[DIY] Moonlight Económica


soloam

Recommended Posts

Bem pessoal, decidi partilhar com vcs um DIY que eu fiz para o meu aquario, uma moonlight onde no total gastei pouco mais que 5 euros

 

Como todos já devemos ter lido as moonlights acima de tudo devem ser bastante discretas para não perturbar a actividade nocturna dos nossos peixes, como tal fiz uma para o meu aquario usando uma luz muito fraquinha mas ao mesmo tempo da a sua beleza e ajuda na transição da luz para a noite.

 

Nota: Fiz este projecto para o meu aquario de 30L, logo para aquários maiores podem precisar de mais luz, no entanto é uma questão de meterem mais Led's e um transformador maior...

 

Material Necessário:

2 LED's azuis (podem meter outra cor, eu prefiro azul)

1 Transformador de 5v (usei um transformador de um telemóvel antigo)

1 Caixa de alimento de peixes

Papel de alumínio

1 Bocado de Plástico (usei o fundo de uma garrafa de agua)

 

Peguem na caixa de alimentos, neste caso usei uma das pequenas que tinha aqui para casa

24112008114ct5.th.jpg

 

Cortem com a dimensão desejada

24112008115se5.th.jpg

 

Podem lixar para ficar o mais liso possível

24112008116zk4.th.jpg

 

Marcar a posição dos LED's

25112008117gt7.th.jpg

 

Furar a tampa e a lateral da embalagem, para a broca usei uma broca de 5mm pois esta era a dimensão dos LED's, caso sejam maiores ou mais pequenos varia

25112008119jq9.th.jpg

 

Cortar a ponta do carregador e descarnar os fios. Os LED's que eu escolhi são ambos de 3.6v, no entanto são de alto brilho, experimentei na voltagem máxima e o brilho era demasiado para o que eu queria, sendo assim usei um transformador de 5v para alimentar cada LED com 2.5v e o resultado é mais que suficiente, ate porque o transformador marcava mais que 5v no voltímetro. Com isto não necessitei de ajustar voltagens com resistências, pois o resultado final foi mais que suficiente

25112008121dg8.th.jpg

 

Pegar na tampa e colar a folha de alumínio, usei cola simples UHU, no final podem cortar os excessos

25112008123ot9.th.jpg

 

Usar um bocado de tubo de silicone e passar o cabo do transformador, seguidamente passar pelo buraco feito na lateral da embalagem de comida

Utilizei estes adaptadores (não sei o nome) para segurar os cabos e os respectivos LED's

25112008125ns8.th.jpg

 

Passei os LED's pelos buracos da embalagem e liguei os cabos (não tenho imagens desta parte do projecto, mas deixo o esquema da ligação. Para reconhecer o lado positivo e o negativo do LED, normalmente o lado positivo tem a perna mais comprida!

esquemamoonlightma9.th.jpg

 

Fechei a embalagem usando silicone para prevenir a entrada de condensação

27112008128bo1.th.jpg

 

Cortei a base de uma garrafa de agua e colei com silicone ao topo para isolar os LED's

27112008130fy8.th.jpg

 

Finalmente tudo ligado

27112008131cr4.th.jpg

 

Custos Finais

LED's: 2,60€

Carregador: Já tinha

Embalagem: Já tinha

Silicone: Já tinha

 

Resumindo, mesmo comprando o silicone, este projecto pode ser muito bem feito com pouco + de 5€ e sem nada de mais, as ligações não podiam ser mais simples! Caso seja necessário mais LED's pode ser necessário ligar em paralelo e usar uma resistência, mas mesmo assim não é nada de mais.... se alguém precisar eu explico como fazer...

 

Resultado final

 

img8432wy1.th.jpg

 

Como podem vem mais de metade do aquario esta as escuras... enquanto só uma pequena área esta iluminada... Isto possibilita que os peixe possam estar onde mais lhes agrada.

 

Espero que gostem e achem útil

 

Abraço

Editado por soloam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes por acaso comprei numa loja de informática... mas isto podes encontra em qq loja de electrónica... transformadores se não tens de telemovel podes comprar um de voltagem variável nos chineses tipo este

 

img8055rx0.th.jpgthpix.gif

 

e depois basta meter a voltagem para a pretendida...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, muito curtido. Eu estava a pensar comprar uma lâmpada de propósito mas assim já penso duas vezes. Muito bem conseguido mesmo. Obrigado por partilhares. :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Grande ideia sim senhor. Tenho de fazer uma coisa desta pro meu nano =P. Pois tambem gostava de saber onde se arranja os leds... eu tenho uma laterna pra bike que tem 4 leds, mas são brancos, vamos la ver se não desmancho a laterna :animal_fish: .

Bom post.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não quero desanimar-te, mas com 4,5€ comprei 8 lâmpadas de alto brilho azuis nos chineses em dois fios de 4 cada (que são para colocar nos carros por baixo) liguei a um transformador de 12 volts e já está a funcionar perfeitamente e estanques!...

Se quiserem coloco fotos.

 

:animal_fish:

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não quero desanimar-te, mas com 4,5€ comprei 8 lâmpadas de alto brilho azuis nos chineses em dois fios de 4 cada (que são para colocar nos carros por baixo) liguei a um transformador de 12 volts e já está a funcionar perfeitamente e estanques!...

Se quiserem coloco fotos.

 

:animal_fish:

 

Já agora mostra ai para o pessoal ver..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto... útil e barato...

 

Agora fiquei curioso para ver o que o Alcaide comprou...

 

Tou a ver que tenho que ir mais vezes aos chineses...

 

:animal_fish:;):character0050:

:character0050: :character0050: :character0050:

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendo bem eu só gastei 2€ no projecto todo, o silicone já tinha, tudo o resto foi reciclado... lol... A quantidade de silicone que gastei foi redicula por isso nem se deve considerar nas contas... lol

 

Mete fotos para vermos alcaide

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vsneit.jpg

 

Estão viradas para cima para poderem ver, tem um led em cada e uma lente para aumentar a luz.

Não tenho fotos nocturnas, mas vou tirar hoje para verem.

 

;)

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ligar os que quiseres desde que seja em paralelo não em série.

 

3.7 já passa a voltagem dos LED's e muitas vezesos transformadores veem com um valor marcado, mas real é mais, se tiveres um voltímetro certifica-te que a voltagem ta certa... Se não poderás ter q usar uma resistencia

 

------------------------------------------

 

alcaide as luzes são muito bacanas... belo axado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O transformador pode ser que qualquer telemovel certo? Os leds são de 12v, ne, ou depende dos que eu comprar?

 

Cumprimentos

 

 

NÃO, os leds são de 3volts, se colocares a 3,7 podem aguentar, em relação aos transformadores terem mais voltagem do que a anunciada, acho que deve ser o contrário....

 

:D

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais