Entra para seguir isto  
Rui Isidro Moreira

[DIY] Calha de iluminaçao LED

Recommended Posts

ADMIN se faz o favor de Mover o meu Tópico Para Sub-Forum Projectos Enganei me a fazer o Post
Obrigado


Boa tarde aquariofilia :) è o seguinte tenho um Aquario de agua doce Plantado pelo menos estava até as plantas começarem a ganhar algas castanhas e a morrerem, mas quero voltar a ter o aquario com um bonito plantado e sei que tenho philips master tl5 ho 39w 865 cansadas ora o tamanho do aquario é :

115 Comprimento
40 Altura
35 Largura


Quero fazer uma calha de iluminação para o mesmo, ja estive a ler um pouco preciso , Led's, Calha dissipadora, Driver/Fonte alimentação para os Led's etc.
Mandei Vir 10 leds "tipo" CREE de 3W cold White que tem as seguintes caracteristicas:

Lumens: 328Lumens/ 3W
DC Forward Voltage (VF) : 2.8-3.5Vdc
DC Forward Currect (IF) : 350/700mA


Ora aqui começa a minha duvida, quantos leds tenho de comprar? , Lumens/Litros? Como posso fazer a sua ligaçao? e em relaçao ao Driver/Alimentaçao dos leds?

Tenho estado no Ebay e posso dizer que estou realmente confuso, com isto agradecia que a comunidade me orienta-se :)

Editado por Rui Isidro Moreira

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Também tenho o mesmo problema que tu...
Com tantas opções torna-se dificil de escolher as melhores, mas já me decidi pelas tiras de led 5630 ip65, agora já só me falta escolher as cores melhores tanto para os peixes como para as plantas e que não façam crescer algas.

 

(Qualquer das maneiras vou abrir um tópico para o meu caso)

Editado por Abílio Costa

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Isto da iluminação também para mim não é uma coisa certa lol.... Mas a ver se consigo deixar umas dicas que tenho vindo a descobrir com a minha experiência em brincar com leds:

 

1º - Cuidado com esses leds que dizes 'tipo Cree'... Duvido que tenham um racio lumen/watt como escreveste... No ebay, desses mais vistos, a média desse rácio está em 80-90 lm/W... Algo acima de 100lm/W já é muito rendimento para material chinoca, para o preço que aplicam :D

2º - Essa tensão e corrente que indicaste são para cada módulo. Quando fizeres as ligações terá que ser em série, paralelo ou 'híbrido (mistura de paralelo com série), e assim dependendo da montagem final, esses valores serão diferentes. Ou seja, consoante a tua montagem terás que arranjar uma alimentação (com ou sem introdução de resistências de calibragem) adequada.

3º - A ALIMENTAçÃO PARA ESSES LEDS NÃO SÃO OS TRANSFORMADORES! Estes transformadores são para leds de tensão constante (12V - SMD, p.e.)... Para estes teus leds precisas de drivers de corrente constante.

4º - Podes também querer arranjar um interruptor, fio de ligação, etc...

5º - Dado as dimensões do teu aqua, não tenho a certeza se esses leds devem dar luz que chegue... Mas os leds são fortes que chegue para que a luz chegue ao fundo. Tenta colocá-los em W, tipo:

* * * * *

* * * * *

 

6º (Abílio Costa) - As tiras são sempre a solução mais fácil, pelo menos até um dado comprimento de tiras utilizadas... Mas os Leds de corrente constante dão para mais soluções mais elaboradas :)

 

cumps,

David

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Entra para seguir isto