Filtro Aquário 250 L


Recommended Posts

Boas, gostaria de saber se me conseguem ajudar.

Irei ter um aquário de 250L (100x50x50) e gostaria de saber se algum destes filtros que irei apresentar é indicado ou terá de ser outro!

Filtro1 Filtro2 Filtro3

 

Fico a aguardar uma resposta!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O filtro que escolheres não está apenas relacionado com a litragem do aquário, mas também com o seu setup - Fauna e Flora.

 

Os 250L são brutos, pelo que de água deves ter cerca de 220L, aproximadamente.

 

Eu diria que, pela litragem do aquário, te podes basear nos l\h do filtro, da seguinte forma:

- Requisitos super minimos c\ risco: 3x a litragem do aquário

- Requisitos aceitáveis, setups não muito exigentes: 5x a litragem do aquário

- Requisitos elevados: 10x a litragem do aquário

 

Agora é uma questão de contas para aquilo que queres.

 

Eu como gosto de jogar pelas margens superiores, metia ai um filtro de 1200 l\h (superior aos que colocas-te).

Se colocares uma UV, recomendo à parte do filtro, o que é superior ás embutidas na maior parte dos filtros pois podes regular caudais etc (digo isto porque colocas-te pelo menos 1 filtro com UV).

 

Cumprimentos,

André

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Se fosse a ti, ponderava a hipótese do JBL 1501 pois é um filtro com uma boa relação qualidade/preço, muito simples de limpar e sobretudo muito silencioso (nunca vi menos silencioso que este - e eu não o tenho, tenho um JBL 900).

 

Concordo com tudo o que o André disse e acrescento que o mais importante além da ciclagem/hora é o tipo de massas filtrantes que metes.

Quanto mais massas e mais finas menos caudal terás. No entanto, quanto mais capacidade para massas, melhor.

 

As informações técnicas das marcas dos filtros referem o valor de litros/hora com o filtro sem massas filtrantes. Às vezes, esses valor passa para metade quando o filtro está com as massas. Outra coisa importante é a distância do filtro relativamente ao aquário (quanto mais baixo, mais esforço faz para fazer subir a água resultando em menos litragem/hora).

 

Boa sorte.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não colocas-te informação sobre a fauna\flora que pretendes, substrato, e afins, é importante perceber o que necessitas.

 

Dependendo disso, podes optar ou não por marcas menos conceituadas, com os SunSun de 1200 ou 2400 l\h (A difrença deles é apenas de 15\20€ !), e são ambos mais baratos que esse (eu tenho os 2 modelos, mais um Tetra EX1200, e não noto diferença absolutamente nenhuma sinceramente).

 

Cmpts

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup

Dimensões: 100x50x50

Litros brutos/úteis: 250L (acho que é isto)

Iluminação: A verificar

Aquecimento: EHEIM JAGER 300W

Filtragem: Possivelmente JBL 1501

Substrato Fértil: JBL AQUABASIS PLUS

Substrato Infértil: JBL MANADO

CO2: Não


Fauna e Flora sei que também é importante mas foi algo em que ainda não pensei ao certo!

Primeiramente pretendia adquirir os materiais mas vou começar a estudar o que pretendo então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tipo de substrato e areao que colocares, assim como rochas e outros elementos de hardscape, vão ter de ser direccionados para a tua fauna\flora, por isso, começa ao contrário e só depois dá seguimento, as coisas vão correr melhor, de forma mais simplista e com menor percentagem de eventuais erros nas escolhas.

 

Abraço

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não colocas-te informação sobre a fauna\flora que pretendes, substrato, e afins, é importante perceber o que necessitas.

 

Dependendo disso, podes optar ou não por marcas menos conceituadas, com os SunSun de 1200 ou 2400 l\h (A difrença deles é apenas de 15\20€ !), e são ambos mais baratos que esse (eu tenho os 2 modelos, mais um Tetra EX1200, e não noto diferença absolutamente nenhuma sinceramente).

 

Cmpts

André,

Experimenta a meter o JBL1501 ao pé dos teus e vê a diferença de ruído entre os 2. Outra coisa, qual o consumo energético do Sunsun 1200? Não acredito que seja idêntico ou inferior ao JBL1501.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

potav,

 

Não conseguirei fazer essa comparação, pois não tenho os 2 modelos.

 

Um dos meus SunSun, de 1400 L\H, consome 35 W.

O JBL1501 de 1400 L\H, consome 20 W.

 

São mais 15 W.

 

Será que temos o mesmo cuidado, de difrença de 15W, quando escolhemos bombas de ar ou a iluminação ? Ai a diferença é maior e singnificativa, ainda que só ligadas 7-10 h por dia.

 

Em relação ao silêncio, o meu está dentro de um armário, conforme deverão estar a maior parte deles, e o único ruido que oiço que é quase nulo, é a bomba de ar a funcionar, e não o filtro.

 

Só posso falar do material que tenho, e as necessidades que me satisfazem.

 

Cumprimentos,

André

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este JBL seria mais indicado? icon_smile.gif

Pela diferença grande de preço, sou da opinião do Ngod. O ideal seria o 1901 (mas atenção às espécies, há algumas que não querem a água muito movimentada) mas o 1501 dá-te perfeitamente e até sobra.

 

Se fosse a ti, apontava para o 1501 e pensava em boas massas filtrantes (há tópicos sobre isso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem agora é que me deixaste a "ler" lol o que é uma powerhead?

 

Basicamente é uma cabeça de filtro, sem filtro, pode ser usada para circulação de água, mas que se pode acoplar a um filtro, não tão eficaz, mas também pode ser usado! (tenho no meu novo aqua de 60l com cerâmicas dentro do pequeno tubo plástico)

 

20110825_3956_d.JPG

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive um Tetra EX600 a trabalhar durante 2 anos e foi impecavel

baixo ruido, boa filtragem, gavetas com muito espaço para massas filtrantes, facil manutenção e nunca me deu problemas.

 

o JBL é muito semelhante mas um pouco mais pratico na manutenção pois basta limpares as primeiras esponjas ( de facil acesso ) para teres o filtro limpo por mais umas semanas.

se quiseres mais caudal e não te importares de fazer mais manutenções retiras essas esponjas que o filtro funciona muito bem na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou optar pelo JBL para já se passado algum tempo verificar ser necessário mais alguma filtro lá terei de adicionar mais um!

Ando é numa batalha a ver se encontro o sitio mais barato para comprar mas acho que terei de ficar pelo site pet4you pois não vejo mais barato em lado nenhum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ebay fica tudo ao mesmo preço com os portes e de outros sites ou é mais caro ao fica ao mesmo preço com os portes.

Portanto acho que nem me vou chatear muito!

Até porque o aquário vai me ser entregue até ao final desta semana e quero começar a orientar tudo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais