[DIY] Calha Iluminação 2x18W .


JoseTorres

Recommended Posts

Depois de me inspirar com muitos de vocês, neste fantástico espaço.

Resolvi dar início às minhas intervenções com esta iluminação, de forma a poder retribuir o que já aprendi com todos.

Espero resolver muitas ideias que por aí andam!

 

Lista de Compras

- Placa de Madeira 4 mm

- Cola de Madeira

- Balastro

- Casquilhos das lâmpadas

- Arrancadores

- Cabo de alimentação de computador

- Interruptor

- Alguns metros de fio

- Chapa reflectora

- Acrílico - (Espessura da Calha de alumínio em U)

- Tinta preta para madeira

 

Fase inicial:

Esquema_Elctrico.jpg

Pic_7231_2.jpg

Pic_7231_3.jpg

Pic_7231_4.jpg

Pic_7231_5.jpg

Pic_7231_6.jpg

Pic_7231_7.jpg

 

Fase Final:

Pic_7231_8.jpg

Pic_7231_9.jpg

Pic_7231_10.jpg

Pic_7231_11.jpg

Pic_7231_12.jpg

Pic_7231_13.jpg

 

Resultado:

Pic_7231_14.jpg

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem senhor torres.

:)

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Marc e berlioz

 

berlioz o valor gasto na montagem é sempre um pouco relativo, existe sempre aquela peça que se compra e não serve, como foi no meu caso com os arrancadores (Singles) e o acrílico (repetir várias vezes os cortes e as colagens), o que temos disponível e o que temos de comprar. No entanto é o gozo que dá termos um DIY.

 

Os preços, esses aqui vão:

- Placa de Madeira 4 mm = 5 (+-120x50)

- Cola de Madeira

- Balastro = 3

- Casquilhos das lâmpadas = 4 (total)

- Arrancadores duplos = 1,5

- Cabo de alimentação de computador

- Interruptor = 3 (Loja de electrónica)

- Alguns metros de fio

- Chapa reflectora = 10

- Acrílico - (Espessura da Calha de alumínio em U) = 5

- Calha de alumínio em U = 4

- Tinta preta para madeira = 5

 

Total de +- 45 (Loja de bricolage - AKI)

 

Os apoios, foram feitos por mim em acrílico, como podes ver nas fotos, são necessárias 5 peças para cada um deles.

O que fiz foi, desenhar as peças de forma individual e imprimir em papel autocolante, para depois colar no acrílico. Depois foi só cortar, furar e colar(dito assim até parece fácil, só é preciso um bocadinho de tempo e paciência).

 

Cumps

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Zé Torres! Esta impecavel!

Quase que poderias fazere uma linha de montagem e vender... ehehehe. Tenho a certeza que compradores não faltariam!

 

Gr abraço!

 

Zé Mário

Vamos ver... mas só com paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho e contributo.

 

Colaste o acrilico com o que? Disseram que era preciso uma cola/solvente especial. Compraste essa cola onde e qto custou?

Outra coisa que fiquei com duvida, foi os suportes que usaste para o vidro de protecção da calha. Podes explicar melhor como o fizeste? Compraste algum tipo de vidro especial, tipo filtro UV?

 

É que eu estou a fazer a minha, tambem 60cm 2x18W, mas optei por comprar uma armadura que me custou 15€ e traz 2 lampadas, balastro, arrancadores. É só ligar um cabo e está pronta a funcionar.

 

Antes que me alertem sobre a questão das lampadas não serem apropriadas para aquario, devo dizer que isto é para um aqua de ciclideos africanos, onde só preciso da luz para ver os peixes.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois

JMBBA e Ricardo C Sousa

 

Ricardo C Sousa

 

-Para ser honesto, foi com (supercola do Chinês) :lol: , depois de seca permite a utilização da lixa de papel. Relativamente á colagem, podes reparar que existem furos de broca diagonais nas zonas de contacto, o que depois de cheios de cola, facilitou em muito, uma colagem segura.

 

-Os suportes para o vidro, foram improvisados com “pinças” que existem no interior das capas de DVD e afixados com pequenos parafusos á estrutura de madeira. O vidro é normalíssimo apenas o cortei á medida.

 

-Parece uma boa compra, no entanto permite-me alertar-te para quando o ligares, sempre podes comprar lâmpadas de 1Euro no AKI.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

boas!

estou em estudo para fazer uma calha para o meu aqua plantado de 40cm!

a questao é que não sei o tamanha das lampadas para começar a construir a estrutura conhecem algum site em que me possa basiar?

é a 1ª vez que vou fazer um diy envolvendo tanta parte electrica, tou com imensas dúvidas!

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podias era colocar as medidas e isso para o pessoal aproveitar as tuas ideias cheers

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

podias era colocar as medidas e isso para o pessoal aproveitar as tuas ideias

Não é preciso... são lâmpadas T8 de 18 watts cada... consegues ter uma ideia das dimensões da calha. Cada lâmpada de 18 watts tem de comprimento 59 cm. É teres um pouco de olho e tirares as tuas conclusões.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ang3lo

 

Os apoios da calha foram feitos. Comprei uma chapa de acrílico, imprimi os suportes numa folha de papel autocolante, colei sobre o acrílico e com uma serra e voula. :wink:

 

Uma lâmpada de 18w tem aproximadamente 60cm mais os casquilhos 62cm. Repara que na zona de contacto dos apoios com a calha existe uma calha em U, que permite ajustar/centrar a calha.

 

Sempre que precisares de alguma coisa diz!!!. 8)

 

Cump.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok nao sabia isso das medidas e como tb nunca fiz nada do genero nao sabia :wink:

Entao isso dos apoios ainda da um coto de traballho....vou tentar comecar com a parte de madeira primeiro e ir fazendo aos bocadinhos...hehe

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aqui estou eu de novo :wink:

para te perguntar uma coisinha o meu aqua tem as seguintes medidas 80*40*30

estou a pensar fazer uma calhar do genero da tua penso que duas lampadas de 18W/20w devem chegar nao achas?

 

e se me podias dar estas medidas que o teu tem para ter uma ideia so... :shock:

 

semttulobr5.jpg

 

Tks pela ajuda

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ang3lo

 

E isto?

 

1-1.jpg

 

No entanto, vê se esta iluminação e suficiente para aquilo que pretendes.

 

Se quiseres umas plantas bonitas com este tipo de lâmpadas, no teu aquário de 100l, se calhar são precisas 4 ou 5 lâmpadas.

 

Se precisares de alguma coisa diz.

 

Cump

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é mesmo isso...ja percebi tudo :?

 

o meu aqua tem 98L mas com a areia e isso fica com 90L kero para plantas bonitas e isso achas que sera preciso mais que duas lampadas de 20w?

 

Podes tambem colocar o eskema dos suportes?se calhar um tio de um amigo vai fazer isso em aluminio chainsaw

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas :wink:

ca estou eu novamente e para vos mostrar o meu desenho de um possivel apoio para a calha que vou montar queria saber a vossa opiniao em relacao as medidas e isso :wink:

 

Aqui esta o desenho:

2pz0.jpg

 

A barra em baixo apoia na vidro com um suporte em cima desenhado de cada lado.

agora surgui uma duvida em termos de centro de massa...tenho de ver isso?ou ao meter a calha akilo fica firme?

 

Tks pela ajuda desde ja :?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

tenho uma duvida em relacao as ligaçoes....

 

o fio que sai do balastro liga ao suporte da lampada ou ao arrancador primeiro?

isto é sai do

 

balastro-»arrancador-»suporte1-»suporte2

 

ou

 

balastro-»suporte1-»arrancador-»suporte2

 

 

e ja agora sr torres que sao aquelas cenas que tens na calha onde encaixa o suporte?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os arrancadores, apesar de não ser perceptível no esquema que o JoseTorres apresentou, ligam-se sempre em paralelo:

 

esquema_01.jpg

 

esquema_03.jpg

 

Tudo bem que nestas fotos os suportes dos arrancadores são independentes dos casquilhos das lâmpadas...

 

Se tu reparares, no esquema que o JoseTorres apresentou, estão lá todas as ligações que necessitas de fazer para ligares essas duas lâmpadas em série:

 

Esquema_Elctrico.jpg

 

Se vires com atenção, repararás que há um fio que liga os extremos de uma mesma lâmpada um ao outro. Esses fios referem-se à ligação em paralelo dos arrancadores.

 

Se ligares, tal e qual como no esquema do JoseTorres o sistema funcionará.

 

Qualquer dúvida, estás a vontade.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado mesmo...fiquei mesmo a perceber agora ja nao tenho duvidas em relacao a montagem é que nao tava a chegar la que o arrancador era em paralelo....!

Agora gostaria de saber se alguem me consegue arranjar esta ponta para as lampadas encaixarem é que no AKI de braga esta esgotado a algumas semanas e nas outras lojas so tem outros modelos que nao dao na minha calha!

Se alguem tiver uma loja ou AKI que tenha este modelo que me diga eu mando o dinheiro e enviava por CTT quem me poder esse favor que diga alguma coisa sff

 

A peça em questao é esta......

imagem078kv8.jpg

 

Seriam 4 peças destas!

Obrigado :):):):o:o:o

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...