boa ventura josé

.Membro Ausente
  • Content Count

    169
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

0 :)

About boa ventura josé

  • Rank
    Membro Júnior
  • Birthday 09/21/1960

Contact Methods

  • ICQ
    0
  • Mail
    mamboaventura@hotmail.com

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Cascais (Lisboa)
  • Localização
    Amoreira Cascais
  1. boa ventura josé

    boa ventura josé

  2. boa ventura josé

    Morte de red cherries

    Nunca me preocupei muito com os camarões, até me acontecer o seguinte:Tenho um aquário com Guppys Endlers, bem plantado com anubias e imensos Red Cherries, pura e simplesmente desapareceram de repente sem que eu percebesse porquê.... Entretanto montei um cubo vodafone apenas para ter valisnérias, (há uns três anos ) pus terra de vazo adubada, areão por cima e claro que a água ficou chocolate, fui fazendo mudas da dita, até que ficou “aceitável”, um dia sem me dar conta da forma como o fiz, (estava a lavar um filtro 2217 da Heim e despejei água do mesmo lá para dentro, só que havia nela crias Red Cherries) apareceram camarões lá dentro, não lhes dou comida, mudo a água semanalmente (3\4) que está em repouso de uma semana para a outra, ainda vem um pouco “colorida”, não tem aquecimento, nem oxigénio, nada, e lá estão os meninos, agora é altura de “nascimentos”, pois a temperatura começa a subir.
  3. boa ventura josé

    Águas Frias Sul Americanas

    Olá Esse vermelho que está a aparecer nas barbatanas e olhos é bem giro, os meus limitam-se a ser “amarelos” ou então bem escuros. Os “outros” são bem bonitos, esperemos que as crias se safem.
  4. boa ventura josé

    Águas Frias Sul Americanas

    Reproduziram-se bem depressa, qual o tamanho dos pais ? O meu Facetum maior tem cerca de 11cm e de vez em quanto afugenta um escalar se estiver perto dele, mas nada demais. Tinha alguns otocinclus no aquário, um belo dia vejo o dito com uma cauda a sair da boca e percebi que era um oto... conclusão: No dia seguinte tive que o “pescar” e com uma pinça tirar o esqueleto do oto da boca dele, a cabeça estava “encravada” e ele não o conseguia engolir... Com os boca de fogo até agora sem problemas.
  5. boa ventura josé

    Águas Frias Sul Americanas

    Continuo a seguir com imenso interesse (até por curiosidade), pois tenho em cerca de 400L seis Australoheros Facetum juntamente com seis Boca de Fogo e um casal de Escalares, mas devo retirá-los, pois as plantas estão simplesmente a ser dizimadas não há folha nova nas anubias que resistam...
  6. boa ventura josé

    Quinta da Alagoa

    Pelo que sei existe por lá uma fauna de "barbatanas" deveras interessante, tipo Oscar e não só.
  7. boa ventura josé

    Reprodução de A. eremnopyge

    Olá Pol, se estás a pensar “acabar” com os apistos ou desfazeres-te de alguns, eu gostaria de ficar com um casal se possível pelo menos. Como somos “quase vizinhos” até se torna mais fácil.
  8. boa ventura josé

    Reprodução de A. eremnopyge

    Olá Pol, se estás a pensar “acabar” com os apistos ou desfazeres-te de alguns, eu gostaria de ficar com um casal se possível pelo menos.
  9. Em primeiro lugar as melhoras, sem saúde nada feito..., nos países ditos tropicais, as” coisas” têm outra beleza, lembro-me do meu laginho em Moçambique, não havia preocupação com a temperatura enfim. Por cá também se conseguem coisas bem interessantes, para o mês que vem vou montar um bem pequeno para começo.... esse está até bem engraçado, continua.
  10. boa ventura josé

    Plantas para Paludarium

    Estou a pensar num novo projecto, a construção de um paludarium para peixes e a minha pergunta é (já pesquisei mas...)que tipo de planta posso lá colocar, em que as raizes fiquem submersas e sirvam para fazer a filtração (ajudar pelo menos)e não se degradem? Agradeço a ajuda que possam dar. Obrigado.
  11. boa ventura josé

    O meu betta

    25º já é uma boa temperatura para eles, fizes-te o acondicionamento ? Viste diferenças de PH ? Nitratos ? De onde veio o betta ? Loja ? As lojas (regra geral) maltratam bastante os bettas, por vezes fazemos tudo bem e mesmo assim morrem... Veio realmente da loja e fiz o acondecionamento de forma correta, custa-me ver os bichos naquelas gaiolinhas... não é que um cubo seja "algo grandioso" para ele mas...
  12. boa ventura josé

    O meu betta

    Pois bem, tenho um cubo Vodafone no qual tenho umas trepadeiras com as raízes imersas na água, as quais retirei do meu aquário principal (400L) não me consigo lembrar do nome da dita (aquelas de folhas verdinhas com uns laivos amarelos) e outro dia decidi por lá um Betta, nunca tinha tido esta espécie de peixe (e se calhar fiz asneira da grossa…) no primeiro dia encantado, dei-lhe flocos, petiscou, andou a morder as raízes, mas lá para o fim do dia começou a ficar quieto e no fim do segundo dia morreu… Bem não tinha termóstato, mas tal não é preciso (25º) as plantas, são umas “purificadoras” de água excelentes, o peixe estava magro, (pelo menos aparentava) quando entrou no cubo andava excitado a mordiscar tudo, depois… Desculpem mas sou “maçarico” nesta espécie, sei que um cubo não é grande coisa, mas em comparação com aquela maldade em que os põem… Em que é que errei?
  13. boa ventura josé

    [Dúvida] Fluxo IN/OUT de uma sump DIY

    Por experiência própria aconselho-te a aumentar o diâmetro do tubo de entrada de água na sump, eu no meu overflow tinha os tubos de ½ polegada (entrada e saída) e tive esse problema, resultado tive de passar para ¾ o de entrada e deixei de ter problemas.
  14. Já há uns tempinhos que eu não vinha “lavar os olhos”, (imagina as ramelas…) só tenho uma crítica a fazer e é a seguinte: se em vez de teres “dólares” tivesse €? Não seria mais rentável? E agora vou fazer o “penso” há careca pois de tanto “coçar” a dita enquanto via as fotos fiz sangue. Grande abraço Gil.
  15. boa ventura josé

    Lago em betão, cerca de 10 000 litros

    Parabéns pelo lago, é realmente um espanto e quando tudo estiver terminado vai ser digno de ver.