FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO
Área dedicada a filtros, bombas, sumps e todo o restante equipamento de filtragem e circulação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
770 tópicos neste fórum
-
- 10 respostas
- 3k visitas
Boas, Tenho lido tanto aqui no forum como em outros sites muita gente a reclamar que estes filtros tem um problema de fabrico que faz com que com alguns meses de uso comecem a ter fugas de água pela cabeça do filtro junto ao cabo de alimentação. Alguém me sabe informar se esses problemas já foram resolvidos nos modelos mais recentes ? É que eu comprei um 2073 em Fevereiro e depois de ler tanta coisa (por exemplo as reviews na amazon) estou com receio que me aconteça o mesmo. Entretanto já enviei um mail para a Eheim a colocar essa questão, mas como o único contacto que eu encontrei deles foi o geral cheira-me que não me vão dizer nada... Obrigado
-
- 5 respostas
- 3k visitas
Alguém usa desta media por aqui?
-
- 22 respostas
- 3k visitas
Olá a todos, Tenho um aquário com algumas espécies da América do Sul há cerca de 6 meses. Não tenho filtro nem nunca fiz mudanças de água durante todo este tempo, apenas adiciono água da chuva ao ritmo que ela se vai evaporando. Tenho um pH de aproximadamente 5,5, pelo que segundo investiguei no início da montagem leva a que a actividade das bactérias que fazem o ciclo do azoto seja diminuta ou seja a amónia nem é convertida em nitritos e com o ph de 5,5 a amónia não tem forma tóxica. Tenho plantas que absorvem depois a amónia, inclusive algumas flutuantes que tiro do aquário de tempo a tempo. A água é cristalina e os peixes estão perfeitos.Nos testes de amónia, nit…
-
- 10 respostas
- 3k visitas
Ora boas , para uma aqua de 100 litros de guppies e camarões, que debito de litragem deve ter um filtro de muchila???? Cumprimentos
-
Boas meus amigos, fica aqui um projecto meu que vou orçamentar e vou construir. vou deixar aqui conforme o projecto se for desenvolvendo imagens e custos e também o DIV a funcionar, se é que consiga. Sei que existe no mercado escumadores de valor acessivel, mas isto é só o bichinho de "clonar", perceber e meter um Div a funcionar. A ideia será fazer em acrilico, mas depois de testado, espero que possam seguir o meu prototipo e produzir em pvc de saneamento (muito mais barato). Dentro em breve deixo mais informação. Agradecia, entretanto que os mais experientes, me ajudassem na motorização, se uma bomba de elevação mais bomba de ar, ou cabeça motorizada. este p…
-
- 21 respostas
- 3k visitas
Boas pessoal, infelizmente as razões que aqui me trazem não sao as melhores , tive a poucos dias de lidar com "mortes em massa" no meu aquário... Já está recuperado( ou pelo menos aparenta) e isso é que importa. Bem mas disseram-me que adquirir um filtro uv me ajudava a resolver imensos problemas... Vale a pena ? já li sobre o assunto mas não cheguei a conclusão nenhuma :S á quem diga que é optimo a quem diga que é mau e eu fiquei sem saber... Li que se usarmos o filtro 24 sob 24 durante longos períodos de tempo os peixes ficam sem sistema imonitario e caso ele desligue por alguma razão o mais certo é os peixes baterem a bota ... Li que o ideal é …
-
- 3 followers
- 6 respostas
- 3k visitas
Boa tarde a todos, Tenho um Cleansys 200 a fazer muito barulho, desde que o comprei (ver o vídeo). A minha dúvida é se será normal ou problema na hélice. Abrindo o filtro, a hélice parece um pouco solta quando ligada, mas como sou muito noobie nestas andanças não sei se é mesmo assim. Cumpts.
-
Ora bem, como diz o tópico estou a construir um filtro UV. Com grande ajuda do amigo David Cabete. Ficam algumas fotos. As peças exceptuando a lâmpada. Pormenor saída/ entrada de água (ligação ao filtro externo) pormenor das peças de encaixe da lâmpada. Lâmpada no encaixe. Lâmpada encaixada no tampão. Falta o tubo, estou à espera da lâmpada para cortar à medida. Dentro do encaixe da lâmpada ficará o arrancador de uma lâmpada compacta. Não percam as cenas dos próximos episódios :D
-
- 9 respostas
- 2.9k visitas
Boas , tenho notado uma capa de "gordura" na água do aquário . Tenho no inflow um lily pipe skimmer , mas não consigo por a "funcionar", ele fica sempre a flutuar em cima e não puxa nada para dentro do filtro a não ser que eu empurre um bocado o skimmer para baixo isto deve-se a falta de força no filtro certo? Nos rasgos de baixo ele tem uma peça que me permite controlar a força de entrada por baixo está a metade pensando eu que iria fazer mais força em cima mas também nada . Algúem tem alguma ideia? É mesmo do filtro não ter força?
-
- 2 followers
- 8 respostas
- 2.9k visitas
Bom dia! Sou aqui novo e venho perguntar como devo calcular o tipo de filtro. Devo multiplicar por cinco o volume do aquario (120 L/125 L) ou por mais? Que outros parâmetros devo ter em conta? Parece que o Eheim é o melhor, pelo que li, por esse facto é a marca da minha preferência. O problema é:qual? Estou-me a iniciar na aquariofilia e quase nada sei! Agradecia que me elucidassem.
-
- 19 respostas
- 2.9k visitas
Boa noite, Estava a ver vários videos no youtube sobre sump's e encontrei este: https://www.youtube.com/watch?v=J3FFXmP0wvU . Gostaria de saber se alguém me sabe dizer onde comprar uma boia daquelas para o meu sump?
-
- 5 respostas
- 2.9k visitas
boas, depois de muita pesquisa decidi fazer o meu proprio filtro externo tinha um filtro interno que fazia 1000 l/h e para o meu aquário criava grande movimento de agua e os peixes nao conseguiam nadar então dai nasceu a idea de fazer o filtro, Materiais: filtro interno cruizer 1000 um bidon 2 metros de mangueira 2 torneiras 2 bocins especie de união / casquilho de rega ( nao sei ao certo) varias anilhas de borracha material vendante para rega 4ventosas e pronto saiu isto assim, se alguém precisar de alguma ajuda ou alguma explicação mais pormenorizada diga. cumps Rui Lopes
-
- 31 respostas
- 2.9k visitas
Boas! Tenho um aquário 90*60*60 que é filtrado pela sump que contem 15cm de esponja grossa,cerca de 400gramas de lã filtrante, 3l de siporax mini e mais cerca de 1litro de siporax. Os dois juntos têm cerca de 360litros e utilizo uma bomba da resun de 2000l/h.Tenho como fauna 8 discus juvenis(mais tarde irei ficar apenas com 5/6), 10 corydoras e 1 sae. O problema é que tenho a agua sempre um pouco suja, principalmente a tona da agua,há sempre algumas particulas em suspensão mas são tao pequenas que nao as consigo tirar com a rede. Será que a filtragem de 2000l/h está a ser pouca?Tenho a oportunidade de comprar uma bomba eheim compact 3000+ por um bom preço,devo comprá-…
-
- 1 follower
- 3 respostas
- 2.8k visitas
Boas, Devido ao seu preço, estou a ponderar comprar este filtro. AquaNova NFC 1500. Gostaria de saber se vale a pena, se alguem já tem experiências positivas ou negativas com este filtro. O preço é muito convidativo. Especificações de loja: O NCF-1500 tem 4 compartimentos para filtragem. É adequado para aquários até 500 litros. (1500L / H) Volume de filtragem 14,7L Dimensões:23/23/46 Consumo 20W Tubagem 16/22mm Obrigado
-
- 13 respostas
- 2.8k visitas
Boas pessoal, Estou a pensar em adquirir um filtro externo para o meu aquário, neste caso, estava a pensar no TetraTec EX 600, que faz 600l/h. Como o meu aquário é de 96l brutos, mas tem uns 85l reais, estava a pensar em colocar este filtro. Estou é com dúvidas acerca dele e gostava que se houvesse alguém com um modelo igual ou externo da mesma marca que dissesse o que acha do filtro. Deixo aqui também um vídeo acerca do filtro, para o pessoal ver e dizer também o que acha! http://www.youtube.com/watch?v=JR61v1a7xBY Em princípio mando vir da zooplus.es, cujos portes para Portugal em compras acima de 49€ são grátis. A ele vou adicionar mais cerâmicas, nomeadamente, sipo…
-
- 5 respostas
- 2.8k visitas
Bom dia, preciso de um Filtro para o aquario novo de 930 LT e ando a estudar varias opções pelo que aradecia avossa ajuda. o aquario esta na garagem pelo que a poupança de Euros é o principal objectivo. As medidas são 175*75*70 Deixo duas opções que penso serem as mais economicas e que se adequam melhor, no entanto, tenho duvidas. O Aquario tem furo junto à base pelo que penso usar como saida para o filtro (ou coluna seca se meter um tubo até ao topo), embora precise da vossa ajuda para confirmar se é possivel. Opção tipo Sump: - De que litragem necessita ser o Bidon (estou a pensar usar daqueles bidons azuis pois é mais barato que uma sump em …
-
- 5 respostas
- 2.8k visitas
Boas pessoal. Tenho um aquario de 60x30x36 e um filtro Fluval 305. Gostava de adquirir um lily pipes da VIV, o meu filtro segundo a marca as mangueiras são 17mm. Aconselham para o aquario uns lily pipes de 17mm ou 13mm? Para 13mm preciso de uns redutor, alguém sabe onde posso comprar? Tipo ebay... Na VIV existem dois tipos de lily pipe, os normais e os violet, qual recomendam? Cumps, Miguel
-
- 26 respostas
- 2.8k visitas
Boas, gostaria de saber se me conseguem ajudar. Irei ter um aquário de 250L (100x50x50) e gostaria de saber se algum destes filtros que irei apresentar é indicado ou terá de ser outro! Filtro1 Filtro2 Filtro3 Fico a aguardar uma resposta! Cumps
-
- 3 respostas
- 2.8k visitas
Comprei o filtro interno vigoar f 150 para meu aquário de 25l e quando cheguei em casa, percebi que não teria como eu instalar ele no aquário pois o aquário tem duas tampas, impedindo de eu instalar o filtro nas laterais, como posso instalá-lo?
-
- 22 respostas
- 2.8k visitas
Tenho um aquário de 60 L com um filtro interno AquaEl. Esse filtro apenas tem uma esponja no seu interior. Tinha pensado em cortar essa esponja em três partes de tamanhos iguais e na que seria a central, substituir por um sistema que me permitisse ter algumas ceramicas. o que acham, será exequível? Trará vantagens? preciso mesmo da vossa ajuda.
-
- 5 respostas
- 2.8k visitas
Tenho um filtro 2213 da eheim que começou por fazer barulho quando trabalhava até que deixou de funcionar! Já o desmontei e limpei-o mas nada... Substitui o veio de porcelana que sem querer partir mas nada... Alguém me sabe dizer onde é a assistência técnica eheim em portugal? Se existir!!! O filtro está fora da garantia e não tenho a prova de compra pois adquiriu a um membro daqui do forum! Aguardo respostas. Obrigado Pedro P.
-
- 6 respostas
- 2.8k visitas
Bom dia. Estou a preparar a montagem de um aquário de 630l para alojar um cardume de 6 discus, um casal de ancistrus, um cardume de 10 a 20 cardinais, 10 corydoras sterbai e um casal de laetacara. Ainda nao reuni toda a fauna mas esta é a que tenho pensada. Muita madeira e alguns echinodorus Estou agora com um dilema em relação ao filtro. Tinha pensado no JBL e1901 porque tenho um e701 e estou muito contente com ele (bom fluxo, silencioso, muito fácil de limpar, etc.). Todavia, da loja dizem-me que é ruidoso e que não tem procura.Aconselham-me o Fluval Fx6. Alguém tem este modelo e pode dar algum feedback? Manutenção? É ruidoso? Será que gerará demasiada corrente para os …
-
- 21 respostas
- 2.8k visitas
Boa Tarde, Recentemente fiz upgrade do meu aquário e o actual Filtro (eheim 2213) começa a ficar curto. Interessei me pelos Eheim gama Profesional 3, mas o mais fraco faz 950l/h o que é mais do que o recomendado. Um contra certamente será a circulação da água mas umas alteração na flauta resolve. Vantagens quais são? Para além de um melhor poder de filtração
-
- 3 respostas
- 2.8k visitas
Já procurei por várias superfícies comerciais, mas ainda não encontrei lã de vidro para filtros em grandes quantidades e barata. Alguém sabe onde posso comprar na zona de Lisboa? Estou a fazer um filtro diy de alguma capacidade (bidon 30l) que está em fase de testes de estanquicidade e queria passar ao passo seguinte, que serão as matérias filtrantes. Estava a pensar colocar lã de vidro e leca. Há mais alguma que deveria colocar? Pensei em esponjas, mas também não sei onde arranjar de maneira a que possa cortar à medida... Obrigado desde já pela ajuda!
-
- 3 respostas
- 2.7k visitas
Viva, A flauta que tenho do meu filtro 2213 ocupa-me a largura toda do aquário, e alem disto é um verde horrivel, Por isto pensei em fazer uma flauta e um tubo de entrada de água DIY Andei a ver se encontrava algo mas não encontrei, por isto alguem já fez uma flauta deste genero? Tava pensando usar um tubo de borracha transparente, e o mesmo para o tubo de entrada, Colocava as ventosas para fixar e se fosse preciso usava umas sleeves para formar a curva, Possivel ou algo que apenas dá para fazer com material de plástico duro? Cumps
-
- 9 respostas
- 2.7k visitas
Boas, Antes de mais começo por me apresentar, chamo-me Liliana Soares, vivo na Maia, Porto, fiquei agarrada à aquariofilia em finais de Junho deste ano, quando herdei um aqua de 20 litros do meu sogro. Assim, neste momento mantenho o aqua de 20 lts, o qual pretendo substituir por um de 50 e tenho um de 60 lts. Findas as apresentações dirijo-me aos entendidos de modo a saber qual a marca de filtro de cascata que deverei escolher, isto para o novo aqua de 50 lts que pretendo montar - Eheim Liberty ou Aquaclear? Se porventura houver outra marca de filtro que seja fiavel e até certo modo economica não hesitem em indicar. Desde já agradeço qualquer ajuda que possam dispon…
-
- 12 respostas
- 2.7k visitas
Bom dia a todos! Sou reiniciante nestas andanças e como tal, ando aos poucos a apalpar terreno e lá me vou safando. Já tenho um aquário de 54L com uns habitantes e até agora, tudo a correr bem. Há um assunto que me tem feito alguma confusão e que passo a explicar...e é aqui que precisava da vossa juda. O meu aquário veio com um filtro interno mini biobox 2. Basicamente é constituído por fibra, esponja, carvão activo e um outro produto castanho que agora n sei o nome. Pois bem, vem tudo muito bem "emprateleirado" num compartimento. Numa prateleira ao lado, dentro da biobox, vem uma bomba, cujo caudal é de 300L/h. Está sempre a funcionar. A minha dúvida agora é esta: bomba …
-
- 3 respostas
- 2.7k visitas
Boa Tarde Estou a necessitar de trocar o meu filtro do meu aquário com o tamanho 100x50x60 e neste momento com Malawis (Saulosi) e com o filtro SunSun HW-303B O que quero saber é qual seria o melhor substituto? Obrigado
-
- 15 respostas
- 2.7k visitas
Olá de novo Pessoal, Tenho andado também a tentar encontrar o melhor filtro externo em termos de relação preço/qualidade/fiabilidade para o meu aqua de 100l... Inicialmente sempre pensei em adquirir um EHEIM mas os preços são um pouco salgados. Entretanto surgiu no mercado uma nova marca chamada Sicce. Aconselham? Tem uns preços bastante amigáveis Estou indeciso entre um EHEIM eccopro 300 (bastante económico) ou um Sicce Space Eko 300+ (maior caudal) ou até mesmo um Sicce Whale 350 ... Porém os da Hydor também não me parecem nada maus... Estou super indeciso Opiniões !?
-
- 1 follower
- 20 respostas
- 2.6k visitas
Ola a todos tenho um aquario de 100l com iluminaçao, termoestato duas bombas uma com filtraçao a esponja e outra com os dois sistemas, esponja e carvao, e uma bomba de oxigenaçao dupla com duas pedras difusoras (uma grande e uma pequena) regulaveis manualmente. Qeria substituir as duas bombas por um filtro externo tipo da jbl cristalprofi greenline 900l/h. Acham que é uma boa opçao para substituir as duas ou aconselham-me a ficar como estou? E o que acham deste filtro?? Atençao: nao tenho qualquer tipo de problema de filtragem, simplesmente qeria deixar de ver as duas bombas no interior e tentar dar ao aquario um aspeto mais natural. Obrigado desde ja e descu…
-
- 15 respostas
- 2.6k visitas
Boa tarde Há algumas semanas reparei que a água estava a ficar turva demais e que o filtro provavelmente não estaria a trabalhar como deve ser. Fiz uma limpeza (como manda os livros) para não perder as bactérias mas acho que foram á vida á mesma pois o filtro depois não ferrava e tive umas 4 horas para ele poder ferrar a muito custo e a agua ficou branca até limpar cerca de 24 horas! Aí vi logo que havia qualquer coisa de errado , pois este filtro era abrir a valvula das torneiras e a gravidade fazia o resto depois era so ligar a ficha e ele ferra logo. Limpei as mangueiras etc... ficou pouco melhor esta semana voltou a ficar sem caudal, e tenho os peixes todos á …
-
- 17 respostas
- 2.6k visitas
Boas, Estou no setup de um aquário de 600 Litros, o qual adquiri ao antigo proprietário com o respectivo equipamento. Na minha montagem, estou decidido quanto á fauna para mais um aquário comunitário, onde terá como figuras principais e de maior porte, uns escalares diamante gold, peixe faca fantasma, tubarão azul, Pleco, Bótias palhaço - entre outros agora de menor porte. Estas espécies já coabitam em 80% no meu actual aquário há cerca de 1 ano e meio, sem incidentes de ataques ou falecimentos, pelo que já mereceu algum espanto de alguns aquariofilistas. O antigo proprietário tinha-o era apenas com Escalares - tinha mais de 100 lá enfiados - pelo que c…
-
- 17 respostas
- 2.6k visitas
Boas Alguem já se debateu com este problema de uma pelicula esbranquiçada á superficie, que teima em não sair mesmo com mais do que suficiente agitação de água á superficie? Cmpts Paulo Ribeiro
-
- 15 respostas
- 2.6k visitas
Boas, Para um aquario de 60x30x30 (54L) que filtro interno deveria comprar? Ja li por aqui que deveria ser um externo. Como nao tenho condiçoes para ter um, vou optar por um interno que seja bom. Fauna no aquario: 3guppies, 3corydoras, 1peixe-lapa, 1CAC . Flora tenho so uma Echinodorus. Termostato de 75w da Fluval Filtro actual: Resun CS400 Temperatura 26c, PH entre 7 - 7,5 O Eheim biopower 160 sera uma boa opçao? E a ser, onde se pode comprar online ou em lojas fisicas? Ja procurei por aqui (Santo Tirso) mas so encontrei marcas como Elite e Resun... Agradeço desde ja qualquer ajuda e tambem opinioes acerca do aqua. ainda sou muito novo nes…
-
- 1 resposta
- 2.6k visitas
Boas aquariofilistas tenho o aquario adquirido recentemente e queria fazer um "filtro" eficaz, problema que nao sei nada do assunto mas ja estive a ler alguns artigos , mas preferia conselhos aqui do pessoal com experiençia da matéria. 1º estava a pensar fazer um sump para colocar na parte inferior no aquario, nao daqueles internos. Que aconselham e o que tenho de fazer?
-
Members