[duvidas] filtro UV


Recommended Posts

Boas pessoal, infelizmente as razões que aqui me trazem não sao as melhores , tive a poucos dias de lidar com "mortes em massa" no meu aquário...

 

Já está recuperado( ou pelo menos aparenta) e isso é que importa.

 

Bem mas disseram-me que adquirir um filtro uv me ajudava a resolver imensos problemas...

 

Vale a pena ?

já li sobre o assunto mas não cheguei a conclusão nenhuma :S

 

á quem diga que é optimo a quem diga que é mau e eu fiquei sem saber...

 

Li que se usarmos o filtro 24 sob 24 durante longos períodos de tempo os peixes ficam sem sistema imonitario e caso ele desligue por alguma razão o mais certo é os peixes baterem a bota ...

 

Li que o ideal é ter e ligá-lo 2H por dia porque assim as concentraçoes de bacterias, fungos, algas nunca chegam a ser muito elevadas mas permitem que os peixes ganhem imunidade

 

Digam-me da vossa justiça o que acham deste assunto que pelo que sei já tem barbas

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende tudo para que queiras o Filtro UV.

 

Já sabes a razão das mortes dos teus peixes? Pico de amónia, falta de oxigenação, infecção bacteriana/microbiológica, etc.???

 

tens de apurar a razão dessas mortes e depois tirares conclusões.

 

O UV é bom para eliminar esporos de algas na coluna de água, alguns micróbios/bactérias na coluna (tantos as boas como as más, portanto depende muito de para que o queres.

 

O tempo de utilização também depende de vários factores. Devo dizer-te que as lâmpadas UV têm uma duração de vida eficaz muito curta.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario sempre teve uma boa oxigenação , está montado á mais de 5 meses pelo que acho que não foi amônia, alem do mais morreram durante mais de 4 dias seguidos ...

 

Eu queria para evitar que existissem doenças que me possam causar mais perdas desta forma (em massa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou muito experiente mas acho que, se os peixes morreram durante 4 dias devias de ter feito testes a tudo, amonia, nitritos, dureza, etc, para saber a causa das mortes. Como dizes que "achas que não foi amonia" deduzo que não fizeste o teste para ter a certeza.

 

Quanto á luz UV também eu quero comprar uma pois acho que se não fosse boa não existia tanta gente a usar (que me corrijam os prós) mas como tudo depende da utilização que se dá e o que se pretende.

 

Quanto ao teu aquário, dizes que "aparenta" estar bem. Eu não me fiava nas aparências. Faz testes a tudo pois corres o risco de novos peixes morrerem e mesmo que desta vez faças medições para saber a causa os que morrerem já não voltam e isso é sempre triste, não pelo preço que custam mas porque são seres vivos.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação ao UV, comprei pq não dava com a agua limpa, apesar de imenso esforços e imensas tentativas.

 

Uso 4h/dia tenho a agua impecável, os peixes não se queixam, alias pelo contrario.

 

não vejo qq contra, para as horas q uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz os testes dois dias depois de começarem as mortes e os parametros estavam optimos , dai ter descartado o pico de amonia

 

Eu tenho um aquario com 100L uteis e o filtro é o ehein 2217, o que devo comprar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então tens de saber se foi algo que contaminou a àgua, algum aerossol, detergente, ambiantador, etc

 

Não é normal morrerem peixes de seguida em quatro dias.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre meti água da torneira e nunca tive problemas ...

O tpa foi no sábado e as mortes começaram na quarta feira, no domingo meti dois peixes que vieram do aquário de um parente ...

Na quinta feira quando cheguei a casa fiz um tpa de 60 ou 70 % e na sexta comecei a fazer tratamento com "da jana multicure" .

 

O problema das mortes já está resolvido ( espero eu ) á 3 dias que não morre nenhum peixe :)

 

Eu queria mesmo saber era qual o filtro uv que me aconselham a comprar, eu pelo que li sou da opinião que devemos deixar o filtro a trabalhar durante 2 ou 3 Horas para assim reduzir substancialmente a população microbiana na coluna de água e caso haja morte de algum peixe( por doença) deixar a trabalhar durante 24H seguidas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro UV não é nenhuma panaceia, mas tem as suas utilidades.

Serve principalmente como forma eficaz de combate a algum tipo de algas de suspensão e na prevenção/dispersão de certas doenças.

Eu tenho um montado desde 2010 posso dizer que serve o propósito para que o comprei. Tinha recorrentemente ictio, provavelmente por se encontrar latente no ecossistema e cada vez que alguma coisa se alterava, novos peixes, uma tpa mais abusada ou feita mais à pressa ele lá aparecia. Desde a sua compra vejo resultados, já que praticamente doenças detetáveis desapareceram.

Peixes morrem e sp vão morrer isso é normal. Pode ter sido algo q tenhas feito de errado ou algo errado com a água... o que for. Se foi um episódio esporádico não vejo razão para comprares pq asneiras consciente ou inconscientes todos fazemos. Agora se constatas que os peixes adoecem com regularidade é algo que pode ser uma boa opção.

Duas horinhas chegam. Não queres o teu aquário esterilizado.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que morreram aparentavam alguma coisa de diferente na aparencia ou no comportamento?

Quais foram as espécies dos peixes que colocaste que vieram do aquário de um parente e quais as espécies que te morreram?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu tivesse notado apresentam as barbatanas do abdomen ratadas e um ou outro tinham uma mancha vermelha na parte de baixo do abdomen...

 

Os que entraram sã mollys balão e os que morreram foram guppys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então em principio, foi mesmo um doença que entrou com os novos peixes.

Podiam ter sido os peixes novos a matar os que já lá estavam, mas sendo mollys, é pouco provável, mas tb pode acontecer...

 

Um filtro UV no sistema, é sempre uma mais valia. E num aquário "normal" tanto pode ficar 24/7 ou só ligar umas horas por dia/semana, conforme o propósito.

Geralmente não se aconselha o uso 24/7, é em aquários de criação.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que a UV é mais eficiente tanto maior é a sua potencia.

a esterilização é mais forte numa uv mais potente.

nas fracas , gastas luz e não obtens quase retorno nenhum.

 

as uv chinesas têm uma qualidade muito baixa.

o tubo interior normalmente é em vidro normal , e directo.

nas uv`s de qualidade , os tubos são em quartzo e em espiral , o que a torna muitissimo mais eficiente pois a agua fica mais tempo em contacto com a radiação por cada passagem e no quartzo , a esterilização é muito mais eficiente do que no vidro.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu comprei um AQUA MEDIC HELIX MAX 9W com um preço interessante. Comprei na wate-r-evolution.

 

era pra comprar um jebo, muito mais em conta, mas o fornecedor deixou de enviar

pra portugal. Isto pq tentei comprar em 2 locais diferentes, e os 2 informaram-me do mesmo...

 

eu tenho um aqua de 200L brutos, e tenho aquilo ligado a um dos filtros q faz aproximadamente 500l/h reais.

 

tenho aquilo ligado 4h/dia. A agua esta muito boa, limpida, e as algas deixaram-se de reproduzir

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eficiência de um filtro UV, está relacionada com a velocidade a que a água passa por ele. Por isso, quanto mais fraco for de potência, menor tem de ser a velocidade da passagem da água para ser eficaz.

 

Vais ligar ao filtro do aquario ou vais meter uma bomba a alimentá-lo?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais