente uma de 3,3 volts, que é ideal para a alimentação dos led's azuis para o moonlight, além de claro 5 volts e os 12 para as ventoinhas. Daqui a mais umas horitas já coloco qualquer coisa com fotos e explicações mais detalhadas. Agora é hora de dar banho à miúda e depois jantar!

 

Davs.

 

Correcção: depois de verificar voltagens à saída das fontes, verefiquei que só as fontes ATX possuem uma saíde de 3,3 Volts, contudo, não é uma voltagem contínua. Isto é, tem "quebras". Um led lá ligado atenua a sua lumonisidade de meio em meio segundo, como se se fosse apagar, portanto para ligar os Led's tem de se utilizar obrigatóriamnete as saídas de 5 volts. Também é fácil reduzir a tensão para não queimar os led's. Ou com um regulador de tensão ou com uma simples resistência. Com a primeira hipótese a tensão é sempre constante, não sofre qualquer alteração. Correcção feita.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

gostei muito da ideia de fazer a moonlight com os neons para pc, tanto, que esta tarde corri as lojas de informatica aqui da zona á procura de neons para pc...e nada, este pessoal por aqui ainda não aderiu ao moding :?

vou ter de me deslocar um pouco mais longe, mas não vou desistir :roll:

 

cump

Abraço

Gonçalo Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote=Essas luzes têm vida útil anunciada de 100 000 horas' date= ou seja 11 anos ... parece que chega :lol:[/quote]

 

os neons, vida util de 100.000 horas? só se estiverem desligados durante essas 100.000 horas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

os neons' date=' vida util de 100.000 horas? só se estiverem desligados durante essas 100.000 horas.[/quote']

 

Tens razão ... mea culpa estas têm aproximadamente 15 000 horas, ou seja 625 dias practicamente 2 anos.

 

Tendo em conta que se arranjam a 6€ e menos, acho que não é, ainda assim, um investimento despropositado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje montei o meu moonlight! Igual ao deste topico, so que com 1 lampada apenas, e funciona tambem. O meu aqua tem 100m e luz esta a meio comprimento do aquario e da parte de tras. Assim distribui a luz uniformemente sem ser luz a mais!

E acabo por ter o outro neon de reserva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

O meu aquário tem uma lâmpada dessas do moding a funcionar muito bem á já algum tempo, para reduzir a intensidade bastou no transformador reduzir a voltagem para 9V, quando ao DIY apenas acrescento que não devem de esquecer o isolamento.

As lâmpadas e Inversor que as liga não são estanques nem foram feitas trabalhar com a humidade do aquário, o que fiz foi colocar o inversor"caixinha" junto das bombas e acrescentar o fio da lâmpada até ao interior do aquário e isolei as extremidades da lâmpada com silicone.

 

Abraço

 

Filipe Lee

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas a todos,

 

O meu aquário tem uma lâmpada dessas do moding a funcionar muito bem á já algum tempo, para reduzir a intensidade bastou no transformador reduzir a voltagem para 9V, quando ao DIY apenas acrescento que não devem de esquecer o isolamento.

As lâmpadas e Inversor que as liga não são estanques nem foram feitas trabalhar com a humidade do aquário, o que fiz foi colocar o inversor"caixinha" junto das bombas e acrescentar o fio da lâmpada até ao interior do aquário e isolei as extremidades da lâmpada com silicone.

 

Abraço  

 

Filipe Lee

 

Podes colocar fotos dessa tua alteração?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mais uma vez me "intrometo" neste tópico. Já tinha sugerido há uns tempos atrás a utilização de fonte de alimentação de Pc para "energizar" as lâmpadas para ter o Moonlight. Ora bem, cheguei à conclusão que há uma forma mais fácil, económica e rápida de o fazer. Basta um Led, ou mais, de côr azul. Aqueles que são transparentes quando estão apagados, mas que dão uma côz azul. Como o da imagem abaixo:

 

led001.jpg

 

Até aqui nada de novo. O interessante é quando se escolhe bem o sítio(s) para a colcação do(s) dito(s). Casualmente, "encostei" um desses led´s ao vidro do aquário, da parte de fora, na altura em que as luzes de cima se apagavam. A luz produzida pelo led, que é um foco redondo, atravessou op vidro (claro, não estava assim tão sujo...), reflectiu na água, e com a movimentação desta, cria no fundo um efeito interessante! Depois é só escolhor a inclinação do Led, jogar um pouco com os ângulos de refracção do vidro e da água, até se encontrar o efeito mais fixe, ( fixe de "cool" e não fixe de peixe...). Podem ver o efeito que faz no link abaixo. Fiz reflectir a luz numa das rochas do meu aquário, podemos escolher vários pontos de reflexão, de acordo com o número de Led´s que utilizarmos. Neste momento tenho só um Led e ilumina o aquário todo! Só um pouquinho e não é preciso mais do que isso. Ah, falta o link do filme:

 

 

Dúvidas e/ou sugestões agradecem-se

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto ta mt fixe (de cool n de peixe LOL)

Ja agora como se liga isso e que material e preciso e onde se arranjam esses leds?

Quanto te custou isso tudo?

 

Cumps

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e uma coisinha destas---»http://www.extreme-computers.pt/loja/detalhes.php?id=609

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto ta muito (palavra corrigida) fixe (de cool n de peixe LOL)

Ja agora como se liga isso e que material e preciso e onde se arranjam esses leds?

Quanto te custou isso tudo?

 

Boas.

 

O material que é necessário, é além do Led propriamente dito, uma resistência de 820K e um transformador de 12 Volts. Em qualquer loja de electrónica se deve arranjar. Led deve custar uns 2€, resistência conforme a quantidade na altura da compra. Se comprares uma só deve custar uns 10 cêntimos, se comprares em quantidades, como eu, aos milhares, nem deve chegar a 1/100 de cêntimo. Transformador, dos chisneses tb serve.

 

 

a ideia é boa mas na minha opnião é luz a mais para fazer a parte nocturna mas se conseguires redurir a intensidade será muito melhor digo eu

 

A luz não é nada a mais, antes pelo contrário, mas como também me lembrei disso, em vez dum transformador 12 Volts normal, utilizo uma fonte de alimentação regulável, a da foto abaixo:

 

teste001.jpg

 

Assim posso regular a intensidade de luz que quero que o Led dê. Neste momento está em "testes" para a refrigeração das lâmpadas do aqua. Três fluorescentes de 38Watts cada. Duas FloraSun e uma AquaStar. Conselho do nosso patrocinador Foztropic. Mais tarde coloco também o desenvolvimento da parte da iluminação. Ainda está em fase de acabamento. ( Já agora, se algum dos users tiver um esquema para controlar a velocidade de rotação das ventoínhas conforme a temperatura ambiente, agradecia o Layout, se houver. ). Acho que a parte mais dificil no meu "esquema" de moonlight, é a aplicação do dito Led no vidro, de maneira a que o possa orientar se for necessário... Tenho de dormir sobre o assunto.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
boas.

gostei muito da ideia de fazer a moonlight com os neons para pc, tanto, que esta tarde corri as lojas de informatica aqui da zona á procura de neons para pc...e nada, este pessoal por aqui ainda não aderiu ao moding icon_sad.gif

vou ter de me deslocar um pouco mais longe, mas não vou desistir icon_razz.gif

 

cump

 

eu vi na chip7 do oeiras parque a +/- 10 €

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa moonlight dá luz a mais.

Pelos vistos, não fizeram pesquisas por aqui...e ainda por cima, está na lista inamovível:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight

Pronto, com vídeo de funcionamento, com esquema e tudo. :Fade-color

 

 

Dá a luz que tu quiseres, basta apenas regulares a potencia no transformador.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...