Filtros e Bombas


Recommended Posts

Bom dia a todos!
Sou reiniciante nestas andanças e como tal, ando aos poucos a apalpar terreno e lá me vou safando.
Já tenho um aquário de 54L com uns habitantes e até agora, tudo a correr bem.
Há um assunto que me tem feito alguma confusão e que passo a explicar...e é aqui que precisava da vossa juda.
O meu aquário veio com um filtro interno mini biobox 2.
Basicamente é constituído por fibra, esponja, carvão activo e um outro produto castanho que agora n sei o nome. Pois bem, vem tudo muito bem "emprateleirado" num compartimento. Numa prateleira ao lado, dentro da biobox, vem uma bomba, cujo caudal é de 300L/h. Está sempre a funcionar.
A minha dúvida agora é esta: bomba e filtro são inseparáveis? No caso desta Biobox, é a bomba ao lado que faz os filtros funcionarem? É que eu noto que ao pôr comida, alguns flocos colam-se às paredes do filtro, como se estivessem a ser sugados (pela bomba, digo eu).
Isto tudo porquê? Porque o filtro interno rouba muito espaço ao aquário e tenho "namorado" um aquaball 60, que dizem fazer maravilhas num aquário com a litragem do meu. Parece até ser fantástico a deixar a água cristalina. Para além do espaço que iría poupar, esteticamente ficaria mais apresentável. Apesar de tb ser um sistema bomba e filtro tudo junto, o célere da minha questão é este: eu posso ter as duas coisas em separado? Uma bomba num canto do aquário e um filtro no outro? A bomba é crucial para haver oxigenação na água, correcto?
Obrigado pela vossa longa leitura :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se vais pôr o aquaball , não precisas da bomba para nada.

a biobox só funciona com a bomba , se a bomba nao existisse , a agua não circulava dentro da biobox.

basta que ponhas a saida do aquaball ao nivel da coluna de agua , e assim obteres movimento á tona de agua para fazer oxigenação.

 

cumps

  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se vais pôr o aquaball , não precisas da bomba para nada.

a biobox só funciona com a bomba , se a bomba nao existisse , a agua não circulava dentro da biobox.

basta que ponhas a saida do aquaball ao nivel da coluna de agua , e assim obteres movimento á tona de agua para fazer oxigenação.

 

cumps

Obrigado rpc!

 

Só mais uma questão: Vi que o compartimento filtro do aquaball é reduzido só me permitindo colocar um tipo de filtro.

Uma vez que tenho a Biobox com 4 coisas distintas, isso não irá interferir na qualidade do aquário actualmente?

E não querendo abusar...o que poderei colocar no filtro do aquaball?

 

Obrigado mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que as matérias filtrantes que tens na biobox serão suficientes.

quanto ao aquaball podes pôr ceramicas , lã filtrante ou ate esponja , depende do objectivo da filtragem.

penso que ceramicas e lã no topo será o ideal.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que as matérias filtrantes que tens na biobox serão suficientes.

quanto ao aquaball podes pôr ceramicas , lã filtrante ou ate esponja , depende do objectivo da filtragem.

penso que ceramicas e lã no topo será o ideal.

 

cumps

Lá está...é aí que vem a minha confusão.

A biobox leva 4 "cartuchos" de filtros distintos, que não caberão no aquaball.

Tenho lido bastante que o carvão activo é muito importante, mas tb já tenho lido quem não goste.

Mas se dizes q cerâmica e lã é bom, será isso que irei fazer :)

Mas 1º ainda tenho q descobrir como arrancar a biobox do vidro. Acho que aquilo está mesmo colado!

Obrigado + 1 vez

Editado por hautamaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão so se deve usar quando fazes um tratamento.

o melhor que tens a fazer é comprar novas matérias.

para aproveitares essas , terias de partir as caixinhas onde elas vêm , mas sinceramente essas matérias não têm grande qualidade.

é preferivel comprares lã filtrante ou esponja e umas ceramicas.

fica-te barato e ficas bem servido.

  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão so se deve usar quando fazes um tratamento.

o melhor que tens a fazer é comprar novas matérias.

para aproveitares essas , terias de partir as caixinhas onde elas vêm , mas sinceramente essas matérias não têm grande qualidade.

é preferivel comprares lã filtrante ou esponja e umas ceramicas.

fica-te barato e ficas bem servido.

 

o carvão so se deve usar quando fazes um tratamento.

o melhor que tens a fazer é comprar novas matérias.

para aproveitares essas , terias de partir as caixinhas onde elas vêm , mas sinceramente essas matérias não têm grande qualidade.

é preferivel comprares lã filtrante ou esponja e umas ceramicas.

fica-te barato e ficas bem servido.

Muito obrigado!

Fiquei esclarecido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario é tapado? Não consegues antes meter um filtro de cascata ou um mini filtro externo?

 

O aquario é tapado? Não consegues antes meter um filtro de cascata ou um mini filtro externo?

Olá Ervilhita!

Sim, o aquário é tapado.

É um aquatlantic Bermudes 60

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes é em vez das ceramicas , por essas tais bolinhas castanhas que tens na biobox.

partes a caixinha onde elas vêm e põe no fundo do aquaball.

Por acaso já me tinha ocorrido :D Obrigado pela dica que assim, evitou com que fosse perguntar de seguida.

 

 

Já pensaste em colocar um resun Cy 20, que arranjas por 25€, e é externo

Ervilhita,

A questão do filtro ser externo deve-se apenas ao facto de ganharmos mais espaço no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Varios beneficios:

 

Mais sitio para materiais filtrantes,

Nao ocupa espaço

Visualmente é mais agradavel

E sempre que queres limpar o filtro interno manda cá para fora muito lixo, com o externo isso nao acontece

A diferença de preço deve ser pouca

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais